A anatomia de um luto

A anatomia de um luto C. S. Lewis

Resenhas -

Lourng 08/01/2024

Leitura no Momento Errado
Leitura Bônus - Clube do Livro NSE.

Não é o tipo de livro que costumo ler, por isso não me atraiu tanto. Além de que, acredito que tenha sido um momento errado de lê-lo, tendo em vista que não passei por nenhum luto e, por isso, não consegui me conectar tanto com o interlocutor. Em geral, gostei um pouco do livro devido aos embates próprios do personagem e como ele mostra sua trajetória de um luto.

Nazli.Dias 24/03/2023

O luto é um processo
Neste livro, Lewis escreve um desabafo após a morte da esposa. Entre raiva e aceitação, podemos ter um vislumbre do processo do luto, que não pode ser superado de um dia para o outro. Como são escritos com um certo espaço de tempo entre um trecho e outro, podemos acompanhá-lo no processo até a aceitação.
Uma leitura breve, mas linda.

Amanitta 11/01/2023

É um livro triste, mas um livro que vale a pena
Encontrei esse livro num momento em que também estava (e continuo estando) passando por um luto.
Achei interessante a ideia de ler os cadernos que continham as reflexões de alguém que estava passando por algo parecido.
Encontrei conforto nesse livro, mas também sofrimento.
Talvez a leitura seja mais agradável à alguém que tenha a fé cristã como forte aliado num processo de luto. Há bastante reflexão sobre Deus ao longo do livro.
A leitura me permitiu realizar uma série de reflexões sobre o luto, o que costuma ser uma ação dolorosa e triste. No entanto, em vários momentos as reflexões me levaram a conclusões boas, felizes e que me tiraram um grande parte do peso no peito.
Acredito que o trecho que mais gostei, e que fez valer toda a leitura, é um que o escritor compara a recuperação de um luto com a recuperação de uma amputação de perna. O paciente irá se recuperar da operação, cicatrizará. Porém, terá de reaprender a andar, sua vida irá mudar para sempre e jamais poderá voltar ao estado anterior.
"No momento, estou aprendendo a andar de muletas. Talvez eu receba em breve uma perna de pau. Mas eu nunca serei um bípede de novo".

aline.tozier 04/01/2023

sinceras reflexões
Acabei de fazer a leitura de um diário ou caderno de notas sobre um homem que se casa com uma mulher que já está condenada pelo câncer e ambos já sabem.
Foi uma experiência com muitos pensamentos, que eu também tenho alguns parecidos, achei que foi uma leitura difícil e triste, o tema é bem sensível.