Conversas desconfortáveis com um homem negro

Conversas desconfortáveis com um homem negro Emmanuel Acho

Resenhas - Conversas desconfortáveis com um homem negro

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 24/08/2021

Conversas desconfortáveis com um homem negro, de Emmanuel Acho
“Conversas Desconfortáveis com um Homem Negro”, escrito pelo ex-jogador de futebol americano e comentarista da Fox Sports, Emmanuel Acho, publicado pela Editora Leya, é um livro necessário que responde às mais variadas questões de pessoas brancas – e negras – sobre racismo e preconceito. Um convite acolhedor a todos aqueles interessados em conhecer mais tudo a que as pessoas negras estão diariamente submetidas, ao racismo estrutural.

A obra se transformou em best-seller instantâneo do New York Times, alcançando a marca de 100 mil cópias vendidas em apenas três meses, após a apresentadora Oprah Winfrey ter visto a obra e apresentou o livro em seu programa. Foi instantâneo!

De modo prático, direto e sem rodeios, Emmanuel Acho, apresenta diversos pontos tal qual um manual prático onde é divido em três parte e a cada capítulo, aborda uma situação ocorrida, ficando desconfortáveis com o ocorrido e fecha com as ações que devemos fazer para cortar o mal pela raiz. Algo como tudo o que você quis saber sobre racismo, mas decidiu não questionar para não entrar no assunto e ficar desconfortável.

Emmanuel conta em um dos capítulos, como teve a ideia de montar um canal no YouTube que leva o título do livro, onde ele responde, de maneira amigável e franca, a perguntas de pessoas brancas sobre o racismo. Dentre as questões levantadas, algumas são:

Como abordar a questão da raça com as minorias?
Quais as melhores maneiras de identificar e se livrar do nosso preconceito implícito?
Quais sistemas racistas precisam ser mudados atualmente?
Embora o livro tenha foco a partir do racismo latente nos Estados Unidos, é perceptível que se estenda para todos os cantos do globo, afinal, preconceito racial existe em todos os lugares. E a única forma de combate-lo é mostrar que negros e brancos são pessoas com as mesmas aspirações, medos, frustrações, alegrias e conquistas. Os privilégios que um homem branco tem por direito, é o mesmo que um homem negro também tem. Por qual motivo deveria ser diferente?

O livro foi escrito durante a pandemia do coronavírus, e Emmanuel sintetizou com muita objetividade em uma das inúmeras citações contida no livro:

“A pandemia mais duradoura tanto nos Estado Unidos quanto no mundo é um vírus que ataca não o corpo, mas a mente, e se chama racismo.”

Empatia. Essa é a palavra que define toda a obra. E de forma clara, apresentando fatos do cotidiano ou até mesmo, pontos históricos, o autor conduz o leitor de maneira leve, a se colocar no lugar do outro. Nesse caso, em sentir o que uma pessoa negra passa ao ser menosprezada por uma pessoa que age com racismo.

Inegavelmente, a obra tem o intuito de incomodar o leitor por conta de sua narrativa direta, sem enrolação, apresentado fatos que jamais deveriam deixar de ser retratados. E sem sombra de dúvida, ler “Conversas Desconfortáveis com um Homem Negro” é uma boa forma de saber se você é racista ou se tem preconceito. Se isso te incomodou, leia esse livro. Simplesmente recomendo!

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: https://bit.ly/iLPost2308
Julinhafox 24/08/2021minha estante
caramba, comprei esse livro ontem! agora subiu na pilha de livros! haha

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 25/08/2021minha estante
Puxa, que legal, Julinha!
Você vai adorar ler esse livro. É top demais! =)

Bela 05/08/2021

Leitura obrigatória.
E eu repito: todo mundo deveria ler esse livro.

Esse livro não vai acabar com o "ah mas eu não sabia que isso fosse te ferir" mas já é um bom começo.

Obrigada por esse livro Emmanuel Acho, de verdade, eu aprendi muito com ele e quanto mais aprendi, mais vi que preciso aprender mais..

AgnesNsc 28/03/2023

Que foda!!!
Voz de um povo inteiro, respeito e admiração são a palavra, se você quis representar você conseguiu!!!

Igor.Souzaa 03/02/2022

Conversas desconfortáveis com um homem negro
A premissa deste livro é colocar questões sobre racismo na mesa e se envolver em conversas difíceis.

O livro nos mostra que precisamos ir além de não ser racista, para ser antirracista. É uma das leituras que marcam presença em nossas vidas e faz a gente pensar e refletir.

É uma leitura mais que essencial pra todos.

nslorena 26/01/2022

Leitura Obrigatória
Esse é o tipo de livro que deveria ser lido por todo mundo. Emmanuel Acho aborda o racismo e todas as suas nuances, desde o mais sutil até o mais descarado.
O autor apresenta os temas em forma de conversas, e é o mais didático possível ao explicar os mais diversos tipos de dúvidas.
Além das diversas explicações com referência em contextos históricos, o autor ainda teve o cuidado de mostrar como pessoas brancas privilegiadas podem participar na luta contra todas as formas racismo. Há diversas sugestões de leituras, vídeos e filmes para quem deseja se aprofundar mais no tema. É um manual bastante completo e inspirador!

Milena.Santos 06/04/2022

Conversas Desconfortáveis deveria ser leitura obrigatória para todo mundo. Muito didático, bem estruturado e com linguagem acessível.

Conforme avançamos na leitura vemos os desdobramentos do assunto dentro do assunto, com a explicação simples e direta. E muitas, muitas fontes de informação e pesquisa.

Rodrigo 13/05/2022

Necessário
Uma verdadeira aula, em forma de conversa, sobre como ser uma pessoa melhor, uma pessoa que luta por direitos, uma pessoa antirracista.
O autor consegue nos apresentar e indicar inúmeras referências literárias e audiovisuais para desconstruir um racismo sistêmico que ainda sobrevive.

Nayra 23/01/2023

"Um mundo sem racismo é estarmos num país, num continente, num mundo celebrando a vida juntos, seja qual for o lugar de onde viemos.
Acabar com o racismo não é uma linha de chegada que vamos cruzar. É um caminho que vamos percorrer."

Mike 23/01/2022

Não basta não ser racista: sejamos antirracistas
Emmanuel Acho não poderia ser mais feliz do que foi ao abordar um assunto delicado, porém, seríssimo: o racismo.
Nada melhor do que alguém com o local de fala apropriado para nos dizer as grandes injustiças que os negros sofreram e ainda sofrem por conta do racismo. Além disso, Acho aponta caminhos e possibilidades para nós (brancos) nos comunicarmos arpopriadamente e nos aliarmos contra a luta do racismo sistêmico.

Yorgos 29/03/2023

Que leitura necessária!
A conversa é desconfortável historicamente, socialmente, e nos faz sentir um nada.
Emmanuel ensina, mesmo sem ter obrigação de ensinar brancos. Conversa nos convidando a sermos aliados, mas me senti sua amiga.
Obrigada pela forma gentil e amorosa que expôs um assunto tão duro e difícil.
Ele tem razão, essa leitura é um bom começo mas não pode se limitar a isso.
Que todos nós possamos entender e praticar, diariamente, sabendo que a luta é de uma vida. Por todas as vidas.

Camila.Nunes 01/10/2023

Conversas desconfortáveis e necessárias
Um esportista norte americano e negro, trás perguntas necessárias pra desmitificar questões que incomodam e são desconfortáveis pra ser pensar como uma pessoa branca privilegiada e sem informação.

Durante a publicação ele discorre sobre frequentes dúvidas e vem com situações que ocorrem no dia a dia das questões raciais veladas.

Patricia 10/05/2024

Leitura necessária e obrigatória!
A melhor forma de prevenir e/ou suprimir o racismo é aprendendo sobre ele.
Precisamos ter consciência de como fomos influenciados por uma cultura que enaltecia características físicas e reprimia escolhas pessoas (sejam elas quais forem, e que ainda nos influencia até hoje) para podermos desconstruir isso em nós mesmos. Primeiro individualmente e em seguida coletivamente. Só assim poderemos ter uma sociedade mais humana reconhecendo cada indivíduo pelas suas peculiaridades e respeitando isso.

Cissa 31/03/2022

Conversas Desconfortáveis com Um Homem Negro - Emanuel Acho
?Acabar com o racismo não é uma linha de chegada que vamos cruzar. É um caminho que vamos percorrer.?

Emmanuel Acho, ex-jogador profissional de futebol americano e atual comentarista da Fox Sports, tem minha total admiração. A forma como ele aborda e esclarece tudo o que tem a dizer é surpreendente! Muito grata por ter descoberto esse livro por acaso na Bienal Rio do ano passado, e mais grata ainda por ter aprendido tanto com essa leitura. Grata a Emmanuel Acho pela paciência e pela iniciativa de criar o ?Conversas Desconfortáveis?; acredito que, realmente, ele ainda vai impactar muitas pessoas e ensinar muito a elas também.

Para que todos possamos abrir nossas mentes em relação a muitos assuntos (alguns que talvez nem mesmo sabíamos que eram errados de pensar), ainda vai levar um tempo. Mas, enquanto isso, percorremos esse caminho que já está em grande avanço e evolução, graças a grandes pessoas como Acho. Incrível!

Nota: 5/5 estrelas. Muito esclarecedor e linguagem fácil de ser compreendida.

Paulo 06/04/2022

Simples e objetivo, como uma conversa
O livro se propõem a ser uma conversa e atinge esse propósito. O autor expõe diferentes facetas do racismo que estão na nossa frente, mas que não enxergamos. Por meio de uma linguagem acessível e leve, o autor explica conceitos como racismo estrutural e outros, trazendo muito informação e conhecimento. Gostei da leitura e recomendo a todos que se interessam pelo tema.

masha 08/04/2022

??
li por causa da escola mas é muito bom, é extremamente informativo e acho que todo mundo deveria ler.