Mau Caminho

Mau Caminho Simon Hanselmann

Resenhas - Mau Caminho

Rafael Mussolini 26/04/2024

Mau caminho
"Mau caminho" do Simon Hanselmann (Editora Veneta, 2019) é um quadrinho que se mantém em um lugar que por muitos anos fora o único onde os quadrinhos podiam existir: o underground. Ele possui características que, ainda hoje, são mais comuns de serem encontradas se seus autores apostarem em uma produção independente, pois apresenta uma história que passa longe do politicamente correto. No mau caminho de Hanselmann você vai encontrar sexo, drogas, deboche e todo tipo de patifaria sem filtros. O autor escolheu rir de muitas das mazelas da nossa sociedade (e do próprio moralismo) e nada como uma boa paródia, aparentemente despretensiosa, para escancarar os problemas mais esdrúxulos da vida real.

Os personagens de “Mau caminho” desistiram de qualquer máscara social. Eles estão sempre bêbados, drogados e parecem ter apenas dois motivadores na vida: conseguir pagar o aluguel e comprar suas drogas. É uma comédia sombria, que nas primeiras páginas nos dá a impressão de ser apenas uma vontade incontrolável do autor de chocar seus leitores, mas conforme vamos conhecendo um pouco mais sobre cada personagem e suas camadas, percebemos que toda a insanidade apresentada é uma ferramenta para discussão sobre a realidade, sobre traumas pessoais e como nos organizamos como sociedade. Nenhuma das questões que Simon apresenta são estrangeiras a nossa realidade, são temáticas que a gente procura fingir que não existem, e que vez ou outra cola em nosso ombro.

As histórias de Megg, Mogg, Coruja e Lobisomem Jones nasceram de forma inusitada. Simon Hanselmann os criou com intuito de fazer uma paródia de uma série de livros infantis chamada Meg & Mog de Helen Nicoll e Jan Pienkowski. Publicada pela primeira vez na década de 1970, os livros contam a história de Meg, uma bruxa cujos feitiços sempre parecem dar errado. Meg está sempre acompanhada de Mog gato listrado, e seu amigo Owl. A paródia de Hanselmann, que era publicada no Tumblr, acabou fazendo muito sucesso e Vice contratou Simon para transformar Megg, Mogg & Owl em uma tira semanal.

Mau caminho chega com um humor cínico e podemos perceber que a história possui algumas nuances de autobiografia. A própria protagonista Megg é uma espécie de alter ego de Hanselmann. Nas primeiras páginas dessa publicação da editora Veneta somos apresentados a uma espécie de flashback para contextualizar a história de Megg e Mogg, uma vez que essa edição que chega ao Brasil é uma continuação, não é o primeiro volume da série, o que não necessariamente atrapalha na experiência de leitura, pois as histórias podem ser lidas de forma isolada.

Uma leitura rasa do quadrinho verá apenas uma história com drogas e putaria, mas um olhar mais detido para as analogias e metáforas apresentadas ali, perceberá que Simon está falando da vida partindo de experiências pessoais. O assunto drogas, por exemplo, faz parte da própria vivência do autor, que viu sua mãe chegar a um estado crítico por conta do uso de drogas.

As artes de Simon são um capítulo à parte. Ele fala de uma realidade onde o senso comum esperaria encontrar apenas representações em preto e branco. Diferentemente disso, Simon usa e abusa das cores e faz experimentações interessantes. Usa muito o lápis de cor, que dá um efeito interessante na obra, além de utilizar também de colorantes para comida, alimentos.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2023/03/mau-caminho-de-simon-hanselmann.html

Julia 29/11/2022

Uma surpresa!
Como eu amei essa hq! A princípio as ilustrações foram o que mais me chamaram a atenção, comecei a leitura esperando algo completamente aleatório, algo grotesco apenas por ser grotesco (o que também poderia ser MT interessante), porém me surpreendi com os dramas pessoais da personagem principal. A hq tem MT mais substância do que se espera! Estou louca para ler as próximas edições!

@limakarla 19/06/2022

Uma das histórias mais malucas que eu já acompanhei, mas super divertido de ver as situações improváveis e absurdas que os personagens se enfiavam.

Pedroks 27/04/2022

Bizarramente maravilhoso
Simon Hanselmann é extremamente lisérgico e talentoso. Só história incrível do começo ao fim. Mais um quadrinista incrível fazendo escola com Robert crumb

Raul.Rosa 03/02/2022

Mau caminho! Não sei o que dizer exatamente. Algumas coisas soltas me vem a mente quando penso nas histórias contidas nesse quadrinho. Famílias disfuncionais, abuso de drogas, depressão, etc. Mas no fundo de toda essa podridão e decadência, existe um humor escondido, um humor que existe pelo leitor se identificar de alguma forma com a vida medíocre daqueles personagens. É triste porém quem disse que a realidade é feliz?

Aguardando os demais volumes que dão continuidade as histórias dos personagens criados por Simon. Só achei estranho a Veneta lançar esse esse título como sendo de estréia do autor no Brasil. Gostaria de ter lido a título anterior, que provavelmente da um background melhor dos personagens. E a última história fica sem resolução também, ansioso para ler o "Culto da Megg".

Henry 23/11/2021

Receita alucinógena
Numa panela: despeje 500ml de loucura, 100g de melancolia, 5 cápsulas de ecstasy e toda droga que tiver no bolso. O resultado? Mau Caminho, de Simon Hanselmann.

Uma HQ que pede para não ser levada a sério. Mas diante de tanta maluquice, fantasia e depravação, há uma visão crítica sobre uma sociedade que busca os caminhos mais fáceis e confortáveis na vida.

Apesar do tom sarcástico, o autor explora a melancolia e a insatisfação de uma vida sem objetivos.

Obviamente, não recomendo para menores, pois tem uma carga bastante ácida. Mas confesso que me surpreendeu a forma escolhida por Simon para expressar sua opinião em relação a diversos assuntos, por exemplo, política e o comportamento humano.

Jade 09/06/2021

??
Parecia que eu tava assistindo bojack horseman. Humor negro leve, piadas autodepreciativas, e lindas ilustrações.
Milanêz 19/11/2022minha estante
Humor negro pesadíssimo kkk

Sandro 17/05/2021

Quero ler tudo.
Favor, trazer todo conteúdo deste autor para o mercado Brasileiro.
em resumo, é isso.

Kaiser 09/10/2020

Divertido, Pervertido e Depressivo
Mau caminho é uma combinação inusitada!

Regado do humor cínico trazido por Simon Hanselmann, essa HQ é daquelas que você começa agora e so para pra respirar quando ela termina.

A edição da Veneta é linda de cabo a rabo os detalhes da capa/acabamento é de bater aplaudir com os pés porque com as mãos você segura a HQ e não quer soltar.

A historia por sua vez é divertida, porém, pesada. Regada a muito sexo, bacanais, besteirol sem fim e uma depressão profunda que apesar do dinamismo e divertimento da serie é aprofundada de maneira que desenvolvemos uma empatia quase imediata por cada personagem e seus dramas pessoais. O fundo o poço deles tem mais poço do que fundo, serio...

Simon cria aqui uma parodia totalmente depravada de uma série conhecida como Meg and Mog e em muitos momentos coloca nessa HQ passagens de sua própria vida, o que torna a HQ ainda mais sentimental apesar dos pesares.
A serie "Mau caminho" é bem conhecida nos Estados Unidos (lançados 5 volumes).
Sendo Mau Caminho (Bad Gateway) o 4º lançado.
Mas isso não é impedimento para entendermos bem a historia, além de que em momento algum isso vem a ser um empecilho para tirar o dinamismo e divertimento da serie.

Leiam. Se arrisquem e deem chance ao novo, porque aqui o novo grita.

Elidia 12/09/2020

Hino
ATENÇÃO ESSE QUADRINHO É INDICADO PARA MAIORES DE 18 ANOS

Esse ano continuo desbravando o mundo dos quadrinhos e gostando cada vez mais. Fugindo do básico, comprei pela capa e não me arrependi, rs, meu primeiro quadrinho underground escrito por Simon Hanselmann, um dos autores mais celebrados do quadrinho independente da atualidade.

Sua série Megg, Mogg & Owl esteve na lista de best sellers do New York Times e conquistou prêmios, Mau Caminho é sua primeira publicação no Brasil, logo nas primeiras páginas tem uma breve introdução sobre as histórias passadas pelo trio.

Contrapondo a mediocridade do falso e cordial o autor trás histórias absurdas, choca e diverte, repercute os jovens com suas explosões emocionais, vivendo num mundo conservador, é antagônico, um grito, com muitas, muitas risadas.

Megg, Mogg, Owl, e o Lobisomem todos tem dramas familiares, emocionais intensos, perdidos sem rumo em meio a drogas e ao estilo de vida que seguem vivendo, em alguns momentos um mundo paralelo da negação de toda uma sociedade, que nega o fundo do poço sentimental. Uma crítica racional sarcástica ao mundo e como enxergamos nossos dramas, da singularidade das escolhas está conectada a pluralidade.

Edição maravilhosa e caprichada da @editoraveneta

Um quadrinho feito para todos medíocres, como eu...

E você já leu?

site: https://www.instagram.com/1paginapordia

Breno.Leme 16/08/2020

Estranho, Bizarro e... Divertido
Meu deus que quadrinho mais louco Haha, só não chega ao patamar do Squeak the Mouse lançado pela Veneta também, mas é bem legal!
E apesar de só se tratar de gente drogada, você cria empatia com o Mogg e a Megg, tem os problemas deles, não seguram o choro em alguns casos, e são preocupados uns com os outros. E ao final a autora deixa aberto para uma continuação.
Tem uma sequencia com o Jones e depois com o Mogg que meu deus hahahahahahahahaha é melhor você ler.

Rodrigo.Augusto 08/08/2020

Leitura mais louca do ano
Já leram o gibi mais maluco do ano? Pois é... Eu não sei o que dizer desse quadrinho hahaha! Sério. Não sei resenhar. E quando terminei, fiquei pensativo e meio preocupado pelo fato de o quadrinho ter me prendido até o fim. Mas me tirou umas boas gargalhadas e também fiquei bolado por rir por causa de tanta merda, besteiras. Mas quer saber? Foda-se. Hahahah Bora nos divertir... (ou não) hehehe. Afinal, como é dito no fim, [nada de spoiler] ?o quadrinho que você acaba de ler é proibido para menores. Se você é menor e já leu, por favor esqueça tudo?.