Em Fogo Lento

Em Fogo Lento Paula Hawkins

Resenhas - Em foco lento

Natasha.Nogy 31/05/2024

Meio enrolado no início, mas valeu a pena
Para quem gosta dos clássicos de Agatha Christie, esse é um ótimo suspense. Um crime, vários suspeitos, algumas poucas pistas e muita gente falando, opinando, fofocando e, principalmente, escondendo segredos. Embora tudo esteja sendo investigado, nós não vamos ter a figura do detetive. Aqui, cabe a nós mesmos ir juntando as peças e, justiça seja feita, há uma simpática velhinha que nos ajuda nessa tarefa. De resto, a história se concentra em narrar e analisar cada personagem, cada segredo guardado, cada mágoa não superada e cada oportunidade de vingança que a vida proporcionou.
Hawkins mergulhou no íntimo de cada personagem e esmiuçou tudo que poderia colocá-los na condição de assassino. Lembrem-se, tratam-se de pessoas comuns, algumas delas não tinham fichas criminais ou motivações aparentes. Mas será haveria no mundo um motivo forte o suficiente para fazer alguém abandonar seu estilo de vida ?de pessoa de bem? para matar? Essa é a pergunta-chave que o livro responde.
Ao se debruçar sobre seus personagens, Em Fogo Lento, perdoem o trocadilho, acaba se tornando um livro extremamente? Lento! Avançamos os capítulos e absolutamente nada acontece que nos faça, pelo menos, piscar os olhos e endireitar o corpo na cadeira. É um suspense muito devagar porque é concentrado unicamente nas narrativas de vida de seus personagens. Sem cenas de ação, sem reviravoltas e sem muitas surpresas. E digo isso porque até mesmo a revelação do nome do assassino passa linearmente dentro do que estamos lendo. Não surpreende tampouco causa comoção. É aquele quebra-cabeças em que vamos apenas encaixando as peças sem nenhuma pressa para terminarmos.
Há muitas doses de drama, tragédia pessoal e personagens cujos caminhos se cruzam para justificar o porquê de estarem todos nessa história? Sim, e a autora amarra todas as pontas e satisfaz os mais exigentes por explicações detalhadas. Há também recursos narrativos dispensáveis? Do meu ponto de vista, os trechos de um livro escrito por um personagem (e que estão mais ou menos ligados à história) ficaram meio soltos e não acrescentaram nada de mais à história. E, por fim, há a qualidade de uma autora que sabe contar bem suas histórias, mesmo que esteja num terreno que eu considero totalmente novo ao comparar com seus livros anteriores.
Minha opinião é que Em Fogo Lento é ótimo suspense, não chega a ser espetacular. É impossível classificá-lo como um excelente livro de leitura obrigatória porque é preciso muita paciência para vencer o marasmo de seus capítulos. Não são todos os leitores que vão conseguir chegar ao fim. Por outro, a qualidade da construção dos personagens a serviço de mostrar que todos podemos nos tornar criminosos, basta sermos tocados certeiramente na ferida, é muito boa. Cada personagem do livro foi apresentado de forma exemplar e é muito fácil entendermos cada um deles. Há muito drama de vida nessas páginas. Essa qualidade é insuperável.

Helô 30/05/2024

Quase não termino
Passei 2 meses com esse e terminei a força e frustrada. Leitura arrastada demais, capítulos longos e com muitas informações desnecessárias. Muitas pontas soltas também, personagens chatos. Enfim, não indico e fiquei decepcionada.

BArbara.Cavalin 26/05/2024

Livro ok, não surpreende
O LIVRO TEM UMA LEITURA FÁCIL E QUE MANTÉM UM BOM RITMO, PORÉM A HISTÓRIA NÃO É SUPER INOVADORA.

COMO O OUTRO LIVRO QUE LI DA AUTORA É MUITO BOM (A GAROTA NO TREM) ACHO QUE FUI COM EXPECTATIVAS DEMAIS E TALVEZ POR ISSO NÃO TENHA ME SURPREENDIDO.

OS PERSONAGENS TEM SUAS PECULIARIDADES, MAS SÃO VÁRIOS E EM CADA UM A AUTORA SE APROFUNDA UM POUCO, NÃO TRAZENDO ASSIM NENHUM EM QUE O LEITOR ACABE SE AFEIÇOANDO MAIS? TORNANDO UM ?TANTO FAZ? O QUE ACONTECER COM ELES?

MAS PARA QUEM GOSTA DO GÊNERO, A LEITURA FLUI E NÃO É MAÇANTE.

Anderson Galeno 26/05/2024

Sou muito fan do gênero e da autora, mas tenho que admitir que este é o livro mais fraco dos três que a autora já publicou. A cena do crime serve de pano de fundo para explorar e se aprofundar nas personalidades e humanidade de cada personagem a medida em que o crime vai sendo desvendado. Porém a autora se perde nas tramas secundárias e deixa o eixo principal da história muito de lado. Porém a leitura ainda é válida e entretiva para os que gostam do gênero.

niniug 24/05/2024

Livro mtt bom, so achei o meio um pouco entediante, mas valeu a pena ver o final.
nunca pensei que eu ia senti tanta afeicao pela Laura, concerteza a melhor personagem do livro.

Ket 23/05/2024

Pule a sinopse
Às vezes a expectativa alimentada faz mais mal para um livro do que qualquer outra coisa. Esse é um caso. Acho que ele ser vendido como "cheio de reviravoltas" além de não ser bem o caso, ainda criou uma expectativa nos leitores de que esse seria um thriller psicológico acelerado. E ele não é. E isso não é um defeito.

Esse é um suspense dramático, com poucas viradas de enredo, que foca em segredos, traumas e mal entendidos que ligam um grupo pequeno de personagens. O ponto de ignição da história é um assassinato (do jovem Daniel), mas a morte dele é só um pivô para o desenrolar de todas as conexões entre os suspeitos. Não é nem difícil supor quem foi o assassino, já que ele era cercado por um número limitado de pessoas, mas isso não é a coisa mais importante, ao meu ver.

Eu gostei do livro. É fácil de ler, flui tranquilamente, não há violência gráfica e a mensagem gira mais em torno de como fogos lentos (segredos, mal entendidos, brigas), podem nos consumir ao longo dos anos se nós os alimentarmos diariamente. Que é algo que todos os personagens aqui fazem.

Vanessa.Perin 07/05/2024

Então....
O começo do livro é interessante e me deixou curiosa. Porém no decorrer da história fui perdendo o interesse. Não me importanto com o que ia acontecer. É o tipo de livro q daqui uma semana não vou lembrar nada desse livro.

Nique 06/05/2024

Se eu tivesse que resumir esse livro em uma palavra seria perturbador, os personagens são tudo perturbados kkkk beleza que é um livro sobre um crime, mas fiquei bem angustiada lendo.
É o primeiro livro dessa autora que leio, não sei se é um traço da escrita dela, mas não recomendo muito.
Agora vou atrás de um romance bem água com açúcar pra ler kkk

Marcia.Araujo 30/04/2024minha estante
Não desista !

Emma 22/04/2024

Muito bom!
Já ouvi falar dos outros livros da Paula, mas essa foi minha primeira leitura da autora.. Livro maravilhoso, que prende o leito desde o primeiro capítulo

Camilla 21/04/2024

Não é do meu gosto
História meio arrastada, as coisas demoram muito a acontecer, o que fez com que as personagens não me cativassem. Não gostei muito.

Adriana 07/04/2024

Caramba
Olha, que livro, simples, porém sensacional. A surpresa no caso atual é no passado? ótima ligação. Vale muito!

jaquelinecrzs 07/04/2024

08 de 2024
Sabia que não teria como ser ruim pela referência que eu já tinha do outro livro da autora, que inclusive é um dos que mais gosto. tenho um fascínio por histórias que não são contadas em ordem cronológica, as vezes soa meio confuso mas no fim sempre deixa tudo ainda mais instigante. com esse livro voltei sentir raiva da minha rotina que não deixava sobrar tempo pra ler, sempre que precisava parar ficava pensando o que mais essa história me reservava. achei todos os personagens detestáveis e problemáticos, a única que me despertou alguma simpatia foi a irene e também não foi grande coisa.

a história como um todo é ótima e o plot foi algo que JAMAIS imaginei!