Os Bórgias

Os Bórgias Alexandre Dumas

Resenhas - Os Bórgias

MonicaMMelo 14/04/2024

Uma das famílias mais nobres e criminosas da história mundial! Uma vida de crimes, luxúria, corrupção, incesto, simonia? Impressionada!!! Para quem gosta de livros históricos, é uma leitura imperdível.

Ingrid 09/04/2024

Decepcionante
Se você imagina que a proposta de Dumas é contar a história da família Borgias está enganado; não chegamos nem perto disso, e mesmo com relação aos demais temais trazidos no livro, se deixa muito a desejar. Foi com grande esforço que consegui terminar a leitura, acreditando que em algum momento a leitura me traria algo mais; o que não aconteceu. Se posso dizer algo de bom sobre o livro, é que ao conhecer um pouco de como a era a vida de Lucrécia Borgias fica claro que ela nunca foi o que a história a retratou, mas apenas mais uma mulher que foi usada pela família como moeda de troca ao poder e a fortunas.

Elineuza.Crescencio 18/03/2024

Editora Principis – SP - 2021
Avaliação: 4/5
Início da Leitura: 17/03/2024 Término da leitura: 18/03/2024

Autor
Nasceu na França em 1802.
Foi escritor e dramaturgo.
O estilo principal de Dumas foi o “capa e espada”. Os mais conhecidos: Os três Mosqueteiros, O Conde de Monte Cristo.
Suas peças sempre foram de muito sucesso. Se aproveitando disso, para lucrar mais transformou uma de suas peças em uma publicação seriada em jornais. A peça? Capitão Paulo.

Sobre o livro
É um texto histórico que faz referência a eleição de Alexandre Bórgia para o papado em Roma no ano 1492.
Um período extremamente carregado de envolvimento político e corrupção dentro do Vaticano.
Período de libertinagem e advento da própria família para conquistar a expansão dos favores de países europeus como a França e Espanha.
Os acordos eram feitos trazendo para dentro do Vaticano e da cúria Romana, cardeais ou representantes de estado que pudessem controlar o erário e enriquecer os Bórgias que em meio aos grandes escândalos se estabeleceram por um bom período em Roma.
Bem dentro da tradição romana os envenenamentos, extermínio dos inimigos e as lutas pela manutenção do poder aconteciam incessantemente.

Luiz Henrique 17/03/2024

A família Borgia é retratada nessa história assim como a História a consagrou.

Uma tradicional família europeia, que tomou o Vaticano para si e fez da Europa seu quintal.

A narrativa é bem frenética na maior parte do livro, e até um pouco simplista.

Os empreendimentos realizados por Alexandre IV e pelo Duque de Valentinois, o Príncipe de Maquiavel, parecem meras peças de dominó caindo em sequência, de maneira inevitável.

Não é a física quem determina a inevitabilidade desses eventos, mas a gravidade que Os Borgias exercem é quase tão universal quanto.

A parte mais cativante e significativa do livro, no entanto, é um conto meticulosamente posicionado no Epílogo.

Após o leitor ser exposto em demasia à corrupção, à sodomia, à luxúria e à violência que a família Borgia empreendeu na figura de seu papa e de seu cardeal, tudo se desmancha no ar.

A historinha nos lembra que a fé independe de quem seja o papa, e de quais alianças ele e seus asseclas travam.

A fé, bem como a espiritualidade, estão num plano acima. É causa e consequência da existência em comunidade, da bondade do dia-a-dia, que não se mistura ao poder.

É também resistência a qualquer um que tente tomar para si o monopólio da fé.

Parece algo até bem contemporâneo.

Berenice.Thais 30/12/2023

Um bom livro ,raso e não acabou focando no nos borgias como achei que seria a proposta; e mais um resumo dos acontecimentos

Paulascrap 07/12/2023

Leitura cojunta com mario puzzo
📖 Os Bórgias - a história da primeira grande família do crime de Mario Puzo 🌟 🌟 🌟🌟 58/23

📖 Rodrigo Bórgia foi o papa mais devasso e corrupto da igreja católica, começando pela compra do papado durante o conclave, rumores de incesto com a filha Lucrecia Bórgia, mantinha a amante Júlia Farnese no palácio, assassinava inimigos sendo denominado com Papa veneno.

📖 Após eleito papa escolhe o nome de Alexandre VI , e nomeia 10 familiares como cardeais, e assume a filiação de seus filhos bastardos, dando ínicio a construção de sua fortuna.

📖 Originário da Espanha, considerada uma das famílias mais poderosas do período do Renascimento, catalão desprezado pelos italinos, o clã se estabeleceu em Roma construindo uma relação de poder, e com isso os Estados Papais viraram moeda de troca pelo poder.

📖 Cesar Bórgia , seu filho, comandou o exército papal e era um excelente estrategista embora cruel e sem qualquer limites, nutria uma paixão por sua irmã Lucrécia Bórgia da mesma forma que seu pai, e esse triângulo bizarro permance durante toda a trama. Dois personagens complexos que instiga o leitor a querer conhecer mais- César: autoritário com sede de poder querendo provar seu valor ao pai a cada passo, Lucrécia uma das vilãs mais cruéis da História.

🎬 Os Bórgias : série exibida na Paramount , são uma família espanhola que tenta tomar o controle da Itália da era renascentista. Apelando para o uso de suborno, extorsão e tortura, conquistando o papado. Considerei bem fiel a leitura, com um final surreal mas faz parte da adaptação, sem prejuízo ao leitor que conheceu a História.

📖Os dois livros se complementam e são muitos detalhes para narrar em poucas linhas, Puzzo romaceia mais a leitura, Dumas se baseia em documentos, sendo mais detalhistas em fatos, datas e nomes.

#osborgias #alexandrevi #papa

site: https://www.instagram.com/p/C0Cn56nv1tz/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Gabiiandsntts 01/12/2023

Interessante
O livro conta um pouco da história dos Bórgias, família do papa Alexandre VI, que tinha por nome verdadeiro Rodrigo Lenzuolo Bórgia. A história dá família envolve assassinatos, incesto, entre outras coisas erradas, mas é interessante.

José Medeiros 28/11/2023

Resenha - Os Bórgias
Depois de ter jogado Assassin's Creed II e Assassin's Creed: Brotherhood confesso que fiquei bastante obcecado com a família Bórgia. Ao descobrir que Dumas tinha escrito um livro sobre eles, nada melhor que lê-lo!

O livro, não se engane, é um tratado quase que geral sobre a situação da futura Itália a partir do momento em que Rodrigo Bórgia ascendeu ao papado em 1492 até a morte de César Bórgia em 1507. Contento trama política, romântica e religiosa, o livro entrega a realidade da melhor maneira possível - algo de se esperar de um escritor desse quilate.

maria 12/10/2023

é interessante. gosto da vibe meio descritiva, acho que cabe a história que está sendo contada. ainda assim, por mais que a história seja cheia de aspectos intrigantes, não é o suficiente pra tornar essa descrição dinâmica, não dá vontade de ler mais que 10 páginas. em alguns momentos dá uma curiosidade de saber o que vai acontecer, mas a maior parte da leitura é só um monte de nomes impossíveis de gravar e detalhes irrelevantes sobre guerras que nunca ouvi falar sobre.

Camila Felicio 23/09/2023

Esperava beeem mais
O livro ao meu ver que teve um início promissor, maaaaas passadas 50 páginas só para narrar a luta francesa pelo trono Napolitano senti que o livro perdeu muito o sentido!
É uma biografia romanceada, não é ficção histórica como eu torpemente acreditei kkkk, mas mesmo eu gostando de biografias acabei achando tudo meio jogado.. Mil príncipes, mil duques que apareciam e sumiam, muito Cesar Bórgia e pouco Papa Alexandre VI.. Lucrécia Bórgia apenas é mencionada, sei que muito sobre ela é mera especulação, mas creio que me seria mais palatável um livro menos militar e mais centrado na família em si!
Enfim, infelizmente não funcionou muito comigo, muito pela expectativa em si e por ao meu ver ter 3 capítulos iniciais incríveis me levando a crer que me apaixonaria pela obra.

Ana Paula FZ1 19/09/2023

Eu vi a série Os Bórgias ( uma pena que foi cancelada ) e como adoro séries historicas, fiquei mais curiosa ainda pra saber mais da historia dessa família que não era nada comum e muito menos fácil.

Como a série não foi finalizada eu queria saber o que tinha acontecido com seus personagens, com a historia da familia poderosa da era Renascentista e toda sua corrupção, devassidão e tramoias.

Considerada o start para o significado de máfia, a Familia Borgia foi de extrema importancia e notoriedade para tudo que veio depois.. Com muita corrupção, tramoias, luxuria, subornos e mortes, Rodrigo Borgia foi eleito Papa Alexandre VI o 214° Papa de Roma, em 1492 e no cargo ficou até sua morte em 1503, mas tanto para chegar lá como para se manter no cargo, tudo o que ele e sua familia fez foi armar, corromper, matar pra se manter no posto que ele tanto almejou.

Quando peguei esse livro pra ler queria saber mais sobre a familia, e nunca tinha lido nada do Dumas, e gostei muito da forma como os fatos foram apresentados, apesar de ter achado o começo do livro bem lento e com pouquissima informação sobre os Borgias, tinha muito mais sobre política , Carlos VIII, mas quando finalmente eles se tornam o foco, ai é eita atrás de vixi.

Com muitos fatos sobre cardeais, o papado, toda tramoia política, até chegar a morte, muitos detalhes são relatados aqui, mesmo que seja um relato por algumas vezes ate cansativo, porque como no livro não há diálogo, são parágrafos e mais parágrafos só de fatos. mas mesmo assim, de verdade gostei muito.

Já pesquisei mais sobre Cesar e Lucrecia e inclusive escolhi alguns livros pra ler sobre eles ( gosto de saber mais quando a historia é boa ).

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Karisma 04/09/2023

A habilidade de recontar a história de Dumas.
Dumas já vem se tornando um dos meus autores favoritos e uma das suas melhores habilidades é a de contar suas estórias as correlacionando com a História de fato.

Os Bórgia, foram um família poderosa, mas nessa obra podemos com todo o apoio do autor, nos escandalizar com sua devassidade.

Não vou me delongar, nessa resenha. Prefiro as histórias propriamente autorais de Dumas, mas dou a essa obra não o crédito de sua autenticidade, mas sim pela a habilidade de enredo do autor.

Att.
Kárisma

GioMAS 28/08/2023

Excepcional
O mais criativo, culto e ambicioso dos literatos não engendraria uma história como a dos Bórgias, carregada de reviravoltas, traições, luxúria, incesto, guerra e morte, contando, ainda, com outros tantos célebres personagens.

Uma narrativa que nos assombra e, embora discorra sobre fatos já consolidados, surpreende até o desfecho.

O relato abrange os eventos importantes, identificando e nomeando as pessoas que contribuíram com o seu desenrolar, com minúcias na contextualização. Qualquer leigo é capaz de compreender os aspectos políticos que permearam o papado de Alexandre VI.

Lanny 22/08/2023

Surpresa desagradável
A questão da minha nota aqui é puramente pelo fato de eu ter tido zero conhecimento do que se tratava esse livro.

Logo quando comecei achei estranho o tom da narrativa, que parecia mais um texto histórico do que de ficção. Daí eu descobri que, na verdade, é um texto histórico e essa foi minha surpresa desagradável.

Talvez lendo esse livro sabendo que se tratava de uma narrativa real, minhas expectativas fossem diferentes e eu tivesse outra visão e outra experiência com essa história. Mas do jeito que foi, me pegou desprevenida e foi bem desagradável. Porque o Excelentíssimo Senhor Papa Alexandre VI não era flor que se cheirasse. E como uma pessoa criada dentro da Igreja Católica, não foi nada legal ler as atrocidades que essa pessoa cometeu chefiando a Igreja de Jesus.

Em vários momentos eu custei a acreditar que tudo narrado ali fosse verdade. Pensei em licença poética, exagero, informações mal contadas, qualquer coisa que justificasse todas essas coisas, mas mesmo que muito tenha sido criação de Dumas, o básico permanece e esse homem realmente foi uma mancha terrível na história da Igreja. O que tem zero a ver com Dumas e sua escrita. Eu só queria ter preparado meu espírito para isso antes

Margarete 14/08/2023

Dumas contido
Geralmente, as biografias de Alexandre Dumas são impecáveis. Essa é um pouco mais fraca (se bem que um Dumas mais fraco é melhor que muita coisa por aí). Talvez ele tenha se sentido contido pelo tamanho das atrocidades dos Bórgias. Mas nem tudo tem provas. Eu mesma acho que tudo o que se fala da Lucrécia tem muito exagero.