A Vida Invisível de Addie LaRue (eBook)

A Vida Invisível de Addie LaRue (eBook) V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

avicka 23/05/2024

"Preciso que você se lembre."
E eu não me esquecerei, Addie, mas confesso que gostaria que você fosse bem mais inesquecível para mim do que realmente foi.
Esse livro não foi nada do que eu achava que seria, sequer sabia que tinha fantasia envolvida, primeiramente, mas isso não é uma coisa ruim, me animei muito no começo, embora tudo estivesse muito confuso, tinha achado a história boa, criativa, e já tive contato com a escrita dessa autora antes e a acho muito envolvente, e com o começo não foi diferente. Contudo, tal animação passou subita e rapidamente quando determinadas frustrações foram surgindo:
? Ao decorrer da história, passei a achar bem cansativo, repetitivo e tedioso; em todos os momentos entendi que a autora queria que acompanhassemos a jornada de Addie, suas paixões e amizades impossíveis, mas não pude não me cansar com o mesmo infinito processo de todos sempre acabando se esquecendo dela, ela ficando em pedaços e seguindo em frente, de novo e de novo e de novo.
? Um personagem que amei muito foi o Henry, certamente nunca vou esquecê-lo por me identificar com ele e o achar um personagem com problemas bem aprofundados, porém me frustrou INTENSAMENTE o desenvolvimento dele com a Addie como casal (que foi, basicamente, inexistente). Me deixa muito triste saber que esse casal tinha potencial para ser bom, que eu o acho bom, mas que não foi desenvolvido. Confesso que não gosto muito quando o casal demora demais para ficar junto, mas ficar junto na velocidade com a qual eles ficaram, nem sabendo direito o nome um do outro antes de já terem o seu primeiro beijo e já terem seu hot... não. Apenas não; foi impossível para mim ter tempo para gostar desse casal como achei que gostaria, embora os tenha achado fofos depois de um certo tempo juntos, não tem como excluir esse começo sem evolução nenhuma.
? O livro perdeu metade do brilho para mim quando descobri que havia uma tensão sexual entre a Addie e o Luc e que haviam chances de os dois acabarem juntos. Eu particularmente não gosto DESSE tipo de enemies to lovers, onde, nesse caso, ele destrói a vida dela e ela ainda assim se apaixona. Nada tira de minha cabeça que se a Addie já o amou alguma vez foi inteiramente por sua sanidade mental ter morrido em algum momento de seus 300 anos de vida e por Luc ser o mais próximo de um ser humano que ela tem fixamente em sua vida, limitando ao extremo suas opções amorosas. Sem dúvidas o que mais odiei nesse livro todo foi esse casal.
? Me deixou de certa forma irritada em como o livro todo é super sentimental, porém quando se trata dos sentimentos amorosos dos personagens, ele não é claro. A Addie, por exemplo, diz estar apaixonada pelo Henry, mas no final, se mostra em duvidas em se era realmente amor ou se era apenas alívio por ter encontrado alguém que se lembrava dela, e também já disse amar o Luc, mas o final deixa a entender que não amava mais, mas não sei quando isso deixou de acontecer exatamente, também.
? Fiquei MT em dúvida sobre o que pensar em relação ao final, mas depois de uma reflexão, cheguei a conclusão de que ele não me agradou nenhum pouco. Entendi a mensagem que autora quis passar, com aquele ar levemente misterioso e carregado de triunfo que a Addie finalmente sentiria em relação ao Luc, mas ele ficou parecendo ser algum tipo de encerramento que dá indícios de uma continuação, e não o fim de um volume único, para mim soou de longe como um final bem fechado. O final perfeito para mim seria a Addie vivendo com o Henry, e me irrita o fato de que isso poderia ter acontecido, e que talvez aconteça quando a Addie concluir seu plano sobre o Luc, mas isso fica para a nossa imaginação. Uma outra opção válida de final para mim, também, era acabando com a Addie finalmente morrendo, ela já viveu por três séculos, já basta, não? Ela nunca sequer pediu isso, quando rezou, pediu por um pouco mais de tempo de liberdade, e ganhou imortalidade e esquecimento, e mesmo que tenha passado a se acostumar com a sua vida, tudo tem um fim, e ela deveria ter um também.
O final dos meus pesadelos, porém, seria ela ficando junto com o Luc, mas como isso aconteceu de uma forma onde ela não está apaixonada (pelo menos suponho que não esteja, esse livro é bipolar com essa questão), não me revoltei tanto, poderia ser pior. E fico feliz que o Henry não tenha morrido, ele é meu protegido ali.
(Mas odiei o final origianal mesmo assim).
No entanto, apesar das, infelizmente, várias decepções, achei um bom livro, que me emocionou e me deixou reflexiva em várias partes, inclusive me fazendo chorar mais para o final; ele só tinha potencial de ser melhor do que foi, para mim.

miss swiftie 22/05/2024

?eu me lembro de você?
GENTE. QUE LIVRO SURREAL

eu tinha começado a ler ele faz muito tempo mas desisti, mas comprei ele e tentei de novo uns dias atras E EU ME APAIXONEI
que historia linda!
e esse final? acho que uma parte de mim foi pra escuridão também.

e eu amei todas as referencias a artistas durante a historia, quem sabe a gente não acha vestígios de uma addie larue por ai?

kauane40 22/05/2024

Poderia ter sido melhor
Achei uma leitura bem arrastada, as coisas demoram muito pra acontecer, maior parte do livro fica alternando entre passado e presente, mas muitas partes poderiam ter sido resumidas. Mas, gostei muito do Henry e do Luc. Só ficou chata porque a autora entendeu muito a história.

Emanuele 21/05/2024

Você será lembrada
É de uma complexidade absurda pensar na diferença que faz ser lembrado. É um detalhe que não faz a menor diferença, uma besteira... Mas pra Adeline é tão triste, ter a vida eterna e ser tão sozinha e esquecível. Foi bom acompanhar as aventuras de Addie e pensar no TANTO que realmente não conhecemos a um ponto que faz 300 anos ser realmente POUCO. É totalmente compreensível a solidão dela, a saudade do quê ela perdeu mesmo quando fez uma ESCOLHA. E o fato dela aceitar as consequências dessa escolha e não desistir de deixar sua marca no mundo faz valer cada página.
Eu confesso que queria um final diferente, mas sei que tinha que ser exatamente como foi.

Kamile.Karolina 21/05/2024

Eu livro de vc Addie LaRue
Que livro senhoras e senhores, do tipo que te dá vontade de chorar o livro todo

Sabe aquela sensação de invisibilidade? Não uma boa, mas aquela de que você não deixa marca por onde passa, que se sumir ninguém vai notar e isso te assusta?

Senti isso o livro todo, Addie é tão incrível e talvez não seja mais humana depois de tudo que viveu, ela é parte da história e me senti como quando li os sete maridos de Evelyn Hugo, pensando como ela não existe de verdade? Amo escritores que criam uma pessoa e não um personagem e com certeza essa entrou pra minha coleções de favoritos

manuzeca 21/05/2024

Esperava mais
Eu estava muito animada para ler este livro, já que ele é tão famoso e tão bem falado. Mas eu não consegui me aproximar da história, talvez não tenha lido ele em um bom momento da minha vida.
Adelaine é uma menina que vive em um pequeno vilarejo na França, no século XVII. Ela não é comum, Addie acredita em deuses e histórias, gosta de arte e quer ser livre. Ao se ver presa em uma vida que não deseja, Addie faz um pacto pela sua liberdade, mas essa liberdade tem um preço. Em um momento de desespero, ela faz um pacto com a escuridão: em troca de tempo e vida para experimentar tudo o que deseja, ela se tornará incapaz de ser lembrada por alguém e de deixar uma marca no mundo.
Vagando pelo mundo sozinha, Addie precisa aprender a lidar com a solidão de uma vida que não existe. Com uma narrativa detalhada e extensa, acompanhamos Addie tentando lidar com sua nova vida e a tristeza que isso a causa, passando por séculos e momentos históricos que Addie vivenciou sem poder deixar seu nome escrito em uma folha de papel. Tudo que ela tem é a escuridão, que ela tanto odeia.
Em 2014, o mundo de Addie vira de cabeça para baixo quando alguém, um garoto qualquer dono de uma livraria, se lembra dela. E então, de repente, todos seus sonhos se tornam realidade.
A escrita do livro é bem interessante, intercalando os momentos passados da vida de Addie com os momentos do presente, trazendo sutis paralelos sobre esses dois tempos e como eles fazem Addie reflita sobre sua vida. O livro é muito bem escrito, embora seja um pouco maçante na descrição dos cenários, tem frases lindas o que traz um ar poético para a história.
É um bom livro, embora não seja fácil de ler. Confesso que gostava bastante das aparições da escuridão e fiquei ligeiramente decepcionada com o final. Também não consegui me conectar muito bem com a Addie, o que dificultou que eu sentisse alguma coisa pela história dela. Já o Henry é um personagem muito fofo mas que também não me capturou tanta atenção. O livro é bem escrito mas com personagens que não me chamaram tanta atenção. Talvez eu não tenha lido ele em um bom momento, vale uma releitura no futuro e quem sabe eu mudo minha opinião.

marcosplo 20/05/2024

Invisível mas inesquecível.
Esse livro tem um ritmo de leitura bem lento, e as vezes até entediante, mas não sei qual a mágica divina a autora faz que engata o leitor em uma leitura compulsiva que é possível perder os sentidos. O final é um imaginável plot-twist, mas novamente, ela adere alguma magia para ser tão impressionante. De fato, é uma personagem invisível mas inesquecível.

Laah Rodrigues 7 20/05/2024

Não gostei o tanto q achei que gostaria
O livro explica o que não precisava muito e o que seria preciso não.
Chegou uma hora que o livro ficou cansativo na minha opinião

naycomenta 20/05/2024

Addie LaRue sempre será Inesquecível
Comecei este livro pensando que teria dificuldade para a leitura fluir pelo seu tamanho um pouco intimidante mas felizmente tive uma grata surpresa. Ao completar 20% de leitura já me vi completamente apegada a Adeline, que com seus desejos, sonhos e principalmente sua coragem, não tem nada de esquecível.

Gostei muito do desenvolvimento dos personagens secundários, pois embora este livro seja uma espécie de "autobiografia" não deixou que outros nomes importantes se tornassem meros acessórios da história dela. Pude me apegar ao Luc, a Estele e ao Henry da mesma maneira em que me apeguei e torci pela Addie.

Com certeza a história de Addie LaRue não será esquecida porque agora é a história que eu vou contar aos quatro cantos e o livro que irei recomendar a todo mundo.

Sobre o final deixo apenas uma consideração: absolute cinema.

Gabriela.Daczkoski 20/05/2024

Eu me lembro de você
Adorei! Uma história que foge bastante da mesmice das fantasias. A protagonista é incrível. Gostei do final.

Paulyna0 19/05/2024

A Vida Invisível de Addie LaRue
O livro é bastante monótono, e considerei completamente desorganizado com relação ao tempo, por mas que seja atemporal deve-se ter a devida organização. Entretanto gostei da protagonista e o seu desenvolvimento no decorrer da história.