Eu que nunca conheci os homens

Eu que nunca conheci os homens Jacqueline Harpman

Resenhas - Eu que nunca conheci os homens

fabidb 10/06/2024

Boa escrita. Nenhum sentido
Nesse livro a gente segue uma querida que narra em primeira pessoa sua vida dentro e pós saída de uma prisão, em que ela esteve desde que nasceu com outras 39 mulheres. Você não vai obter nenhuma resposta após esses fatos: porque elas foram presas, quem as prendeu, o que ocorreu com o resto do mundo, absolutamente nada será respondido.

E até ai tudo bem, não acho que esse seja o propósito principal do livro. Mas sinceramente, não sei QUAL foi o propósito do livro. Primeiro que acho mega estranho que ele seja narrado em primeira pessoa com uma escrita impecável por uma pessoa que cresceu dentro da prisão, não teve nenhuma educação formal e teve pouquíssimo contato com as coisas pré prisão. O desenvolvimento crítico de pensamento da personagem me parece muito avançado para as informações com que ela entrou em contato.

Outra coisa que me incomodou foi o fato de que ela conseguiu se manter por tantos anos, conseguindo alimento conservado, e sem nenhum contato humano. Por mais que ela faça questão de destacar que era diferente das outras, boa parte da vida dela foi vivida em convívio social. Como que depois, por quase 20 anos, ela não enlouqueceu completamente sozinha?!

O que salva o livro é a excelente escrita, as considerações da autora sobre as relações, sobre a memória, a vida e a morte.

deia 10/06/2024

Um livro sem respostas mas com tantas verdades
Eu, como uma leitora que odeia ter que criar uma própria teoria sobre o que aconteceu pra o cenário do livro acontecer, ainda assim amei a leitura.

A leitura transmite pro leitor exatamente o que as próprias personagens estão passando: dúvida.

Não há conhecimento exato sobre o que aconteceu e levou aos porões, ao mundo exterior vazio, aos guardas, ao sistema. Não ha como saber a verdade, só tem como pensar. E é lindo ver como que mesmo com tudo sendo uma dúvida completa, elas ainda se apoiam para tentar sanar algo que é impossível de sanar. Mesmo sendo libertas, sempre existiu uma prisão dentro delas, sem saber todas as memórias, sem saber onde foram os homens, o porquê foram largadas e aprisionadas.

Sem um ciclo social vasto, sem lazeres diferentes, sem conhecimento amplo, só sobrevivendo a vida sempre se torna uma prisão.

Babi S2 08/06/2024

Gostei mas nem tanto
O livro é bom, porém triste. Gostei muito de como a autora escreveu sob a visão da "pequena", a forma como ela lidava com as situações e como ela sentia (ou não) as emoções dela. Porém, confesso que fiquei um pouco decepcionada pela autora não explicar tudo o que aconteceu, mas pode ser que tenha me faltado um mais de sendo crítico para ler o livro.

Nah Marsh 06/06/2024

Que livro maravilhoso
Uma das melhores distopias que eu já li, este livro me trouxe sentimentos que nunca senti com outro livro. Achei a ideia genial e de como a escritora impacta o leitor e traz com leveza o processo. Agora vou sair recomendo esse livro pra todo mundooo!

Luanabookclub 06/06/2024

Cara,
Demorei para escrever essa resenha, pois como foi difícil a jornada com essas mulheres, e igualmente foi difícil terminar essa história.

Existem histórias que marcam e essa foi uma dessas, que entram e destrói todas as concepções construídas. Acredito que em situações drásticas o ser humano se conhece profundamente e que a solidão trás com ela o desespero e angústia que podem levar a loucura completa, caso o ato de resistir a tudo isso, não seja desenvolvido por mentes extremamentes fortes e resistentes, e uma das mulheres, protagonista dessa historia, fez isso, realmente no fim ela não tinha opção além de ser forte.

Leiam esse livro.

Vani Vaninha 05/06/2024minha estante
Ótima resenha! ?

Samantha 01/06/2024

Comecei o livro sem muita expectativa, mas logo que comecei não consegui parar! Mesmo sem muitas viradas o livro prende ao relatar como a prisão e a liberdade podem ser solitárias quando não há com quem se relacionar.

Carolina.Avancini 01/06/2024

Esse livro me deixou apreensiva
Comecei a ler comparando esse livro ao diário de Anne Frank. Mas esse livro não tem nada a ver. É mais sobre a descoberta de um mundo que a protagonista nunca conheceu, já que ela cresceu enjaulada com outras 39 mulheres e foram as únicas sobreviventes num lugar inóspito. E o livro vai contando os anos após a saída da jaula e como ela vai descobrindo e sobrevivendo até ser a única pessoa viva?

Rosangela Max 30/05/2024

Simples e significativo.
Ê uma história que tem poucos acontecimentos e cenários e o que foi feito com isso me surpreendeu. Principalmente porque, nos últimos anos, tenho me entediado fácil com as leituras que faço.
Prender minha atenção tem sido um desafio e esta história conseguiu somente com a originalidade do enredo e com a expectativa de saber o que iria acontecer com a protagonista e o grupo de mulheres.
O começo já indica como será o final, mas o caminho até lá foi bem trabalhado pela autora.
O que mais me marcou nesta leitura foi o sentimento de solidão, de desesperança e de viver sem ter nenhuma perspectiva de futuro que estas mulheres compartilhavam. De ver os dias passando e aguardar pela única coisa que elas tinham certeza que iria acontecer um dia: a hora da própria morte, bem como a das companheiras. Morrendo pouco a pouco, até o dia derradeiro.
O triste é saber que estes mesmos sentimentos estão dentro de muitos hoje em dia, mesmo em se tratando de situações diferentes.
A escrita é clara e envolvente.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 30/05/2024minha estante
Esse livro também me surpreendeu.

Wilde.Maxssuziane 30/05/2024

Angustiante
Foi uma leitura angustiante do início ao final. A gente fica esperando que algo bom aconteça. Nos faz refletir. Leitura rápida. Texto objetivo. Recomendo.

Clara 30/05/2024

Incrível
É genial cada página, cada sentimento e cada frase desse livro.
Não sei pôr em palavras como e porquê esse livro me encantou.
Durante quase toda a leitura senti uma tensão, um medo, um suspens que nenhum terror já me causou.
Um dos meus livros favoritos com certeza.