Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Ju_allencar 21/12/2023

Como não amar as irmãs Brontë
Icônicas! Não canso de enaltecer essas irmãs. Amei Jane Eyre, uma personagem a frente do seu tempo. O livro conta a história da personagem que leva o nome do livro, desde a infância até a vida adulta. Ao longo da vida dela ocorre muita coisa ao qual a faz evoluir como pessoa. É um clássico e merece todo o reconhecimento. Nota 10.??
GregoryOak 03/01/2024minha estante
Muito boa a sua seleção de livros, Ju! ??

Ju_allencar 04/01/2024minha estante
Vale a pena dar uma chance pra os livros clássicos ?

GregoryOak 04/01/2024minha estante
Certamente que sim! Ultimamente tenho tido até muito mais vontadd de lê-los que qualquer outro.

bia monteiro 20/07/2022

"O sentimento sem discernimento é irrealista."
Foi muito bom ler esse livro. Eu esperava uma coisa diferente, mas ao mesmo tempo não sabia o que esperar??

Resolvi ler ele depois de ver quotes dele na série Anne With Anne E, e por conta disso coloquei na minha cabeça (involuntariamente) que a personalidade da Jane seria parecida como a da Anne, mas não é. Foi uma quebra de expectativa, mas não é um ponto negativo do livro, nem teria como.

Esse livro me fez parar em alguns momentos para refletir e conseguir absorver os ensinamentos que ele passa. Fiz muitas marcações nesse livro e elas são do tipo que a gnt marca pra ficar relendo e n esquecer.

Uma coisa que eu n esperava era q esse livro teria plots twists tão bons!! É maravilhoso ler um livro sem spoiler, uma experiência como nenhuma outra kkkkkkkkkk, mas é msm.

Já li ele faz um tempo então os surtos esfriaram, por isso finalizo aqui falando pra vcs lerem esse livro, pq ele é mt, mt bom.

Obs: gostei mais do estilo dessa Brontë.
Drika.Andrade 08/07/2023minha estante
Nossa esse livro é um dos meus favoritos! Já li e reli umas três vezes, e sempre me emociono, acho alguma coisa que não tinha reparado na leitura anterior... O filme também é bem legal, bem fidedigno ao livro...

bia monteiro 12/07/2023minha estante
Também é um dos meus favoritos! Ainda não assisti o filme, mas quero assistir!

Mychelly.Vasques 17/11/2023

Minha leitura favorita de 2023
Que livro incrível! eu o comprei sem saber absolutamente nada da história e não me arrependo de nada. apesar de ser um livro grande, você nem sente, a leitura flui como um rio de tão envolvente e fácil, te deixa totalmente curioso a cada página para saber qual será o destino da protagonista. há quanto tempo não me sentia tão tocada por uma leitura, muito tempo que uma história não me fazia sentir tantos sentimentos a cada capítulo que se seguia.

liagalathynius 17/03/2023

Jane Eyre.
A obra relata biografia da Jane e de sua vida sofrida, que você acha o livro inteiro que ela vai ser feliz mas é tudo pura melancolia. Pautas como: a mulher na sociedade da época, qual o intuito e oque faz uma preceptora, traumas familiares, et cetera, são tratadas no livro com muito amplo e te envolve tanto que fica ÓTIMO de compreender.

"Pobre Jane" foi isso que eu disse no livro inteiro.

Amo o jeito e a forma em que a mente dela funciona e amo todas as frases desse livro, que parece até ser composto de poesia.

Cheio de características do romantismo, ele trás uma grande melancolia (depressão?) e uma grande parceiria da Jane com o leitor.

Amei. Já sabia que ia amar depois de ter assistido anne with an "e" e recomendo pra todos que querem começar a leitura de clássicos ou entak conhecer as irmãs Brontë ? que inclusive, a Charlotte vem funcionando mais comigo.

Obs: o par romântico é horrível. Quer um homem de época BOM MESMO? leia orgulho e preconceito ou as peças infernais.

#todosodiamosorochester, bjs!

Giiiii 17/04/2023minha estante
Que linda a sua resenha. Concordo com tudo o que disse. Esse livro é simplesmente magnífico.

Roberta324 18/04/2023minha estante
Obrigada Gi. Esse agora faz parte dos meus favoritos.

Giiiii 18/04/2023minha estante
Também. Esse livro se tornou um dos meus queridos ?

Janine 25/08/2023

Obrigada Charlotte Bronte
Eu amei tanto conhecer a Jane eyre. Ela faz parte de mim agora, eu tô muito emocionada, feliz de ter lido esse livro. Leiam! ??

Ana Folmer 03/08/2023

Jane Eyre
Agora entendi o porquê esse livro é um clássico, ele é um livro de época, porém possui temas atemporais, que servem para os dias atuais e serviam para o tempo em que se passa. Ele aborda vários temas, principalmente temas voltados para as mulheres, não me refiro a feminismo e essas coisas, mas sobre o que uma mulher jovem e com muito estudo passou, sobre relacionamentos, tanto familiares quanto amorosos. Mostra que o amor sem confiança, não se mantém e que princípios são importantes e numca devem ser deixados de lado. Mostrou o amor próprio e determinação de Jane, além da benevolência de muitas pessoas, bem como a maldade de outras.
Recomendo a leitura, pode assustar a quantidade de páginas, mas vale a pena cada palavra escrita nelas.

Eddie.Erikson 15/01/2024

Um releitura. Considero o maior clássico que já existiu. Ler pela segunda vez foi um deleite tão perfeito quanto o da primeira. Recomendo

Tai 25/03/2022

Um clássico e tanto
Uma obra repleta de mistério, reviravolta e amor. Com um toque de romance de época e com uma protagonista marcante - que prende o leitor ao relatar sua vida como se fosse um diário -, Jane Eyre é uma órfã, obrigada a viver com a tia e os primos, lar a qual a jovemzinha é maltratada e amaldiçoada apenas por existir. Aos 10 anos é mandada para uma instituição de caridade em que se reergue durante os próximos 8 anos.

Ao ter sua independência, Jane vai trabalhar como preceptora da pequena Adele em uma mansão e se envolve com o patrão, Edward Rochester, um homem enigmático e complexo. Em contra partida, segredos do passado de Edward surgem a tona e compromete o amor singelo do casal.

A força de Jane reside justamente em sua coragem de resistir. Ser abandonada e destratada tantas vezes pode te fazer aceitar o primeiro carinho de bom grado, mesmos os desejos mais sombrios do coração são as chaves para o começo de algo ímpeto. Um clássico e tanto.

Indiano 27/03/2022

Melhor livro que já li na vida!
Charlotte nesse livro simplesmente não me prometeu nada e entregou tudo, o roteiro, os personagens, o modo como a história correu, simplesmente impecáveis!

Isabelle Lopes 28/03/2022

Livraço! Repleto de camadas, uma leitura mais que recomendada, necessária. Charlotte, merecidamente reconhecida, um gênio de sua época e ainda extremamente atual.
A Jane é uma força da natureza! Impossível não se identificar com ela em diversas passagens.
"
"Posso viver sozinha, se o amor-próprio e as circunstâncias exigirem isso de mim. Não  preciso vender minha alma pra comprar felicidade e paz de espírito. Possui um tesouro interior que nasceu comigo e que é perfeitamente capaz de me manter viva se todas as alegrias externas me forem negadas, ou oferecidas à um preço que eu não possa ou não concorde em pagar". (...) A razão permanece firme e no controle e não permitirá que os sentimentos a façam explodir e aproximar-se de precipícios. As paixões podem rugir furiosamente, como forças pagãs,  e os desejos podem imaginar toda sorte de coisas vãs. Mas o discernimento continuará  tendo a palavra final em cada argumento e o voto decisivo em cada escolha. Vendavais, terremotos e incêndios podem acontecer, mas eu sempre seguirei aquela vizinha que interpreta os ditames da consciência".