Aurora Ascende

Aurora Ascende Jay Kristoff
Amie Kaufman

Resenhas - Aurora Ascende

sarah.bianchin. 31/03/2024

Misture Star Wars com as distopias adolescentes mais famosas dos anos 2010 e você tem o Ciclo Aurora. O começo do livro é lento pois tem toda a construção do universo e apresentação dos personagens a ser feita, mas a hora em que a ação pega no tranco você devora o livro e nem sente. Eu não tenho o costume de ler ficção científica mas eu simplesmente AMEI Aurora Ascende.

Tati E. S. Corrales 24/03/2024

Adorei e já quero ler a sequência! ??
Comecei a ler sem muitas pretensões e expectativas e, devorei. Que livro fluído, cheio de aventuras e personagens maravilhosos. Adoro livros com vários narradores e, acabei me apegando a todos.
Obviamente, tem muito para acontecer, então, não vejo a hora de ler o próximo. Espero que Aurora se descubra e se fortaleça!

Man 21/03/2024

O que eu gosto nesse autor é que ao mesmo tempo que ele começa um livro de Utopia ou fantasia (como todos os autores) nos mostrando os personagens, suas personalidades, nos fazendo conhecer o ambiente que a história se desenrola, ele já começa com ação total e claro, a personalidade sarcástica do autor está junto conosco na parte de Magalhães (aquele unividro é sensacional).
Aqui aprendemos que nós escolhemos nossos amigos, mas também o "universo" escolhe por nós e temos só que escolhermos aceitar ou jogar fora. E é essa nova família que vai tapar as arestas das portas (aprendi com Finian essa parte).
Perdemos família ao longo da jornada, mas a vida é assim.
Agora juntos eles irão defender o que acreditam e creio que novas aventuras surgirão.

your worst nightmare :) 20/03/2024

AAAAAAA esse livro é muito bommmm. os personagens são claramente o ponto alto, mas o enredo também não fica pra trás. só tirei uns décimos aí por conta do desenvolvimento dos casais, que acho que pode ser melhor nos próximos livros. é isso. muito bom ?

Maria1965 14/03/2024

Te amo, aurora ascende
Eu me surpreendi MUITO com esse livro. que eu sou uma traça de livros de fantasia, todo mundo sabe, mas eu realmente não dava nada por esse aqui e eu levei um grande tapa na minha cara pra ficar esperta. a história, o livro, é tudo MUITO BOM. eu não sabia exatamente o que esperar do livro, mas foi muito interessante. é tudo muito futurista e ao mesmo tempo tem um humor incrível, umas piadinhas bestas. eu me senti lendo Guardiões da Galáxia, e olha que isso é um filme. porque a vibe deles é exatamente a mesma, é incrível de tão acolhedor. é um livro que faz você querer mais e mais porque tem mais de um narrador então quando algo tá acontecendo com um, muda o capítulo e ai você tem que esperar pra saber o que aconteceu com aquela pessoa então ele te prende demais. fora isso, o plot é incrível, te surpreende, cada capítulo aparece uma coisa nova que você não tava preparado. além de que cada personagem tem uma personalidade muito diferente um do outro. muito bom!

Rauana MT C 09/03/2024

Aurora Ascende
Eu comecei o livro com expectativas boas, pq adoro o autor, mas ao mesmo tempo com um pé atrás, já que não tem nada a ver com o outro livro que li dele. No fim, eu achei um dos melhores livros infanto-juvenis que eu já li.
Todos do grupo tem entre 17 e 19 anos e, diferentemente do que acontece em muitos livros infanto-juvenis, eles realmente se comportam como adolescentes e não como adultos em corpos de adolescentes. Seus pensamentos juvenis e piadas características da idade deram ao livro uma jovialidade que eu não lia a muito tempo.
Algo que também gostei é que eles são personagens novos no assunto, mas não bobos como ocorre em livros desse público-alvo.
Amo todos os personagens desse grupo, cujo cada integrante tem uma personalidade única, e também os casais que estão sendo formados.

Thailany2 05/03/2024

Uauuuuuuu que incrível ?
Meu Deus como esse livro é bom, que escrita maravilhosa, que mundo incrível, eu entrei nesse mundo de cabeça e não tava esperando amar tanto, os personagens tão bem desenvolvidos, portanto falo pra vocês este livro e FAVORITADOOOO ?

LEIAM!!!!

pendragons 16/02/2024

Uma história surpreendente.
Inicialmente, o enredo acompanha a história de Tyler Jones, um soldado recém-formado em uma organização criada séculos no futuro com objetivo de proteger a galáxia dos estigmas deixados por uma guerra mal resolvida. No entanto, sua vida, e consequentemente a vida daqueles ao seu redor, toma rumos nunca antes imaginados quando, por um acaso, Tyler resgata, no meio do espaço inabitável, uma garota que deveria ter vivido e morrido há duzentos anos. Como consequência, Tyler e sua equipe de desajustados recém-formada embarcam em uma aventura pelo desconhecido, buscando descobrir mais sobre o mistério acerca de Aurora O'Malley e suas capacidades além da compreensão humana.

Desde muito tempo eu anseio por essa leitura, embora tenha enrolado um pouquinho para começar (Xô, preguiça!). E preciso confessar que na medida em que fui lendo a história e avançando as páginas, minha empolgação entrou em declínio. Narração muito infantilizada (obviamente, já que o livro tem como público-alvo os mais jovens entre quinze e dezoito anos), personagens rasos e... insuportáveis.

Os fãs da saga que perdoem, mas o problema desse livro não é desenvolvimento arrastado ou pontos sem pé nem cabeça. Até porque, um ponto positivo da história no geral é que tudo acontece no momento que deve acontecer. Não há pressa para responder perguntas propostas pelo próprio enredo, tudo é bem desenvolvido do jeito e no tempo certo, dando um ar mais satisfatório a história. O que é de se esperar de dois autores que já possuem uma certa experiência com seus trabalhas anteriores. Embora, claro, alguns problemas impossíveis sejam resolvidos de maneira ainda mais impossível.

Porém, não é este o ponto principal da história? A impossibilidade das coisas acontecerem naquele universo: uma garota em sono criogênico por duzentos anos, essa mesma garota manifestando habilidades sobrenaturais, o interesse e a busca incessante das autoridades máximas por essa garota. Todos estes pontos se apoiam no ponto principal de todo o enredo: acreditar que o impossível, é sim, possível. Ou, como Tyler repete várias vezes no decorrer da obra, "é preciso ter fé".

Novamente toco no ponto que mais me irritou no livro, que foram os nossos protagonistas. Infelizmente uma parte deles ou é insuportável demais, ou desinteressante demais ou forçado demais. Isso me pegou um pouco durante a leitura e se não fosse a história intrigante e de certa forma curiosa, eu teria abandonado a leitura pelas piadas excessivamente chatas do Fin ou na desconfiança descabida da Cat. Com sorte, a Aurora e todo o mistério ao redor dela me deram forças para chegar até o fim, e preciso admitir que os últimos capítulos me surpreenderam MUITO.

Como eu disse, a história em si é muito intrigante. Ela se ramifica em pontos imprevisíveis, fazendo com que o leitor reflita sobre quais seriam as decisões que nossos heróis tomariam e suas eventuais consequências. Ainda existem algumas coisas muito óbvias, mas o plot twist principal é realmente interessante, o que me fez devorar vorazmente as últimas páginas em poucas horas. A conclusão do primeiro volume despertou até mesmo um interesse pelo segundo e já planejo lê-lo o mais rápido possível. Além disso, é perceptível a mudança na narração e nos personagens, se compararmos as primeiras páginas com as últimas. Cada um deles amadurece de maneira orgânica durante o desenvolvimento da história, trazendo reflexões mais profundas e narrações de tirar o fôlego. Sério, a narração no clímax da história é simplesmente surreal.

Portanto, a obra não é em um todo ruim. Na verdade, ela segue bem o padrão de histórias para adolescentes e jovens adultos, com um quê a mais no final. Tem seus pontos negativos, mas que graças aos positivos acabam se equilibrando na balança. Eu recomendo, mas já vou logo dizendo que pode ser um enredo que não vá agradar a todos da mesma forma.

Tane 15/02/2024

???
Como que nunca tinha lido nada desse autor? Ainda impactada com os acontecimentos finais deste livro!!
Eles não tinham esse direito ???

Carina64 13/02/2024

"Eles são membros da Legião Aurora, e eles não deixam os seus para trás..."
Esse livro me trouxe tanta nostalgia enquanto lia que foi impossível não gostar. Apesar de ser uma ficção científica, tem muito uma energia de distopia adolescente de 2010. A história escala de uma forma no decorrer do livro que eu ficava sem reação, tem um milhão de surtos e fugas e no final eu estava me sentindo numa mistura de The Last of us, The 100 e Maze Runner. E eu amei. Consegui sentir tantas coisas ao longo da leitura que o distanciamento da história que eu senti no iniciozinho nem parecia que tinha existido. Então se você se sentir um pouco perdido no início, continue.
Os personagens são todos absolutamente incríveis e cativantes, ri e chorei com as particularidades de cada um. Definitivamente um livro que envolve um grupo de pessoas extremamente diferentes umas das outras, unidas não necessariamente por laços familiares, mas por uma conveniência, me ganha no primeiro instante. A forma que passam de um grupo de desajustados para uma família é algo que eu fico só esperando, e eles conseguiram formar isso no Esquadrão 312.

Sugando essa energia de distopia adolescente de 2010, o livro também traz os mesmos pontos negativos que alguns desses livros antigos traziam pra mim. Muitas situações absurdamente convenientes e dois adultos que só deram boa sorte pra um bando de adolescentes que estavam em posse do que eles mesmos disseram ser "uma carga mais preciosa do que qualquer um de vocês imagina", mas que nunca mais dão as caras na história para ao menos saber como as coisas andam. Mas, simplesmente passei pano pra tudo isso e só tirei meia estrela.

Agora me encontro ansiando pela continuação.

laiscunhaf 12/02/2024

Eles não são os heróis que gostaríamos. São apenas os que conseguimos encontrar.
Estamos em 2380, a humanidade expandiu-se para além da Via Láctea, e os cadetes recém-formados da Academia Aurora embarcam em suas primeiras missões. Tyler Jones, um prodígio, lidera um esquadrão de desajustados, enquanto enfrenta o desafio representado por Aurora Jie-Lin O'Malley, uma garota resgatada após séculos em criogenia. Sua chegada desencadeia eventos que podem levar a uma guerra galáctica. Agora, o esquadrão de Tyler é a última esperança para decidir o destino de todas as espécies.

Me diverti muito com essa leitura; a narrativa é fluida, e a premissa é diferente de tudo que já li. Um grupo de desajustados, com características, personalidades e habilidades diferentes, forma um esquadrão muito caótico.

Gostei especialmente da diversidade de espécies apresentadas no livro, afinal, estamos no espaço! As relações vão se formando, começamos a entender os vínculos já existentes e a torcer pelos novos. Para mim, o Kal foi o personagem que mais despertou minha curiosidade, tanto sobre sua própria história quanto sobre a cultura de seu povo.

"E as luas escolhem que planetas elas orbitam? Os planetas escolhem suas estrelas? Quem sou eu para negar a gravidade, Aurora? Quando você brilha mais do que qualquer constelação no céu?"

Enfim, essa série vale a pena.

[2022]

Eduarda1748 09/02/2024

Leitura leve e rápida, apesar do início meio arrastado e confuso. As interações entre os personagens são divertidas, apesar de transparecer muito a pegada New adult que, particularmente, não curto muito. Um ponto positivo são os romances não roubarem o foco da história, como geralmente acontece nesse tipo de literatura. Gostaria que a história do Kal tivesse sido mais aprofundada e espero que isso aconteça nos próximos livros, achei ser o personagem mais interessante e gostaria de entender suas motivações obscuras. E, sobre o final, achei bem destoante da pegada no livro mas espero que faça mais senrido depois.
No geral, livro clichê é leve, gostosinho de ler.

Sofia136 06/02/2024

Não consigo controlar a gravidade e muito menos meus surtos
Eu estava enrolando pra ler esse livro desde o lançamento dele e agora pude finalmente fazer isso, é o tipo de história que você vai dormir já pensando em acordar pra ler mais, e enquanto lê já quer chegar no final por pura curiosidade. Em alguns momentos senti ódio da Cat mas é compreensível alguns surtos dela, ela é meio a gente quando o assunto são os nomes fantasiosos dessas histórias, todos os personagens são bem desenvolvidos, a Zila sendo fanática por armas, o Finn com seu sarcasmo sem fim, o Tyler que ama o controle, a Scar que é puro suco da sedução e por fim a Auri e o Kal que me fazem esperar por um desenvolvimento mais profundo sobre eles dois como um só no próximo livro. Em alguns trechos eu me vi pensando "queria um desses na minha vida" e os trechos eram sempre do Kal, alguém que perdeu tudo e ao mesmo tempo perdeu nada, que por trás da cara fechada é empático e possui um senso coletivo muito forte, sigo curiosa sobre o que a Auri realmente é e se ela tem alguma ligação com a raça do Kal, sendo bem sincera, eu espero que sim, seria um plot interessante.

"E as luas escolhem que planetas elas orbitam? Os planetas escolhem suas estrelas? Quem sou eu pra negar a gravidade, Aurora? Quando você brilha mais do que qualquer constelação no céu?"
- Kallis

Ratinha de biblioteca 05/02/2024

Calma que melhora!
É o único título que posso atribuir ao livro, o início é lento demais para um livro de "fantasia" as descrições e mudanças de POV'S pega o leitor desprevenido já que maioria está acostumado com o ponto de vista de apenas um personagem. Nesse livro há evoluções pequenas e leves que ao decorrer se intensificam, tanto quanto amadurecimento do alfa que estava preso em uma bolha , quanto para um alienígena que esconde suas dores para não acharem que é fraco.