O parque das irmãs magníficas

O parque das irmãs magníficas Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Matheus Guirra 28/05/2024

Finalizei a leitura espantado com a capacidade de uma história marcada por tanta crueldade ter sido contada de forma tão poética e sensível.

Me lembra um trecho de uma música do Emicida que fala ?achar que essas mazelas me definem é o pior dos crimes? e talvez esse tenha sido o grande trunfo desse livro. Narrar histórias tão marcadas pela crueldade de uma sociedade perversa e de corpos tão estigmatizados sem resumir as personagens a isso torna tudo simultaneamente real e poético. Nos é apresentado uma realidade dura e trágica na mesma medida que nos são apresentados os sonhos, as paixões, os desejos, os encontros e as histórias de amor e irmandade.

Outro ponto alto da leitura é o carisma de cada personagem, como é possível conhecê-las longe do maniqueísmo, se apegar e sentir vontade de entrar ali e cuidar de cada uma - como elas bem faziam.

Acredito muito no poder da leitura de nos transformar e essa sem dúvida é uma leitura que a gente não termina sendo o mesmo que começou. Que mais leituras como essa me encontrem por aí!!

Hekate0 28/05/2024

Ser travesti é uma festa
Essa leitura deveria ser obrigatória para todos. Dei boas risadas, mas não se comparam com os litros que chorei. Em alguns momentos queria tanto colocar todas essas mulheres em um potinho e proteger de todo o perigo e mal do mundo. Tão triste saber as situações que elas embarcaram, mesmo feridas, por migalhas de afeto que as vezes nem vinham. Tão triste saber a violência que a Tia Encarna sofreu, apenas por ousar ser mãe e de como tudo acabou. Tão triste pensar que até nos dias atuais as travestis ainda são privadas de serem que são. Tem suas vivências negadas, são excluídas e invisibilizadas principalmente por aqueles que a mais buscam.
Dayvson.Rodrigues 28/05/2024minha estante
Acabou de ir para o "Quero ler" depois dessa resenha

whatissike 28/05/2024

Magnífico
Não tenho muito o que falar, o livro já vai falar por si próprio. Na dúvida de ler ou não ler, apenas leia. Ainda lerei muitos livros na vida, mas esse eu nunca vou esquecer de ter lido.

Marta 28/05/2024

“O mundo é uma vitrine. Prostituímo-nos para comprar todas as suas ofertas em prestações.”
Esse livro tráz um mergulho em um universo pouco evidenciado na literatura: o das travestis. Nele eu acompanhei a trajetória da própria autora, travesti que saiu do interior de seu país para ganhar a vida na cidade de Córdoba na Argentina, mas o livro vai além de um mero relato autobiográfico. As aventuras e desventuras da protagonista ganham a forma de um romance muito potente e marcado por personagens marcantes, às vezes com doses de realismo mágico. A autora nos leva para o parque Sarmiento onde as irmãs magníficas se reúnem. O grupo tem como líder Tia Encarna, uma figura forte e amorosa, que é marcada por violências. Marginalizadas pela sociedade, as travestis precisam se submeter a uma violência de seus corpos para conseguir sobreviver. Não bastasse isso, elas são vistas com repulsa por quem cruza seu caminho, em um constante sofrimento psicológico. E nessa realidade brutal, as irmãs magníficas são tudo o que lhes resta. Uma irmandade que ameniza o sofrimento. É um livro muito sensível, cativante e poético, a autora, que é trans narra a realidade de sua própria vida e tempera a narrativa com uma mágica que desafia a realidade. Eu gostei muito dessa leitura, apesar de forte em alguns momentos, também tinha muita afetividade e nos leva a refletir muito.

Gabriel.Milli 27/05/2024

Excelente e de suma Importância
Um livro que todos deveriam ler para ter o mínimo de noção da vida terrível que as manas travestis/trans vivem numa sociedade preconceituosa e hipócrita.
Uma sociedade sem oportunidades de serem alguém de verdade, de serem amadas e respeitadas como se deve.
O meu respeito a todas as travestis/trans que deram nao só a cara a tapa, mas com a vida para que chegássemos até aqui.
Recomendadissimo
Camila.Mendonca 27/05/2024minha estante
Foi pra lista!!!!

indyr 27/05/2024

Notas de rodapé
Esse é um livro triste, impactante e sem final feliz.

Eu fui impactada de um milhão de formas diferentes, seja pelo sentimento de empatia, seja pelo sentimento de choque de saber que EXISTE coisas no mundo que você só conhece estando a margem da sociedade. E isso é EXTREMAMENTE triste.

Livros como esse são importantes para mostrar que há mais do que o que vemos no nosso mundinho "quase perfeito". Apesar de esse não ser o foco, a crítica a sociedade, você faz isso pelo simples ato de refletir sobre os relatos de vidas dessas mulheres e como eles estão complemente fora da sua bolha, se você não for como elas.

Eu senti dor, desconforto e agonia. E olha que eu estava apenas lendo um livro...

Marina 27/05/2024

Realidade de muitos travestis
Triste ver como essas pessoas precisam lutar para serem aceitas numa sociedade onde o preconceito predomina e destrói.

Os relatos são fortes, as situações que passam, as agressões, os medos? uma tristeza pensar que são pessoas como a grande maioria, buscando por aceitação, respeito e amor.

Vale a pena a leitura pra conhecer um pouco dessa realidade.

Bi Bueno 26/05/2024

O Parque das Irmãs Magníficas
Um romance sobre a vida das travestis do Parque Sarmiento, em Córdoba.
A autora, ao romancear sua própria história, nos apresenta os preconceitos, as vicissitudes e as dificuldades do mundo que destinamos a essas mulheres?

Jordania 26/05/2024

Virou um favorito
Que escrita é essa?!? Nunca li uma escrita tão sublime e ao mesmo tempo brutal. É sofrido, é sentimento é verdadeiro e real! É um olhar sobre uma nova perspectiva.

Nyara.Batista 24/05/2024

Não consigo colocar em palavras o que sentir ao ler esse livro, apesar de relativamente curto, não dá para ser devorado, é cruel, ácido e triste.
Tem tristeza até nos momentos de felicidade.
Mas valeu cada minuto. Super recomendo a leitura.

Thaís 24/05/2024

Magníficas e singulares
Esse livro me prendeu desde a primeira página, é incrível a capacidade da Camila de retratar acontecimentos dilacerantes de maneira tão poética. Me emocionei e me apeguei a elas, todas tão magníficas e singulares.

Acho tão importante lermos sobre realidades distintas as nossas, entender suas dores, suas dificuldades, mas também a beleza da vida por sua perspectiva.

Essa com certeza é uma das melhores leituras desse ano, não só por sua fluidez e relatos que nos cativam, mas por me ensinar tanto.

Júlia 22/05/2024

O Parque das Irmãs Magníficas
Camila consegue transformar relatos densos e angustiantes de forma reflexiva e que nos leva a querer saber mais e entender mais de uma realidade que é, muitas vezes, distante da nossa. Livro extremamente essencial e tocante.

Luiza3339 20/05/2024

Adorei o temática do livro e como foi retratada. É tão importante ler sobre realidades que nem fazemos ideia que existe. É dolorido e triste, mas muito real. O único ponto que me fez tirar uma estrela é que acho que podiam ter acontecimentos mais impactantes durante a leitura. O livro é um compilado de histórias, contando um pouco de cada uma dessas irmãs, e acho que faltou um grande acontecimentos para amarrar toda a história no final.
O melhor do livro é a amizade dessas mulheres, provando que família é aquela que a gente escolhe sim.

Ramon 19/05/2024

Ilumine-as.
Quando iniciei, a leitura foi bastante fluida e a história definitivamente se mostrou cativante. Algumas coisas começaram a me entediar mais pro final do livro, sentia que a história precisava ser editada e tinha a impressão de desencanto com a escrita da autora, parecia que o empenho nas palavras ficou só na primeira metade.
Dito isso, ler possibilita que nos coloquemos no lugar de tantas pessoas, e quando se trata das que são marginalizadas a gente desenvolve e aprimora automaticamente e essencialmente o respeito e a compaixão à elas. A vida sofrida, esgarçada, sem esperança e incerta das travestis, mas também a força e a coragem para se manterem perseverantes e resilientes quando o mundo não lhes dá espaço nem nas margens, somente pelas sombras. Esse livro acende os holofotes para colocá-las no território.
Das personagens, a Tia Encarna sem dúvidas a mais interessante e complexa. Até a narração da autora/protagonista gira em torno dessa personagem, a conhecemos pelas lentes da Camila mas queria mesmo era conhecer ela por completo. Gostei dos personagens fantásticos que permeiam a trama, como a mulher-lobo e a mulher-muda-pássaro, confesso que fiquei em dúvida se eram metáforas mas, por fim, admiti que são elementos inventivos para uma trama crua e brutal.