Crimes Vitorianos Macabros

Crimes Vitorianos Macabros Kate Clarke...

Resenhas - Crimes Vitorianos Macabros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

pandorpie 22/03/2024

?já pensou quais seriam suas últimas palavras no cadafalso??
Eu, particularmente, gostei MUITO do livro. sou suspeito para falar, pois sou fascinado pela era vitoriana e por true crimes; ele juntou minhas duas coisas favoritas. algumas histórias me foram completamente novas, outras eu fiquei feliz em ler sobre e descobrir algo novo ou simplesmente relembrar. vi algumas críticas em relação ao uso excessivo de diversos nomes ou locais, mas, novamente, algo particular, não me incomodou muito, principalmente pelo fato de que, nos casos das ruas ou cidades, gostei de pesquisá-las enquanto lia para saber como eram. os nomes também me confundiam em certos momentos, o que me fez ficar ainda mais submerso na leitura, ou eram casos de voltar apenas um parágrafo para entender de quem se tratava. o livro só não foi cinco estrelas para mim, pois a experiência de leitura foi muito afetada por diversos erros na revisão ortográfica do livro, fossem erros grotescos (como ?interpetada? ao invés de ?interpretada?), diferenças de nomes (uma hora, utilizavam o clássico inglês, como ?catherine? e depois, abrasileiravam para ?catarina?) e até mesmo certas frases com palavras faltando, o que tornava certos trechos desconexos.
no mais, possui bastante informação (na medida do possível que um livro que quer resumir casos podem dar) e casos novos.

Ellen Reis 27/02/2024

Levei um ano e quatro meses pra finalizar!
Claro que não é obrigatório você finalizar o livro assim que iniciar, mas eu não gosto dessa experiência tão demorada, e isso me desanimou um pouco, porque eu não consegui me conectar com ele, apesar do esforço todas as vezes que voltava a pegar.

Apesar de adorar esse tipo de livro, esse não me pegou, achei a leitura bem cansativa, não muito objetiva apesar de resumidas as histórias.

Tem muitos nomes, endereços, lugares que nem existem mais, e não vão fazer diferença na história, acaba fazendo com que a gente queira chegar logo no final da história porque já se perdeu com tantos nomes.

Entendo que foi uma época bem conturbada e assombrada por muitos crimes bem feios e outros bem sutis, quase passando despercebido se o assassino não fosse um serial, geralmente esses cometidos com venenos.

Aqui percebemos que a forma preferida das mulheres vitorianas de assassinato eram os venenos e que a maioria assassinava os de casa, mas também percebemos que esse método não era apenas das mulheres, alguns homens partiam pro veneno também, uma forma mais “limpa” de realizar o crime, pois na maioria dos casos eram diagnosticados como problemas gástricos.

Enfim, não me arrependo de ter lido, estou dando três estrelas e recomendo, tem umas histórias bem macabras, como o capítulo do infanticídio (que me traumatizou), mas acredito que temos que ler pra evitarmos que esses casos sejam repetidos futuramente, mesmo muitas vezes não sendo perceptível quando um crime vai acontecer, após o conhecimento temos pelo menos como ficarmos mais alertas.

Sof- 20/02/2024

Cansativo
Apesar de ser um livro muito interessante ele também é cansativo de ler. Muitos detalhes e nomes para histórias muito curtas que acabavam me deixando confusa no meio da leitura.
No final do livro eu não aguentava mais ler tantos casos diferentes, por isso demorei muito para terminar. Confesso que pulei algumas páginas kkkk

Lu.Arbigays 18/02/2024

Ótimos casos, porém escrita confusa e leitura maçante
Em geral temos um ótimo livro em mãos, uma edição muito bonita e com ilustrações incrivelmente fantásticas.
No que se trata do conteúdo do livro, os casos apresentados são interessantes e trazem muito a ser ensinado sobre a época vitoriana e os avanços que vieram após tudo isso.
O ponto mais desfavorável nesta leitura e oq me fez não gostar muito dela, foi a escrita nada apropriada, uma escrita confusa e muitas vezes trazendo fatos, q caso vc não tiver um conhecimento prévio do assunto, vc pode ter o risco de não entender, além de trazer diversos nomes durante a leitura e não trazer referências para a identificação dos sujeitos.
Pela escrita não muito compreensiva, a leitura se torna maçante e enjoativa, mas o conteúdo do livro merece certa atenção, e a edição é definitivamente uma das mais belas que já vi.

Ariany.Moura 18/02/2024

Excelente!
Se eu já tinha a ideia de que a Era Vitoriana era coisa de maluco, depois desse livro não há mais dúvidas acerca disso.

Claro que antes dos avanços tecnológicos na investigação policial, muitos assassinatos iam passar em branco, ou seriam solucionados com provas circunstanciais. O uso do veneno é um dos meios mais comuns de assassinatos desse livro. E mesmo o pessoal usando sem limite, sem controle, coisas como arsênico e estricnina eram de fácil acesso nas farmácias.

O livro, na maior parte dos casos apresentados, fornece referências para a leitura complementar e ainda está separado em partes, introduzindo também pessoas importantes nas investigações, como os próprios detetives da Scotland Yard e os carrascos.

Tem alguns erros em algumas partes dos textos, mas nada que atrapalhe a experiência. Nota 10!

Vivianne19 04/01/2024

Um livro bem mais ou menos
Nesse livro há uma coletânea de crimes cometidos no período Vitoriano, assassinatos cruéis, envenenamentos, dentre outros. Realmente através dos contos pode se perceber o quão problematico foi esse período, o próprio livro levanta algumas questões problematizando e justificando alguns acontecimentos. O que me deixou um pouco desanimada em relação ao livro é a forma muito resumida dos casos, sem profundidade necessária não dava nem pra sentir um ?pavor? quando se lia que fulano esquartej0u um corpo, foi muito ?seco? a forma escrita nos relatos. Outra coisa que me prejudicou foi os diversos nomes parecidos, então eu tinha a percepção que estava lendo sobre as mesmas pessoas. Tirando isso, é um livro muito bonito, tanto a capa, a lombada e o corte, como por dentro, com as ilustrações.

Barbara838 09/12/2023

Fofocas vitorianas...
Crimes macabros vitorianos foi uma montanha russa de emoções. Confesso que iniciei comprei o livro porque a capa é surreal de bonita e porque o titulo me chamou atenção. No geral, o livro conta os babados, confusões e preconceitos vividos durante o reinado da Rainha Vitória na Grã-Bretanha. Eu gostei muito da leitura no geral, me prendia nas histórias e tinha algumas que mexeram demais comigo, eu senti a dor da pessoa enquanto lia, houve parágrafos que eu fiquei com raiva, agoniada e emocionada, mas também houve alguns capítulos que achei bem ruins e que se não tivessem no livro seria mais interessante. Deixarei minha opinião de cada capítulo:

1- À sombra de Jack: começamos com o clássico Jack, o Estripador. Nessa perspectiva foi contada pessoas suspeitas, casos semelhantes, o que aconteceu na polícia para tentar encontrá-lo e algumas de suas vítimas. Foi um primeiro capítulo bem impressionante que eu adorei.

2- Casos sinistros: achei esse capítulo bem legal também, mas não vi como algo sinistro, mas sim como se alguma vovó estivesse me contando o que acontecia na sua época de juventude, apesar do tom de roubos e assassinatos eu me senti lendo alguma revista de subcelebridades.

3- A lei e os carrascos: definitivamente eu odiei esse capítulo, foi um enrolação, teve momentos que eu me perdia nas informações, sei la, poderiam ter abordado esse tema de outra forma ou no meio do livros enquanto diziam os casos, para mim ler sobre os carrascos foi torturante.

4- Casos sem solução: interessante? Sim
Inovador? Não
Porém me tirou da maré de tortura e quase decepção que o terceiro capítulo havia me colocado.

5- Crimes insanos: foi interessante, vimos mais casos diferentes de crimes, começou a se falar de insanidade mental e estudo da mente.

5- Infância roubada: com certeza meu capítulo favorito, foi triste e dolorido de se ler o quanto as crianças e bebês sofriam nesse período. Eu lia com o coracso apertado de uma forma que quase chorei. Foi emocionante demais e super necessário .

6- Lady Killers: para mim poderiam estar em "Casos sinistros", foi um capítulo mediano que posso contar nos dedos os que achei interessante.

7- Terrorismo e crimes políticos: totalmente desnecessário e poderia ser excluído do livro, não tem nada aver com o tema e o que foi contado ate então.

8- Puro veneno: outra continuação de casos sinistros, foi interessante mas não era necessário ter um capítulo de sei la 20 páginas apenas com o tema.

No geral foi um livro que tratou de temas bem sensíveis, foi abordado o "sexo consensual entre dois homens" (até então ser homossexual era só os homens, mulher não servia para ter vontades), sobre estupro de crianças e adolescentes, agressões domésticas e entre outros temas delicados. Foi intenso, me fez ver que em muitos aspectos a nossa sociedade não mudou muita coisa e que temos um longo caminho pela frente.

Nota: 07/10

Porkis_pigs 30/11/2023

Méh
Assim, os crimes em si são interessantes de serem lidos mas a narrativa não me prendeu e tive que me esforçar pra acabar ele e quando acabei não deu aquele gosto de "nossa leria de novo", uma vez já foi mais que o suficiente.

Camila1856 12/11/2023

Já li muitos livros sobre crimes e gosto muito do tema, mas algo nesse deixou a desejar. Particularmente senti que faltou aprofundamento nas histórias, me pareceu que o foco foi mais em quantidade do que em qualidade. A edição é belíssima, devo admitir, mas nem isso trouxe o toque que o livro precisava.

Bibi Felix 09/11/2023

Gostei bastante do livro mas confesso que a leitura foi difícil. ele tem muitos casos contados de forma resumida e isso acabou fazendo eu ler mais devagar do que pretendia já que era muita informação ao mesmo tempo.
alguns casos queria que tivessem falado mais sobre, mas entendo que a proposta era realmente o resumo deles.

Yasmin 15/09/2023

O início é meio lento pois não começa falando dos casos e sim da história de alguns dos investigadores e agências importantes da época na investigação de crimes.
Também apresenta alguns erros de digitação, mas fora isso o livro é incrível e tem ilustrações maravilhosas como é típico da Darkside.

Lena 14/09/2023

Entre mortos e feridos, 1 ano e meio de leitura se passou...
É, um ano e meio de leitura, acho que esse foi o maior período que já passei em um livro até hoje. Claro, não foi ininterrupto, larguei várias vezes, voltei outras. Tinha dias que eu lia muito, outros que eu lia pouco.

Esse livro ele me deu sentimentos ambíguos. Por um lado eu adorei o fato de serem resumos de diversas histórias, porque assim deu para ler uma margem enorme delas, mas por outro, pelo fato de ser um livro para leitores "comuns" e não peritos, tiveram um ou dois dos autores que me incomodaram bastante.

Uso de linguagem técnica e rebuscada, parágrafos intermináveis ou mesmo frases que pareciam sem pontuação alguma. Felizmente tenho paciência e tempo para pesquisar as coisas, mas me desmotivar a continuar a ler. Se fosse um livro técnicos, para criminologistas e apenas estes, eu entenderia. Mas dado o contexto e o público, acho que foi uma escolha de muito mau gosto.

Tirando esse porém (que me fez pausar a leitura para ler o livro do Modus Operandi antes de voltar), teve mais um motivo para me travar. O livro é dividido em 9 partes, e uma destas foi sobre assassinos de crianças. Acho que em um retrospecto, essa foi a parte mais difícil de ler. Doeu muito, foi desconfortável e angustiante, e várias vezes tive que parar para respirar.

Tirando esses detalhes, a leitura me trouxe conhecimentos interessantes de coisas que eu nem sequer imaginava e questionamentos que fizeram minha cabeça rodopiar.

Acho que é uma leitura boa pra apreciar por um longo período de tempo intercalando com outras leituras mais leves.

Clara 09/09/2023

Super informativo, em algumas partes acaba ficando chato.. mas deve ser pq são casos relatados e administrados de um jeito como se fosse uma reportagem, as vezes tem uma opinião

Ana Manzoli 26/08/2023

Interessante
Uma leitura interessante, porém bem macabra, já que fala não só de crimes mas também dos carrascos e de venenos. Como mencionei no histórico, no começo tinha umas piadinhas que eu achei bem desnecessário, mas depois parou. Achei interessante pois mostra a cultura da época e as condições de vida que acabavam influenciando no cometimento de crimes, como a pobreza extrema, os mal tratos à mulheres no casamento e a impossibilidade de separação. Não são todos os casos que tinham essa motivação, muitos eram bem malvados mesmo, mas aproveitavam da alta taxa de mortalidade infantil pra disfarçar seus crimes, a falta de saneamento e o fácil acesso ao arsênico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6