Sexo, gênero e sexualidades

Sexo, gênero e sexualidades Elsa Dorlin

Resenhas - Sexo, gênero e sexualidades

Vivi 08/08/2023

Livro extremamente interessante, de leitura muito rápida e que traz conceitos fundamentais para quem estuda feminismo. Recomendo.

cifonauta 11/04/2022

Eu gostei do livro e acho que ele entrega o que se propõe; um revisão conceitual ampla porém breve. Creio que algumas linhas de raciocínio fiquem mais nítidas para as pessoas que já tem certo conhecimento sobre as temáticas abordadas.

vagnerrg_ 01/01/2022

Nesse livro eu tinha interesse em entender o que a Dorlin fala sobre epistemologia. Já li outras filósofas da ciência que são feministas e consigo compreender bem que a ciência também é mais um desses lugares que estão estruturados a partir de um recorte de gênero que exclui, aliena e, por vezes, constrói uma visão parcial sobre a realidade. Pra mim, qualquer leitura de mundo necessita se propor de forma multifacetada, omnilateral, inclusiva e libertadora. Qualquer tentativa de explicar o mundo que seja parcial é, já na largada, não-toda e isso não ajuda a construir o mundo que precisamos ter.

Lógico que não dá pra construir uma explicação científica totalizante sobre qualquer fenômeno que seja, mas é necessário tentar, porque, de outro modo, não há preocupação em romper com os padrões estabelecidos. Se não houver esse compromisso, a linguagem científica facilmente se torna naturalizante, não rompe com nada e tende a ser apenas mais do mesmo, clichê e sexista.

Precisamos ter consciência dos problemas que são inerentes às linguagens e atacá-los à medida que vão entrando na ordem do dia. Os que ainda não entraram na ordem do dia, que nos apressemos a torná-los.

O livro é muito bom; embora se proponha a ser uma introdução, acho que vai além, pelo menos pra mim, que ainda tenho muito a compreende sobre os feminismos.

Danielle Bambace 31/12/2021

Tema essencial, abordagem ruim
Não atendeu às expectativas que eu tinha. O livro traz informações ora básicas, ora muito complexas sobre a temática. Não há uniformidade e as correntes feministas me parecem abordadas de uma forma enviesada.

Caio194 25/09/2021

Um excelente apanhado crítico dos principais temas do feminismo e da crítica do gênero, das epistemologias à transexualidade, da pornografia à construção social do sexo e do gênero