10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho Elif Shafak

Resenhas - 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

Renata | @am0r_p0r_livr0s 20/05/2024

Temos aqui uma leitura diferente, uma experiência emocionante. Leila Tequila está morta, dentro de uma lata de lixo, mas seu cérebro ainda resiste durante 10 minutos e 38 segundos, tempo este em que ela tem lembranças de sua infância em Vã e de sua vida como prostituta em Istambul, na Turquia.
A primeira parte do livro conta sobre cada lembrança de Leila, um minuto por capítulo, onde vivemos uma viagem em suas memórias e me fazendo questionar: o que eu lembraria nos meus últimos minutos? Essa primeira parte foi interessante e melancólica, lenta e que me fez demorar mais na leitura.
A segunda parte me surpreendeu pois deu uma chacoalhada na leitura, contando a jornada dos amigos de Leila para proporcionar um enterro com dignidade a ela, contrastando com o tom melancólico da primeira parte. Algumas passagens beiraram o cômico e o absurdo, mas me prenderam mais.
Sobre a terceira eu não vou comentar pois seria um spoiler mas posso adiantar que foi emocionante. No geral, eu gostei muito do livro. Todos os amigos de Leila são marginalizados, assim como ela. No entanto, no universo a que eles pertencem, o que vale é o amor e amizade que os une. E, vinda de uma família onde imperavam os segredos e as mentiras, foi onde Leila descobriu o verdadeiro significado de família.
Vale muito a pena a leitura!

Thais645 16/05/2024

"Pois o que era o amor, senão cuidar da dor de outra pessoa como se fosse sua?".

"Na tv, Rita Hayworth jogara o cabelo e balançara os quadris, arrastando o vestido no chão com um farfalhar de seda. Virando a cabeça na direção da câmera, ela dera aquele famoso sorriso, o sorriso que muitas pessoas em todo o mundo pensaram ser de desejo. Mas não eles. A boa e velha Rita não conseguia enganá- los. Eles sempre reconheciam uma mulher triste quando viam uma".

Vladia Castro 12/05/2024

10 minutos e 38 segundos nesse mundo estranho
Elif Shafak. Istambul.Leila é uma prostituta e nos últimos 10 minutos e 38 segundos antes de seu cérebro parar, relembra acontecimentos de sua vida desde pequena até adulta. Na primeira parte, são abordados assuntos duros e pesados da difícil vida da Leila... É uma parte difícil de digerir. Na segunda parte, os cinco amigos vão atrás do corpo dela. É uma escrita fluida e boa de ser lida, mesmo com assuntos tão duros...

Mariimagno 01/05/2024

10 minutos e 38 segundos
Nota: 8,5/10

É uma narrativa única, achei muito rica a sacada da autora em falar sobre a morte, paralela a vida e informações reais misturadas ao que há de humano que é os mistérios da morte.
A história da Leila vivenciada a partir das suas memórias são muito boas. Gostei do livro todo no geral.
Tive uma leve dificuldade em terminar o livro depois que de fato ela morre. - não é spoiler - Não sei o motivo, mas acho que o enredo mostra pouco esse amigos, - fora o sabotagem - é sútil o aparecimento deles, mas depois se torna muito brusca e aí meio que eles surgem na narrativa de uma vez e isso talvez tenha me pegado um pouco.

Enfim. Eu não me emocionei como achei que iria. Acho que criei expectativas em relação a ser um livro triste, e é, mas não ao ponto de me fazer chorar e normalmente choro com tudo.

A parte mais gostei foi o aparecimento de D/Ali, amei a história deles e esperava um pouco mais dela vida deles juntos. Ficou muito vago o tempo na narrativa, em relação a tudo, acho que foi o que mais me deixou confusa.

O fim quebra um pouco a vibe melancólica e vira quase uma comédia. O que não é ruim, mas não sei se eu estava preparada pra isso. Além disso fiquei tentando entender como ela morreu, ficou partida no meio a história, uma coisa meio subentendida que me desestimula
É tudo que tenho a dizer.

Carlinha 28/04/2024

Quase favoritei?
É um livro gostoso de ler. A gente vai passando as páginas e se deliciando com a história dos personagens que cativam o leitor sem fazer força.
A cada capítulo acompanhamos Leila e conhecemos um pouco mais sobre sua vida, suas paixões, suas dores e seus verdadeiros amigos.
Narrativa leve, poética, limpa e ao mesmo tempo intensa, forte e impactante!
Amei toda a primeira parte! Chorei, sorri, senti cada parte e ia já estava pensando em favoritar mas achei a segunda parte muito bagunçada!
A partir do plano infalível dos amigos a história desandou, na minha opinião, estragou o livro!
Mesmo assim dei 4 estrelas pela experiência

Dani 25/04/2024

10minutos e 38segundos neste mundo estranho
10minutos e 38 segundos,esse é o tempo em que o cérebro continua a funcionar, após o coração para de bater..
A história é muito comovente...O livro retrata a difícil vida das prostitutas,deficientes, transsexuais da Turquia.
Falamos mais precisamente de Leila Tequila,uma prostituta morta,encontrada dentro de uma lata de lixo,onde dentre esses poucos mais de 10minutos de consciência pós morte,ela relembra(como se fosse um filme)a sua vida desde seu nascimento,e confesso que fiquei engasgada com as injustiças que a levaram á uma vida de prostituição...
Mesmo após sua morte sua família á rejeita,seus restos mortais pode contar apenas com seus cincos amigos fiéis e tmb rejeitadas perante a sociedade considerados "impuros"...
Porém o corpo de Leila não é entregue aos seus amigos,os únicos dispostos a lhe fornecer um enterro digno..
Os cinco estao decididos a darem um enterro digno a amiga custe o que custar, decidem então por profanarem a sepultura ... Será que isso seria o correto? Será que daria certo?Será que não seriam pegos e punidos?Será que a amizade de Leila Tequila valia esse sacrifício todo?sim...mas é claro que sim...De uma coisa é certo:"Eram vulneráveis sozinhos,juntos são mais fortes"...
Um sofrimento esse livro,apesar de personagens fictício, há muita veracidade nessas páginas.?????????????????

Natália 25/04/2024

Que livraço. Doloroso e profundo
10 minutos e 38 segundos. Esse é o tempo que o cérebro continua a funcionar após o coração parar de bater. E é nesse tempo que Leila relembra toda a sua história. Após ser assassinada e colocada em uma lata de lixo em Istambul, a prostituta Leila relembra momentos vividos desde a infância até os dias atuais, como se toda a sua vida passasse como em um filme nesses pouco mais de dez minutos... relembra os doces que gostava na infância, a violência sofrida em todas as fases de sua vida, a saída da pequena cidade natal rumo a Istambul, os laços fortes de amizade que formou com seus cinco grandes amigos- amigos esses que perante à sociedade preconceituosa e patriarcal são considerados "indesejáveis".

De narrativa profunda, a autora Elif Shafak nos mostra a realidade nua e crua de como é ser mulher na Turquia e todo o sistema cruel de patriarcado. Mostra o preconceito e descaso contra profissionais do sexo, transgêneros, pessoas com deficiência, refugiados e tantas outras pessoas.
E algo interessante nesse livro é que é escrito por uma mulher turca, ou seja, não é uma visão ocidentalizada, conferindo propriedade à obra a partir do momento que é uma obra escrita por uma nativa.
Eu sofri profundamente lendo esse livro. As cenas são fortes, pesadas, me fizeram chorar. Os personagens são envolventes e muito bem construídos. É difícil colocar em uma resenha toda a profundidade que é esse livro.

Recomendo fortemente esse livro que se tornou uma das melhores leituras que fiz até o momento e entrou para a lista de preferidos da vida.

Ju 22/04/2024

"...mais do que suficiente para uma vida inteira"
Faltam palavras pra descrever a grandiosidade dessa obra que conseguiu me emocionar em vários momentos.
Nos últimos oito segundos a última coisa que Leila se lembrou foi o gosto de bolo caseiro de morango, essa lembrança em específico fala sobre seu último aniversário e sobre seus cinco amigos: Sinan Sabotagem, Nalan Nostalgia, Jameelah, Zaynab122 e Humeyra Hollywood.

"Leila não achava que alguém poderia esperar ter mais que cinco amigos. Só um já era uma sorte. Se você fosse uma pessoa abençoada, dois ou três e, se tivesse nascido sob um céu repleto das estrelas mais brilhantes, um quinteto - mais do que suficiente para uma vida inteira."

Todos os personagens fogem do padrão do que é considerado ?normal? pela sociedade: prostitutas, transexuais, uma mulher que fugiu do marido abusivo... Essas cinco pessoas, cada uma com suas próprias lutas (que são apresentadas brevemente) a serem vencidas, são a base de Leila, o lugar seguro para onde ela vai quando precisa desabar e quando ser forte se torna cansativo e doloroso demais.
"Eles eram mais vulneráveis sozinhos; juntos, eram mais fortes."

Assim como Leila, eu amei esses cinco. Leila antes de sua morte teve o privilégio de viver um amor verdadeiro, mas a fatalidade da vida não permitiu que prolongasse essa história, o importante foi que Leila entendeu que era possível sim amar e ser amada apesar de tudo. Leila teve bons momentos e angustiantes vivências, "muitas coisas neste livro são verdade e tudo é ficção", é um livro doloroso, com uma crueldade escancarada mas que mostra na amizade um escape para momentos felizes. ?

paula bettoni 21/04/2024

Dolorido
Muito interessante a forma que a autora traz a realidade das mulheres turcas, abrindo os nossos olhos ocidentais para uma cultura em que, por terem nascido la (?) levam uma vida extremamente pautada no machismo e no patriarcado. Sofrem consequências desde a sua infância, só por serem elas. Por serem mulheres.

Aprendi muito com essa leitura, por mais dolorida que ela tenha sido. O retrato do cemitério da solidão me fez pensar em quantas pessoas não tem reconhecimento e são tratadas de forma desumana, mesmo em morte.

E não tem como fazer essa resenha sem citar as pessoas transsexuais, que por não se reconhecerem em seu corpo biológico (sim, só por isso) levam uma vida de violências físicas, psicológicas e sociais. No Brasil, uma pessoa trans é assasinada a cada 3 dias!! Para quem não entendeu: A cada TRÊS DIAS uma PESSOA TRANS é MORTA por decidir VIVER sua vida do jeito que ela QUER.

Apesar de abordar temas sofridos, é uma
leitura extremamente necessária para que a gente busque a nossa evolução enquanto comunidade. Aprendendo a olhar para o outro, independente de quem, como um SER. Que tem vida, tem sentimentos e tem livre arbítrio.

Luan 19/04/2024

Uma pena que só tenham 2 livros da Elif Shafak à venda em português! Esse livro é o melhor que eu li esse ano e um dos melhores da vida! A história da Leila Tequila e seus amigos desajustados é uma verdadeira ode à amizade. A vida da Leila foi extremamente sofrida, um pouco brutal, mas ela encontrou em 6 pessoas um pouco de luz nas trevas da realidade. Só espero que traduzam mais e mais livros dessa autora brilhante e que retrata a vida com maestria.

Carine.Lima1 03/04/2024

Até hj é o livro mais diferenciada que já li,nada se compara a narrativa e os perssonagens tudo é mt único. As msgs de peso que esse livro carrega são fantásticas,ele consegue falar de tanta mais tanta coisa em 300 páginas e nada fica jogado,tudo é muito real,muito único.

Lara 01/04/2024

Não quis parar de ler
Comprei e li esse livro através da indicação de uma amiga minha e quanto mais eu lia, mais eu queria ler, ao mesmo tempo que não queria que acabasse.
Você já sabe o final. Leila está morta e isso é dito desde o início do livro, mas a forma como a autora traz as memórias da Leila ao longo da vida e as referências que ela faz ao relacionar os comportamentos presentes da personagem com a infância extremamente traumática dela é de deixar qualquer leitor preso no enredo.
O livro traz questões importantíssimas de gênero, etnia e sexualidade, mas além disso, traz um conhecimento vasto a respeito da região onde se passa o livro: Istambul.
Adorei as questões de espiritualidade (e não religião) que são trazidas ao longo do enredo, bem como um glossário e uma contextualização do que é de fato real ou não, isso ajuda muito o leitor a se localizar no livro.
Recomendo a todos por ser um livro com temáticas pertinentes, mas além disso, por ser um guia para a vida. Encantada com a escrita e a desenvoltura da autora.
Fav ??

Gleissa.Pereira 31/03/2024

Que maravilha de escrita
Como esse livro é maravilhoso , eu coloquei na mente vou separar dois livros pra ler , se não gostar de um leio o outro .

Nunca uma história triste me prendeu também , faltou um fio de cabelo pra eu chorar .
Um livro que mostra as aventura e desventura de ser uma mulher em um lugar com criação rígida e com preconceito . Uma história que é livro único , mas despertou a curiosidade do que aconteceu com os outros personagens.

Mas a história te cativa por tantos assuntos polêmico e também atuais como o poder da amizade .

Super indico

claroviski 30/03/2024

Uma vida inteira em 10 minutos
Eu acho que nunca me senti tão encantada por um livro como esse.
Em 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, revivemos a vida de Leila Tequila, uma mulher que está morta em Istambul, mas após seu coração parar de bater seu cérebro ainda funciona por 10 minutos e 38 segundos. Isso nos leva para sua vida, desde a dua infância, suas paixões, seu amor da vida, sua família encontrada no meio do caminho, até o momento no qual ela está.
Eu consegui sentir tanto sobre Leila, e consegui entrar tanto na história ao ponto de parecer vivenciar com seus personagens encantadores, tão peculiares e ao mesmo tempo tão comuns, para quem nós pouco olhamos.
O livro não é apenas o flashback dela, mas também sobre quem fica após ela.

site: https://www.tiktok.com/@claroviski/video/7312947579132644613?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7351483268623926789