Eu que nunca conheci os homens Jacqueline Harpman

Resenhas - Eu que nunca conheci os homens

Evelyn Marinho 20/01/2022minha estante
Pra mim ela se matou e alguém encontrou o manuscrito e transformou em um livro a qual estamos lendo. Doido eu sei. E acho que ela estava na terra mesmo.

Marcelle 23/01/2022minha estante
Uma hipótese totalmente plausível.

Thamiris.Marinho 21/10/2023

Provavelmente o livro mais cruel que já li
Comecei a leitura com zero expectativas, e acho que esse é o melhor jeito de ler esse livro, sem esperar que a autora faça isso ou aquilo, ou que o final seja do jeito que você quer.

o fato de não ter divisão em capítulos fez a leitura ser muito fluida e rápida, fiquei completamente absorvida pela história, conectada com as personagens e muito curiosa pra saber como seria o final.

tirando o óbvio da jaula/prisão, não tem nada de super hiper mega maluco na história, e acho que é isso que faz esse livro ser um dos mais cruéis que já li. a simplicidade daquilo ali, a solidão mesmo em grupo, por não poderem se tocar; o não saber, mas, principalmente para as mais velhas, o esquecer, aos poucos, daquilo que um dia as fez humanas.

eu particularmente gostei do final, achei que fez muito sentido e gostei que deixou ainda um espaço pra dúvidas, pra hipóteses, etc. é um livro que definitivamente vai ficar no pensamento por algum tempo.

Paula 06/01/2024

Não consegui largar esse livro e não vou parar de pensar nele por um bom tempo.
São tantas perguntas e nenhuma resposta, a cada página tentava entender o porque de tudo e tinha tanta esperança que seria um bom final, mas não. Doloroso demais.

Isabelly B. 21/10/2023

Pequena
"...eu, que nunca menstruei e que nunca conheci os homens."
Um livro perfeito, que te prende no mistério envolvendo toda a situação e gerando questionamentos pertinentes. Amei a escrita e em muitos momentos fiquei triste. Recomendo demais a leitura.

Ferreira Linhares 04/12/2021

Eu que nunca conheci os homens
Eu que nunca dei nada por um livro rs
Uma história muito envolvente, muito fluida, não dá vontade de parar, mesmo porque não tem capítulos hehe
Mas de fato é uma história que prende independentemente, me surpreendeu e valeu muito a leitura!!

mere 29/10/2022

O que dizer sobre esse livro? Triste. Tenso. Solitário? Um livro que nos faz pensar em como nós nos adaptamos e somos capazes de evoluir do zero.
Um livro que mexe com a gente.
Marcia 02/11/2022minha estante
Eu também gostei dessa leitura. Um livro muito bom

SuhGomes 18/08/2023

Eu que nunca conheci os homens
Quarenta mulheres presas numa jaula, sem lembranças de como foram parar ali. Entre elas existe uma garota que está ali desde muito novinha e não tem lembrança nenhuma do mundo.

No início do livro o que mais me impulsionava na leitura era a busca pelas respostas. Como elas foram parar ali? Que lugar é esse? Por quê? Como? Mas com o desenrolar fica claro que essas respostas não são a questão principal. São muitas reflexões. Sobre sobrevivência, desesperança, jornada.

Terminei a leitura e continuei pensando e repensando.

Jessica Monteiro 29/03/2023

Fiquei tão presa a esse livro que não queria q ele acabasse, queria continuar acompanhando a protagonista para sempre. Queria ter as resposta q ela Tb queria, queria mais e mais.
Não é um final feliz e muito menos com as resposta que esperava, mas não consigo não gostar desse livro.

Evelyn Marinho 20/01/2022minha estante
Eu fiquei pensando que alguém encontrou, transformou em um livro e aqui estamos nós lendo. Bem doido, mas é isso.

Lari 29/10/2022

Eu que achei uma loucura
A premissa do livro nos leva a uma leitura frenética, com um ritmo muito bom. Tive uma quebra no ritmo antes do alarme, mas após isso, li de uma vez. Quanto ao final não sei se gosto, mas é o mais plausível. O que incomodou é que não houve nenhuma explicação para oq aconteceu com a população, mundo, etc.

Daniela742 22/01/2022

Incrível e único
O que foi esse livro! É difícil até explicar como ele é impactante e a diversa quantidade de questões que ele levanta. Já tem alguma horas que terminei de ler, mas não consigo parar de pensar nessa garota sem identidade.

O jeito como ela analisa sua própria vida é fora do comum. É sensível, objetivo, reflexivo e doloroso, tudo ao mesmo tempo. Faz a gente pensar em quem somos e por que somos, por que chegamos até aqui?

Mergulhei demais dentro dessa história e como Pequena eu acreditei, eu tive esperança, sonhei junto com ela, confiei em suas palavras, mesmo sabendo que a verdade não poderia ser ser diferente.

Elineuza.Crescencio 14/03/2022

Vastas discussões
Tema: Leituras de Março 2022 (21)
Título: Eu que Nunca Conheci os homens
Avaliação: 5/5
Término da leitura: 14/03/2022
#desafiodos100livrosemumano 21/100

Autora
Escritora belga de origem judaica que escreveu em francês.
Ela nasceu em 5 de julho de 1929, em Bruxelas, na Bélgica, e mais tarde foi conhecida por seus livros escritos em francês.
Sua juventude foi marcada pela invasão nazista do país, que obrigou sua família a fugir para Casablanca até o final da guerra.
Ela também trabalhou como psicanalista profissão que exerceu até sua morte em 2012.
Seu primeiro trabalho foi publicado em 1958
Morou em Etterbeek, Bruxelas.

Obra
O livro não é dividido em capítulos.
Não mostra o lugar ou a época.
Um grupo de trinta e nove mulheres e uma menina vivendo dentro de uma jaula sob a supervisão de guardas.
O alimento é introduzido na jaula diariamente, duas vezes ao dia.
As facas e talheres são recolhidos após cada refeição.
As roupas são reaproveitadas e muito rotas.
Higiene precária e os períodos entre repouso e trabalho são controlados.
Até que um dia, toca a sirene exatamente no momento em que estão sendo introduzidos os víveres para o almoço.

mina 09/05/2023

?I was forced to acknowledge too late, much too late, that I too had loved, that I was capable of suffering, and that I was human after all.?

Isa 05/03/2023

Queria ter gostado
A premissa do livro é incrível e te faz devorar ele rapidinho querendo respostas sobre o que aconteceu.
Só que não tem nada, você termina o livro mais perdida do que quando começou. E eu queria ter gostado, a história é muito legal, a trajetória dessas mulheres até o final é muito interessante. Mas eu não consigo gostar de uma história que não me explica nada, final aberto pra mim não dá.