Gente ansiosa

Gente ansiosa Fredrik Backman

Resenhas - Gente ansiosa

Karol Alencar 05/10/2021

Favorito da Vida ??????
Eu nem sei o que dizer sério? Eu estou fascinada por essa história? Eu terminei triste pq acabou, queria mais, queria saber mais sobre a vida de todos os personagens?
Esse é um livro pra você dar muita risada, pra você chorar, um livro pra te fazer refletir sobre todas as coisas da vida, até mesmo aquelas que não parecem ser importantes, um livro que nos ensina da primeira à última página?
Essa história fala de pessoas, sobre relacionamentos, sobre escolhas erradas, sobre pizza kkk, sobre assaltos, sobre reféns, mas é uma história de pessoas, pessoas comuns, pessoas idiotas, mães, pais, filhos, assaltantes de banco, policiais, reféns, gerentes de bancos?
Preciso dizer que virou um favorito da vida ?! Quero ler tudo que esse autor escrever ! Absolutamente tudo !!! Pfv leiam esse livro !!!
João 05/10/2021minha estante
????????

Karol Alencar 06/10/2021minha estante
Ansiosa pela tua leitura amor ?

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Todo mundo gostando, tá na minha lista.??????

CPF1964 06/10/2021minha estante
Já li 2 livros deste autor e gostei muito. Em breve irei ler este.

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Tantos livros para ler, que estou assim.???

CPF1964 06/10/2021minha estante
Tantos livros para dar 2 estrelinhas, né....??

???????
Hoje eu dei 3 estrelas, para um livro é você nem foi lá prestigiar.?????

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Acabei de ver que você já prestigiou. ???????????

CPF1964 06/10/2021minha estante
Fui espinafrado.... Sou inocente.

Gomen nasai?

CPF1964 06/10/2021minha estante
???? Você é um perigo para a sociedade. Primeiro atira e depois pergunta: Já tomou o seu café, hoje ?

??????????

CPF1964 06/10/2021minha estante
Não sei nem português e você me vem com japonês.....

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Para você ir treinando, pensa que eu me esqueci, você tem que vir nada do para cá.
Os peixes que banham o Japão, só se comunicam em japonês.

Nadando*

CPF1964 06/10/2021minha estante
Você tem razão. Vou ver se encontro o livro Japonês para quem tem "pressa"....??

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Ficarei no aguardo, ansiosa para ver a rede Asahi cobrindo a reportagem.
Título da reportagem ? Brasileiro perde aposta, e tem que vir ao Japão a nado, após aprender japonês em tempo recorde.?

CPF1964 06/10/2021minha estante
Em breve, num cinema perto de você.....

João 06/10/2021minha estante
Quero muito lê-lo ??

Karol Alencar 06/10/2021minha estante
Eita que rolou uma tour aqui ??????
Vão tudo ler gente ansiosa ! Cuidem logooooooo

?????

Heliton 17/10/2021

Coloque-se no lugar do outro, e decida não roubar um banco.
É um fato que a empatia é uma capacidade que faz parte da natureza do ser humano. Mas muitos podem dizer que só faz parte mesmo, pois há quem esqueça de usá-la na maioria das vezes.

Nunca vou esquecer desse grupo de reféns, isso é um outro fato também.

Sabe, há momentos durante a sua vida em que alguns sentimentos surgem ou coisas acontecem onde você acha melhor guardar para si a falar para alguém, talvez por medo de ser julgado, de não estar confortável ou vergonha em dizer, e outras que você ocasionalmente compartilha com pessoas de sua confiança; isso acontece com todo mundo. Mas se há algo para ser compartilhado e ao mesmo tempo guardado na memória, seja isso bom ou ruim, é a leitura deste livro aqui, "Gente Ansiosa".

Recomende-o para alguém, seja para uma pessoa de sua família, um(a) amigo(a) ou para estranhos que você nunca viu na vida. Se a pessoa sentir que não foi uma perda de tempo, então já valerá de alguma coisa boa para o autor do livro. E para quem o leu é quase certo dizer que se deparou com uma chuva de sentimentos distintos; até porque, juntar questões de ansiedade com situações cômicas e um pouco de mistério tem tudo para formar uma zona, não é? E foi. Mas digo isso no bom sentido da coisa. Seria mais ou menos uma zona onde diferentes emoções disputam para ver qual delas te marca mais de acordo com as circunstâncias das cenas que acontecem na trama.

A história do livro, sendo bem simplista, é sobre contar várias histórias no meio de uma única história. Talvez, se for para definir sobre o que se trata essa única história, eu chutaria em dizer que se trata sobre idiotas. Ou seja, isso seria sobre os personagens, certo? Hm, ou quem sabe sobre você? Sobre mim? Sobre todas as pessoas do mundo? Bom, talvez pode ser qualquer uma dessas. Mas é uma história sobre idiotas, e também sobre uma ponte, isso com certeza. Não posso me esquecer da ponte.

Na narrativa acompanhamos um grupo de pessoas em visita a um apartamento para poder avaliá-lo e decidir sobre a compra do mesmo; mas o problema que surge logo em seguida não é qual dessas pessoas irá conseguir adquirir o imóvel primeiro, e nem qualquer discussão acerca da condição do lugar, mas sim um estranho visitante que aparece antes de tudo isso, um infeliz de um assaltante de bancos, que tomou a estúpida decisão de fazer refém esse grupo após uma tentativa frustrada de assalto. Por ocasião do destino essa é uma história que nasce do encontro improvável entre pessoas de diferentes personalidades e gerações, é um momento atípico na vida de cada uma delas da qual lembrarão para sempre.

Em minha opinião, o livro entregou tudo o que eu esperava dele, foi uma leitura muito boa. Sendo um pouco mais detalhista, além de só dizer que foi muito bom, nas raras vezes que eu leio a sinopse de um livro, e no caso deste eu li, acabei supondo que o livro poderia me passar um estilo "good vibes", com uma narrativa cheia de dramas e problemas que quase a maioria das pessoas comuns passa durante a sua vida.

A minha mente nostálgica tende a afirmar que "Gente Ansiosa" tem um roteiro perfeito para fazer um filme de sessão da tarde (hoje em dia não faço ideia se ainda existe e, se ainda existe, sei nem quais tipos de filmes estão passando por lá, então confiarei no que as minhas memorias de infância me dizem, sobre ter visto "Clube dos Cinco", "Click", "Forrest Gump" e tantos outros que também trazem uma temática mais próxima desse lado de abordar o que é ser um "humano", de viver entre erros e acertos e lidar com vários tipos de sentimentos). Acho que se virasse um filme, seria muito nesse clima de drama com partes engraçadas, alguns momentos tristes e outros emocionantes, e nada de efeitos especiais extravagantes, apenas pessoas comuns tentando viver como podem e buscando a sua própria definição de felicidade, assim como a gente.

Outra coisa, quando eu termino uma determinada leitura sempre recorro a algumas entrevistas dos autores falando sobre os seus livros, até mesmo para comparar o meu raciocínio com o que foi originalmente proposto em suas narrativas ou, sei lá, saber algumas curiosidades e fatos sobre a origem da obra. E assim eu fiz para saber mais sobre "Gente Ansiosa". Na primeira entrevista do Fredrick Backman que li, sendo ela em formato Q&A (Questions and Answers) realizada pela ABA, há uma parte no decorrer dela onde ele diz algo que ficou bem perceptível na minha leitura do livro, sobre tentar construir uma narrativa que atingisse leitores de personalidades variadas e diferentes da dele, portanto, a única maneira que ele conhecia para se fazer uma coisa assim seria trabalhar com sentimentos básicos que todas as pessoas têm em comum, seja de solidão, raiva ou o amor que os pais possuem pelos seus filhos.

A minha leitura em relação a este livro foi bastante fluida, do início ao fim, mas creio que isso pode variar de pessoa para pessoa; eu posso ao menos afirmar que grande parte da narrativa é bem leve para se ler. Entre os motivos para essa minha afirmação se deve ao fato do autor usar uma linguagem coloquial em sua narrativa, com o uso de palavras comuns como, por exemplo, as que se usam em uma conversa entre amigos ou familiares; temas sobre saúde mental; bastante humor nas cenas descritas e um pouco de suspense, coisas que não fazem mal algum, muito pelo contrário, deixam a escrita bem longe de ser cansativa ou maçante.

De uns tempos para cá eu comecei a ler e ao mesmo ouvir músicas que pudessem me fazer emergir ainda mais na história de qualquer livro e, no caso do livro em questão, fiz uma lista de algumas delas que retrataram muito bem a vibe que eu estava imaginando sentir nos acontecimentos durante a minha leitura; algumas são deprês outras nem tanto (https://bityli.com/Dv1AbQ).

No mais, se você for ler, ponha na mente que não é um livro complexo e de reviravoltas impactantes no quesito suspense, porém, ele traz uma narrativa bem simples e reflexiva sobre muitas coisas (e acredito que este seja o ponto principal a ser destacado na narrativa), principalmente sobre o conceito de empatia, algo que é muito necessário em nosso mundo, seja entre as pessoas, pela natureza ou por todos os seres vivos que nela habitam. Portanto, aproveite a sua própria experiência lendo este livro, independente de como ela for, pois, assim como a minha, será única.
Giiiii 17/10/2021minha estante
Nossa, depois de ler esta resenha, até fiquei com vontade de ler o livro.

Jenna 18/10/2021minha estante
Esse livro é muito bom.

Heliton 19/10/2021minha estante
Leia Gi! Acho q vc vai gostar bastante

Giiiii 19/10/2021minha estante
Valeu pela dica ?
Vou colocá-lo na lista do ano que vem.

Aline 20/10/2021minha estante
A vergonha que fiquei das minhas resenhas depois de ler essa ?

Heliton 20/10/2021minha estante
N diga isso Aline?

Malu 01/12/2021minha estante
Alguém sabe a classificação desse livro?

Heliton 01/12/2021minha estante
Ele é classificado como +16.

Heliton 01/12/2021minha estante
Provavelmente por causa de referências ao suicídio e ao vício, mas fora isso não vejo nd que seja tão explícito.

Helder 22/12/2021minha estante
Uma historia sobre idiotas, uma ponte, um coelho, pizza e muitos sentimentos. Que livraço!!!

Eliane443 09/01/2022minha estante
Parabéns pela primorosa resenha. Sem dúvidas ela me incentivou a colocar "Gente Ansiosa" como meta de leitura para 2022.

Yara 24/01/2022minha estante
Estou lendo e achando chatíssimo, muito repetitivo e sem graça

Heliton 25/01/2022minha estante
É uma pena ele não ter funcionado para vc Yara :/. Em contrapartida, a minha experiência, e o momento, ao lê-lo foi muito boa.

SaBCouto 31/01/2022minha estante
Resenha perfeita, um livro simples, mas digno de ser lido

RaiLins 26/02/2022minha estante
Terminei agora e amei sua resenha! Assim como amei muito o livro!

Leonardo.Alves 28/03/2022minha estante
Excelente resenha, parabéns! Finalizei o livro agora, adorei.

Centelha-Claudia 07/07/2022minha estante
Ótima resenha,resumiu muito bem os sentimentos que tive.

Larissa F 27/10/2022minha estante
Oh gente, não consegui terminar. Achei tão chato, pensei até que tava lendo o livro errado, porque a maioria gostou ?

Manfré 05/01/2023minha estante
Gostei bastante do livro e adorei a mensagem que ele passa

Rogéria Martins 20/03/2023minha estante
Que resenha ótima, meu Deus. Muito boa mesmo!

Tete 04/04/2023minha estante
tive muita dificuldade de continuar a leitura por causa das entrevistas confusas que com um pouco de paciência fazem todo sentido!
ótima resenha tal qual ótimo livro

biih.76 12/04/2023minha estante
Que resenha perfeita ? Acabei a leitura ontem e esse livro já se tornou um dos meus queridinhos ?

Jenifer Tertuliano 01/12/2021

Esperava muito mais
Definitivamente não funcionou comigo.
É tudo muito chato, os personagens, o narrador, a situação toda, os plots são mais chatos ainda daqueles que a gente fica "ah, é isso".
É uma enrolação sem fim, nada é apenas descrito, sempre tem umas duas/três linhas de pensamento para explicar uma situação que me deixavam totalmente perdida na história.
Acredite eu parei no meio do livro e vim procurar resenhas sobre ele, p saber se só eu não estava gostando rsrs, aquela coisa do não gostou, então leu errado, vai saber rsrs
Então pq não coloquei como Ruim?
Tem um momento em que a assaltante está falando sobre as filhas, sobre o divórcio que me emocionou bastante, realmente achei muito bonito.
Tem algumas outras reflexões boas, mas nenhuma me tocou tanto quanto essa passagem da assaltante.
Resumindo, acho que é o tipo de livro que você precisa ler p saber se gosta ou não, se funciona p vc ou não.
Polly 01/12/2021minha estante
Estou com uma dificuldade de manter a leitura... Mal começo e já penso em pegar outro livro... queria saber quando começa a ficar mais interessante, se tiver muito longe acho que vou largar...

Nadja.Oliveira 01/12/2021minha estante
Nossa, estou do mesmo jeito. Chegando nos 50% e achando um saco.

Nadja.Oliveira 01/12/2021minha estante
Só vou ler até o final para poder criticar com razão. Não entendi a fama do livro. É péssimo.

Polly, ficou melhorzinho depois de 70%, mas assim, só pq tá acabando mesmo kkkk

Jenifer Tertuliano 02/12/2021minha estante
Nadja, eu só não abandonei pq era uma LC, mas assim a fama do livro faz zero sentido p mim.

Jenifer Tertuliano 02/12/2021minha estante
Me sinto mais relaxada que estou vendo mais opiniões negativas sobre esse livro kkkk

Nadja.Oliveira 02/12/2021minha estante
Eu estou lendo em uma LC mesmo, doida pelo debate Hahahahahahaha
Quero entender o que as pessoas gostaram

Polly 02/12/2021minha estante
Nossa... 70% eu não aguento. Vou largar logo. Passei de 30 páginas e ainda não comecei a gostar, não é um bom sinal para mim...
Obrigada pelo apoio, meninas! Hahaha

Nadja.Oliveira 02/12/2021minha estante
Polly, pense que falta pouquinho. Você já foi longe

Polly 02/12/2021minha estante
Vou deixar em stand by, depois eu retomo pra tentar pegar direto... Por ora, estou fazendo outras leituras mais interessantes... ?

Está lendo o que?
Eu tô revezando com Boneco de neve

Polly 02/12/2021minha estante
Desde que comecei "Gente Ansiosa", já conclui "Amor e Azeitonas", "A revolução dos bichos", "Sapiens", "Tudo é rio", "A divina comédia" e estou lendo "O diário de Anne Frank", só não consigo concluir "Gente Ansiosa" mesmo...

Jenifer Tertuliano 02/12/2021minha estante
Nossa, quanta coisa kkkkk não tá rolando mesmo p vc Polly

Nadja.Oliveira 03/12/2021minha estante
Quero ler todos esse aí.

Polly 03/12/2021minha estante
Kkkkk.. é... tá rolando não... não vou insistir agora, pq não é o último livro do mundo... Acho que ainda não tenho maturidade pra ele... Depois eu tento de novo...

Polly 03/12/2021minha estante
Esse livro é um teste pra gente ansiosa.. acho que na última página vai ter: "Se você chegou até aqui, parabéns, você não tem ansiedade!"

Hahahahahahahahahahahahahah

Nadja.Oliveira 03/12/2021minha estante
Com certeza ele está testando minha paciência

Polly 17/12/2021minha estante
Passada.. voltando aqui pra dizer que agora que descobri que esse livro vai virar série na Netflix... Como assim, gente? ????

Nadja.Oliveira 17/12/2021minha estante
Eu até vi o trailer e não me interessei, mas vou assistir
Vai que é melhor que o livro

Nadja.Oliveira 17/12/2021minha estante
Eu até vi o trailer e não me interessei, mas vou assistir
Vai que é melhor que o livro

Jenifer Tertuliano 17/12/2021minha estante
Acho que pode ser melhor que o livro, ou tão chato quanto rsrsr

alinenotalien 03/07/2022

Gente Ansiosa é o mais novo queridinho dos bookstans, e só por isso aí, eu já fui com as expectativas lá em baixo. A esperança de ser surpreendia por um livro do hype é a última que morre, não é mesmo? E com Gente Ansiosa morreu mesmo, pois o livro foi tão ruim que as expectativas que estavam baixas foram diretamente pro fundo do poço.

No livro, Fredrik Backman narra uma visita imobiliária que deu errado, onde um assaltante de banco fracassado invade o apartamento e faz um grupo de reféns. O plot tinha TUDO pra funcionar, mas por que não rolou a famosa avaliação positiva pra Gente Ansiosa?

O maior problema com Gente Ansiosa é a estrutura narrativa. Backman quis tanto ser o diferentão e essa ideia explodiu na sua cara (e na cara dessa leitora aqui também). A narrativa é dívida entre inúmeras voltas ao passado, intercaladas com o presente, POVs de vários personagens. E isso seria ok, no entanto, o autor inicia uma história e logo em seguida inicia outra e você, leitor, acaba ficando mais perdido que motorista de Uber sem GPS. Preciso dizer que ficou confuso na narrativa? Preciso dizer que Backman iniciou tantas histórias, de vários personagens, e não soube desenvolver nenhum direito?

Agora, pegue essa estrutura narrativa absolutamente confusa e mistura com um humor estilo A Praça é Nossa e pronto, tá feita a burrada. Pensa num humor sem graça, forçado. Não me convenceu nem um pouco o humor nesse livro, além dessas tentativas de piadas terem mais me distanciado da leitura e feito passar uma raiva colossal.

O único ponto positivo desse livro foi alguns momentos reflexivos. Gosto da mensagem que Fredrik tentou transmitir, apesar de não concordar em vários pontos. Mas esse único ponto positivo não foi o suficiente pra salvar Gente Ansiosa de receber uma péssima avaliação.

Gente Ansiosa é mais um livro superestimado. É confuso, cheio de personagens caricatos e desagradáveis, com humor que não convence. Entra pra minha lista de piores leituras de 2022 e o único aprendizado que tiro com essa leitura, é que não se deve confiar em livros hypados jamais.
felps 03/07/2022minha estante
queria tanto ler esse mas acho q n quero mais kkkkkkkkkk

Glaucers 03/07/2022minha estante
Felps, leia e tire suas próprias conclusões. Se eu puder dar um conselho, sugiro que leia sem expectativas, ao invés de começar a leitura com má vontade e birra só pq o livro é hypado.

janierisonsantos 04/07/2022minha estante
quando o livro tem um hype forçado eu já desconfio ? kkk peguei a evelyn hugo porque tava de graça praticamente, mas não tenho expectativas justamente por isso. porém, vou ler de boa e opinar de fato quando ler

alinenotalien 04/07/2022minha estante
Felps, leia por sua conta e risco. Já conhecendo seu gosto literário, só digo pra ir com as expectativas baixas, MUITO baixas mesmo, amigo

alinenotalien 04/07/2022minha estante
Glaucers, com má vontade e birra eu vou responder o seu comentário: não sou obrigada a gostar de livro hypado. Se você gostou, como a maioria dos bookstans, goste aí na sua casa, escreva a sua resenha, mas não venha na minha assumindo que leio de má vontade e fazendo birra só porque não gostei do mesmo livro que você. Abraços e boas leituras pra você.

alinenotalien 04/07/2022minha estante
Janierison, também sempre desconfio de livro hypado e é normal isso. Evelyn Hugo foi um dos poucos livros hypados que li e me surpreendeu positivamente. Mas recomendo que seja lido com as expectativas baixas mesmo, principalmente depois do povo forçar tanto a "perfeição" que é o livro e comentários semelhantes. Aguardo resenha de quando você finalizar o livro ?

PandaLoveBooks 04/07/2022minha estante
Se Aline disse que o livro é horrível, pq deve ser mesmo!

vitor 04/07/2022minha estante
livro hypado eu ja acho meio sus, mas esse qnd dei uma chance foi arrependimento na hr. concordo com cada ponto na resenha
e pra coleguinha ali que acha q nn gostar de livro hypado eh ler por má vontade, ta na hr de aprender a respeitar que ngm eh obrigado a gostar dos msms livros e isso nn eh má vontade, eh so opinião pessoal msm

alinenotalien 04/07/2022minha estante
PandaLoveBooks, e se você fala que o livro é bom, é 100% garantido que vai ser bom mesmo ?

alinenotalien 04/07/2022minha estante
Vitor, acredito que a maioria dos leitores segue isso de suspeitar de livros no hype, justamente porque geralmente não é tudo isso o que falam. Ir com expectativas baixas é o segredo, mas nem sempre isso vai tornar o livro minimamente bom. Acontece e tá tudo bem, vida que segue

janierisonsantos 04/07/2022minha estante
sim, Aline. é isso mesmo ?? pode deixar. assim que iniciar a leitura dele, irei comentar bastante a respeito. haha

Myzlen1 23/08/2022minha estante
Não vem do nada a suspeita por livros hypados. Acho uma tremenda forçação de barra o que rola com alguns.

CALINE 30/09/2021

Um pouco decepcionante.
Esse livro é uma das sensações do momento por aqui. Na verdade é uma sensação desde que foi lançado lá fora. Já li um outro livro do autor e amei, então qual era a chance de ler esse, que é um sucesso, e não gostar tanto?? Grande. Surpreendentemente grande.
Eu me pergunto se o problema foi a expectativa. Da história eu sabia pouco, quase nada. Um assalto que deu errado. Era isso. Ahh, e a capa. A capa me fazia pensar que no meio ia ter um romance.

Estava empolgada com a mente aberta. As primeiras páginas passaram e eu não fui fisgada, mas persisti. Vai que o problema entre nós fosse uma questão de adaptação porque a narrativa era diferente e eu demorei a me acostumar ou porque eram muitos personagens e alguns eram insuportáveis.

Então eu parei a leitura. Pensei em abandonar. Não estava funcionando. A história não me empolgava. Os personagens me irritavam. Mas uma voizinha na minha cabeça ficava repetindo: "Tenta de novo! Vai! Dá mais uma chance". E eu voltei. Na verdade eu recomecei. Como havia lido quase 19% na primeira tentativa, então muito coisa que no começo da leitura era confusa passou a fazer sentido. Recomecei entendendo melhor o começo e pensei: "Agora vai dar certo".

Não deu.

Fui atrás de resenhas positivas. Tentei enxergar o mesmo que as pessoas que gostaram enxergaram. Minha opinião continua a mesma.

É um livro com uma narrativa diferente, não linear e com muitos personagens. A gente demora um pouco a se acostumar, mas depois pega o jeito.
A história é sobre cada um desses personagens que estavam envolvidos direta e indiretamente no assalto. E a cada página vamos conhecendo suas vidas (o antes e o agora), seus dramas e acompanhamos também as relações que vão se desenrolando.

Ao logo da leitura temos alguns pequenos plot twits e depois de 50% temos um grande, um que me deixou completamente desnorteada. Algo do tipo "essa bicicleta - que eu passei o livro todo descrevendo como uma bicicleta, que as pessoas passearam nela e sabiam que era uma bicicleta - é na verdade uma nave espacial". Eu me senti enganada sem motivo. Até voltei algumas páginas para ter certeza que não tinha deixado passar as informações, mas "a bicicleta descrita como bicicleta" estava lá. O autor não deu nenhuma explicação. O maior plot do livro e ele soltou a verdade e seguiu em frente. Não encontrei outras resenhas reclamando desse fato, só achando que foi um grande momento. Eu fiquei incomodada e passei o resto da leitura esperando por respostas.

Outra coisa que me incomodou foi a quantidade enorme de frases filosóficas e parágrafos de autoajuda que o autor colocou no meio da narrativa. No começo até foi interessante e eu marquei algumas coisas, depois se tornou chato.

Sobre os personagens, alguns foram legais, outros se mostraram legais ao logo da narrativa e tiveram aqueles que conseguiram ser insuportáveis do início ao fim. As 'entrevistas' que a polícia tentou realizar com as testemunhas foram enloquecedoras. Não foi crível que todas aquelas pessoas trataram a polícia de forma grosseira e impertinente e simplesmente não responderam por isso.

Então eu achei tudo ruim?

Não. A história de um determinado casal é muito bacana, a forma como a vida de alguns personagens se conectam também, alguns momentos foram fofos e certas reflexões sobre a natureza humana, o mundo moderno e as ansiedades que ele provoca, o sistema capitalista e a sociedade foram interessantes. Mas só. Não ri, não chorei e não senti profundidade. Do começo ao fim foi apenas uma leitura com o objetivo de cumprir uma meta. Em nenhum momento eu peguei o livro para ler por curiosidade de saber como as coisas se desenrolariam.

Embora eu não tenha gostado tanto quanto esperava, eu sei que muitas pessoas colocarão esse livro em suas estantes de favoritos. Muitas já colocaram.
Então se você gosta de livros peculiares, com uma narrativa diferente e que abordam as várias facetas da natureza humana, Gente Ansiosa pode ser para você.
Carolina165 30/09/2021minha estante
Vi várias pessoas reclamando de uma parte da tradução que não ficou boa e acabou estragando o Plot do livro. Será que não se trata desse que vc reclamou? Falaram que a tradução tirou todo o significado do plot. De repente pode ser isso que aconteceu com a "bicicleta"

CALINE 30/09/2021minha estante
Será? Agora eu fiquei curiosa pra saber se pode ter sido isso. Se foi estragou uma parte importante da experiência de leitura.

Mands 30/09/2021minha estante
Esse livro foi traduzido do inglês, não sei se tem diferença, mas talvez em sueco tenha mais sentido algumas coisas

Lúcia 01/10/2021minha estante
Vc resumiu direitinho o que pensei sobre este livro. Parece q tirou as palavras da minha boca.

CALINE 03/10/2021minha estante
Bya se foi isso e a ideia do grande plot acabou se perdendo, a editora errou feio. Porque eu sinto que foi algo interessante executado de forma muito ruim. Se foi uma mudança na tradução, muda tudo.

CALINE 03/10/2021minha estante
Oi Lucia, que bom encontrar alguém que se sentiu como eu. A maioria das pessoas (tanto no Skoob quanto no Goodreads) amou muito e eu me senti uma completa estranha por pensar diferente. Kkkk

Anne - @literatura.estrangeira 07/10/2021minha estante
Eu me senti totalmente enganada ?? Penso o mesmo qu você. Eu até ri em uma cena, até marquei. Mas o resto foi muito entendiante. Não tava querendo acreditar que a história era tão enfadonha desse jeito. Gastei muito $ num livro que nem bom é.

naiara.s 09/10/2021minha estante
Mulher, resumiu exatamente todos os incômodos que eu senti com o livro!

Mas quando consegui calibrar as minhas expectativas quanto a ele, lá pelo segundo terço da história, fui gostando um tantinho e dando umas risadas rsrs.

Também acho que esse plot twist da "bicicleta" acabou sendo meio esquisito por causa da tradução.

SPOILER
Repare que o narrador só usa a expressão "assaltante", que não tem gênero e como disseram aí embaixo que o livro foi traduzido do inglês, ficaria algo como "the robber", só que no português teria que ser traduzido para "o" ou "a" assaltante, com marcador de gênero, aí optaram pelo masculino, o que fez a gente se sentir enganada pela narrativa (com razão) quando da revelação.

Outro ponto em que a tradução ficou confusa foi quando o livro conta a história da assaltante com o divórcio e as filhas e tal, utilizando sempre as expressões "um dos pais", "um pai" "o outro pai", sendo que em inglês seria "parent" que serve pra pai e mãe, sem diferenciar gênero. Achei bem estranho o texto nessa parte. Fiquei até na dúvida, me perguntando se seria um casal de homens gays ou problema na tradução.
SPOILER

Enfim, muito boa sua resenha! :)

CALINE 11/10/2021minha estante
Oi Naiara, suas pontuações sobre o caso da "bicicleta" fazem todo sentido. Eu também achei que era um casal gay por causa da tradução. Quando a revelação aconteceu eu voltei e saí relendo vários trechos pra ter certeza que eu não tinha lido errado.
Sinceramente, eu não sei como isso poderia ter sido traduzido para não causar essa "confusão".

Muito obrigada ???

Bia 12/10/2021minha estante
Eu concordo com tudo o que vc pontuou na sua resenha. A questão da 'bicicleta' me desnorteou também, eu li esse capítulo três vezes pra ver se tinha entendido certo. Eu também só terminei para cumprir uma meta que no caso era por ser o livro do mês do clube do livro que participo

João 02/11/2021

?Gente ansiosa?
Estava renegando o livro desde quando a história se iniciou, o drama de reféns, estava enfadonho, personagens sarcásticos e chatos demasiadamente, isso no começo.

De fato, desde do início, já tinha sacado tudo, mas conforme as coisas foram tomando, tenho que dizer que me surpreendeu, o livro abordas questões muito delicadas, que na minha opinião foi bem retratada, solidão, tristeza, receio, medo, raiva e frustração.

O livro conversou comigo de uma forma incrível, as histórias dos reféns, que depois de conhece-los bem, impossível não entender a dor deles, e entender o porque está acontecendo daquela forma.

Primeiro livro do autor que leio, e arisco a dizer que comecei bem, quero conhecer outros trabalhos dele...
Michela Wakami 02/11/2021minha estante
Uau! Fico super feliz que tenha gostado!????????

João 02/11/2021minha estante
Obrigado! Eu também fico ?????

Karol Alencar 02/11/2021minha estante
Meu coração ficou bem quentinho ?????

Karol Alencar 02/11/2021minha estante
Esse livro é perfeitooooo eu amo ! E fico mto feliz que vc tenha gostado ???

Michela Wakami 02/11/2021minha estante
Maravilhoso o João, ter gostado também né, amiga?!?

João 02/11/2021minha estante
Obrigado pela indicação amor ????

CPF1964 02/11/2021minha estante
Este foi o terceiro livro que li do autor. Ele é gênio dentro do estilo dele. Em breve irei o primeiro livro dele publicado no Brasil e que é o único que ainda não li. Um homem chamado Ove até este momento é o meu favorito do autor. Dei 5 estrelas e favoritei. A fórmula é a mesma. Quem não curte ironia e sarcasmo não irá gostar. Obrigado pela LC.

Michela Wakami 02/11/2021minha estante
Eita, penso em tentar outro do autor, mas você falando isso agora, não sei não se vou arriscar. ????

João 02/11/2021minha estante
Cassius, que bom que gostou também!! Sim, quem não curte sarcasmos e ironia, com certeza não vai gostar e achar um saco, mas a vida é irônica não é mesmo? Foi um prazer ler esse livro com você meu amigo. Abraços.

suele 28/02/2022

Somos todos idiotas
Não consigo fazer resenha desse livro, simplesmente não dá.
Foi o segundo livro que me fez chorar em toda minha vida de leitora até hoje, o que é um grande acontecimento!
Não cabe na minha mente que Fredrik possa fazer isso com as 26 letras do alfabeto, nunca vi nada parecido antes.
É um livro sobre nada e sobre tudo.
É um livro confuso e específico demais.
Único. Inigualável. Destruidor. Impressionante. Brilhante.
No começo eu quase deixei a leitura, pois os gatilhos foram bem fortes pra mim. (Inclusive, alerto novamente sobre os muitos gatilhos relacionados a depressão e suicídio).
Mas, insisti na leitura e honestamente não me arrependo, esse livro me tocou de uma forma incrível, se tornou pessoal demais! É impossível não se identificar de alguma forma com algum, senão, todos os personagens!
Eu não sei o que dizer, só que esse livro é muito, muito especial...
Já estou doida pra reler e ver com outro ponto de vista toda essa história, pois sinto que esse livro é uma experiência única, do tipo que cada vez que você lê, vê algo diferente, vê de forma diferente.
Inclusive preciso dele físico pra levar comigo pelo maior tempo que der, aceito de presente amigos que estão lendo isso.
Esse livro chocaria até mesmo o pessoal de Estocolmo, posso garantir!
lostpoet 28/02/2022minha estante
o favoritado veio aí

favoritado dms

gabriela2835 28/02/2022minha estante
a piada interna no fim KKKKK

ce percebeu ne KKKKKKK

Aquela que tá olhando pro céu 28/02/2022minha estante
Que bonito!

emocionei

Tai | @livrosecha 02/03/2022minha estante
Eu disseeeee

suele 02/03/2022minha estante
muito obrigada pelo alerta choro Tai ??

julhiana 25/03/2022minha estante
curti

A.Paula.Sz 22/12/2023

Na dedicatória, Backman escreveu: "Este livro é dedicado às vozes em minha cabeça,
que são minhas amigas mais surpreendentes.
E à minha esposa, que mora conosco."

Eu gostaria muito de conhecer Fredrik Backman pessoalmente e conversar com as vozes na cabeça dele. A cada livro dele que leio, sinto-me uma criança que não sabe de nada, sempre quero absorver mais e sentir mais.

Nao há palavra melhor pra definir o q este livro foi pra mim: perfeito! ?
???????

CPF1964 22/12/2023minha estante
Eu sou presidente do fã clube do Fredrik Backman na América Latina.....

CPF1964 22/12/2023minha estante
Meu mandato termina em 2040....

CPF1964 22/12/2023minha estante
Aceita assumir depois ? ????

A.Paula.Sz 22/12/2023minha estante
Kkkkk
Aceito a carteirinha de fã n° 1 ?

CPF1964 22/12/2023minha estante
A número 1 já tem dono... Pode ser a número 2 ?

A.Paula.Sz 22/12/2023minha estante
Fechado ??

??????

kote 01/09/2021

perfeito
"Dizem que a personalidade de uma pessoa é a soma de suas experiências. Mas não é verdade, pelo menos não interamente, porque, se nosso passado fosse tudo o que nos define, nunca seríamos capazes de nos suportar. Precisamos nos permitir reconhecer que somos mais do que os erros que cometemos ontem. Que somos também todas as nossas próximas escolhas, todos os nossos amanhãs."

esse livro é sobre pessoas e por isso ele é tão incrível
você vê esses personagens e julga suas ações mas eles são tão humanos que você acaba se identificando, porque sente/já sentiu as mesmas coisas que eles e ao mesmo tempo você odeia todos eles mas quer que eles sejam felizes porque afinal todo mundo já errou em algum momento
é também um livro sobre perda, culpa, medo, maternidade, superação e arrependimento
e é simplesmente fantástico eu recomendo muito porque é um livro completo!!!!!!!!

ps: tem gatilhos, então se você quiser começar, sugiro que procura os gatilhos antes pra ter certeza que nenhum vai te prejudicar
Lilly 01/09/2021minha estante
Vc me deixou curiosa pra ler com sua resenha

kote 01/09/2021minha estante
LEIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MEU DEYS É MUITO BOM *insira aqui emojis de choro*

Lilly 01/09/2021minha estante
Add a listinha, agr só esperar a ressaca passar pra ler ,anciosa

Cristal.ber 01/09/2021minha estante
Eu juro que tava de ressaca nada me fazia voltar mas quando peguei esse livro sério tipo ele é meio confuso no começo mas a curiosidade supera qualquer coisa a forma como esse autor escreve é surreal, curou minha ressaca!

Talita 05/09/2021minha estante
Eu já li e apenas quero confirmar o que está descrito acima. É tudo isso mesmo, perfeito!

Maluh 18/09/2021minha estante
qual é a classificação indicativa amg??

Lilly 18/09/2021minha estante
Maluh segundo o gp de gatilhos e classificação q estou e +16 ,se vc quiser posso lhe passar a lista de gatilhos tbm

Maluh 18/09/2021minha estante
Lilly eu seria totalmente grata se tu mandasse viu?? obgdaa??

aline 11/02/2022

muito difícil resenhar esse livro considerando o fato de ele ser a coisa mais preciosa já escrita...
sério, que livro bem escrito, meu deus do céu!! desde o primeiro capítulo fica evidente que esse vai ser um livro EXTREMAMENTE bom, aí você lê e se surpreende pq ele vai ainda além do que você tinha imaginado... kkkkkk n sei oq dizer além de: meu deus do ceu que livro bom meu deus do ceuuuuuuu!!!!!
eu queria que TODO MUNDO lesse esse livro pq ele é simplesmente PERFEITO.
ri um monte, CHOREI UM MONTE, fiquei surpresa umas mil vezes (tem muito plot, e a narrativa ? incrível ? torna os plots MIL VEZES MELHORES... some isso a uma pessoa um tico lerda que demora um pouquinho pra entender a relação entre as coisas e quando entende fica chocada).
história mais bem desenvolvida que já li, com os personagens mais bem desenvolvidos e um enredo sensacionaaal.
acho que o livro, em suma, é um convite a um olhar empático para o mundo e as mais diversas pessoas que vivem nele; nós não sentimos tanta empatia como gostamos de imaginar que sentimos. acho que ficamos tão imersos em nós mesmos que, sem perceber, agimos como se a vida das outras pessoas fosse menos real que a nossa. ficamos tão imersos em nós mesmos que, sem perecer, esquecemos que as outras pessoas estão tentando tanto quanto nós, sentindo tanto quanto nós, respirando tanto quanto nós. ficamos tão imersos em nós mesmos que não percebemos que não somos os únicos idiotas.
mais sobre o livro: "esta é uma história sobre um assalto a banco, uma visita a um
apartamento e um drama de reféns. mais do que isso, é uma história
sobre idiotas. mas talvez não seja só isso."
se vc tá lendo essa resenha pfv faça esse favor a si mesmo e comece a ler gente ansiosa IMEDIATAMENTE pois esse é o melhor livro do mundo!!!
"talvez tenhamos passado rápido demais um pelo outro no meio da
multidão hoje, e nenhum de nós percebeu, e as fibras do seu casaco roçaram
no meu por um único momento e depois fomos embora. eu não sei quem
você é.
mas quando você chegar em casa esta noite, quando este dia terminar e a
noite nos levar, permita-se respirar profundamente. porque sobrevivemos a
mais este dia.
haverá outro amanhã."
laxxal 16/02/2022minha estante
aaa que maravilhosa!! adorei, quero muito ler agora kkkkk

aline 16/02/2022minha estante
lê e depois vamo falar sobre!! ainda n superei esse livro, tô com vontade de reler kkkkk

laxxal 16/02/2022minha estante
hahahah parece muito bomm, vou ler sim e aí te chamoo

aline 16/02/2022minha estante
medo de vc n gostar depois de eu panfletar o livro como a melhor coisa do mundo hfkwfkekfb

laxxal 17/02/2022minha estante
hahahaha olha que se não for perfeito favorito eu vou mandar um email pro autor dizendo que a Aline ta enganado as pessoas no skoob ??

laxxal 17/02/2022minha estante
mas real mesmo, confio que vai ser maravilhoso, sua resenha ta demais!

aline 17/02/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKK vão excluir minha conta por propagação de fake news rafael ?

laxxal 17/02/2022minha estante
kkkkkkkkkk cancelada pelo skoob!!!

Pam 16/09/2021

Um livro pra mexer com todo mundo.
Eu comecei a ler Gente Ansiosa com MUITAS expectativas e posso orgulhosamente dizer que elas foram atendidas, não decepcionou em nada: na verdade superou as minhas expectativas. Parece um livro meio farofa, mas garanto que é farofa das boas porque é um drama muito gostoso de acompanhar: emocionante, divertido, bonito, cheio de reflexões e muito mais.

O livro acompanha os acontecimentos ao redor de um assaltante que tentou (miseravelmente) roubar um banco que não tinha dinheiro vivo e em seguida apelou para um sequestro relâmpago num apartamento aberto a visitas para venda. Já começa aí a bagunça, e isso que é o mais gostoso. O tempo todo vemos os pontos de vista de praticamente todos os envolvidos, todo mundo tem o seu espaço no livro para ter seu passado e presente explorados, algo que eu fiquei impressionada. Os personagens são MUITO ricos e únicos. Todo mundo tem seus momentos absurdos, divertidos, mas também profundos e até trágicos. Eu amei como ficou claro que nenhum de nós é somente o que aparentamos ser, nós e nossos relacionamentos são muito mais complexos. Todos temos nossas lutas e dificuldades, ainda mais numa época que parece transformar nossa vida num caos completo que nunca tem fim (o livro inclusive fala muito disso). Nessa situação de sequestro todas as "vítimas", a polícia e o sequestrador acabam criando um vínculo ao compartilharem esse tempo bizarro juntos e a forma como eles vão se entrelaçando na resolução desse caso é sensacional. Tudo é uma grande teia de aranha muito bem orquestrada. O livro ainda tem vários plot twists que vão explodir a mente de todo mundo.

Falando da escrita, é super fácil e os capítulos são curtinhos, o que ajuda a deixar a leitura mais fluida e até rápida. Além do mais, é muito emocionante. Eu lia um capítulo rindo alto (literalmente) e no próximo eu estava chorando horrores. O autor nessa riqueza de personalidades consegue trazer tantas ideias e pensamentos que vão fazer qualquer um se sentir representado, e/ou passar a refletir sobre coisas que nunca viveu ou imaginou.

Um livro bonito e envolvente, recomendo pra qualquer um que quiser uma leitura mais simples ou quer sair de uma ressaca literária. Esse aqui não vai decepcionar.
mari 16/09/2021minha estante
Que resenha incrível! Atiçou muito minha curiosidade para ler esse livro, que tenho visto todo mundo falando ultimamente.?

Pam 16/09/2021minha estante
ai mari q bom ? tão falando pq é bom! eu me apaixonei, não consegui largar kk

Mariinha 16/09/2021minha estante
nossa que resenha INCRIVEL, vô comecar a ler agr obgd?

Pam 16/09/2021minha estante
muito obrigada!!! aaa fiquei mt feliz aqui lendo isso ?? espero q vc goste.

Isabela 17/09/2021minha estante
Amei muito esse livro!!!

Michely 17/09/2021minha estante
Estou doida para ler!

Pam 18/09/2021minha estante
michely, leia mesmo! impossível não amar. espero q vc se divirta ?

Michely 18/09/2021minha estante
Simmmm! Depois conto o que achei?

Fepais 03/01/2024

Melhor maneira de começar o ano
Eu amei de verdade esse livro. É um livro que fala muito bem sobre questões de saúde mental, mas de uma maneira muito leve. Amei a história e a relação existente entre cada um dos personagens que estava preso nessa situação dos reféns.
É um livro muito fluído, li bem rápido e tem uma escrita tão boazinha, parece um amigo conversando com você.
Simplesmente amei ??
maria18434 03/01/2024minha estante
MELHOR LIVROOOO

Jesse 03/01/2024minha estante
amo esse livro! esse autor eh sensacional, todos os livros que li dele foram 5 estrelas

Ali 03/01/2024minha estante
Amo esse livro de coração ??

lou.gchiavegato 03/01/2024minha estante
Ele é meu favorito! Amei dms tbm

jaquelinecrzs 03/01/2024minha estante
é maravilhosooooooo!

marifeitoza 03/01/2024minha estante
Esse livro é incrível!!!!

Thaí 03/01/2024minha estante
Maravilhoso?

psraissafreire 18/10/2021

Não se prende à uma sinopse
Poucos livros me marcaram como este. Normalmente escrevo uma sinopse resumida nas minhas resenhas, mas acho que seria melhor se vocês lessem a disponibilizada pela editora de publicação; até porque o que realmente importa é saber que temos uma história sobre idiotas. Idiotas completos.

O autor traz para os leitores uma narrativa viciante e uma escrita PRIMOROSA! A cada página eu me sentia mais atraída para saber os caminhos traçados pelos personagens, e a maneira que ele fez isso é genial. Um ponto interessantíssimo é que o título faz juz à obra... Dá para sentir a ansiedade até mesmo na maneira como o narrador utiliza as palavras para contar a história. Toques de humor espalhados pela trama e um final com atmosfera mais dramática fizeram minha experiência ficar ainda mais completa.

Eu poderia usar o dicionário inteiro, mas não conseguiria dizer-lhes o que realmente senti por esse livro. É por essa razão que convido vocês a conhecerem "Gente Ansiosa".

"Não podemos mudar o mundo, e muitas vezes não podemos nem mesmo mudar as pessoas. Não mais do que um pouco de cada vez. Portanto, fazemos o que for possível para ajudar sempre que tivermos essa chance, querido. Nós salvamos aqueles que podemos salvar. Damos o nosso melhor. Depois, tentamos encontrar uma forma de nos convencer de que isso terá que ser o suficiente. Para que possamos conviver com nossos fracassos sem nos afogar."
helenaslodk 18/10/2021minha estante
aiii já quero ler

psraissafreire 18/10/2021minha estante
Leiaaaa, é incrível! ????

gabi 18/10/2021minha estante
suas resenhas amiga???o sabor. super concordo, leiammm, este livro é tudo?

psraissafreire 18/10/2021minha estante
AIII, OBRIGADA, GABI ?????? cada comentário me dá um quentinho no coração!

CarolDamaso 18/10/2021minha estante
Aaaaaaaaaaaa os dezesseis vem aí, só quatro anos, só quatro anos

psraissafreire 18/10/2021minha estante
KKKKKKKK VAI VALER A PENAAA ???

Grace0 28/09/2023

????
"Qualquer um pode fabricar um mito de sua própria vida se tiver adubo o suficiente, então, se a grama parece mais verde do outro lado da cerca, provavelmente é porque está cheia de merda."
Thaí 28/09/2023minha estante
Eu ri e chorei tanto com esse livro!!!

Grace0 28/09/2023minha estante
Eu também, ele é tão profundo em muitas partes

Thaí 28/09/2023minha estante
Verdade! Esse autor é incrível,

malu dobicz 03/10/2023minha estante
gente, vale a pena a leitura???

Thaí 03/10/2023minha estante
Malu, vale muito a pena!!!

Grace0 04/10/2023minha estante
Vale mesmo, a escrita dele é muito boa

Anne - @literatura.estrangeira 07/10/2021

Espera mais...
Iniciei esse livro com tanta expectativa, mas tanta, que acabou sendo uma leitura maçante na maior parte do tempo.

Geralmente não leio sinopse antes de iniciar, então comecei bem no escuro mesmo, sem saber nada sobre a história. Só que a maioria gostou.

Não sei se foi a tradução, porque ao meu ver o livro faz mais sentindo em inglês, mas logo de cara já saquei qual era a jogada. ?

Sério, eu fiquei chocada que a charada foi desvendada tão rápido por mim, porque geralmente sou bem lerda. Haha.

Achei os personagens bem chatos no começo, tão chatos que fiquei incrédula. Tudo tinha um motivo, mas a leitura continuou sendo devagar.

Enfim, acho que 98% gostou da história e dos personagens com o passar do tempo, mas eu só achei tudo muito entediante.

Eu ri apenas em um momento que eu até anotei. Ri de verdade na hora, fiquei até surpresa.

Vamos lá:

"Um arrepio percorreu sua espinha quando percebeu que a coisa mais terrível de todas poderias estar escondida lá: outro potencial comprador."

Robs - @biblioteca.paralela 10/10/2021minha estante
Esse é outro livro que estou lendo influenciada pelo Paulo Ratz kkkkkkk espero não me decepcionar como vc rs
Mas estou começando a achar q eu e o Paulo somos igual ao Geefe tudo o q um gosta o outro não, até pq meu gosto e o do Geefe são bem parecidos.

Anne - @literatura.estrangeira 10/10/2021minha estante
Kkkkkkkkk Eu tô começando a achar que sou assim também. Vou começar a ler Daisy Jones agora por causa dele tbm. Espero gostar ?

Robs - @biblioteca.paralela 10/10/2021minha estante
Daisy Jones é quase unanimidade entre eles...acho q dessa vez vai curtir rsrsrs

Robs - @biblioteca.paralela 14/10/2021minha estante
Só pra dizer que estamos juntas na decepção e tbm dei 3 estrelas rs

Anne - @literatura.estrangeira 15/10/2021minha estante
Eita, não sei se ficou feliz ou triste com isso, pq eu tava me achando um E.T kkkkkkkkkk

Robs - @biblioteca.paralela 15/10/2021minha estante
Pois é, grande maioria amou, será que lemos errado? kkkkkk Uma booktuber a Pam Gonçalves tbm não curtiu