Terra de Lobos

Terra de Lobos Larissa Prado

Resenhas - Terra de Lobos

Ariadne 07/12/2023

Eu não me canso de dizer que adoro muito o estilo da Larissa Prado, e que ela é, inclusive, uma das minhas autoras favoritas do gênero.

Fico feliz, portanto, em dizer que esse livro é mais uma grata surpresa positiva que tenho com ela.

Terra de Lobos é um livro de contos, que no começo parecem um pouco confusos, já que são relatos breves de algumas pessoas em alguns locais. Mas, à medida que avancei, lá pelo terceiro ou quarto conto, eu entendi melhor a dimensão do que estava lendo.

Essas histórias estão unidas por um mesmo local, Pedra Caída, uma cidadezinha perdida, meio esquecida, no interior do país e que parece ser assombrada há muitos anos por uma figura meio mulher, meio lobo.

Os lobos povoam o imaginário dos moradores, e não são poucos os turistas que visitam a cidade, sejam nas festividades típicas de uma cidade interiorana, sejam porque estão simplesmente de passagem pela estrada ao lado.

Como eu disse, os contos são relatos breves, mas a escrita é muito fluída, e os mistérios que cercam a região tornam impossível que alguém não devore esse livro de uma vez só.

Sim, há personagens que aparecem em mais de um conto, mas a real dimensão do que está ocorrendo vem ao final do livro, que reúne documentos que permitem estabelecer uma cronologia do que lemos antes.

Esses documentos, aliás, deixam um maravilhoso ar de dúvida sobre o que foi lido antes ser ou não fragmentos de algo que aconteceu de verdade 👀

Ah, essa edição apresenta belíssimas ilustrações, todas antes de cada conto, o que ajuda mais ainda na imersão das histórias.

Sei que já disso antes, mas mal posso esperar para ler mais histórias da Larissa!

site: https://www.instagram.com/p/CzZd3JjvHxz/

V_______ 26/07/2022

Terra de Lobos
Terra de Lobos, da goiana Larissa Prado, apresenta várias histórias arrepiantes, envolvendo a cidade de Pedra Caída, um desses lugares remotos perdidos no meio do nada, circunstâncias misteriosas acontecem, geralmente com pessoas que estão de passagem pela cidade, em comum todos casos parecem ter envolvimento com lobos ou algo semelhante, a uma história que circula entre os habitantes da cidade de uma criatura meio humana meio lobo.
Interessante a forma que a autora escolheu, inicialmente o livro parece um compilado de contos com o mesmo tema, mas ao fim mostra a ligação que há em todos. Gostei, é livro curto, pouco mais de 120 páginas, li em uma só tacada.

dai bugatti 05/07/2022

Contos de terror em Pedra Caída
Contos de terror envolvendo lobos, cães do mato? e uma mulher metade humana, metade loba que se amarram no final da leitura por meio de relatos da cidade de Pedra Caída.

Leitura boa para quem curte terror e sobrenatural.

_Jorgeft 08/01/2022

Lobos e estranhezas
LI ESSE LIVRO NO FINAL DO ANO PASSADO. POSTANDO UMA RESENHA SÓ AGORA:

Não conhecia o trabalho de Larissa Prado até ler “Terra de Lobos”, livro curtinho de contos lançado pela Skript no ano passado, e aproveito para deixar claro que ADOREI o trabalho dela logo de cara!

Eu já falei sobre a minha teoria dos contos aqui na página. Em resumo: bons autores escrevem contos que são melhores do que romances, o número reduzido de páginas e as histórias terem que se conter em uma única edição com início, meio e fim faz com que eles se desafiem. Aproveito agora para falar sobre antologias. Normalmente basta uma boa história para fazer uma antologia ser minimamente legal, mas aqui temos uma antologia de respeito! Com isso Larissa se mostra uma excelente contista nesta antologia de terror sobre lobisomens e coisas estranhas. Encorpada com história esquisitas que me fizeram sentir não medo, não pavor, e nem mesmo nojo, mas sim aquele desconforto inexplicável como se fosse algo proibido, algo desconfortável sei lá… ESTRANHO! Isso não quer dizer que os elementos clássicos do terror não estejam aí, eles estão, mas eles servem para criar uma atmosfera opressora e com um pessimismo incólume.

As histórias se passam em um mesmo universo de contos interligados, tendo a cidade de Pedra Caída como ambiente principal, segundo a sinopse: “Nunca a frase de que o homem é o lobo do próprio homem, fez tanto sentido”, é isso se confirma. Um ambiente que mistura coisas oníricas com toques de slasher e violência exacerbada, dão a cada história um gosto de “ferro empoeirado" (se é que me entende). Cada história é interessante o suficiente pra você querer ir para a próxima e isso é essencial em uma antologia… ainda mais de terror!

Terra de Lobos é aquele tipo de obra que deixa um “gosto ruim” quando terminamos de ler, mas esse gosto ruim é tão viciante que você tem vontade de voltar e sentir todo ele de volta!

O livro tem capa do artista Oz e ilustrações muito imersivas do quadrinista Luan Zuchi.

Gárgula 05/01/2022

Terra de Lobos, de Larissa Prado
Uma reedição de um livro da autora
A Skript Editora lançou Terra de Lobos, de Larissa Prado. O livro é uma reedição do livro O Uivo do Lobo, resenha que fizemos há algum tempo. Uma história se apresenta através de inúmeros relatos, onde conhecemos a cidade de Pedra Caída.

A principal diferença desta versão está nas inúmeras ilustrações de Luan Zuchi, que são bem legais. Obviamente o projeto gráfico é todo novo, assim como o título. A capa é assinada pelo artista Oz, enquanto o verso de capa traz arte de Yuri Perkowski Domingos, que já se tornou uma marca em muitas obras da editora.

Ademais, a cidade, que antes era Tumbled Stone, agora teve seu nome traduzido para Pedra Caída. A resenha abaixo é a mesma que fiz anteriormente, mudando apenas o nome da cidade pela atual designação.

Uma cidade esquecida
Certamente poucos devem ter ouvido falar de Pedra Caída, uma pequena cidade no meio de um nada ensolarado e seco, palco do livro O uivo do lobo, de Larissa Prado. Talvez a própria cidade queira o esquecimento e, mesmo que você queira adivinhar onde fica sua localização, quem conhece não diz ou já morreu. Não será fácil.

O pouco que sabemos – ou que podemos saber – estão nos contos e relatos nessa publicação da Skript Editora. As várias visões de testemunhas sobre alguns acontecimentos bizarros acontecidos em Pedra Caída, nos mostram um lugar onde saber manter segredos pode ser sua maior virtude.

Bem vindo à Pedra Caída
Inegavelmente Pedra Caída se une ao rol das míticas cidades que adoramos conhecer por contos, relatos e livros, onde a repetição de suas histórias garante a perpetuação de sua existência. Seja Arkham, Red Hook, Carcosa, Dunwich ou a própria Pedra Caída, assim como muitas outras, o que nos fascina nessas cidades são suas histórias peculiares, para não falarmos bizarras e sinistras. Seus muitos relatos criam os alicerces e a cada novo texto, mais e mais camadas se adicionam, dando ênfase às lendas.

Ademais, uma estranha figura meio mulher, meio lobo, vive no imaginário local. Seja crendice, seja fato, não teremos como saber ao certo. Tudo o que temos são esses fragmentos, e por serem apenas pedaços soltos, podem ser parte de uma histeria coletiva ou relatos verídicos de uma realidade que não conhecemos.

Em suma, tire suas próprias conclusões após essa leitura. Apenas uma coisa é certa: uivos são sons que mexem com lembranças primitivas.

Em Pedra Caída, elas parecem ser mais do que apenas lembranças.

site: https://cantodogargula.com.br/2021/08/03/terra-de-lobos-de-larissa-prado/

Fabio Pedreira 16/08/2021

O verdadeiro Projeto Kirlian brasileiro
Algumas vezes eu já falei do Projeto Kirlian aqui, uma animação Argentina onde o locutor de uma rádio narra algumas situações estranhas que acontecem ao redor de Kirlian, uma cidadezinha que ninguém acha no mapa.⁣

É uma baita série, curta, com uma trilha sonora digna e que já inspirou outras obras como o projeto da editora Corvus, que também resenhei aqui.⁣

Mas se tem uma obra que me fez lembrar mais ainda toda essa vibe de cidadezinha onde coisas estranhas acontecem e histórias inexplicáveis podem acontecer, esse livro foi Terra de Lobos, da Larissa Prado.⁣

Uma antologia com algumas histórias que se passam na cidade de Pedra Caída. Desde mitos que contam sobre criaturas antigas, como seres que são vistos no deserto da região. ⁣

Muitos acreditam que tudo não passa de uma lenda, indo visitar o lugar (principalmente durante o festival local) para conhecer mais desse local tão misterioso. O que alguns não sabem é que podem não sair de lá nunca mais.⁣

As histórias são todas boas, serio, dificilmente eu li uma antologia, onde tenha gostado de todas. Claro, que algumas são mais impactantes que outras, mas ainda assim, dignas.⁣

Porém, o que gostei mais, foi o final do livro, onde temos relatos que interligam essas histórias e da esse clima tão bom de mistério. Sem contar, que os relatos fazem parecer que tudo aconteceu de verdade, como um episódio do Linha Direta Mistério.⁣

Para complementar, tem a edição da Skript, que tem várias ilustrações, uma em cada começo de conto, dando um toque fenomenal a leitura. E também as músicas que a Larissa menciona em alguns contos, que valem ser escutadas enquanto lê.⁣

Pois então, recomendo que você faça essa leitura, se escutar algum ou ver algum lobo, corra e se quiser visitar Pedra Caída, vá por sua conta e risco. Recomendadíssimo.

Jenny 30/07/2021

Contos
O livro é curtinho composto de contos bem pequenos e sobrenaturais que se passam na cidade de Pedra Caída, possivelmente em determinada época pois existem eventos e climas idênticos em alguns contos, e na página 101 começa um apêndice que que fala um pouco sobre a cidade e essa parte sobrenatural dela, com depoimentos sobre os possíveis contos serem verdades o que deixou os contos bem mais interessantes e são voltados para a licantropia, deixando claro que a cidade é amaldiçoada. Mamãe loba, o último balão e assassino na estrada foram os que mais gostei.