Markheim

Markheim Robert Louis Stevenson

Resenhas - Markheim

ana !! 02/06/2024

muito estranho, quando eu pensava que ia melhorar, continuava a mesma enrolação do começo, os pensamentos tentaram ser profundos mas no final pareceram muito superficiais, alguns autores não nascem pra escrever histórias curtas mesmo

Leandro. 15/05/2024

Markheim é um exemplo de história psicológica sobre a alma humana.
Markheim é um exemplo de história psicológica sobre a alma humana.

Markheim está lutando não com as manifestações físicas de seu “eu”, mas com o lado negro de sua natureza, instigado pelo diabo.

A conversa parece mais um diálogo entre um jovem e um velho sábio e calmo. A imagem de um diabo compreensivo é muito estranho.

Yohana33 07/05/2024

Um assassinato na noite de Natal, regado de um suspense psicológico, havia alguém no antiquário? Alguma testemunha? Alguém escondido na loja? Toda uma angústia de como proceder sem deixar pistas e antes que alguém entrasse na loja.

FabioAlves 05/03/2024

Um bom conto
Um bom conto de terror que se passa no natal, os diálogos são inteligentes e a construção da história é boa, recomendo a leitura.

Karen612 03/03/2024

"O bem também é uma fonte de atos."
"Markheim" é um pequeno conto de Natal que de clichê do espírito natalino não tem nada; basicamente envolve dois personagens: Markheim e um comerciante. Um assassino e uma vítima.
Ao decorrer do conto observamos uma conversa entre os dois personagens. Depois nos envolvemos com os delírios de um homem culpado que enquanto procura pelo dinheiro conversa com um "alguém" sobre sua vida medíocre e seus pecados.
"Meu amor pelo bem está condenado à esterilidade; pode ser assim, e que seja! Mas ainda tenho meu ódio pelo mal; e disso, para sua grande decepção, você verá que posso tirar tanto energia quanto coragem."
No fim, esse curta me lembrou nosso amigo Raskólnikov, Rodia para os íntimos, de Crime e Castigo.

Mirielle0 01/03/2024

Markheim
Não esperava que esse livro fosse falar de Deus e pecados ,mas achei bem interessante a abordagem e o jeito das escolhas do Markheim.

chaosgender 07/02/2024

O papai noel enlouqueceu
É uma leitura curtinha, mas entendo quem talvez ache maçante ou arrastada. Poréeeem, eu gostei muito da escrita do autor, os detalhes, as descrições, a transição da angústia do Markheim em relação a ele mesmo pra aceitação sobre quem é. A cena após o assassinato, onde ele fica conflitando com a própria cabeça, é perfeita - tomou umas boas páginas, mas é tão bem feita que foi uma delícia de ler.

É meio confuso no começo mesmo, mas da metade pro final o diálogo, na minha humilde opinião, é bem conduzido! Gostei muito da conclusão.

Não é o melhor conto do universo, mas acho que vale a pena sim gastar uma horinha ou duas pra ler, como quem não quer nada.

Allan220 04/02/2024

Mais ou menos
Eu não sabia bem sobre o que seria a história, eu li e achei muito chato, mas não que ele seja chato mesmo. Apenas é meu gosto, mas achei cansativo até pra um livro curto.

Tabata32 06/01/2024

Não funcionou pra mim
Não gostei muito, achei o enredo bom porém a escrita é lenta e entruncada, não me prendeu e tive a sensação que não acabava nunca. Foi o conto mais demorado da minha vida. Já é o terceiro escrito desse autor que tento e não gosto, definitivamente Stevenson não é pra mim.

safrida 04/01/2024

É um conto rápido, ele aborda essa dualidade entre o bem e o mal, a mente humana e uma reflexão sobre as ações do personagem. Esse conflito que ele tem durante as páginas, o que ele é, o que se tornou e o que se tornará dependem de suas escolhas e ele tomou uma. Achei interessante, mas não curti tanto.

Aline 03/01/2024

Em uma mente sem culpa
Um conto sobre um assassinato que ao fundo trata da maldade dos seres humanos, e como a corrupção é um processo lento porém alcançável a menos que se quebre a corrente.

A linguagem é mais antiga, o que pode dificultar a compreensão.

Bruna.Bandeira 27/12/2023

Terror de Natal
Conto curtíssimo e bem interessante com um clima sombrio e natalino... Achei uma leitura diferente e interessante de Natal!