Lendários

Tracy Deonn

Resenhas -

Gabriella.Gervasio 04/06/2024

Lendários
Eu me surpreendi dms com esse livro.
A história inteira gira em torno das histórias do Rei Arthur e sua Távola Redonda, com várias conexões e muuuita magia.
Conta a vida de uma menina, a Bree, que é completamente inserida nesse mundo após a morte de sua mãe. E um ponto muito interessante é que, devido a Bree ser uma menina negra, o livro explora questões de racismo que aconteceu ao longo dos séculos e ainda acontece nos dias de hoje.
Eu gostei bastante do livro, dos personagens e já até comprei a continuação.
E ainda por cima, pra melhorar, tem meio que um triângulo amoroso ali no meio? normalmente eu não curto muito mas esse eu gostei, muito sútil.
Enfim, adorei.

Bia 04/06/2024

Eu digo para vcs apenas se senta e leia este livro que é SENSACIONAL. Se vcs gostam de livros de fantasia podem ler a vontade o enredo em si é incrível !!!

Kath 03/06/2024

EITA P*RRA!!!!
Essa foi literalmente minha reação durante 90% do livro!! Nossa, tem muitas reviravoltas, isso porque são muitos mistérios, e quando você tem total certeza que resolveu algum deles descobre que sua teoria estava completamente errada e a história é muito diferente, e você fica assim ?????
Esse livro é maravilhoso!!! Tem tudo nele!! Tem romance adolescente, tem loirinhos lindos, tem moreno sarcástico com passado difícil, tem guerra, tem morte, tem poderes, tem demônio, tem talaricagem, tem plot twist, tem alcoólatra, tem ancestralidade? parça, tudo que você quiser ver tem nesse livro!!!
Sério, nem estou conseguindo passar meus sentimentos para essa resenha pra deixar ela boa, de tantas emoções que eu tive lendo esse livro, todo mundo deveria ler ele com toda certeza.
Mas agora, falando sério, como uma pessoa negra me senti muito bem representada e exaltada nesse livro, a protagonista é negra, e além de passar por diversas situações em que representa muito as pessoas como nós, também explora de uma maneira muito ampla sua ancestralidade.
Ancestralidade. Essa é uma palavra que está muito presente em todo o contexto desse livro, e é muito bem abordada, falando muito sobre os tempos da escravidão, por exemplo, por mais que isso seja algo que doa muito, teve ser estudado mesmo assim, para que possamos então começar a debater sobre racismo, e esse livro faz isso muito bem.
O livro tem inúmeros pontos positivos, mas se tiver que citar algum negativo só consigo pensar sobre o tamanho dele, gosto de livros grandes, no geral, e a leitura desse livro foi muito fluida e boa, mas por conta do tamanho do livro se tornou um pouco cansativa na reta final, o que na minha opinião não deveria acontecer em livro algum.
Mas de qualquer forma, eu adorei a leitura, é só me senti um pouco boba por não ter percebido que esse livro tinha continuação ? agora vou ter que gastar caro para ler a parte dois!
Mas acho que vale a pena, pois estou muito curiosa para ver quais outros plots vou me deparar.

taylor's version 03/06/2024

Esse livro é o fav da minha vida!!!!!!!!!!
Sinto que tem uma parte de mim com esse livro, um fragmento da minha alma, nada muda minha opinião "ah mas você ainda não leu o segundo livro" idai???? todos os personagens me cativaram, foi tanta informação no final que nao deu nem tempo de ficar triste

Beatriz.Morais 02/06/2024

Muito mais que um livro de fantasia
De início achei que a autora acaba jogando muita informação para nós leitores, então muitas vezes no desenrolar do livro eu me vi perdida e tendo que voltar algumas páginas para poder entender melhor sobre a hierarquia e o sistema de magias. Recomendo que leiam com calma?

A personagem da Bree muitas vezes age de forma imatura e isso foi algo que até a metade do livro me incomodou muito, mesmo ciente que é normal para a idade dela. Mas é nítida a evolução da personagem até o final do livro.

Não é só um simples livro de fantasia, esse livro tem muitas camadas e a autora aborda a questão racial de forma que impacta e de maneira muito profunda. Me vi sentindo as dores da Bree e de cada ancestral dela, me vi querendo chorar com a forma como é descritos alguns acontecimentos.

A Bree muitas vezes precisa ser extremamente forte, a autora mostra como muitas vezes o racismo vem velado de ?elogios? e não só isso, o sofrimento que as mulheres negras passam no dia a dia. Me vi sentindo a dor da personagem, a raiva e todos os sentimentos possíveis.
Recomendo demais essa leitura!!

Laura 01/06/2024

Escrevendo pro desafio anual, recomendo a leitura Haiajahajahsjshaaaaaaaaaaaaaaaaaáaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Carol1742 01/06/2024

Realmente LENDARIO
Mesmo o meu primeiro contato com esse livro tenha sido há anos atrás, eu não perdi um pingo de carinho que eu tenho por ele hoje em dia.

Essa história é simplesmente impecável em vários aspectos, desde a representatividade até as falhas da personagem, Briana é a representação de muitas vidas negras na Carolina do Norte, mas não apenas eles, todas as vidas pretas que existem e já existiram. Podem falar, "ah ela é insuportável e surta com tudo" NÃO, APENAS NÃO, a vida negra é sempre mais difícil, sendo mulher então, MIL VEZES PIOR, até no luto é mais complicado, bom, esse é um assunto que não vou entrar, mas pqp, que representação foda. Não só de gente negra, tivemos bissexuais, não binário, latino etc. SENSACIONAL.

A primeira vez que eu li, esse plot me pegou de um jeito tenebroso, simplesmente extremamente calculado e achei até que bem construído, não tenho propriedade para julgar e nem nada, mas não senti que tiveram furos no enredo ou algo assim. Nota 1000.

Nesse livro já tivemos pequenos spoilers de como vai ser a vida amorosa da Bree, já adianto, caótica. A relação dela com o Nick é simplesmente uma graça e com o Sel é o típico enimies to lovers, bem no enimies mesmo e puramente tensão sexual, até então. Digo e repito, os três poderiam muito bem se pegar e acabar com essa palhaçada da Bree escolher um só.

Os personagens são simplesmente maravilhosos, como são muitos não deu pra desenvolver muitooooo bem e nem a Bree da muito espaço pra fazer isso (baseando tbm o outro livro), mas ainda assim, amo vários deles, menos a cachorra da Tor, 🤬 #$%!& e os krlh.

Anelena <3 26/05/2024

O MELHOR LIVRO DA MINHA VIDA
O título não é nenhum exagero, este sem dúvidas foi o melhor livro que eu li em muito tempo e o melhor que li em toda a minha vida. A Tracy Deonn(autora do livro) fala nessa história sobre tantas pautas importantes e nós faz refletir sobre tantos assuntos,muito sobre o racismo e negritude, traumas, luto, escravidão e feudalismo, sobre suas raízes e origens, machismo, sobre o poder e quem manda no mundo. E não apenas isso, a história é super fluída e te prende nela, nós entramos dentro da história, sentimos tudo junto com a Bree(protagonista), as revelações, as tristezas, a tensão (pra caramba), o medo(demais), a dúvida e a incerteza de se tudo vai acabar bem. É uma história que me tocou demais, principalmente por ser uma garota parda de pele escura(ou negra de pele clara) e me indentificar nesse livro de diversas formas e me sentir representada. Esse foi o primeiro livro de uma autora negra que eu li e o segundo que tem um protagonista negro e sinceramente e sem exagero esse foi o melhor livro que eu li em toda a minha vida, muito obrigada Tracy.

LadyHipocrit 24/05/2024

Força e representatividade na protagonista
Ok, pensem em um plot que eu não esperava? Vale a pena, viu. A protagonista trás aspectos realistas sobre a situação da pessoa preta colocando dentro de um livro de fantasia questões sobre como o negro colonizado teve sua identidade e poder usurpado, tambem trás valoração ao poder ancestral que a personagem carrega dentro de si e força que este tem. Uma releitura simplesmente incrível do clássico Rei Arthur. Pretendo ler de novo em breve ????

Ana 19/05/2024

Melhor do que eu lembrava
Quando li esse livro pela primeira vez eu gostei muito mesmo, considerei um dos melhores que já tinha lido, mas como foi a um tempo atrás, acho que eu não conseguia entender o peso de muitas coisas que acontecem nesse livro.
Essas coisas são pra mim hoje o que representam a maior riqueza do livro, que é como esse livro trata o racismo, a escravidão e tudo que as pessoas negras precisam lidar até hoje por conta na cor de pele que elas herdaram.
Acho que nunca vi um livro jovem tratar desse assunto com tanta maestria, a autora consegue mexer muito com o leitor principalmente nas últimas páginas. Não entendo o porque de não ser mais famoso, sei que lá fora esse livro recebe mais atenção.
Enfim, foi uma ótima releitura, eu considerei não ler esse livro pra passar direito pro segundo mas achei que me conectaria muito mais com os personagens com a história ainda fresca na memória, foi uma ótima decisão, lembrei de muitas coisas que são muito importantes e acho que agora posso passar pro segundo livro.

LaAs79 19/05/2024

Uma protagonista forte e imbatível
Eu li Lendários novamente para começar o segundo, para me relembrar de algumas coisas. As cenas só ficaram ainda melhores pela segunda vez!
Jamais tinha lido um livro tão bom. A história é muito bem construída, com um enredo de tirar o fôlego, nunca ficando parado. Os personagens são super cativantes e carismáticos.
Percebi com o livro o quanto fui negligente ao perceber que quase não leio muitos livros com protagonistas negras. Isso é ultrajante. Já que as mulheres negras passam por muitas dificuldades, comparadas com outras, pois há um dublo preconceito, por gênero e raça. Essas mulheres deveriam ser exaltadas e extremamente admiradas, por sua garra e perseverança.
Simplesmente amei a Bree. Ela é uma mulher negra extremamente forte e independente, mostrando muito seu potencial e lutando ao seu máximo, mostrando muito evolução ao longo do livro. Acho muito empoderada o modo como ela lida com o racismo, que é bastante comentado no livro, demonstrado em várias cenas, o que não tem cabimento nem nos tempos antigos e muito menos atualmente.
No triângulo amoroso, o Nick pode ser fofinho, porém o Sel é o meu moreno misterioso predileto. Ele foi de um rabugento para um dos que ficou ao lado da Bree, apoiando-a. Nunca vou me esquecer dele chamando ela de cariad! Tão lindo!
Estou muito ansiosa para o segundo volume, para descobrir como a Bree lidará sendo o novo rei e com a Arte da Raíz. Ela tem muito potencial para ser ainda mais poderosa.

JAlia372 18/05/2024

Queridissimo
Além de ser um dos melhores livros de fantasia que eu já li , trabalha muitas questões raciais o que eu não via muito em livros do gênero , também , uma capa LINDA dessa o que esperar , o único defeito é que deviam ter mais cenas românticas entre a Bree e o Sel , como no 2º livro

Bianca 17/05/2024

INCRÍVEL
GENTE, PORQUE AS PESSOAS NÃO FALAM DESSE LIVRO??
Eu amei tanto!!
Eu demorei engajar na história pelo tempo corrido, mas quando eu parei pra ler.... Gente, é tão fluído que você nem percebe as páginas passando. Tanta coisa acontece, tanta reviravolta. As últimas páginas eu fiquei sem ar e com o coração acelerado.
Eu fiquei suspeitando do final, mas como aconteceu de tirar o fôlego.
Não sei se eu fiquei muito tempo sem ler fantasia, mas gente eu achei tão incrível!
RECOMENDO MUITOOOO!!!

Isaururinha 16/05/2024

Que demora
Sério, que demora pra ler um livro. A leitura empacou um bocado, mas depois deu certo, no final fica bem bom