Binti

Binti Nnedi Okorafor

Resenhas - Binti

Julia G. 04/06/2024

Horrível
Esse livro tem a pior escrita que já li, história corrida e rasa, muita coisa aleatória acontecendo e desenvolvimento horrível. Não da para chamar isso de livro, eu chamo de 3 minis contos horríveis e cópia barata de outros livros. Comprei só porque ele tinha ganhado um premio e depois devolvi de tão ruim que achei.

Larissa Lauane 23/05/2024

Como eu não li antes?
Primeiramente eu tenho que falar que Binti é realmente INCRÍVEL! Ele me envolveu totalmente nas primeiras páginas e me arrependi de não ter lido antes.

É um livro com vários elementos de ficção científica, mas que mantém um pé na realidade, apresentando como protagonista uma adolescente negra de um povo isolado da Terra.

Binti abandona sua família e vai contra sua cultura ao deixar seu planeta para estudar na melhor Universidade da Galáxia, onde tem a chance de se desenvolver ainda mais.

Porém, no trajeto para o planeta-faculdade, acaba enfrentando desafios bem maiores do que pensava?

O ritmo do livro é frenético, mas a autora não deixa de desenvolver a história e a personagem principal e eu não senti um livro corrido, mas sim com vários acontecimentos que fazem sentido e que se completam.

A história de Binti é mais complexa do que ela pensava e esse processo de se aceitar apesar das mudanças é o que acaba movendo o livro e a própria personagem.

Considerar coisas que existem para construir a história como utilizar o grupo étnico dos Himbas, que realmente existe, enriqueceu ainda mais a história.

Em um ponto do livro eu estava desesperada para saber o que ia acontecer a seguir e o livro tem plot twist para aqueles que gostam tá? Mais de um aliás!

A única coisa que senti falta foi de saber mais sobre a história de alguns personagens e como as coisas iriam acontecer dali para frente, senti que algumas coisas precisavam de alguns fechamentos.

Mas, o foco da autora que é esse caminho da Binti foi fechado se uma boa forma.

Mari1873 04/05/2024

"Eu era mundos."
O que dizer sobre essa obra linda... Já gostava muita da autora porque sempre estou atrás de livros de fantasia/sci-fi que não sejam sobre as culturas estadunidense ou britânica e foi um prazer ler esse livro! Ao mesmo tempo que o livro apresenta elementos clássicos da ficção científica ele consegue ser uma viagem filosófica de uma adolescente procurando seu lugar no mundo e procurando a si mesma. Binti vão te levar em uma aventura para que com ela você veja como foi turbulenta a passagem de criança para uma jovem adulta que precisa agora sair da casa dos pais (ou do planeta terra) para encontrar respostas para perguntas que nem ela sabia que estava fazendo. Esse livro é lindo, mas entendo que não é para todos os públicos.
Uma última coisa que gostei muito e queria comentar: quando terminei o livro só conseguia pensar em como saímos da casa dos nossos pais uma tela em branco, as vezes uma tela pintada de azul ou amarelo, mas uma fina camada. E ao longo do tempo que vamos tendo experiências no mundo adulto e conhecendo novas pessoas a cor e o desenho nessa tela vai mudando e mudando. Até que chegamos em um ponto em que nos perguntamos porque não somos ainda aquela tela inicial, mas a gente se esquece que viver muda a gente. Viver transforma. E não tem problema se orgulhar das cores ou dos desenhos que você chegou, ainda é você.

site: https://www.instagram.com/p/C6jY2HKLHLZ/?utm_source=ig_web_copy_link

Sarah587 14/04/2024

Afrofuturismo
A leitura foi fluída demais, teve um momento o outro que fiquei indisposta para ler, mas sinceramente que livro, a narrativa é incrível a história muito boa, para quem curte sci-fi e afrofuturismo, vai amar.

Diana 16/02/2024

Vencedora dos prêmios Nébula e Hugo, novela Benti se perde em continuação
Vencedora dos prêmios Hugo e Nébula na categoria novela curta, Binti, da escritora nigeriana Nnedi Okorafor, se perde no desenvolvimento da trilogia. O primeiro livro/conto promete muito, mas não há progressão e evolução das personagens, com soluções ingênuas e sem qualquer lastro de verossimilhança, imprescindível para qualquer boa história. (ATENÇÃO: contém spoilers)

Na novela, conhecemos Binti, uma humana especialista em comunicação que decide abandonar o futuro pré-estabelecido por sua cultura para se aventurar em uma universidade intergaláctica. No caminho, a nave é atacada por medusas, um povo impiedoso, que mata todos no caminho. A protagonista só sobrevive por conta de um artefato que descobriu no deserto.

A premissa é boa, o universo descrito é totalmente original e os temas abordados são importantes. Entendo porque foi premiado pela academia, apesar de um final pífio, onde tudo é solucionado com rapidez e simplicidade. A obra traz diversidade, uma mensagem de esperança e mitologia própria, características exigidas pelo leitor nos anos 10. Uma década depois, tenho mais referências de produções do gênero com maior qualidade.

A primeira história da trilogia afrofuturística realmente despertou meu interesse por essa jovem de uma sociedade matriarcal que, mesmo quebrando paradigmas de gênero, é estratificada, com quase zero mobilidade criativa e muitos preconceitos e xenofobias. Para melhorar, o conto tem uma reviravolta, onde Binti se transforma em uma embaixadora da paz improvável.

Pena que, logo, as coisas começam a degringolar. Gosto do nonsense, que transforma referências conhecidas em seres totalmente novos, com propósitos obscuros e, muitas vezes incompreensíveis. Não me importo de embarcar em uma nave totalmente perdida no que vem a seguir e apenas acompanhar o fluxo, parando para avaliar os símbolos e mensagens deixadas nas entrelinhas. Amei isso em ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ e também ‘Ubik’. Mas Binti se prende demais em valores totalmente terrestres para quem está entrando no mundo da imaginação.

Uma vez na nave em direção à universidade, Binti mantém sua identidade rimba e consegue se mesclar aos futuros colegas de classe com facilidade. O ataque que mata todos na nave é um plot twist de respeito. O desfecho desafia a lógica da justiça, o que pode não agradar, mas não tira a qualidade da obra. O problema começa realmente na sequência do breve conto, que ganha mais dois títulos completos.

Nos livros seguintes, o leitor acompanha os impactos das decisões de Binti na comunidade originária e no próprio futuro. São apresentados novos povos e também as peculiaridades da sociedade rimba, que perde totalmente a identidade levemente progressista construída na novela.

Os irmãos de Binti parecem apenas invejosos com zero preocupação com o bem-estar da jovem. A comunidade matriarcal na verdade é governada por homens e as origens do pai de Binti são mais importantes que todo o resto. O interesse amoroso de infância vira apenas um machista comum com um arco bobo de redenção e um concorrente é estrategicamente introduzido com quase nenhuma função além de orbitar em torno da protagonista.

Binti vira um grande panfleto de "vamos normalizar a terapia" utilizando técnicas para controle do pânico diversas vezes, só que não resolve nenhum problema psicológico. Concordo com a mensagem, discordo da execução. A personagem se transforma em vários povos, sempre aproveitando novas habilidades. Uma ‘Macunaíma’ que se propõe a representar todos com sua miscigenação e mensagem de paz, porém com a complexidade de um pires.

Para fechar com chave de ouro, Binti tem sucesso em conquistar a paz, que não vale de nada, pois as nações agem independentes de suas lideranças - aqui achei sagaz - e morre. Porém, faltou coragem neste momento. A família de Binti, assassinada na guerra, na verdade está viva. A mártir ressuscita e viaja até um planeta distante apenas para dar um conselho a um povo novo: "busque conhecimento", como diria o ET Bilu.

No fim, a jovem retorna à universidade sem expressar nenhuma gratidão a todos que a ajudaram crescer para se envolver em um drama adolescente de popularidade e ficar chocada que não pode mais ter filhos. Ela não manda um oi pra família, não está nem aí com a nave filhote que está presa a ela, sem poder viajar, e só pensa em se vestir como começou a saga, lamentando que não pode procriar por não ser mais humana.

Eu só queria conversar com Binti e dizer: “você morreu e teve o corpo quase totalmente reconstruído, conheceu os deuses de sua religião e ainda ganhou um namorado no processo. Revise suas prioridades!”.

Vivi 03/02/2024

É o primeiro livro de afrofuturismo que leio. Achei interessante e diferente. O livro não traz muita profundidade e alguns assuntos são colocados de maneira meio aleatória, mas no geral é um bom passatempo.

bia0:0 11/01/2024

Uma experiência inesperada
Olá, estou de volta. Bom, escolhi lê esse livro porque já tinha lido um dessa mesma autora anteriormente e gostei bastante. Pena que a experiência aqui tenha sido um pouco diferente...
Binti é um livro afro futuristico onde acompanhamos a vida de Binti, uma garota himba fera em matemática e que foi aceita na maior faculdade do universo, porém não tem o apoio de sua família para embarcar nessa jornada. Mas, mesmo sem apoio, ela vai da mesma forma e acaba passando por acontecimentos um tanto inesperados.
Com essa premissa, Nnedi Okorafor trouxe vários elementos da cultura africana que se mesclam com os acontecimentos da vida da personagem, o que me encanta sempre. Porém, com esse livro, acho que ela trouxe muitos acontecimentos pra vida de Binti mas que, na verdade, nenhum foi bem explorado. Binti era coisas demais mas na verdade não era nada real, porque nada do que ela se tornou ficou muito claro pra mim.
Achei o livro confuso e, na maioria das vezes, não entendi o que tava acontecendo e tive que reler alguns trechos várias vezes até entender.
Já falando sobre os personagens, eu amei a Binti e os demais!! Adorei a complexidade dos pensamentos de Binti e como ela percebeu a real aos poucos. Confesso que chorei com a cena que ocorreu após a guerra(pra depois tudo ficar bem novamente?).
A escrita, sem ser na narração dos acontecimentos inesperados, são excelentes e me deixou imersa na história por um bom tempo.
Sobre o final, achei-o bem jogado pra falar a verdade. Não pareceu um final pra mim mas eu tenho problema com finais de livros então talvez esse ponto não seja tão relevante.
No demais, eu recomendo super!! Nnedi tem uma escrita um tanto singular e deveria ter mais reconhecimento do que o que já tem. Até a próxima?

Camila 20/11/2023

Maravilhoso
Este livro tece lindamente cultura e tradição africana, Sci-fi e muita matemática.
Acompanhei em êxtase a ida de Binti até a universidade mais desejada das galáxias ao receber uma bolsa de estudos.
Esse livro me deixou com vontade de ler mais mil páginas, principalmente quando a Okwu, uma medusa, descrita como uma água viva gigante e extremamente inteligente além de ter as melhores respostas, que está em conflito com a universidade que Binti estuda.

Não quero dar muitos detalhes para não atrapalhar a leitura, mas leiam!

Alessandra 30/10/2023

Binti é a heroina que eu queria ler quando pequena aless, que sonhava em sair do interior pra estudar na universidade, ganhar a vida na cidade grande e tals... Nesta trilogia aprendemos sobre a importância de voltar pra casa e reconhecer nossas raízes sem perder a própria identidade. O destaque fica para as descrições altamente visuais que este universo diversamente desértico proporciona ao nosso imaginário

Heloisa.Alexandre 22/10/2023

Família, pertecimento e sci-fi de qualidade
? Ainda pensando no que foi essa história. Fazia tempo que não terminava um livro tão rápido. Binti foi maravilhoso!

? Binti é uma história de sci-fi space opera que traz pautas importantes como pertencimento, família, obstinação e a importância de apesar de tudo correr atrás dos seus sonhos. Amo como a história traz essas questões enquanto aborda elementos culturais da Namíbia, país africano.

? A escrita da autora é fluída, portanto torna a história muito dinâmica. O enredo é bem construído e recheado de plots twists e revelações bombásticas nas quais eu não esperava. Binti, Okwu e Mywinyi são muito carismáticos, minha única ressalva é que a autora poderia focar e desenvolver mais os personagens secundários, porque eu pelo menos não consegui me importar com eles e esse é o motivo de eu tirar meia estrela.

? Binti no geral foi uma ótima história, com vários pontos positivos e apenas um negativo. Eu amei! Também amei como essa história veio no momento certo e que eu mais precisava lê-lo. Leiam Binti, não vão se arrepender!

Babi 04/10/2023

Uau! Que explosão!!
Não tenho palavras para o que foi essa leitura, a única certeza que tenho é que quero ler TUDO dessa autora maravilhosa! A história de Binti se divide em três partes que traz a evolução da personagem durante todo um processo de mudança de sua vida por um completo. Uma leitura não muito complexa e de fácil entendimento, mas a profundidade da narrativa.. não há como descrever, é extraordinária!

Somente Leituras 22/08/2023

Binti
Achei uma mistura do universo de Wakanda, Avatar e Skyward, do Brandon Sanderson.
Um livro que enterte, mas sem exigir muito, pois os relacionamentos, universos e tudo mais não são bem desenvolvidos, muitas coisas nem são explicadas direito, e o leitor tem que adivinhar o que são e como são.