Crisálida

Crisálida Vinicius Velo

Resenhas - Crisálida

Candido17 24/05/2024

Crisálida
Esse livro retrata de uma forma leve, um assunto muitoo complexo, ao mesmo tempo em que consegue fazer uma representação forte e realista do que acontece na sociedade. É notável a mudança do Cássio, e como pouco a pouco ele compreende que seu pensamento é errado, e começa mudar suas ações.
Foi bom ler esse livro e acompanhar essa mudança.

Minha frase favorita
" VOCÊ COSTUMAVA ME DIZER QUE NOS VIVEMOS EM UM SISTEMA EM QUE QUALQUER UM PODE VENCER, E VOCE ESTÁ CERTO.
QUALQUER UM PODE VENCER, MAS TODO MUNDO NÃO PODE.
ALGUMAS PESSOAS VIRAM CEO. ENQUANTO ALGUMAS LIMPAM PRIVADA.
QUEM PREPARA ESSAS PESSOAS É O SISTEMA.
E A NOSSA SOCIEDADE ESPERA QUE OS CEO'S SE PAREÇAM COM A GENTE, E OS LIMPADORES COM A ANA."

Ysaminzz 28/03/2024

"Ninguém se faz sozinho.Porque só a oportunidade não basta!"
Gente, que HQ boa! Eu não estava esperando tanto quando li mas eu chorei, ri e me apeguei aos personagens (mesmo em poucas páginas)! É tão lindo o que essa HQ quer mostrar e é tão sério também, mostrando como podemos mudar mesmo depois de anos sendo os mesmos, você sente a raiva que os personagens sentem toda vez que a Ana é descriminada e se apaixona por ela junto com o avô!
Não consigo descrever o amor que tive lendo isso, só lendo para saber (e eu realmente recomendo!).

Mar duh 14/03/2024

Preconceitos e tudo da velha geração
Essa hq aborda muito bem o velho pensamento de algumas pessoas da antiga geração.Pensamentos esses que hoje são incabíveis e facilmente refutaveis.
Essa construção do avô e da neta é muito fofinha e dá até um quentinho no coração no final.
O traço é muito bonito e daria uma ótima animação.

Sarinha 12/02/2024

Enquanto houver amor, haverá mudança.
Crisálida é construída a partir de uma pespectiva deslumbrante. Com um personagem mais velho, há dúvidas e ressalvas de que ali há chances para mudanças.

A relação entre a borboleta e os temas da HQ é extraordinária. Essa relação vai da capa ás ultimas páginas do livro. Visualizamos perfeitamente as borboletas saindo do cabelo da Ana e contornado ao redor de seu avô e no final, visualisamos a concretização de um momento de transformação, que por um breve instante, é um momento de
liberdade das amarras sociais.

O que falar sobre o amor?
Ao ler o prefácio, me lembrei da música Principia do Emicida, que em um dos versos evidencia que o amor pode sim salvar o mundo. O amor cuida com carinho, respira o outro e cria o elo.
Alimente o amor com o melhor que há em você, deixe o evoluir como uma crisálida, e por fim, mude o curso da vida.

Obrigada Ana, por mostrar não só ao seu avô, mas a mim, que por muitas vezes questiona se há um limite para mudança, para a evolução e para ser um ser melhor.
Agora eu percebo.

Rai 07/02/2024

A história é tocante e os traços lindos
Tudo nesse quadrinho é perfeito, a trama, os designs de personagem, os cenários e principalmente a relação entre os personagens.

A ambientação é super brasilieira com detalhes ótimos nas fake news e o jeito como nossos avós acabam caindo nelas, o modo como os personagens conversam tudo é bem brasileiro e eu amo isso.

A relação do avô com a neta é fantastica e de chorar em algumas partes.

Gosto como a evolução do avô não é uma evolução linear, ele aprende, mas dá uns tropeços e vaciladas no caminho, isso torna tudo bem realista.

Adoro que conforme ele muda a visão em relação a ela ele também muda em relação aos outros a sua volta. E falando em visão todo que acontece em "agora você vê" é de chora e apertar o coração.

Bruno Campos 27/12/2023

Quadrinhos e Política??
Muita gente não gosta que misture política e entretenimento. Bem, que se preparem para essa hq. Isso porque seu objetivo fundamental é fazer uma argumentação política através de uma alegoria, servindo pouco como diversão.

Bem, o autor até tenta fazer algo divertido, e diversas vezes eu, de fato, fui pego na emoção, mas não na maior parte do tempo. Parecia que realmente o autor estava demonstrando seu ponto de vista usando uma história de 260 páginas. Mas o que me incomodou mesmo é que todos que estão do lado dele são tratados como sábios e bondosos e quem não está é retratado como maldoso, corrupto e desinformado. A velha richa de direita vs esquerda.

Me senti nessa treta, e como eu sou um completo leigo em política fiquei meio "ah, é só o autor alfinetando alguém". As vezes o quadrinho se torna literalmente isso, com as pessoas realmente discutindo política, sendo um lado correto e o outro extremamente negligente. E o final não poderia ser diferente, SPOILER ->, o protagonista que era de um lado, passa para o outro, óbvio.

Falando desse jeito parece que odiei o quadrinho, mas não. Se essa é a proposta do quadrinho, acho que ele segue muito de acordo e a história faz total sentido para corroborar em seu argumento. O jeito das pessoas retratadas também existe e tenho certeza que muita gente conhece pessoas com ambas as opiniões. Minha crítica fica realmente por não ser justo na argumentação, no modo como foi feito, é impossível discordar, já que um lado é perfeito e o outro o diabo encarnado. Eu poderia até falar mais coisas, mas já tá bom né?

Resumindo, recomendo a leitura, é bem diferenciada.
ah, os são incríveis meu deos
e a Ana é muito fofa
é isso
Bruno Campos 27/12/2023minha estante
eu tento ser curto, desculpem :/

Tuyl 18/11/2023

Um livro muito sensível, tanto no texto como nas ilustrações, e que fala muito, mesmo enquanto ainda não aborda o tema principal de forma direta.

Letícia.Pelisson.Peres 04/08/2023

Muito legal
O jeito que os quadrinhos conseguem te passar o desenvolvimento da relação entre pai, filho, neta e o preconceito são muito imprecionantes!
Leitura super leve. Recomendo!
Bruno Campos 28/12/2023minha estante
é um quadrinho br muito bom!

Letícia.Pelisson.Peres 28/12/2023minha estante
Sim!!! Concordo

Bruno Campos 28/12/2023minha estante
já chegou a ler outros da editora?

Letícia.Pelisson.Peres 28/12/2023minha estante
Eu acredito que não, mas tenho vontade

Armando.Edra 24/02/2023

Você já se perguntou se ainda há tempo para se transformar?
A primeiro coisa que tenho a dizer sobre essa obra é que ela é maravilhosa! Crisálida tem belos traços e uma história curta porém, extremamente marcante.

Pedro é uma pai viúvo que descobre ter um câncer e precisa deixar sua filha, Ana, com o avô paterno, Cássio. Parece simples? Até é, mas a grande questão da obra é que Ana é uma menina preta e o avô dela, é aquele típico branco conservador, cheio de preconceitos homofóbicos e racistas.

Mas o charme da carismática Ana vai aos poucos conquistando o coração de seu avô que percebe o quanto sua visão de mundo era errada. Entendeu agora o uso da analogia do ritual de transformação de uma lagarta?

Crisálida é uma história sobre como o amor é mais forte do que o ódio existente em nossa sociedade moderna. É minha sétima leitura de 2023 e, até o presente momento, a melhor dentre elas.

Yaya 10/02/2023

A Difícil Arte de Crescer
Crisálida é um tapa na cara de toda a sociedade com uma dose de amor pela arte incrível que ela tem. Ana é uma menina doce, curiosa e cheia de amor pra distribuir, é fácil amar ela, mesmo com todas as suas perguntas sobre o mundo dignas de alguém da sua idade. A forma como ela conhece seu avô é triste, a gente entende que é difícil afeiçoar de alguém que você conheceu há poucas horas.
Entretanto, o grande foco é o choque de realidade que a presença da menina traz a seu avô, fazendo-o duvidar de tudo o que aprendeu até o momento e até de si mesmo. É necessário pra uma pessoa branca esse tapa na cara para ela então perceber do alto de seu privilégio como a realidade é realmente. Tudo é discutido de forma calma e meticulosa, mostrando as belas artes e o rumo dos acontecimentos se transformando. O avô teve seus olhos abertos e se tornou borboleta, tal qual a pequena amiguinha Jujuba, a lagarta-borboleta.
É doce, emocionante e belíssimo como essa história toca até o mais duro dos corações.

Luí­s Carlos Sousa 09/02/2023

Inesperada
Belíssima e comovente história. Sinto que houve uma boa quantidade de pesquisa, algo que, numa história dessas, se não bem dosado, acaba por torná-la excessivamente didática e muiro cansativa, mas vinicius velo soube usar isso para dar força às entrelinhas da história.
Fiquei especialmente surpreso e feliz com esse trabalho. Há uma sincera competência nos desenhos e no texto, tornando tudo não somente belo como atraente.

Joi | @estantediagonal 20/01/2023

Crisálida | Vinicius Velo
O racismo e o preconceito estão tão enraizado na nossa sociedade, que muitas atitudes que ferem, as vezes nem são notadas por quem não as sentem. E é exatamente isso que veremos aqui, a mente desse avô se abrindo para problema reais e atuais, que agora atingem diretamente alguém que ele ama, fazendo com que ele entenda, enfim, problemas socioculturais que existem. Sem dúvidas, essa é uma obra bem necessária para os dias atuais.

A jogada com o título da obra também conversa muito bem com a trama, acredito que a história trabalha muito as transformações que vivemos, independente da nossa idade, nunca é tarde para abrir os olhos e se livrar de nossas bolhas de privilégios e tentar, de alguma forma, fazer a diferença.

A arte do Vinicius é bastante bonita, diria que até graciosa, porém, o traço de um personagem em particular me incomodou um pouco, e nem sei explicar direito porque, mas me pareceu que Pedro não foi ilustrado por Velo, mas sim por outro quadrinista. Estranho né? Enfim, achei interessante compartilhar com vocês, para o caso que mais alguém perceba isso. Além disso, notei alguns erros de revisão na obra, o que é uma pena.

A história é bastante sensível e além do tema principal, nos faz refletir sobre nossas relações familiares. Recomendo!

> Confere a resenha completa lá no ED!

site: https://www.estantediagonal.com.br/2022/01/crisalida-vinicius-velo.html

Vivi 20/11/2022

Linda ilustração com uma narrativa sensível e necessária
Além das lindas ilustrações, a HQ Crisálida aborda de forma sensível aspectos do racismo e das desigualdades sociais. A narrativa toca em pontos polêmicos mostrando como o amor pode superar preconceitos e mostrar outra perspectiva quebrando certezas e adoçando corações. Achei lindo demais!

manu 17/10/2022

Crisálida é uma história de extrema fofura e que toca o coração de pessoas que já passaram por aquelas situações ou até mesmo que conhecem alguém que já passou.

Obviamente não tem como tornar essa história em uma leitura profunda, fácil e aconchegante de se ler são as palavras certas. Pra ser sincera, esquenta um pouco o meu coração saber que o amor foi capaz de transformar o Cássio em uma pessoa melhor.
Mas quando tento imaginar isso na realidade em vivemos, todo o aconchego que eu senti enquanto lia o livro é facilmente substituído pela realidade onde dificilmente o amor é capaz de mudar alguém com pensamentos tão maldosos.

Ainda assim, é um tanto puro acreditar nisso e traz um pouco de esperança.

E os detalhes nas páginas do livro são extremamente lindinhos! Conforme o Cássio vai repensando seus pensamentos e encarando seus sentimentos, a borboleta vai surgindo em volta do número da página e deixa bonitinho de se olhar.