Hamnet

Hamnet Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

day 12/05/2024

Perfeito
A leitura mais perfeita desse ano
Sigo apaixonada pelo livro.
Parece que nos leva ao passado com a maior perfeição.
Me senti em todo aquele contexto .
Simplesmente perfeito.

Giovanni.Ostemberg 11/05/2024

Poético, mas contemporâneo
Esse não é um livro para todos, seja por sua tematica pesada ou por seu ritmo levemente arrastado, mas que é extremamente assertivo naquilo que se propõe. A narrativa demonstra um bom trabalho de pesquisa da autora, seja sobre os entornos da família, ou pela própria situação histórica, trazendo boas soluções narrativas pra atar os pontos.
Embora não seja dos livros mais palataveis, justamente por trazer como temática principal os diversos lutos da vida, desde o luto por um ente querido, uma perda material até coisas mais subjetivas como o luto pela falta de afeto ou por tudo aquilo que se perde quando grandes mudanças acontecem, é um livro que vou carregar comigo por muito tempo e tendo a revisitá-lo em algum momento.
O que torna todo esse clima pesado um pouquinho menos adstringente, é a forma poética escolhida pela autora para retratar os acontecimentos... tudo é muito sublime e as descrições nos conduzem pelos diversos sentimentos, como a batuta de um maestro, trazendo momentos memoráveis.
É poético, mas apenas em seu detalhes, não se prende a formas pomposas e tem uma leitura bem agradável... até o último ato, onde a própria estrutura dos "capítulos" muda, trazendo mais densidade e peso, também pra refletir os sentimentos presentes ali.

Teria muuuito mais a falar desse livro, mas não vou me delongar por aqui, pra resumir:
Recomeno se vc curte Shakespeare (temos muitas referências aqui), narrativas históricas e romances que vão te fazer refletir sobre a vida e se deixar sentir mais o que tá ai dentro.
Não recomendo se você não estiver com a cabeça boa e quer uma história mais leve pra aliviar.

Por fim, não é um livro livre de falhas, mas vai ganhar 5 estrelas por ter me marcado de diversas maneiras.

Janaina.Oliveira 08/05/2024

Hamnet - Maggie O?Farrell
Todos já ouvimos falar de Shekespeare, com suas dramas, Romeu e Julieta, Hamlet, mas esse livro nos leva a imaginar como foi a vida de sua família, de sua esposa e a dor que ela sentiu com a perda de seu filho. O luto que ela talvez não tenha superado, a raiva que sentiu quando seu marido usou o nome do filho em uma peça de teatro, nos leva q crer que ela compreendeu a homenagem, e o desejo de seu marido.

Para a autora, não sei quantas vezes lágrimas me vieram ao olhos, me senti morrendo com Hamnet, senti a dor do corte na testa. Me senti no lugar de Agnes, mesmo sem ser mãe, e relembrei a dor que compartilho com Judith.

Mareufq 05/05/2024

?Ela cresce se sentindo errada, inadequada, morena demais, alta demais, demasiado indomável, demasiado obstinada, calada demais, esquisita demais. Cresce com a consciência de ser meramente tolerada, irritante, inútil, de não merecer amor, de precisar mudar de forma drástica, subjugar sua natureza, a fim de conseguir se casar. Cresce também com a lembrança do que significa ser amada de verdade, pelo que se é e não pelo que se deveria ser.?

?Tentaria de tudo, faria de tudo. Abriria as próprias veias, rasgaram o próprio corpo e daria ao filho seu sangue, seu coração, seus órgãos, se de alguma coisa adiantasse.?

Larissa Silva 30/04/2024

Shakespeare, Hamnet, a peste
Uma história meio que diferente de tudo que já se viu por aí. Inspirada em acontecimentos reais, Shakespeare, seu filho Hamnet, a peste, teatro.
O ponto que me causou certo estranhamento foi perceber que toda a história gira em torno de Agnes, mãe de Hamnet e não precisamente do próprio Hamnet que, inclusive ganhou o título do livro.
Apesar de longo a leitura é fluída e quando você percebe já leu tudo.
Nay C 18/05/2024minha estante
Eu tbm achei estranho Agnes ser a protagonista, eu pensei q a história fosse girar mais em torno do Hamnet

Carolina 15/04/2024

Lindo!
Fazia tempo que um livro não me fazia chorar, sério, que LINDO!
Esse é um livro de ficção baseado na história de Shakespeare e sua família. Não se tem muito conhecimento da sua biografia, e a autora pegou o pouco que se sabe e criou uma história muito linda, que escrita encantadora, e o jeito que ela fala sobre o luto me tocou demais, nunca tinha lido muito sobre?. Eu amei amei amei!

Millena 10/04/2024

Um dos livros mais belos que já li!
Nunca li nada de Shakespeare ou algo relacionado a sua história e jamais me despertou a curiosidade, porém num acaso comprei esse livro na feirinha do meu bairro e me surpreendi. Escrita instigante e memorável, onde você se vê preso na obra. A autora deu um brilho a esses personagens, uma história tocante e sensível. Hamnet tem todo o meu coração. Com certeza irei dar uma chance as obras de shakespeare.

Raquel 09/04/2024

Esse livro não é sobre Hamlet
Bom, eu tinha expectativas altas demais sobre esse livro. E isso definitivamente estragou minha experiência de leitura.

Apesar do título, a peça é citada literalmente no final do livro, Shakespeare também é um personagem ausente, hament que eu achava que será o protagonista também não é um personagem tão frequente.

A personagem principal é a Agnes, que é adaptação do nome da esposa do Shakespeare.

Algumas coisas foram boas no livro, a escritura realmente pesquisou a obra inteira para poder criar a ficção especulativa dela, e ela se sai muito bem em várias coisas, por exemplo em representar a época, os personagens, toda narrativa é bem construída.

Acho que o que realmente estragou minha leitura foi que eu esperava que livro trouxesse mais sobre as peças, sobre Shakespeare, o livro cita essas coisas como plano de fundo, se você for ler por esses motivos não leia.

E a partir da segunda parte, a escritora se perde um pouco, parece que a história fica confusa e muito diferente da primeira parte.

Beeathriz 07/04/2024

Que livro bom!
Gente que livro incrível de ler!!! Que escrita perfeita. Teve vezes que eu me senti real numa casinha do interior da Inglaterra. Eu conseguia visualizar tudo, todos os detalhes. Que experiência! A história é boa, mas nada demais.. só que os detalhes da escrita fizeram TODA DIFERENÇA! Eu chorei numa parte, pq a dor que eu senti parecia real. Enfim, leiam.

Yasminy 07/04/2024

Um livro cativante do início ao fim. Uma leitura fluida e densa ao mesmo tempo. Agnes é uma personagem cativante. A autora conseguiu fazer com que eu criasse uma empatia por cada personagem. A dor de uma mulher ao preferir ver o marido longe à vê-lo se entregar a tristeza. O luto de toda uma família e a forma como cada um lidou com ele.
Um dos melhores livros que já li. A autora conseguiu entregar uma narrativa cativante e bela.

Vitória 03/04/2024

Queria tanto q fosse um 5 estrelas
Sério eu tava com as expectativas lá no alto e o começo do livro realmente parece prometer q vai te levar ao ápice e tudo mas dps da morte do hamnet parece q tudo ficou meio morno passou muito bem a ideia do luto não me entendam mal mas eu esperava mais pelo q falavam do livro, quanto a experiência de leitura em sua maioria foi prazerosa principalmente pela escrita linda da autora isso sim não tem o q questionar mas pelo fato da 2a parte ser muito abaixo da 1a deixo minha nota 3,5 com dor

Milena | @aspaceforbooks 01/04/2024

Meio bom meio meh
A leitura foi bem ok, a primeira parte foi melhor, sofri mais, mas a segunda foi tão meh, parecia outra pessoa escrevendo. Sei lá. Foi bom, mas esperava mais.

Laryssa306 28/03/2024

Hamnet
Muito diferente de tudo que já li, demorou um pouco para fluir mas achei fascinante a construção dos personagens e a narração de cada momento fazendo com que a dor seja muito real.

tiadodudu 24/03/2024

O título deveria ser Agnes
Escrita fluída com complexidade, cenários e personagens construídos e descritos com detalhes sem ser monótono. Agnes carrega o livro nas costas com seu magnetismo e suavidade.