Foundryside

Foundryside Robert Jackson Bennett

Resenhas - Foundryside

Marcos.Leste 07/05/2024

Luta de Classes
A luta de classes é um tema central em "As Margens da Fundição". A sociedade da cidade é profundamente dividida entre os ricos e poderosos membros das Casas Comerciais, e a grande massa de trabalhadores explorados que vivem na pobreza. Sancha, por ter crescido nas ruas, conhece de perto as dificuldades da vida dos trabalhadores e nutre um profundo ressentimento contra as Casas Comerciais. Essa raiva a motiva a se juntar à rebelião e lutar por um futuro mais justo para todos.

Além da luta de classes, Cidade das Fundições também explora outros temas importantes, como a natureza da identidade, o poder da tecnologia e o custo da ambição. O livro oferece uma visão crítica da sociedade capitalista e dos perigos da ganância e da exploração.

No início, a leitura não me prendeu completamente. A história demorou a me envolver, mas à medida que a trama se desenrolava, o enredo se tornava cada vez mais dinâmico e me prendia à leitura. O desenvolvimento da trama me prendeu cada vez mais, com ritmo crescente.

Tokyo 14/01/2022

Fantástico
Iniciei essa leitura sem ter ideia do que esperar, e ela acabou se tornando uma das favoritas de 2022 e talvez da vida. Aqui conhecemos Sancia, uma ladra que os únicos objetivos são sobreviver nesse mundo hostil e conseguir dinheiro suficiente para se livrar de seus misteriosos poderes e todas as dores que eles trazem, no entanto, ela não tem ideia de como sua vida vai mudar por causa de um objeto roubado. Somente essa premissa fez com que meu interesse aumentasse mil vezes, ademais, a escrita do autor não deixa a desejar, todos os eventos e conflitos foram conectados com a lore da história de forma impecável. Além disso, o final é típico de primeiros livros de séries de fantasia e ao mesmo tempo, único à sua maneira. Vale muito a pena a leitura.

Riva 30/04/2023

Que universo surreal de bom!
Vou começar essa resenha com uma frase que resume muito a história desse livro.

?A realidade não importa. Se conseguir convencer uma coisa o suficiente, ela vai acreditar em qualquer realidade escolhida.?

Que universo incrível, muito bem construído, o sistema de magia é muito empolgante, fiquei imaginando uma imensidão de possibilidades. ?

Os personagens são bem cativantes, com certeza o meu favorito é o velho Orso, e no final da história tem uma migalhinha de romance que tanto faz existir ou não. ?

Resumindo, valeu muito a pena a leitura desse livro, por mim leria tudo de novo agora mesmo, mas tô mais ansioso pra ler o segundo volume kkk, gostei demais, favoritado!!! ????

Queria Estar Lendo 06/01/2024

Resenha: Foundryside
Foundryside: Às Margens da Fundição foi tudo o que eu esperava que fosse. O primeiro capítulo da trilogia de Robert Jackson Bennett é muito divertido, revolucionário e criativo ao extremo.

A história se passa em Tevanne, um mundo que funciona através da magia industrializada. Casas comerciais produzem conhecimento e objetos encantados por sigils, que dão personalidade e "vida" a essas coisas, tornando-as úteis em situações que não seriam. Portas que só abrem com uma senha falada, cintos gravitacionais que fazem as pessoas flutuarem, armas cujos projéteis acompanham os alvos.

Sancia não gosta muito do mundo em que vive. Ela teve um passado terrível, e vive nas ruas das Áreas Comuns tentando sobreviver todos os dias. Para sua sorte, tem uma habilidade que a ajuda a sobreviver: ela pode entender inscrições. Com um toque, pode encontrar sigils e saber o que está em seu caminho.

Quando é contratada para roubar um artefato, não imaginava que estaria se embrenhando em uma trama que poderia resultar no fim do mundo como o conhece.

Foundryside é um livro tão divertido! Se você gostou de Mistborn e Um tom mais escuro de magia, vai favoritar esse.

Robert Jackson Bennett conta uma história de trambiqueiros mágicos vindos de todos os cantos do mundo e se unindo com um objetivo em comum: salvar esse mundo. Uma pessoa está mexendo com poder além da compreensão humana, e basta um acontecimento para mudar o destino de todos.

"Este lugar é antigo e cheio de fantasmas aprisionados."

Sancia e os outros personagens têm seus caminhos cruzados pelo grande acaso. E é uma grande aventura acompanhar esse grupo improvável unindo forças porque, mesmo em suas diferenças gritantes, eles percebem que "ei, não queremos que o mundo acabe e talvez possamos impedir isso".

A protagonista é extremamente cativante. Carregada de um humor azedo e de um instinto de sobrevivência que a coloca em posições de egoísmo e cuidado extremo, Sancia me conquistou por toda a sua postura. Ela é divertida, debochada e muito corajosa. Mas também não é tonta, e nem um pouco heroica. Ela só faz o que interessa a ela.

Ao seu redor, o leque de personagens que compõe esse grupo doido é bem diversificado. Tem um soldado sofrido com traumas de guerra, um "lorde" das casas comerciais que, ao se tornar alvo de outros poderosos, percebe que sua melhor aliança está com outros coitados, uma inscritora carismática e brilhante, e até mesmo uma chave falante.

Foundryside depende muito dos seus personagens, e por isso a trama é tão boa.

Gregor é o soldado traumatizado. Ele tem uma carga dramática bem grande, e um senso de honra maior ainda. Eu me apaixonei por ele porque é bem aquele herói ansioso pela revolução, disposto a todo tipo de sacrifício - inclusive o seu - para mudar o mundo para melhor.

"Sancia gostava de roubar. Era boa nisso."

Orso é o nobre que acaba nessa confusão porque se meteu em outra confusão. Ele é divertido porque é extremo em tudo. Inteligente, dramático, cheio de privilégios. Sua relação com a Sancia é de picuinhas e bate-rebate que deixam os diálogos e interações com muita fluidez. E, com ele, vem a Berenice, sua ajudante. Ela é uma inscritora (consegue inscrever sigils e os estuda desde sempre) e é outra mente brilhante na história.

Ela é uma personagem bem comedida e um contraponto interessante ao extremo do seu chefe. E também tem o fato de ser o romancinho que está nascendo com a Sancia. Sáficas trambiqueiras!

Foundryside é um livro grande (mais de 600 páginas), mas você não vê a história passar. Tem uma fluidez na narrativa e no jeito com que as reviravoltas movem a história para novos rumos. O ato final é de te deixar roendo as unhas, porque tudo nele é muito bom. Quando termina, com um gancho pra lá de emocionante para a sequência, é naquela nota alta que aventuras muito boas têm a apresentar.

"Todas as coisas fechadas querem se abrir."

Toda a questão social e política da história se relacionam com a trama revolucionária crescendo nos fundos da trama principal. Através da Sancia e do Gregor, principalmente, conhecemos mais das injustiças e dos horrores desse mundo de privilégios descarados e esquecimentos mortíferos.

A tradução de Aline Storto Pereira tá boa demais. Adaptações interessantes aos termos que os personagens usam nesse mundo de magia industrializada, e uma revisão e diagramação confortáveis para a leitura.

"Acho que ele está alquebrado assim como eu. Só está tentando consertar o mundo porque é o único jeito que conhece de consertar a si mesmo."

Quando Foundryside: Às Margens da Fundição termina, te deixa na ansiedade por mais. É um excelente primeiro livro para o que promete ser uma série de fantasia extremamente criativa e cativante.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2024/01/resenha-foundryside-as-margens-da.html

Xingmi 23/11/2022

Fedegoso
Qualquer coisa menos fedegoso, é o que esse livro é. O universo dele é muito interessante, repleto de ação e emoção e que estimula a imaginação ao apresentar tantas coisas completamente distintas da realidade. O final aberto instiga o leitor a ler a continuação da história e é o que pretendo fazer em breve.

Susu 04/09/2021

QUE LIVRO PERFEITO??????????
Desde o início da leitura eu me vi imerça nesse livro fantástico cheio de tramas e reviravoltas e eu nem preciso falar que aquele final me deixou sem coração né ?! E como eu estou ansiosa para o segundo chegar no Brasil. Agora vamos para a resenha.

O livro vai contar a história de Sancia, uma ladra experiente que vê a sua vida de cabeça pra baixo quando uma pessoa poderosa a contrata para realizar o maior roubo da sua vida, porém as coisas não saíram como o planejado, e agora um monte de pessoas estão atrás dela para matá-la e roubar o objeto de valor inestimável.
Nesse universo vamos encontrar uma sociedade corrupta onde as leis não importam, e o poder é o que fala mais alto, e todos estão dispostos a fazer oq for preciso para alcançalo.

"como eu venço? E a resposta é: enquanto estiver viva, está vencendo. A única esperança que deve ter é a de ver o dia seguinte, e o outro. Alguns aqui vão falar de liberdade ? mas você não pode se libertar se não estiver viva."não

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 20/11/2023

Gente, juro que eu tive bastante força de vontade de ler, eu lia, lia, lia e o livro nunca acabava, eu gostei da história, do universo mas não posso deixar de ressaltar o quanto foi uma leitura cansativa.

Aline 12/01/2023

Coisas boas...coisas ruins
É um livro com uma escrita simples e direta, isso tem um lado bom, pois é muito fácil de entender esse universo criativo e complicado que o autor criou, além de ser uma leitura super rápida (eu geralmente leio em média 35pags por hora, dessa vez eu lia de 40 a 45). Infelizmente, os personagens também ficaram muito simples, sem profundidade. Eu não consegui simpatizar com a protagonista, ela parecia mais um personagem secundário. Tudo oque eu sabia dela era: 1-passado horrível, 2-tenta sobreviver a qualquer custo, 3-não toma banho (ela realmente não toma banho, passa só um paninho kkk). A realidade desse livro é incrível, acho que é o livro perfeito pra quem gosta de física. Eu gostei que simplesmente não tem leis ou direitos humanos. O romance foi tudo oque eu queria que fosse: a migalha de uma migalha de um romance sáfico. Eu acho que poderia ser bem mais curto, pois tinha vezes que os personagens ficaram páginas e páginas discutindo um único assunto, o papo podia ser menor. Os 80% do livro foram INCRÍVEIS, mas nos últimos 90% tudo aconteceu muito rápido, ai ficou confuso. Gostei, recomendo?

Isabele Haskel 21/01/2022

Esse livro entrega TUDO
É uma fantasia com personagens muito bem construídos.
A mitologia é muito interessante e bem diferente do que eu já havia lido em outros livros.
Os plots foram bem imprevisíveis (na minha opinião).
Demorei para engatar na história mas no decorrer do livro fiquei curiosa para saber o “desfecho” e não consegui mais parar de ler.
O Clave é o melhor personagem e somente a minha opinião importa!!!
Estou curiosa para as continuações, Morro Branco faça o favor de lançar logo.

Emilia.Reis 30/03/2024

O sistema de magia é diferente de outros livros, gostei como autor vai explicando o universo enquanto as coisas acontecem, a história fluiu muito bem.
A personagem principal é uma sobrevivente que já foi escrava e vítima das atrocidades do sistema dos ricos. Ela só quer se manter viva, até entrar em um roubo e se ver dentro de uma possível revolução junto com aliados improváveis.
Sani Melo 30/03/2024minha estante
Vou por na lista ??

Emilia.Reis 30/03/2024minha estante
opa!!!!

Vanessa.Liandro 08/02/2023

Gostei tanto que vou continuar ?
Fantasia sempre foi um dos meus gêneros favoritos, mas vamos ser sinceros: ultimamente tem sido difícil encontrar histórias com algum diferencial. Foundryside nos apresenta alguns elementos interessantes que tornam esse livro uma ótima experiência de leitura.
Não farei um resumo sobre o que se trata essa história, devido a complexidade do sistema de magia e das suas longas 600 e poucas páginas. A sinopse estará nas fotos. Aqui iremos acompanhar a história de Sancia que é uma ladra vivendo na cidade de Tevanne. A história toda se inicia por um roubo que ela fará e partir disso muitos acontecimentos vão nos deixar mergulhados em toda sua aventura.
O sistema de magia é bastante complexo. Vamos ver o tempo todo sobre objetos inscritos, sigils, lexicons etc. Os objetivos que possuem determinados sigils inscritos farão com que aquele objeto se comporte de uma forma diferente. Um exemplo bem básico é utilizar uma inscrição em um pedaço de madeiro para que ele acredite que é uma pedra. Conseguiram entender mais ou menos como funciona isso? Ao longo do livro tudo é muito bem explicado e não fiquei perdida com os termos.
A política de Tevanne que é dominada por quatro campos principais: Dandolo, Candiano, Michiel e Morsini. Também temos as chamadas Áreas Comuns onde nossa protagonista vive e não é dominada por nenhum desses Campos. Lá não existem leis, é cada um por si. Esse é um dos pontos altos dessa leitura. O autor mesmo com uma escrita que flui, ele consegue dar profundidade nos conflitos. Adoro quando esse aspecto é bem desenvolvido.
O que dizer dos personagens? Esse é um livro que tem uma protagonista bastante jovem (por volta de 17 anos), com um passado traumatizante, não confia em ninguém definitivamente desconfia de tudo e todos. Apesar dessa complexidade ela tem seus momentos em que traz um bom humor para a história. Não vou falar dos outros personagens, eles são uma grata surpresa e me surpreenderam muito, até mesmo os vilões foram ótimos. Então se quiser descobrir do que estou falando é melhor ir os conhecendo durante a obra.
Foundryside tem uma continuação chamada Shorefall. Vocês já imaginam que fiquei curiosa em dar continuidade a essa história e já o tenho em minha estante. Espero poder em breve continuar acompanhando a saga de Sancia e seus companheiros.

Luan 16/03/2022

Um bom livro, mas que desagrada por não trazer novidade dentro do gênero
Foundryside é mais um entre tantos livros de fantasia e não traz alguma grande novidade ou inovação dentro do gênero. O foco do livro é na história de uma ladra. Com certeza você já ouviu algo parecido por aí. Fantasias neste estilo tem aos montes por aí. Os autores, precisam, no entanto, trazer algum frescor é no desenvolvimento da história a partir disso.

Em Foundryside, o autor Robert Jackson Bennett conta a história de Tevanne, um lugar em que há casas mercantis que comandam a política. E Sancia, a protagonista, acaba se envolvendo com elas após ser contratada para roubar um misterioso item que vai desencadear uma guerra.

A sinopse em si não é um grande atrativo, mas os bons comentários me fizeram comprar o livro. O grande problema dele é de fato não trazer inovação. Cada vez mais livros estão trazendo histórias semelhantes, mudando apenas um pouco no desenvolvimento. Nesse sentido, até posso dizer que vi bastante similaridade neste com A oração dos miseráveis.

Por conta disso, o início do livro é chato. Como não traz nada de novo, ele soa mais do mesmo e não me motivava a continuar a leitura. Até que chegou a metade, quando o livro teve uma melhora significativa com alianças improváveis que deram uma nova pegada e um novo ritmo à história.

De forma geral, Foundryside não é um livro ruim. Só decepcionou o início, apresentando logo na sequência um avanço. A escrita do autor é boa, mas alguns diálogos deixam a desejar. Da forma que o escritor construiu o desfecho, fiquei bem motivado em continuar neste universo, que apresenta ainda bons personagens, além da própria protagonista, e um sistema de magia interessante.

Clara Azevedo 17/08/2021

Foundryside - Às Margens da Fundação
Volume 1 da Trilogia os Fundadores. Sancia Grado é uma ladra, e foi contratada para roubar um artefato que tem um poder inimaginável,um objeto que poderia revolucionar a tecnologia mágica conhecida como "Inscrição". Mas Sancia não sabe exatamente o que está roubando ela só percebe que o artefato é importante quando ao roubar e voltar para sua casa abre a caixa e se depara com uma chave de um formato um tanto curioso. Sancia tem a habilidade de poder se comunicar com os objetos inscritos e como essa chave é um objeto inscrito ela pode se comunicar, mas inicialmente ela estranha muito ter por perto uma chave falante que se alto denomina Clave mas com o tempo ela vai se acostumando. Sancia está com um problema nas costas várias pessoas estão atrás de Clave e a ladra vai ter que se unir a pessoas um tanto inusitadas que em outra situação não faria. Sancia sabe que estão caçando ela e se for pega vai acabar morrendo e Clave é muito perigoso não pode deixar um objeto solto por aí. O livro é narrado em terceira pessoa através de vários pontos de vistas como Sancia, Gregor, Orso. Inicialmente demorei para engatar na história é um livro de fantasia e apresenta um mundo novo com uma mitologia diferente. Eu ficava perdida com os termos inscrição, Hierofante. Fiquei irritada por toda hora ficar aparecendo a palavra fedegoso, por qualquer motivo os personagens colocam essa palavra em um frase. Como todo primeiro volume de fantasia ele apresenta o universo em que o leitor está sendo inserido. Estou curiosa pela continuação. Esse tem mais de 600 páginas. Li para uma LC do Telegram. Essa edição da Morro Branco é muito bonita e veio ainda com um marcador de páginas combinando com a capa do livro.

"Às vezes você precisa de uma pequena revolução para fazer muitas coisas boas." Pág:417.

Thânia Deak 08/09/2021

FOUNDRYSIDE
O que dizer sobre esse livro?? É simples perfeito. Este livro vai trazer a personagem SANCIA GRADO, uma mulher forte que enfrentou muitos problemas e armações políticas para permanecer viva. Esse livro trás muitos mistério, trama política e guerra.
Os personagens envolvido com a personagem principalmente são muito cativante e engraçados. Estou completamente apaixonada por esse livro e ansiosa para os outros livros.