A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

Léslie 20/05/2024

Sensibilidade; Nudeza; Verdade.
“Naquele dia eu descobri que palavra rasga mais que faca no corpo.”

Eu não tenho nem palavras para descrever tamanha admiração por essa escrita, sem condições. Você devora esse livro sem nem perceber, quando se vê já leu a última palavra e respira fundo porque não é fácil... Quanta sensibilidade cabe em uma história? Quanta verdade? Quanta dor?

É uma obra de muito sentimento, falar dessa forma tão crua sobre a maternidade e tudo que envolve esse ato não é pra qualquer um e Vanessa cuspiu cada palavra como um espinho na coluna nos cutucando. É real. Vale muito a pena.

Kimonne 19/05/2024

Bom de ler
Me interessei por ser premiado e fui folhear o livro, acabei lendo o livro em um dia de tão fluído que ele é, uma leitura muito boa. O livro é bastante triste, principalmente a história da mãe dela, ao mesmo tempo bonito e emocionante. É bem rapido também já que tem menos de 100 páginas.

jjjjjulias2 19/05/2024

Gosto muito de livros que falam de maternidade nua e crua dessa forma. Mas esse foi um soco no estômago, uma história que infelizmente se repete e vai se repetir por muito tempo em nossa sociedade, doloroso demais.

Leticia640 17/05/2024

A história dói, pega em feridas que você não imaginava. Retrata a realidade da maternidade para muitas pessoas.

Impecável, recomendo muito!! Só gostaria que tivesse mais páginas?

jess queiroz 17/05/2024

Tão sensível
Fui ler a descrição e as avaliações e me encantei, logo mais achei ele em promoção, mas que valor tem esse livro!!! Me fez chorar, sentir raiva, compaixão e alegria. Tão delicado e sensível. Lindo, lindo!

Joaquim 16/05/2024

Este livro relata a realidade de muitos brasileiros que por inúmeros motivos não conhecem e/ou nem sabem quem são seus genitores (na maioria dos casos, pai)
A narrativa apresenta as vivências de duas mulheres que foram vítimas do patriarcado e dos abusos que atingem as mulheres justamente por serem quem são, ou seja, violência de gênero.
Todavia, apesar de envolver o leitor, achei que o livro merecia um final melhor elaborado/com maior sentido, mesmo que a ideia do mesmo fosse ser fiel a realidade concreta.

Natalia Reis 16/05/2024

"Dói parir palavras. Dói mais ainda viver com elas dentro"
Foi uma roleta de emoções acompanhar essa narrativa. Apesar de ser um livro curtinho, ele conta muito do que é a realidade de muitas mulheres. Mães, filhas, netas usadas, violentadas e abandonadas.
O que mais incomoda na leitura é saber que essa história não está longe da realidade de muitas mulheres que vivem ao nosso redor.

readingwlissa 16/05/2024

Eu amo a literatura brasileira.
Que livro incrível. Uma história triste, pesada e ao mesmo tempo muito real.
Tenho certeza minha visão sobre a vida evoluiu, comecei a ver o mundo de outra forma.
Escrita crua que em diversos momentos me deixou muito emocionada. Admito que chorei com o final.
Valorizem a nossa literatura, histórias como essa precisam de visibilidade.

Karenhosa 15/05/2024

Tão lindo e tão triste
Esse livro me lembrou do porque amo tanto a literatura brasileira, da forma como a dor virar parte de nós e conseguimos transformar em arte, em como a mulher cresce vendo e vivendo toda a maldade e o pior que existe no mundo, como a maternidade vai além de "parir", que espetáculo de livro.

behindsaura 12/05/2024

Curto e potente.
Este é um livro curto, a leitura leva em média 1h50m, mas não deixa de ser uma das obras mais potentes que li. O retrato de uma realidade atual e brutal, narrando a história da filha, da mãe e da avó de maneira entrelaçada, como essas vivências foram perpassadas por dores e violências. Apesar de tanta mágoa e solitude, é inevitável que haja um laço forte de amor e zelo entre todas as partes.
Acredito que é um dos livros mais crus que já li e a experiência foi surreal. Que obra FANTÁSTICA! Um urro de realidade sobre maternidade, raça, classe e infância roubada.

João Pedro 12/05/2024

Amor é construção
Um livro curto e potente. A história de uma filha, mãe e avó entrelaçada por dores, abusos, violências, mas também sustentada por um laço de cuidado e afeto muito maior. Me fez pensar que o amor é muita vez construção. A escrita de Vanessa Passos é daquelas que traga. Objetiva, verossímil e feroz. Belíssimo!

Alice 10/05/2024

Bommmm
Acho que não foi 5 estrelas pq n tô acostumada com esse gênero mas apesar disso, gostei bastante. Adorei as personagens

Mônica 08/05/2024

Um livro curto é incrível! De ler de uma só vez. As varias camadas das personagens, todas sem nome, com a historia oculta e pela metade. A realidade e a crueldade de toda violência que uma mulher pode ser submetida e as consequências. Um dos melhores livros que li esse ano.