Cassy, o Bicha

Resenhas - Cassy, o Bicha

1 | 2 | 3 | 4

30/01/2024

Sei nem o que dizer
Não gostei muito não. Fiquei com a sensação de que o autor quis criar um personagem que representasse o maior número de diversidades possíveis e colocá-lo frente ao mais recente vilão/monstro/insira aqui adjetivos ruins, da história recente do país. E simplesmente não funcionou, As situações, cenas e diálogos me pareceram muito forçadas e muitas vezes escritas só para chocar. Uma pena, mais não rolou.

Oceano 31/12/2023

O segundo volume lançado da série não-interligada República dos Unicórnios, é também o terceiro que eu li, é O MELHOR DOS TRÊS!!! Não me arrependo nem um pouco de ter deixado Cassy, O Bicha como última leitura da série. Tem o agito e a farofada boa de Ayla e compensa muito o marasmo de Tuiuiú. Tiveram cenas que seriam totalmente dispensáveis? Sim. Aquela do hospital não precisava nem ter existido, mas isso não deixou o conto ruim ou diminuiu sua qualidade. Agora que eu li os três, me pergunto o que vai acontecer em um possível quarto volume, se vai ter crossover ou algo do tipo. Quero muito saber como o rei vai acabar.

Dango Yoshio 18/11/2023

Os Bicha
Uma distopia nacional com protagonismo LGBT+

Cassy, cangaceiro contemporâneo, enfrenta fanáticos religiosos liderados pelo Rei Messias para reconquistar o que é seu por direito: as terras de sua família e seu direito à liberdade de ser quem é.

Um conto rápido, divertido e com críticas muito bem colocadas. Gostei!

readcaiou 18/09/2023

é como diz a nota inicial
Quando abri o livro e me deparei com a nota dizendo "um protagonista preto, gay e nordestino, escrito por um branco, hetero e sulista" eu criei uma ideia do que ia encontrar

felizmente, o livro me surpreendeu, com um humor mórbido e estranhamente divertido, sempre alido às críticas sociais

meu problema é que o conto é muito superficial, a escrita é rápida demais para um tema tão interessante e complexo
não vou ousar dizer que foi mal aproveitado, mas que havia espaço para se aprofundar mais e tornar essa história efetivamente icônica, havia

no fim, a imagem que eu criei pelo que li na nota inicial não estava tão errada assim, infelizmente

Fernanda 07/05/2023

Bom(bah)!
Não sei direito o que esperava do conto e nem sei o que recebi. Mas, pelo menos, a história é curta.

Babi 22/07/2022

Bicha demais
Conto que materializa a vontade que todo brasileiro tem em fazer nesse país. Me ganhou no sentimento, mas gostaria que a escrita fosse menos "rápida ", queria me sentir no meio da história. Mas isso é frescura minha, de resto, Cassy, o bicha, é pika (piada intencional).

Rauta 07/06/2022

Inovador
Cara, esse conto foi muito mais do que eu esperava. Pra falar a verdade, eu não sabia o que esperar hahuahuahua, mas a experiência foi sensacional!!
Muitas coisas que acontecem são bem surpreendentes, as batalhas, a cirurgia, tudo leva para um lado do tipo "sonho de liberdade macabro". Mas acho que liberdade é sobre isso: sacrifícios, sangue e muita dor até você de fato chegar na liberdade.
Eu colocaria esse como distopia, e ainda muito bem escrita.

Jorgea 31/05/2022

Visceral e Intenso!
Esse livro é tudo! Senti toda a revolta dos personagens. É um livro que a gente não para de ler, e quem parar não vai conseguir pensar em outra coisa!

Leiturasdorogerio 16/05/2022

Resenha feita no meu IG @leiturasdorogerio
E se o presidente do Brasil tomasse o poder e começasse a se declarar como rei. O que você faria?
Em "Cassy, o bicha", acompanharemos a história de Cassy, um homem gay, preto e nordestino, que em 2024 após dois anos do golpe pelo réi Messias, cansado da repressão e opressão por ser quem é, decide de uma vez por todas afrontar o rei e seus seguidores em busca do que acredita. Nesse trajeto, decide ir para o Rio Grande do Sul atrás de terras que são suas por direito, porém nesse caminho conturbado enfrentará muitos desafios que poderão custar sua vida.
Será que Cassy conseguirá chegar no seu destino? E será que nesse caminho ele será salvo pelos arcanjos?

Por se passar alguns anos no futuro, em um governo ditatorial em que ocorre a privação do ser, da sua essência, posso considerar como uma distopia. No decorrer da leitura vocês entenderão o significado da palavra "salvo" e o que são os "arcanjos".
Um Brasil onde carros são bens apenas da elite classe A, onde celulares são a nova maconha, onde leis não existem mais, somente a palavra do rei, e quem for contrário a tudo que ele diz, será salvo. ( Se vocês observarem bem, não é tão diferente do Brasil atual né?)
Lucas construiu um cenário ideal para a história e soube retratar com perfeição todos os personagens através de uma escrita própria, com vocabulários e linguajares daquela região. Uma narração perfeita.
Confesso que por possuir uma linguagem forte e pesada, algumas partes mexeu muito comigo e fiquei um pouco mal, porém foram necessárias para toda a trama.
Não sou um homem negro, muito menos nordestino e por isso te parabenizo por trazer essas características ( gay, negro e nordestino) para o meio literário. Falta representatividade nos livros, querendo ou não, em livros com temática LGBTQIA + o que mais se vê são "gays" brancos de capitais, como SP, então trazer isso para aqui é de extrema importância visto que a diversidade está aí e todos merecem ser retratados.
Eu amei o conto e todes devem conhecer também.
Parabéns Lucas.
Leiam mais nacionais e apoiem autores nacionais

Lívia 18/04/2022

Queria mais!
Esse livro é bem rápido de ler e inclusive queria saber como é que continuaria (tem continuação que eu nao saiba? Hehe)
Tem violência, tem identidade e tem Brasil.

Andreia 10/03/2022

Nesse conto, o autor nos apresenta um Brasil distópico (mas, infelizmente possível, dado as circunstâncias atuais), no qual houve um golpe de estado. O país não é mais uma república, mas sim uma monarquia. Cassy, um homem gay, negro e historiador, faz parte das minorias oprimidas nesse novo regime. Até que um momento ele não aguenta mais esconder quem ele realmente é e decide se assumir, mesmo que isso possa causar sua morte. Nisso ele parte em uma jornada até o Rio Grande do Sul, onde pretende retomar terras pertencentes a sua família.

Com escrita fluida e muito humor ácido, Lucas nos apresenta uma história muito bem escrita e desenvolvida, que infelizmente pode se tornar realidade. Esse conto me trouxe um misto de experiências, em alguns momentos ri muito com os comentários feitos por Cassy, em outros momentos fiquei aflita pelo o que podia acontecer com o personagem, e em outros fiquei perplexa e chocada com as atitudes que Cassy tomou. Vale ressaltar que o conto contém gatilhos, como homofobia, violência e tortura. Recomendo muito o conto!

Jennifer 06/03/2022

Intenso e necessário
? No reino de Deus, é dever do cidadão de bem ajudar os que se desvirtuaram ?

Esse conto foi muito intenso e muito necessário. Aqui vamos conhecer Cassy um homem preto, gay que vive no nordeste, em Brasil de 2024 comandado pelo Rei Messias, que transformou o país em uma ditadura de perseguição.

Cassy ao longa da sua jornada na buscar de coisas que foram lhe tiradas, ele conhece e se aliar à um bando improvável (umas da melhores partes da história) e juntos vão enfrentando tudo e todos.

??| Gatilhos da história: Xenofobia, Violência Física e Verbal, Racismo e Homofobia.

omath.lopes 27/02/2022

Cassy, o Bicha
UM DOS MELHORES CONTOS DA VIDA.
É pesado no final, mas é uma história que se faz muito necessária em tempos como o que estamos vivendo. É surreal o quanto essa ficção trás um ar de futura realidade, as alusões são de arrepiar e te fazer enxergar tudo com outros olhos.
Também tem momentos que me fez rir e outros de pura tensão.
Achei ótimo que eles não passam pano pra muitas situações, e também mostram que quando o ser humano tá P da vida ele toma decisões que geram opiniões diversas. Mas nem tudo/todos são flores né.

Simplesmente apaixonado e não vou falar demais porque se não entrega muito, leiam.
?????

Bellesbooks 20/02/2022

Sério isso????
Vi um booktube falar dele achei a proposta interessante a possível crítica ao governo, mas não tem nada com nada, lé com cré, necas de pitibiribas, não me agradou nem um pouco, basicamente só tem tiro.

SAN 19/02/2022

Impactante
Forte, expressivo, violento.
(Durante a leitura lembrei muito de laranja mecânica)

O Cassy é muito estereotipado, mas acredito que seja propositalmente. É uma leitura simples porém não leve.

1 | 2 | 3 | 4