TAB: transtorno afetivo bipolar

TAB: transtorno afetivo bipolar Kay Redfield Jamison

Resenhas - TAB: Transtorno Afetivo Bipolar

Btriz 17/05/2024

Perfeito
Achei a escrita da autora perfeita, e a forma como ela discorre sobre a TAB, leitura fácil e fluida, com mensagens extremamente importantes!!

Tatiana427 04/05/2024

TAB: Transtorno Afetivo Bipolar"
TAB: Transtorno Afetivo Bipolar", escrito pela psiquiatra e pesquisadora Dra. Kay Redfield, oferece muito mais do que uma simples biografia da autora. Ele mergulha nas profundezas de sua jornada pessoal, explorando como ela enfrentou e se descobriu vivendo com o transtorno bipolar. Desde sua infância até seus anos acadêmicos, passando por momentos de crise e desafios emocionais, a autora compartilha suas experiências íntimas, incluindo os obstáculos enfrentados durante a adaptação medicamentosa ao lítio e os períodos de luto.

Este livro não apenas narra a vida da Dra. Kay Redfield, mas também serve como um convite para compreendermos mais sobre a psicopatologia através do olhar de alguém que vive essa condição. Ele nos leva a uma jornada emocional, onde exploramos medos, ansiedades e preconceitos junto com a autora. É uma leitura profundamente envolvente e altamente recomendada para quem busca uma compreensão mais profunda do transtorno bipolar e da experiência humana em lidar com desafios emocionais.

site: tatiana_limapsi

Mel 28/04/2024

TAB
Muito boa a escrita de Kay Jamison. Achei particularmente prazerosa a linguagem simples e a sinceridade com que esta psicóloga com tantos títulos acadêmicos fala sobre sua própria doença mental. Desestigmatizando a doença mental, excluindo-a como empecilho ao trabalho, às realizações pessoais e profissionais, ao brilhantismo acadêmico, Kay explica muitos aspectos sobre o transtorno bipolar e lança luzes sob as capacidades infinitas do ser humano, tanto de alcançar o controle da doença, quanto de conviver com ela em harmonia. Recomendo demais a leitura!

Claudia.Ferreira 25/04/2024

Memórias, ensinamentos e muitas emoções
É realmente muito bom! Apesar de ser especialista no assunto, a autora fala tudo de uma forma bastante pessoal e nada técnica. Dá para sentir quando ela fala das dores, dos momentos de desesperança, da euforia, da dificuldade em aceitar o diagnóstico e de tomar o lítio. Ainda mais numa época (década de 70) em que o preconceito e a desinformação sobre o transtorno eram muito maiores. E não é nada romantizado ou apelativo. Acho que quem tem o transtorno vai se identificar e se emocionar bastante, e se você possui alguém na família que tem, também vai se solidarizar, entender mais e tirar dúvidas que nem sabia que tinha sobre o assunto. Além de marcar bastante coisa? Recomendo demais!

Kácio 30/01/2024

Sensível
Para aqueles que tem amigos, familiares ou tenham transtorno afetivo bipolar, este livro é essencial para se compreender, embora por uma perspectiva pessoal, os desafios dessa condição e como a ciência lida com muitas das questões que a envolvem.

Véu 10/01/2024

Visceral, porém precipitante
"Todos nós construímos  quebra-mares internos para conter a tristeza de vida e as forças em geral avassaladoras dentro da nossa mente."

Visceral é quando seu objeto de estudo é,  também, seu motivo de sofrimento. Quando os exemplos dos seus escritos são os dilacerantes dias vividos por si mesma na dolorosa vivência do Transtorno afetivo bipolar.

Ao começar a ler "TAB: Memórias", eu já imaginava que me confrontaria com certas páginas de dificuldades, pois ninguém é capaz de desnudar a um transtorno sem trazer algo de si. Mas, verdade seja dita, esperava muito mais de ciência.

Pra minha surpresa, encontrei nas páginas a crueza (e a crueldade) de como as flutuações de humores alteraram significativamente o caminhar da vida de Kay RedField Jamison que tão bravamente se despe de qualquer pudor e nos conta, em minúcias, os mal afamados sobes e desces decorrentes do TAB. Os amores,
os desgostos, as perdas patrimoniais, a vontade de cessar com a vida...

E, leve-se em consideração, do outro lado da espada jaz sua carreira: Kay é profissional de saúde mental. Expor ao mundo as suas oscilações pode pôr fim à sua própria reputação profissional.

Embora considere um livro especial para quem convive com TAB, percebo que certas passagens podem funcionar como precipitantes e,  por isso, deixo o alerta.

jujupaludo 02/01/2024

?Há muito tempo abandonei o ideal de uma vida sem tempestades, ou de um mundo sem estações de seca e de morte. A vida é complicada demais, muda constantemente para ser algo que não é. No fim das contas, são os momentos individuais de inquietação, desolação, fortes persuasões e entusiasmos enlouquecedores que moldam a vida, mudam a natureza e a direção do trabalho e conferem a cor e o significado aos nossos amores e amizades.?

pg. 210

Bibi 27/11/2023

Excelente
Livro de fácil leitura, fluido. Indico para todos aqueles que tem transtorno afetivo bipolar, convivem com alguém que tenha ou, simplesmente, querem entender melhor sobre o tema. A autora, uma psiquiatra, fala de sua própria história convivendo com a doença.

Ana 28/10/2023

Um livro de memórias
Primeiro uma edição belíssima, capa dura e folhas perfeitas. Editora somos está de parabéns!
Não tinha expectativas nesse livro, mas ele me entregou tudo o que poderia entregar ao leitor com TAB, uma conexão real e profunda com as memórias da escritora que mostra de forma clara o que é viver com uma doença que não tem nada de fácil seja pro portador ou para aqueles ao seu redor. Me conectei em tantos aspectos com os relatos que pensei serem minhas memórias em alguns pontos, perceber que não é uma coisa única Nossa torna tudo mais aceitável.
Recomendo a todos com ou sem a doença pois deixa de forma clara como a vida de uma pessoa com TAB pode ser ao longo do tempo.

Amanda3913 21/07/2023

Uma partezinha de mim!
Na meta dessa nova jornada de entender a minha mente e situações cotidianas não só minha, mas de muitas pessoas que vivem a mesma condição que eu, me aventurei pela incrível narrativa da autora Kay Redfield Jamison, em seu livro TAB: Transtorno Afetivo Bipolar.

O livro não só possui uma capa linda, mas mostra o desafio daqueles que vivem entre a euforia e a depressão, com a própria autora contando sua experiência ao receber diagnóstico da bipolaridade. Através de suas memórias expõe o TAB na sua infância, família, relacionamento, vida profissional, entre muitos outros pontos.

Gostei muito de toda a narrativa, me identifiquei em diversos momentos e, assim como a autora, minha principal rede de apoio foi a família, mas também a dúvida daqueles ao meu redor de entender como funciona essa partezinha de mim.

Um dos pontos mais importantes e necessários quando falamos de TAB, assim como a Dra. também coloca, é o entendimento que o medicamento não é o inimigo, é teu melhor amigo e preserva a tua vida.

Esse é um livro humano, no mais puro dos sentidos, que realmente te mostra uma vida Bipolar escrita por um Bipolar. Leitura excelente, de extrema importância para nós e para quem convive com pessoas com TAB. É importante que as pessoas que estão ao nosso redor e são da nossa rede de apoio ao menos compreendam um pouco do que se passa conosco.

Lindo! Lindíssimo! Necessário!

Brenda_stadter 05/06/2023

Uma vida de Humores
Um relato verdadeiro e muito sensível de alguém que tem muita propriedade pra falar sobre o assunto, não apenas pela vida dedicada aos estudos, mas principalmente pela sua própria experiência com o transtorno. Me emocionei com a história dela??

Anne33 16/04/2023

Bipolar mas não sozinha!
É complicado falar mas esse livro é libertador, seja pelo fato de ter muito conhecimento científico ou pq me senti menos sozinha nessa luta.
Dada suas proporções e mutações para cada indivíduo, a doença é a mesma e n q acha vitória mas livros assim mostram que a há vida, sobrevivência e esperança.

Tah_baddauy 20/03/2023

Interessante enxergar a doença pelo ponto de vista de uma psiquiátrica, por muito tempo eu tive uma impressão equivocada de profissionais da área da saúde mental como "perfeitos", "equilibrados", e impossível de sofrer dessas doenças.

Ariana 16/03/2023

A autora consegue colocar em palavras sentimentos tão intensos, dolorosos e complexos de uma forma sensível e honesta. Demonstrando claramente como é viver com o transtorno em todas as suas formas.