O Livro Azul de Fábulas Encantadas

O Livro Azul de Fábulas Encantadas Andrew Lang

Resenhas -

Lathos 03/06/2024

Interessante mas repetitivo
Andrew Lang faz uma compilação de contos de fadas, que exibe desde os mais clássicos como alguns mais desconhecidos, não recomendo pra crianças pois é meio gráfico. De início é bom porém vai ficando repetitivo, com contos que são claramente misturas de contos anteriores com mudanças apenas de personagens ou localidades.

Natália 11/01/2024

Era uma vez...
Concluída a primeira leitura do ano ?

Resenha:
"O Livro Azul de Fábulas Encantadas" faz parte da Coleção "Os Fabulosos Livros Coloridos", do escritor Andrew Lang. Esse livro reúne 37 Contos de Fadas adaptados para o público infantil da época. Alguns contos são mundialmente conhecidos pelo grande público, seja através da história original, das histórias adaptadas ou até mesmo das versões cinematográficas, como as produzidas pela Disney, como Cinderella, A Bela Adormecida e A Bela e a Fera, dentre tantos outros. Outros contos eu conheci através da leitura desse livro e nunca tinha escutado falar anteriormente. Apesar de serem contos adaptados, parte deles apresentam algumas passagens que podem ser um pouco perturbadoras para leitores mirins. Fiz uma leitura paralela de alguns contos originais contidos e outros não no livro de Lang e que foram disponibilizados gratuitamente de maneira online pela editora Wish e pude perceber que os contos originais são bem mais perturbadores que os contos de Lang. A editora Wish disponibiliza alguns contos dos Irmãos Grimm (Rapunzel, Cinderella, Branca de Neve e A Bela Adormecida), de Hans Christian Andersen (A Pequena Sereia, que eu já tinha lido, e A Pequena Vendedora de Fósforos, que eu reli). Eu diria que nesse sentido de ser mais perturbadores, na minha opinião, os contos de Andrew Lang ficam no meio termo entre os contos de fadas originais e os Contos de Fadas na versão da Disney, essa última responsável pelos finais felizes que eu particularmente adoro. Eu sou apaixonada por Contos de Fadas. Foram os primeiros livros que li após a alfabetização e eu passava horas lendo as adaptações Disney e alguns contos originais de Andersen, além de amar os filmes da Disney da minha infância (amo a Disney até hoje rs). Quero ler mais contos originais porque amei saber um pouco mais sobre como as histórias eram contadas nas épocas passadas. Ler Contos de Fadas é um mergulho na história, no conhecimento de uma época, do que as pessoas pensavam. Eu adoro. Essa primeira leitura do ano foi muito prazerosa e me fez voltar ao passado com uma nostalgia muito boa.
Recomendo muito a leitura.

Everton.Paulo 03/10/2023

Uma compilação de respeito
Andrew Lang compilou vários contos e fábulas em uma coletânea de doze livros. Esse é o livro azul. Há várias histórias famosas, sempre contadas em versões mais nuas, sem a maquiagem para deixá-los mais agradáveis à leitura para as crianças atualmente. Alguns até têm finais felizes, mas vários outros não.
Coletânea contos de fadas sempre valem a pena a leitura para que possamos ver as diferentes versões de histórias tão famosas, . A Bela Adormecida, por exemplo, tem versões de diferentes autores, inclusive com ações bem criminosas.
Enfim, há toda aquela discussão sobre honra, virtudes, o papel do homem e da mulher, a nobreza, os padrões de beleza e os assuntos delicados, como as diversas discriminações sejam por posição social, cor da pele, gênero, sexualidade, religião, etc.
Mas não temos que cancelar nada. Precisamos ler e acionar nosso senso crítico e posicionar tais obras dentro de seu tempo e contexto, sem necessariamente concordar com seus temas.
Ótimo livro, porém cansativo. Recomendo ler aos poucos e sem tentar maratona, como eu.

Juh 10/09/2023

Impressões de "O Livro Azul"
Sou suspeita para falar de contos de fada já que a temática, mas a experiência desse aqui foi simplesmente maravilhosa! A coletânea traz não só as versões originais das histórias famosas que conhecemos, como também, lendas e contos de vários outros povos. Confesso que os contos noruegueses de Asbjornsen e os franceses de Madame d'Aulnoy foram meus favoritos.

Enfim, recomendo a leitura para quem quer descobrir mais sobre os contos de fadas e suas versões originais.

*Obs: vale dizer aqui, que os contos apresentados são suas versões originais para crianças. Inicialmente os contos eram escritos para adultos mas depois, quando o público inicial não queria mais consumir esse tipo de história, passaram a serem adptados para jovens e crianças. (Mas ainda sim boa parte deles mantiveram sua narrativa trágica inicial)

Jessé 02/09/2023

Boas surpresas
Achei legal conta as histórias que já conhecemos na sua essência. O final nem sempre é feliz, o personagem bom nem sempre é o principal.
Dá um ar novo a toda essa aura encantada.

Algodão_Doce 14/01/2023

E viveram felizes para sempre.
O melhor de livros de contos é ver a diversidade das histórias, sendo a maioria delas com finais felizes, algumas com boas lições de moral, e algumas apenas sendo histórias..

Esse livro reúne mais de trinta contos de fadas, alguns clássicos, alguns pouco conhecidos.. alguns contos se parecem no início, mas sempre acabam tomando um rumo diferente..

Para os amantes de contos de fadas e exploradores de terras encantadas, esse livro vai ser uma excelente companhia.

Deb_ 17/07/2022

As histórias são ruins, E ISSO É ÓTIMO (?!)
Sou suspeita pra falar desse livro porque, desde criança, sempre fui APAIXONADA por contos de fadas e fábulas encantadas, principalmente as que têm um contexto mais medieval.

(PORÉM!!) é importante dizer que ?O Livro Azul? procura trazer as fábulas em sua versão mais original e antiga, ou seja, não são nada parecidas com as versões da Disney, rs.

E essas fábulas são, sim, mal desenvolvidas e com uma narrativa totalmente sem sentido. No geral, os personagens são incrivelmente burros e as histórias são muito esquisitas e fantasiosas.

Mas isso não é uma crítica, afinal, fábulas encantadas são pra isso mesmo! E é absurdamente interessante analisar como eram (mal) construídas as histórias da época KKKKKK foi uma leitura muito divertida.

Eu amei ter contato com as versões mais próximas do original, por mais bizarras e ?sem pé nem cabeça? que sejam! ??
Aline221 09/09/2022minha estante
O livro Histórias de Tia Nastácia do Monteiro Lobato também tem várias histórias sem pé nem cabeça.

Emanuel 17/05/2022

O livro azul das fábulas encantadas
Oque posso dizer sobre os contos de fadas em seu texto mais original é que as vezes o indivíduo está louco nas drogas.
É interessante saber como esses contos, muitas vezes adaptados severas vezes até hoje eram em sua originalidade. E olha, tenho a dizer que a gente não perdeu nada optando por ficar só nos desenhos da Disney mesmo.
É louco como as narrativas evoluem né?
Nesse aqui a maioria das histórias terminam de maneira abrupta e sem sentido nenhum. E com o tão famoso felizes para sempre no final.

Mas brincadeiras a parte, o visual como essa coletânea foi trazida a nós pela editora pandorga foi bem feitinho. Uma coleção que é bonita pra ter na estante, apesar de o conteúdo não ser tão bom pra se ler exceto por curiosidade. Mas isso não é culpa da editora tá? É que esses contos de fadas não tem pé nem cabeça. Vai por mim. Fica a critica apenas para o cuidado com a revisão e tradução. O livro vem com muitos erros de digitação e as vezes é possível achar alguns pontos confusos que dá a impressão de ser problema na tradução.

É um livro bonitinho, com ilustrações muito bonitas no miolo, mas o conteúdo deve agradar só entusiasta mesmo. Acho que faltou uns extras explicando a linha do tempo por trás da história ou alguma pesquisa extra pra agradar o público em geral.

Luanna.Maba 10/11/2021

Eu que amo ler fábulas e contos li esse livro com muito amor. Enrolei bastante pra não terminar. Kkk são quase 400 páginas mas a leitura flui como se fosse bem menos.
A maioria das fábulas eram desconhecidas pra mim, e as que eu conhecia estão contadas de uma maneira mais "original" digamos assim.
O livro é lindo, cheio de detalhes, relevos e figuras que me fizeram amar mais ainda.
Leiam por favor!