Belo mundo, onde você está

Belo mundo, onde você está Sally Rooney

Resenhas - Belo mundo, onde você está

mariaonacross 02/06/2024

É um romance contemporâneo centrado em quatro personagens: Alice, Eileen, Simon e Felix. O livro explora suas vidas e relações, abordando temas como amor, amizade, saúde mental e a busca por sentido.

Simon, um católico não praticante, me decepcionou com sua superficialidade religiosa, quando vi que o livro abordava religião, criei expectativa para o desenvolvimento desse tema. Eileen, infeliz em geral, tem um relacionamento interessante, embora complicado, com Simon. Alice, tem problemas de saúde mental, se envolve em um relacionamento claramente tóxico com Felix, que em muitos momentos me pareceu muito irritante.

Apesar de alguns pontos, a autora ainda aborda assuntos relevantes com uma escrita envolvente e observadora. A Sally Rooney parece adorar explorar relacionamentos conturbados, ela oferece um retrato realista e emocional das complexidades humanas. O livro, embora imperfeito em alguns aspectos, provoca reflexão sobre a vida e as conexões no mundo moderno.

Sophia 31/05/2024

(A resenha foi feita logo após de ler o livro)
O livro ?Belo mundo onde você está? conta a história de Alice e Eileen, duas amigas. Como todos os os livros da autora, a história não é muito agitada, conta uma história que facilmente poderia ser real, não é algo que me incomoda, mas exige um público específico, resumindo, tem pessoas que amam e pessoas que odeiam. Alice ao desenrolar vira uma escritora de sucesso enquanto Eileen trabalha em uma revista literária, o livro mostra os acontecimentos da vida de ambas e os e-mails que elas trocam. Amei Alice e seu jeito antipático e Eileen representa a maiorias das garotas do século 21. Alice ao longo do livro se envolve com Felix, o odiei e o amei, como ele mesmo diz, ele é uma pessoa para poucos gostos, e Eileen se envolve com Saimon, que ?não fede, nem cheira?, apenas um homem. O início do livro foi um pouco confuso, o que foi um pouco desanimador, o meio foi perfeito e o final ok. Mas amei o livro!

Ana Rodrigues 31/05/2024

Leria até a lista de compras dessa mulher
Um livro muito verdadeiro de pessoas sendo pessoas e espondo suas dúvidas e queestões sobre futuro, capitalismo, indústria cultural, entre muitos outros.
Sally cria uma história com maestria onde todos os personagens possuem espaço pra ser quem realmente são.

milenafranca 30/05/2024

Achei este livro ainda melhor do que "Pessoas Normais". As interações entre os personagens são, em sua maioria, emocionantes. Os e-mails trocados entre Alice e Eileen são brilhantes e as relações, complexas, retratam personagens extremamente humanos com os quais é fácil se identificar em várias situações. Em resumo, a escrita de Sally Rooney é genuinamente autêntica. Gostei muito deste livro (apesar de ter me irritado profundamente com um dos personagens).

cecAlia 29/05/2024

?? a lembrança é mais fraca que a vivência.?
Sally Rooney é uma das minhas escritoras contemporâneas favoritas, tanto pelo seu modo tão original de escrever, quanto pelos temas que ela aborda. Peguei esse livro sem muitas expectativas, parte disso por causa das diferentes opiniões sobre ele, mas tenho que dizer que me surpreendi demais.
Já li tanto ?normal people? quanto ?conversations with friends? e os dois livros abordam suas histórias de forma, eu diria, pesada e de uma maneira que você meio que já sabe que um final feliz é fora de cogitação, mas esse livro me deu uma sensação tão? Leve! Eu li ele com um sorriso no rosto, me importava com os personagens e torcia genuinamente pela felicidade de todos, porque era algo muito alcançável, diferente das outras obras dela. Não senti tanta frustração (como em seus outros dois livros), e esse livro me deu uma grande sensação de esperança. As coisas mais lindas em nossas vidas, são as que menos paramos pra pensar, mas as que mais somos gratas.

?? provar que a coisa mais normal nos seres humanos não é a violência ou a ganância, mas o amor e o cuidado?.

ð» . 29/05/2024

Acho que com certeza entrou para os meus favoritos, a forma como foi escrito, a história e os personagens me cativaram muito, me identifiquei bastante e fiquei com o coração quentinho.

"aonde quer que eu vá, você está comigo, assim como ele, e, enquanto vocês dois viverem, para mim, o mundo será belo."

Carol 29/05/2024

Esse é o livro da Sally que eu mais gostei.
Com uma escrita sem floreios e direto ao ponto somos apresentados quatro personagens (Alice,Eileen,Simon,Félix) e através de relatos do presente e passado vamos conhecendo mais os personagens.
Adorei à troca de e-mails entre Eileen e Alice, os questionamentos que elas levantavam e aquela frase no ar ?Vamos marcar de se ver?!? Rsrsrs sabemos muito bem como é!
Essa autora tem um dom de escrever personagens tão reais que chega a ser chato, porque eu me identifiquei em vários momentos com a Alice e a Eileen (aff), eu não vou dar 5 estrelas porque não gostei do Félix, achei ele muito estranho e não gosto da forma que ele tratava a Alice. Em vários momentos senti inveja da parte dele e uma curiosidade sem tamanho na vida do Simon.
No geral é um livro que vale muito a pena ler, fala sobre amizade, amor, companheirismo, mas, principalmente, sobre autoconhecimento.

Aline 29/05/2024

Esperava mais?
Achei os personagens retrados com muita superficialidade, não dá para sentir exatamente um ?afeto? por eles, ou mesmo compartilhar da mesma emoção/momento.
Achei também diálogos confusos, e muitas vezes se tornaram algo cansativo e meio entediante de ser lido, para mim com certeza não foi uma leitura fluida (tanto que demorei muito para terminar kkk)?

tagarelandolivros 28/05/2024

Fav da sally
Sou fã da autora agora posso dizer que gostei de todos os três livros publicados. esse realmente é o mais ?gosto de parecer inteligente? da parte dela, mas me fez refletir bastante gostei! mas ainda assim o único favoritado é conversas entre amigos

calixxverse 26/05/2024

"Parece que o sofrimento relembrado nunca é pior do que o sofrimento presente, ainda que na verdade tenha sido muito pior ? não conseguimos nos lembrar do quanto foi pior porque a lembrança é mais fraca do que a vivência."

Muito embora eu considere Sally Rooney uma mãe - não ironicamente, essa mulher me escreveu -, devo dizer que esse livro não foi um daqueles com os quais eu me conectei de coração e alma com nenhum dos personagens e que, em certos momentos, foi um tanto arrastado para mim ainda que a leitura tenha sido consideravelmente rápida para o tamanho do livro em si. Portanto, considero esse como o livro mais fraco dela pra mim, com os outros tendo sido muito mais expressivos em todos os sentidos possíveis.
As dinâmicas de relações entre os personagens acaba sendo entediante muitas vezes por nos vermos em um ciclo repetitivo com aqueles que se conhecem há muito tempo, e nem tão repetitivo com os que conhecemos recentemente. De muitas formas, esse livro não me tocou tanto assim, mas isso não o torna um livro ou uma experiência ruim; foram bons, apenas não o bastante para provocarem tantos sentimentos em mim quanto os outros livros dela.

Willians5 26/05/2024

Belo Mundo, Onde Você Está?
Confesso que demorei um pouco para terminar um livro, não só por ele ser de certa forma angustiante mas porque li os três livros da autora de uma vez e no final desse a escrita deu uma cansada.
Isso não afetou de maneira alguma minhas percepções com relação ao livro, me arisco a dizer que ele é o melhor dos três atualmente publicados. Não vou me aprofundar com relação a colocação dos outros dois.
O livro fala basicamente sobre 4 pessoas (2 casais) e trata suas dificuldades com relação a se relacionarem entre si e com eles mesmos.
Com relação a escrita, como já falei li os três livros da autora de uma vez só, pude pegar exatamente onde ela ?peca? na verdade só parece que em alguns momentos ela não quer desenvolver a trama, e isso faz parte do seu estilo de livro, só que a maior parte das pessoas não está acostumada e isso acaba deixando o livro ?chato/parado? mas eu particularmente gosto muito do estilo de escrita dela.
Basicamente isso, não vou entrar em detalhes da trama pois sinto que falar deste livro é da trama em si é como me abrir e me deixar vulnerável, se eu pudesse ter a única edição existente desse livro eu o teria e não o compartilharia com ninguém, e aquele tipo de livro que você ama mas não teria coragem de recomendar nem para os amigos mais próximo.
Obrigado.

Andressa Souza 26/05/2024

Irritante e escrita massante.
Eu não sei nem descrever o quanto eu desgostei desse livro.
A falta de sinalização dos diálogos torna a escrita um tanto confusa e nada fluida e eu achei muitas descrições exageradamente detalhadas.
Gostei da relação da Alice e da Eileen e os emails tratam de assuntos que eu gosto de ler/conversar sobre, mas de um jeito que me deixou incomodada. A forma como esses assuntos foram abordados me deu uma sensação de que a autora escreveu pensando: "Olha como eu sou inteligente e vejo os problemas do mundo que ninguém vê".
Dá pra ver claramente quando são ideias dos personagens e quando são ideias da autora.
Além disso, me irritou a forma como o tempo todo a gente volta para o assunto de "Eu não acredito em Deus", "Como pode existir gente que acredita em Deus?", "Se eu acreditasse? mas eu não acredito" Me senti lendo um livro sobre religião.
Se tirassem todas as reflexões sobre catolicismo do livro não sobrava nem metade.
Sem contar o Félix e a relação dele com a Alice, mesmo que eu tivesse gostado de todo o resto, só esse ponto já me faria detestar o livro.

Barbara.Luiza 26/05/2024

A Sally Rooney foi impecável, como sempre!
Sério, se a Sally Rooney escrever uma lista de mercado, eu vou ler, e vou amar.

Esse é o livro mais maduro dela até agora, já que diferente de "Pessoas Normais" e "Conversas entre amigos", os personagens estão todos fora do ambiente acadêmico, e estão lidando com questões como carreira, burnout, relações e como a iminência das questões climáticas influencia nossas decisões futuras.
Todos os personagens parecem tão reais, com a forma como agem e as questões que eles lidam ao longo do livro. Nenhum deles é perfeito, e em vários momentos me tiraram do sério, o que deixa o livro ainda mais especial.
"Belo mundo, onde você está?" fala principalmente sobre a beleza dos pequenos momentos, e vários momentos eram descritos como se fosse uma cena de filme.

Enfim, um ótimo livro!!! Leiam, esse livro é uma obra de arte!

kaureads 25/05/2024

Decepcionante
Vejo bastante gente falando por aí que os livros da Sally são muito bons, porém, não funcionou para mim. Tive altas expectativas que não foram atendidas.

Achei a escrita extremamente massante e cansativa, as personagens chatas e o enredo não fica claro ao leitor.

Gostei das críticas e reflexões mas não valeu a tortura psicológica foi ler este livro. É tudo muito excêntrico e difícil de entender, não achei que me prendeu muito e foi complicado para perceber qual o objetivo da história.

Demorei um mês para finalizar e simplesmente não achei bom mas, não me arrependo do tempo que passei para entendê-lo.

Foi uma experiência cansativa, tediosa e reflexiva.

Portanto, agradeço à esse livro por despertar em mim a vontade de ler outros gêneros derivados desse.

De modo geral, não sei se recomendo.
Acredito que aqui o que vale é a experiência de cada um mesmo.

Renata.Travassos 25/05/2024

Estilo literário: sally rooney
Se a Sally escrever 50 livros eu lerei os 50!
Pra mim esse livro foi mais uma obra de arte.. eu sou apaixonada na escrita nua e crua de Sally rooney? personagens reais num nível que realmente chega dói de ler. Fiquei com raiva e me identifiquei mil vezes com os personagens, tudo de uma vez só.
Li muito rápido, fiquei realmente curiosa pra saber o desfecho e eis que finalmente Sally me traz um de aquecer o coração ??
Os emails pra mim eram o ponto alto, tantas reflexões que eu jamais conseguiria colocar em palavras
Fiquei decepcionada com tantos comentários negativos aqui porque essa leitura realmente me pegou!
10/10 pra mim!