Gente ansiosa

Resenhas - Gente ansiosa

Fernanda 14/09/2021

Gente ansiosa
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/09/resenha-gente-ansiosa-fredrik-backman.html

Nicolas Rodeghiero 24/06/2023

Perfeição em formato de livro
"Gente Ansiosa" é um livro que fala sobre tantas coisas importantes ao mesmo tempo, que chega a ser difícil tentar explicar. Antes de mais nada, ele se tornou meu segundo livro favorito, pra mim ele é perfeito e li ele no momento certo da minha vida.

Por diversas vezes a ansiedade é tratada na história da forma mais realista e natural possível, nos entregando várias frases necessárias de se ler, do tipo que realmente deixa a gente se sentindo melhor após a leitura.

Esse livro fez eu perceber que várias coisas que eu vinha sentindo não eram normais, fez eu me sentir melhor comigo mesmo e buscar melhorar a minha saúde mental. E ao mesmo tempo que ele fez eu perceber coisas erradas, me mostrou que outras são "normais" e que não estou sozinho.

Mesmo que eu tenha pausado um pouco a leitura na reta final devido a alguns problemas pessoais, em nenhum momento ele perdeu a essência. Foi o primeiro (e talvez único) livro que eu senti vontade de marcar as páginas, e realmente acabei marcando várias, pois ele é lotado de frases e momentos impactantes. Inclusive, vou deixar aqui o meu favorito:

"Dizem que a personalidade de uma pessoa é a soma de suas experiências. Mas não é verdade, pelo menos não inteiramente, porque, se nosso passado fosse tudo o que nos define, nunca seríamos capazes de nos suportar. Precisamos nos permitir reconhecer que somos mais do que os erros que cometemos ontem. Que somos também todas as nossas próximas escolhas, todos os nossos amanhãs."

Por fim, não vou comentar sobre a história pois quanto menos você souber sobre ela, melhor será. Me apeguei a praticamente todos os personagens e me emocionei em vários momentos, foi uma experiência incrível.

Nara.Regina 07/04/2023

Que livro lindo! Personagens muito bons, história idem. Um livro sobre humanidade e empatia. Entrou para a lista dos melhores da vida.

Iasmyn 21/10/2021

Favorito da vida !
Como me surpreendeu! Não esperava tudo isso de apenas um livro. Era tudo que precisava ler neste momento!

leticomlivros 06/10/2021

Leitura OBRIGATÓRIA!
Quando comecei as primeiras páginas desse livro, eu não sabia o que esperar. Uma narrativa em um tom diferenciado, uma história diferente de outras, num primeiro momento personagens sem pé nem cabeça e muito humor.

Gente ansiosa é um livro que vai te fazer dar risada, mas é aquela risada de uma piada inteligente, aquele humor que você pega nas entrelinhas, só que mais do que isso, Gente Ansiosa é um livro sobre empatia, saúde mental, perdas, laços e dificuldades.

O drama dos reféns que não são reféns e do assaltante de banco que não é assaltante de banco vai te fazer embarcar em uma jornada sobre a vida, sobre você mesmo como filho, como amigo, como irmão, como profissional. Vai te fazer refletir sobre o nosso papel no mundo e sobre o quanto cada pessoa tem realmente uma história pra contar.

Quando fui me aproximando do final, diversas passagens me fizeram chorar, não de tristeza, mas de emoção e identificação, uma sensação de olhar para aqueles personagens, pensar no autor e refletir: Nossa, eu realmente não estou sozinha. Todas as pessoas que embarram conosco na rua, todos que não vamos conhecer o nome, que nos seguem por trás da tela do celular, ou que sentam ao nosso lado numa sala de espera de hospital, numa fila de banco, cada uma dessas pessoas também ja sentiu como você um dia esteve.

Todas as pessoas tem peças fora do lugar.

Com uma narrativa envolvente e cheia de humor, Fredrik Backman escreveu, para mim, o melhor livro sobre saúde mental que eu já li, e digo sem dúvidas, é uma leitura obrigatória e uma verdadeira lição de empatia.
Franciele.Nicoli 06/10/2021minha estante
Ansiosa pra ler esse livro ? Estou sentindo essa identificação com o Biblioteca da Meia-Noite ?

leticomlivros 07/10/2021minha estante
Outro que quer muuuuito ler!!

Franciele.Nicoli 07/10/2021minha estante
Ele é maravilhoso, mas tem gatilhos de depressão e suicídio. Se não for um assunto delicado pra você, vai amar ?

thelondonriver 31/05/2022

MUITO BOOOOM
Eu amo histórias assim com vários personagens e o jeito que eles se envolvem, as particularidades de cada um, cada coisinha única que acaba por formar uma rede muito interessante e complexa
Esse livro é muito bem escrito, não só pelo aprofundamento que foi feito de todos os personagens, de um jeito nada forçado nem entediante nem cansativo, mas também pela forma que a história e os acontecimentos se desenrolaram, com tudo se encaixando de uma forma inesperada que me prendeu do começo ao fim na leitura

Maryana 28/01/2022

Anxious people
A trama gira em torno de um assalto de um banco que dá muito errado pelo simples fato de que é um banco que não tem dinheiro vivo, e que consequentemente, durante sua fuga, o assaltante faz de refém um grupo de pessoas que estão fazendo uma visita à um apartamento.

Achei a escrita desse autor bem diferente do que estou acostumada e isso não foi uma coisa ruim. A sequência de acontecimentos não foi nem um pouco previsível e prendeu minha atenção durante toda a leitura. Vou com certeza ler mais livros do autor futuramente!

4?

Maria4043 23/09/2021

Ok... O MELHOR DO ANO!
Calma, ainda estou me recuperando.

Esse livro, me transportou para um lugar, onde doenças mentais são realmente vistas. São realmente ENTENDIDAS. E isso; isso é mágico.
Eu não conhecia a escrita do autor. Conhecia os livros, mas, não a sua capacidade incrível de me prender na leitura e me fazer chorar rios ao terminar. Tudo se encaixa e se abraça. Eu marquei tanto esse livro, que eu poderia fazer um livro com todas as marcações. Estou apaixonada. Eu li digitalmente, mas vou comprar esse livro físico! Sério! Essa resenha não é nem lógica, porque estou escrevendo com pura emoção pós leitura. E tudo bem! Pode ser uma resenha idiota! Porque sou idiota! Todos somos!
Como uma pessoa ansiosa DEMAIS, eu não apenas me vi nesse livro, como eu me senti acolhida por ele. Obrigada.

"esta é a maior solidão de todas: quando ninguém está caminhando ao nosso lado em direção a um destino em comum."
Mi 23/09/2021minha estante
Adorei a resenha! Vou ler o livro depois do teu relato ?

Maria4043 23/09/2021minha estante
Não vai se arrepender ?????

Agnaldo 15/11/2021

O mundo precisa de boas atitudes
Estou apaixonado nesse livro, achei tão perfeito a história, e tudo pareceu muito real, como se isso pudesse acontecer a qualquer momento em qualquer lugar, sem falar do quão difícil é viver numa sociedade que está sempre nós julgando e sem dar oportunidades de fazer escolhas boas. Fiquei muito conectado com a história, todos sentimentos e momentos que os personagens estavam passando é muito reconhecível em nossas vidas, sempre tem algo que tentamos guardar só pra gente, situações onde nós sentimos sozinhos e escolhas que vão mudar o rumo de nossas vidas para sempre. Um dos melhores livros lidos esse ano.
Marya 19/01/2023minha estante
Eu amei o livro!

Simony. 03/06/2022

É uma história de mistério, mas tb sobre pessoas, que em momentos de desespero tomam decisões desesperadas, mas tb sabem ser empáticos quando a situação permite.

pessoabiaah 14/02/2022

Livro que terei sempre comigo quando precisar de ajuda
Que livro maravilhoso, gente! Cada ensinamento que tive aqui me fez tão bem, me fez lembrar que não preciso me cobrar tanto. Esse livro ensina em meio aos risos, ele parece a sua mente, sabe? Você está conversando consigo mesmo enquanto conhece a história, e seu final.. Aquilo é tão gratificante e com plot e TE deixa em lágrimas. Eu não sabia que precisava ler aquilo pra me sentir um pouco acolhida, pra entender um pouco que pra se comer um elefante é necessário um pouco de cada vez.
Obrigada, Fredric. Tenho certeza que lerei para sempre o seu livro, FAVORITEI para toda a minha vida

pri_resenhas 27/03/2024

Algumas lições de vida
A história tem uma escrita bem simples beirando o infantil, acredito que seja intencional, visto que ao longo da história é possível entender os pontos que o autor desejar falar de maneira leve
O livro fala sobre a dificuldade dos adultos de manter suas vidas, pagar suas contas por mais simples que possa parecer não é e alguns desistem, portanto ele fala TB de suicíd**, e o fator principal fala sobre moralidade de uma sociedade completamente imersa e oprimida pelo sistema.
Enfim é uma leitura que vale a pena.

Mi 04/02/2022

Impactante
?Dizem que a personalidade de uma pessoa é a soma de suas experiências. Mas não é verdade, pelo menos não inteiramente, porque, se nosso passado fosse tudo o que nos define, nunca seríamos capazes de nos suportar. Precisamos nos permitir reconhecer que somos mais do que os erros que cometemos ontem. Que somos também todas as nossas próximas escolhas, todos os nossos amanhãs.?

milarb 19/01/2022

necessário!
"porque às vezes é mais fácil conviver com a própria ansiedade se você sabe que mais ninguém está feliz também."

eu ameeei!! ele nao desperta gatilho, apesar de fazer a gente se identificar com várias coisas. muito bom. ainda tem falando sobre redes de apoio que, possamos pedir ajuda. recomendo!!