Vardø

Vardø Kiran Millwood Hargrave

Resenhas - Vardø

GiovanaReis 09/04/2024

Encontrei esse livro num catálogo da livraria leitura há uns três anos. Me interessei pelo título e assim que li a sinopse achei genial, expectativas altíssimas! Mas quando enfim peguei pra ler, não me prendeu muito. Continuo achando incrível a ambientação e o contexto, inspirado em histórias reais, mas pra mim ficou muito cansativo e demorado, além de que não me apeguei em nenhum personagem.

JoAo366 12/03/2024

Contém Muitas Emoções
Este livro é uma obra que mergulha nas profundezas da alma feminina, tecendo uma narrativa que é tão delicada quanto poderosa. A autora transporta os leitores para um mundo onde as mulheres acabam por se tornar o cerne da comunidade, onde são a principal força que movimenta a sociedade local.

No centro dessa história está Maren, uma jovem corajosa que enfrenta as marés turbulentas da vida em Vardo. Com um texto habilmente construído, a autora nos guia através das paisagens áridas e das águas agitadas que cercam a ilha, capturando não apenas a beleza selvagem, mas também a luta cotidiana das mulheres que ali habitam.

O poder deste romance reside na maneira como ele entrelaça mito e realidade, magia e crueldade, esperança e desespero. À medida que Maren luta para encontrar seu lugar em um mundo dominado por homens, somos levados a uma jornada emocionalmente envolvente, onde cada página é permeada com bastante intensidade.

Hargrave cria personagens que são bastante reais, cada um com suas próprias lutas pessoais. A conexão que se forma entre o leitor e essas mulheres é instantânea e profunda, como se suas histórias fossem espelhos das nossas próprias jornadas.

Esse livro é mais do que apenas um romance histórico; é uma homenagem à resiliência feminina, um testemunho da força que reside dentro de cada uma e as batalhas, preconceitos, injustiças e humilhações que enfrentam ao longo dos dias. Isso é passado de forma muito intensa, gerando vários sentimentos ao leitor.
Angústia, ansiedade, esperança e coragem são apenas alguns exemplos do que acabamos sentindo ao passar as páginas dessa obra.

Ao fechar o livro, somos deixados com um sentimento de total satisfação, pois a emoção que esta obra proporciona é algo único.

Maria Eduarda Martins 05/02/2024

Vardø
Reconheço que o começo da leitura de "Vardø" é difícil. A narrativa é detalhada, perpassando o cotidiano das mulheres da ilha de Vardø que perderam seus maridos, filhos e irmãos.

Com paciência, a história começa a tomar rumos de uma luta pela sobrevivência, principalmente com a chegada de um comissário estrangeiro e sua esposa.

A história é toda sobre mulheres, que diante de uma necessidade, precisaram superar seus limites e os limites impostos pela sociedade. É sobre preconceito e como homens criam sua própria narrativa para perseguir e condenar mulheres. É também sobre parceria, amizade, amor e sororidade.

Absolutamente impactante!

Nicole @persuasao_literaria 02/11/2023

A história tem uma premissa muito boa, o enredo é todo baseado em fatos reais o que deixa tudo ainda mais interessante.
Porém, é uma história muito enrolada e um tanto lenta, gostei dos momentos finais, mas foi tudo muito rápido e a cena final foi ruim, esperava mais explicações... Mas entendo a proposta da autora.

Tamara Barros 08/05/2023

Vardo
Conta a história de mulheres que tiveram que se virar depois que uma tempestade matou os homens da ilha, e como se não bastasse essa tragédia, elas foram perseguidas por bruxaria.

Sara Marinho 25/04/2023

Cá estou eu 1h da madrugada chorando com o final desse livro. Real e cruel. Tô destruída. Mesmo só tendo 350 páginas é um livro longo e denso e não recomendo ler em uma sentada só. Me apaixonei pela Maren, Ursa e Kirsten. E como eu odiei o Absalom. Não foi fácil pra mim ler o livro, a autora consegue passar muito bem esse sentimento de claustrofobia que vai se instalando no decorrer da história. Fiquei angustiada em muitos momentos. Histórias de bruxas sempre me pegam muito.

Nicole710 16/03/2023

Uma ótima surpresa
Peguei esse livro sem grandes expectativas e fui surpreendida. É muito bem escrito, impactante e fluído. O final ficou confuso pra mim e foi o único ponto negativo que encontrei. O tema sempre me deixa com muita raiva e enojada com a humanidade, mas sempre que me disponho a ler sei que sou enriquecida com um pouco da cultura que foi massacrada e com boas reflexões. Gostaria que muita gente que conheço lessem essa história.

Jane.FAlix 10/03/2023

Muito interessante
Vardo é uma ilha isolada no norte da Noruega. Fria e pouca habitada, onde a principal atividade é a pesca. Em 1617, Véspera de Natal, a ilha é atingida por uma tempestade repentina e mata 40 homens que estava no mar pescando.
As mulheres são obrigadas a procurar maneiras para não passar fome, mas esse fato não é bem visto e algumas delas acabam sendo acusadas de bruxaria, sendo julgadas e condenadas à fogueira, seguindo ordens do Rei Cristiano e uma tendência da época.

A tempestade aconteceu de vdd e os julgamentos das mulheres tbm.

Clara 30/12/2022

O livro conta sobre um desastre que todos os homens da ilha morreram em uma tempestade enquanto pescavam .

@bibliotecadedramas 22/12/2022

Livro baseado em fatos históricos que aconteceram entre 1617 à 1620 na ilha de Vardø aonde dezenas de pessoas, sendo em sua grande maioria mulheres foram acusadas, condenadas, torturadas e queimadas por bruxaria. Hoje na ilha existe um grande memorial em formato de casulo cheio de janelinhas, cada janelinha representa uma pessoa que foi condenada com uma plaquinha e as informações com o nome de cada um, ao todo são 91 dessas janelinhas.

Em 1617 uma tempestade se formou repentinamente na costa da pequena ilha de Vardø matando 40 homens que estavam pescando em alto mar, todas as mulheres da ilha perderam seus filhos, maridos e irmãos. Com isso essas mulheres tiveram que aprender a se virar sozinhas para garantir seu sustento e sobrevivência em uma ilha no noroeste da Noruega que sobretudo possui invernos muito rigorosos. Nessa mesma época o Rei Cristiano que era luterano ortodoxo e querendo estabelecer sua religião por todo o país – especialmente em áreas mais distantes como Vardø, começou a impor diversas reformas religiosas. Acontece que pessoas – em boa parte indígenas com práticas comuns e antigas se recusaram a obedecer as reformas do Rei, sendo assim ele instaurou diversas perseguições e massacres com a acusação de bruxaria e feitiçaria.

Até aqui, tudo o que eu disse é fato histórico. Realmente aconteceu e essa é a base do livro. Na história ficcional temos como protagonistas Maren e Ursa. Maren é habitante da ilha Vardø e que assim como muitas mulheres, perdeu o pai, o irmão e o homem com quem ia se casar na grande tempestade. Ursa é de Bergen e teve seu casamento arranjado com Absalom – um comissário escocês enviado a ilha para catequizar e incriminar pessoas pela prática de bruxaria. O livro é rico em detalhes de lugares, a história apesar de muito antiga ainda se faz atual para nós hoje em dia.

Eu gostei demais demais desse livro. Pra mim o começo foi um pouco devagar, mas isso não me atrapalhou em nada na leitura. Vardø é um livro que nos mostra mulheres que estão tentando se reerguer após uma grande tragédia e que, apesar de muitas adversidades, foram muito capazes disso. Mulheres fortes e guerreiras que foram perseguidas por nenhuma razão por pessoas que são completamente cegas as suas crenças.

site: https://shejulis.com/livro-vardo/

Iris Cristina 12/11/2022

Eu simplesmente amei o livro! Comecei a ler sem nenhuma expectativa e ele entregou tudo!
Estória bem escrita, detalhada e desenvolvida! Faz a gente refletir como foi sombria e injusta o mundo na época da santa Inquisição!