Fachada

Fachada Elisabeth Sanxay Holding

Resenhas - Fachada

Humberto.Cunha 02/01/2023

1? livro lido do ano
O meu primeiro livro lido do ano de 2023. Como eu sou suspeito em falar que curto suspense esse livro me pegou do começo ao fim dessa história.

Muito bom e recomendo !

olga 19/05/2022

Clássico e, ainda assim, atual
Traduzido recentemente para o português, esse livro é mais do que apenas um retrato de sua época. Categorizado como um "thriller feminista", ele atravessa o conservadorismo de uma vida de aparências para tratar da empreitada de uma mulher solitária tentando remediar as desventuras que podem desgraçar sua família. É um romance policial que explora a vida doméstica americana durante a Segunda Guerra Mundial.

Simone de Cássia 17/12/2021

A gente tem que levar em consideração que o livro se passa no ano de 1949 , senão corremos o risco de achar fútil e inverossímel. Na verdade a mensagem que fica é essa mesmo, a rotina de uma família em que o pai está lutando no Pacífico e a mãe é a base. Ela se torna responsável por tudo e é aí que a gente tem que dar o desconto: o tudo da época era manter a casa funcionando, definir o jantar, preparar as torradas da manhã, controlar a lavanderia, convidar para o chá da tarde, sempre contando com o apoio imprescindível da empregada doméstica/faz tudo que defende a família como um cão de guarda e que, apesar de servi-los há mais de 20 anos, ninguém nunca se preocupou em saber nem se ela é casada... A história ganha novos ares quando um fato quebra essa rotina idílica e as coisas saem do trilho. A postura da mulher é tão estereotipada que, em determinada situação o delegado aparece para conduzi-la à delegacia e ela pergunta: "mas não pode ser depois do jantar? Quem vai comandar a mesa??" rs rs É um livro diferente...se a gente entender essa dinâmica de 70 anos atrás aí sim, fica clara a mensagem da vida de "fachada".