O curinga

O curinga Atanágoras Sena

Resenhas - O curinga

lecofaria 11/10/2022

É ruim; mas é bom!
Cheguei até O Curinga por uma indicação em um grupo de leitores no Facebook. O livro 1 de uma trilogia é curtinho (137 páginas) e tem uma premissa bastante interessante: um serial killer em Vinhedo, interior de São Paulo, que deixa em suas vítimas duas misteriosas cartas de baralho, um Ás e um Curinga.

Eu devorei o livro rapidamente. É uma história envolvente e, não sei se intencionalmente, muito divertida em seu tom de farsa. O protagonista, o detetive Paulo Vargas, é MUITO lesado e, apesar de a história se passar em Vinhedo/SP, o livro começa na noite de ano novo de 2003 que, segundo se lê, é uma noite MUITO gelada, talvez para justificar o uso de um sobretudo (juro, sobretudo; no Brasil, em dezembro/janeiro) por Vargas durante todo o verão em que se passa a história. Além disso, ele tem uma parceira mexicana (???) chamada Maria de La Rosa, que é uma espécie de Watson para o nosso Sherlock Holmes tupiniquim e sem metade da sagacidade do original britânico.

Só sei que eu lia os absurdos da trama e ria. Mas, quando pensei que, talvez, sei lá, o autor quisesse criar uma atmosfera londrina no verão tropical do interior de São Paulo, por motivos de que sim, ele pode, eu deixei de procurar lógica, embarquei na maluquice e acabei me divertindo.

Não que o livro seja ruim, porque ele não é. Mas também não é bom, muito pelo contrário. Ele é divertido e nem sei justificar o motivo. Talvez ele seja um daqueles casos que de tão ruim fica bom, entendem?

E sim, estou curioso pelo desenrolar da trama, já que achei golpe baixo do autor terminar o primeiro volume com um cliffhanger daqueles em uma cena digna de um filme (ruim) do Batman. Mas, vou dizer que não funcionou? Nunca, já que preciso saber como essa história maluca continua.
Sena 11/10/2022minha estante
Olá, Leco. Mas que pena que achou o livro ruim. Tava aqui conversando com o Vargas e ele pediu pra avisar que usa um sobretudo de linho. O tecido é levinho, nem faz passar calor. :)

A propósito, não sei se você mora em São Paulo, mas aqui faz as 4 estações do ano em um dia só. Então estar bastante frio em temporadas de clima quente, é super comum.

Ah, obrigado pela leitura de livro e pela resenha. Abraço.

lecofaria 11/10/2022minha estante
Adorei o bom humor na resposta!
E estou ansioso pra continuar a leitura!

Gabriela.Mascouto 06/09/2022

? O ano de 2004 começou de um jeito diferente para Vargas e De La Rosa.

Ninguém gosta de trabalhar na virada do ano, mas não tem como fechar a delegacia em uma noite "movimentada". Sim, grande parte das pessoas está curtindo com a expectativa de um ano novinho pela frente! Porém, o detetive Paulo Vargas e sua agente, Maria De La Rosa, estão mofando dentro da delegacia.

???? Vargas é um cara um tanto rabugento e complicado, não tem lá suas expectativas, mas espera que o ano comece bem...

Quando Vargas atende uma ligação, suas suspeitas vão por água abaixo. Quem liga para uma delegacia na virada do ano e não fala nada?

? Pela manhã, um corpo aparece. E com o passar dos dias, mais corpos foram encontrados, todos com uma carta de baralho.

Um serial killer está a solta na cidade, Vargas e De La Rosa terão um longo ano pela frente.

??????

? Li "O Curinga" de uma vez só. Gostei muito da escrita do @escritorsena e estou curiosa para ler o próximo livro da Trilogia.

O livro captou minha atenção desde a primeira página, e não consegui parar de ler até finalizar a leitura.

?? Se você busca um suspense rápido, esse livro certamente é para você!

O livro conta com 137 páginas, disponivel no formato físico ou digital (também disponivel no kindle unlimited). Dividido em 4 capitulos referentes aos naipes do baralho. ????????

?? A minha personagem favorita foi a De La Rosa, ela me lembrou uma personagem de Brooklyn 99, e por ela ser leitora!

Recomendo muito esse livro! Espero que vocês gostem do livro também! Boa leitura.

? @escritorsena

??

? #parceria #livrosdesuspense #livrosnacionais #livrosnacionaiseuapoio #ocuringa

Quequel 27/04/2022

Cara, como pode um livro tão curto ter uma história tão emocionante? De cara, tudo é meio devagar, progredindo lentamente enquanto conhecemos cada vez mais de Paulo Vargas e sua parceira Maria De La Rosa, encarregados de um caso sem solução aparente. Logo um caso se tornam dois e dois se tornam três, então já podemos considerar que há um assassino em série fazendo vítimas na pequena cidade onde vivem os personagens.
É aí que a história adquire um ritmo acelerado e super frenético, as investgações a todo vapor e Vargas correndo atrás de uma suspeita sua, tudo acontecendo de uma vez, mal tive tempo de assimilar tudo que acontecia antes de ver uma reviravolta nova, o que me prendeu na leitura até que ela se encerrasse.
Eu gostei muito da escrita do autor e do plot da história, que me atraiu logo de cara, mas parece que ele acaba quando vai começar! Este é o primeiro da trilogia que contará a história de Vargas e o Curinga, cuja identida segue desconhecida, e eu mal posso esperar para ler os outros volumes.
Sena 11/05/2022minha estante
gratidão

Leitora Baixa Renda 21/04/2022

Super recomendo
Esse livro conta a rotina do Paulo Vargas, investigador de polícia, junto com sua parceira De La Rosa, que é bookstan e muito esperta.
Achei muito interessante que é contado dia após dia deles

Foi encontrado um corpo com duas cartas de baralho e um bilhete, dias depois foi encontrado outro corpo, então se tratava de um assassino em série que estava brincando com eles.
Eles desconfiam que seja alguém grande, devido ao tamanho das pegadas, e muito inteligente também...
Gostei que trouxe trechos de jornal e noticiário de TV que falam sobre o ocorrido.
O assassino foi apelidado de curinga por conta das cartas de baralho encontradas junto aos corpos.

Fiquei super curiosa pra ler o segundo livro, já adquiri o meu.
Sena 11/05/2022minha estante
gratidão

Eduarda.Rocha 06/04/2022

Curti
Livro rápido de ler, escrita fluida, a história é divertida e li em apenas um dia. O suspense é leve mas é bem divertido de ler.
Sena 20/04/2022minha estante
Gratidão!

Thiene Morais 24/02/2022

Te prende do começo ao fim
Um livro eletrizante. A escrita do Sena é madura e direta.

Adorei a estrutura da história. Gostei muito da de lá rosa e o Vargas me irritou um pouco ?

O livro é uma introdução para o que realmente está por vir, pois no final fica um gostinho de quero mais (na verdade, um gostinho de necessito saber mais)...

Super indico e Já quero ler o 2.

Thiene Morais 03/03/2022minha estante
Ahhhhh imagina.. eu adorei...

yasmin 18/02/2022

Assassino em série atua em cidade pequena no interior de SP
Bom, vamos lá, eu particularmente adoro um suspense policial e com esse não foi diferente. Quando comecei a ler estava em ressaca literária e esse livro foi minha salvação, a história é fluida e rápida, sem enrolação, além de atiçar a curiosidade para saber a identidade do Curinga; mesmo sendo poucas páginas, senti que conhecia os personagens, inclusive, De La Rosa é minha preferida, meio quieta, observadora e vive lendo e estudando.
A trama me prendeu e o conceito que o assassino utiliza é interessante, a carta do "Curinga" é sua assinatura e existe uma relação entre as cartas do baralho com as vítimas, que são pessoas afortunadas, mas que escolhem levar uma vida fútil e sem propósito quando poderiam usar dos seus privilégios para um bem maior.
O Curinga age como um justiceiro, fazendo justiça com as próprias mãos e de acordo com seu discernimento, estou intrigada para saber sua identidade e para ver Vargas correndo atrás dele querendo vingança.

brunadaguarda 15/02/2022

O curinga
Gostaria de começar falando sobre a escrita do Atanágoras, achei simplesmente incrível! Me prendeu completamente na história, não queria parar de ler. E o suspense me deixava totalmente curiosa, tentando descobrir quem é o Curinga.

Minha personagem preferida foi a De La Rosa, ela é meio durona e carrega um ar de mistério, é muito inteligente e adora ler! Já no Vargas senti um jeito meio desleixado, mulherengo, porém muito comprometido com o trabalho.

Achei incrível o conceito do Curinga, a forma que ele associou as pessoas com as cartas do baralho, pessoas que podiam fazer diferença na vida de outras mas preferiram viver de forma mesquinha. Tentar descobrir quem é o Curinga que foi o maior desafio, desconfiei de muitos personagens porque eles realmente pareciam suspeitos, pelo agir, ao conversar com o Vargas..

Amo livros que acabam e deixam um gostinho de "quero mais", com esse não foi diferente! Já estou ansiosa para continuar a ler essa história incrível!

? quotes ?
? Ainda bem que moramos no Brasil, não é, De La Rosa? Aqui não tem terremoto, não tem maremoto, não tem
furacão e nem vulcão. Nenhuma dessas coisas malucas da natureza acontece aqui. É uma terra realmente
abençoada. ?
? Mas temos políticos aqui que dão mais prejuízo aos nossos bolsos que um
terremoto. ? respondeu a mexicana em tom irônico.
?Todos eles tinham a possibilidade de fazer diferença na vida dos outros, mas preferiam
viver as suas vidas de maneira mesquinha e insignificante.

??Ás de ouro. O naipe mais fraco. Usado na vítima do parque.

Ás de espadas. Usada na vítima da represa. Ela não era muito importante, mas seu pai é um homem rico, tem
certo poder. Ás de copas. Usado no político. Esse sim um homem poderoso, influenciador. Sua morte foi a mais
turbulenta."

Toma suas roupas. Tive que comprar uma camisa nova, a sua ficou cheia de sangue e rasgada. Espero que goste
do modelo. Ah, se sua preocupação com minha saída é que eu não veja o que tem debaixo do avental, tarde
demais. Eu estava aqui enquanto lhe davam ?banho de gato? antes de você acordar.

Fernanda.Marques 14/02/2022

Primeiro livro independente que leio na vida!
Aqui temos uma história de crimes que acontecem em uma certa cidade do Brasil e dois agentes que descobrem junto com vc tudo o que está acontecendo.
O detetive Vargas e a agente De LaRosa acabam inseridos em uma investigação sobre uma morte suspeita que ocorre, aparetentemente sem nenhuma ligação aparente. Mas será que é aleatório mesmo?
A escrita é boa, envolvente e não conseguia largar. Só me incomodou o fato do personagem Vargas pegar um "sobretudo" e um outro personagem usar chapéu; não são ações que brasileiros nesse país tropical costumam usar; quando eu lia acabava me tirando um pouco a atenção, pensando no calor pra usar sobretudo! Kkkk
Pelo o que eu entendi do autor, será uma trilogia, ou seja ainda temos mais dessa história pela frente.
Gostei, e acho que brasileiro leva jeito pra escrever suspense.
Sena 15/02/2022minha estante
Olá! Fico muito feliz que tenha gostado do livro. E sim, tem mais dois livros a caminho. (O segundo já está disponível). Já sobe o jeito do povo se vestir, realmente deve passar um calor danado nas terras BR. Mas tem doido pra tudo! hehe

Manu 10/02/2022

Ótimo suspense
Esse é aquele tipo de suspense quer você ler bem rápido, pois está muito animado para descobrir logo quem é o assassino. Uma leitura muito fluida, e que te prende desde as primeiras páginas. Personagens bem construídos, que te fazem se apegar a eles e compreender suas ações. Gostei muito da De La Rosa, e gostei também do Vargas. Já estou muito ansiosa para o segundo livro, tomara que saia logo!
Se gostam de suspense polícial com serial killer, com certeza vai amar esse.
Sena 12/02/2022minha estante
gratidão!

Dai Solyom 01/02/2022

Surpreendente!
Sabe aquela história que te transporta e quando acaba te deixa órfã/órfão e sonhando com o desfecho?

É exatamente o que esse livro joga na sua cara, sem dó nem piedade.

E aqueles personagens?
Particularmente o Vargas me irrita profundamente, mas estou ansiosa demais para saber o que ele irá fazer na continuação!

Se você ainda não leu coloque na sua 2022, vai valer a pena!
Sena 02/02/2022minha estante
Gratidão! Fico feliz que tenha gostado!

GuruNeko 03/12/2021

interessante
a historia eh bem instigante e lembra uma pegada de livro policial noruegues. no entanto, o fim eh meio corrido e facil demais
Ariene1 03/12/2021minha estante
Ganhei esse livro, ainda vou ler

Sena 02/02/2022minha estante
Fico feliz com seu feedback. =)

Cassieli.Canale 01/12/2021

Uma escrita que flui muito bem, a história te envolve com os personagens e te deixa ansiosa querendo saber os próximos passos do vilão e do mocinho hehe
Já aguardando o segundo livro!!
Sena 02/02/2022minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado =)
A continuação já tá saindo do forno.