Notas da Xícara Maluca

Notas da Xícara Maluca N.D. Wilson

Resenhas - Notas da Xícara Maluca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Geovana 30/05/2024

Um convite ao caos da existência
Descobri este livro no Kindle por acaso. Tinha visto uma indicação de um pastor, e pensei “ah, por que não? parece curto”

Primeira grande observação: fico feliz que este livro tenha sido escrito.

N. D. Wilson reúne uma série de pensamentos sobre a existência e transforma em, não sei, reflexões narrativas sobre o caos que é existir. Estamos vivos. Estamos em um planeta e em uma órbita que as probabilidades indicam serem quase impossíveis de existir. Somos fruto do acaso? Existe algo por trás? Como é possível vivermos em um mundo tão imenso?

Este livro é para sentar com um chá e deixar o autor te levar. Confie nele. Wilson tem uma capacidade reconfortante de refletir sobre as minuciosidades de sermos humanos. Que leitura prazerosa! É uma dose de inspiração e renovo do nosso olhar para a rotina. Mas não se engane, a leitura é agridoce. Tendemos a nos tediar e esquecer o quão extraordinário é um dia comum - o amanhecer foi lindo, você se livrou se tropeçar na rua, os 5 minutos a mais que pegou no trânsito te fizeram encontrar aquele amigo mais tarde…

Indico para todo mundo. Meu primeiro contato com o autor, me deixou animada para continuar lendo suas obras.

‘Há uma alegria avassaladora que crepita em cada canto do mundo. Eu sou minúsculo, mas estou aqui. Recebi sentidos, consciência, existência, e fui colocado em um palco tão lotado com a vastidão, tão abarrotado com a pequenez, que não consigo fazer nada além de rir, e, às vezes, rir e chorar.’ p. 56

‘Um dos aspectos mais importantes da arte é o relacionamento entre a obra, entre uma tela ou uma página, e seu criador. Eu tento amar o que formo da maneira que vejo Deus amar sua arte. Eu, uma mancha de tinta, uma personagem em um palco, um figurante em um musical, observo o cuidado e o amor, a simpatia e a empatia com que ele põe em cada traço, palavra e parte da coreografia. O que coloco em uma página imita, embora sem jeito, o que ele coloca nas dele. Como eu o faço é apenas mais imitação.’ Wilson, N.D.. Notas da xícara maluca (pp. 122-123). Monergismo. Edição do Kindle.

lauravuada 29/02/2024

EU AMEI
Que livro boooomm!!!
Ele reflete sobre muitas questoes que rodeiam nossa realidade
Apresenta-se confuso, mas como uma xicara maluca volta para o mesmo lugar

Raquelegipto 20/02/2024

Livro fora da caixinha e dos padrões
Preciso dizer que esse livro é diferente de tudo que já li. Ele nos faz enxergar e relembrar quem somos, como é o maravilhoso mundo que vivemos e de como logo partiremos. É enxergar o simples e o extraordinário na criação de Deus, é viver tendo em mente que estamos aqui pra viver e lembrar que quando partirmos, e isso é inevitável, as cortinas dessa história se fecharão para um novo e maior palco que estará diante de nós.
Floriele 21/02/2024minha estante
Esse é um dos meus favoritos. Reli ele este ano. Recomendo que você leia Morrer de tanto viver, do mesmo autor. É uma ótima "continuação".

Nickolas.Soares 30/01/2024

Embarque na Xícara maluca (a grande bola azul flutuando no universo)
Um livro bonito para falar sobre coisas feias e difíceis. Essa foi a minha percepção ao final do livro. O livro tem como objetivo falar sobre problemas filosóficos da perspectiva do cristianismo: morte, existência do mal, criação do mundo e o inferno.

E o fio condutor, a ideia que liga todos esses temas e a tese do autor é que estamos em um mundo falado por um Autor, como uma grande peça ou um clássico de literatura.

O mundo é um lugar tenebroso, cheio de sofrimento e coisas que são inexplicáveis, mas também existe beleza, intencionalidade. Deus em sua infinita sabedoria escolheu essa mundo como uma maneira de se revelar. Ele cuida do micro (e o autor gasta mito tempo falando das coisas pequenas, de formigas a quarks) e do macro. Tudo está entrelaçado na grande historia que ele está contando. E um dia esse grande Autor se encanou na própria Criação. Ele não é alheio ao mal e ao sofrimento humano, antes experimentou em sua própria pele.

Esses temas são difíceis de serem abordados, são elefantes brancos na sala e o autor do livro aborda eles com maestria. Para entender um pouco melhor o livro é necessário que o leitor conheça o básico sobre alguns temas filosóficos assim como seus autores; a maioria dos temas são abordados da perspectiva filosófica e isso pode atrapalhar um pouco quem não tem familiaridade.

No começo do livro o autor deixa claro que seu titulo “Notas” tem como referencia o livro do Dostoiévski “Notas do subsolo”. Essa não é a única semelhança, assim como no livro “Notas do subsolo” esse livro usa a estrutura literária conhecida como “fluxo de consciência” ou “monologo interior”. O autor se pega muitas das vezes falando varias coisas ao mesmo tempo e faz algumas pausas bem recorrentes. Isso pode confundir quem está lendo pela primeira vez e não tem o costume.

Ele fala sobre teorias de criação, mitologia grega, teorias atômicas, mundo microscópico, teorias filosóficas, astronomia, biologia, arte, coisas do cotidiano, experiencias pessoais da infância e da vida adulta, historias bíblicas e diversas outras coisas, tudo para provar sua tese de que somos personagens em um palco complexo (a xicara maluca = a bola azul que está girando agora) criado por um Autor infinito, complexo e que se entregou para nossa salvação.

Sendo assim o livro vai falar sobre temas um pouco difíceis de entender as vezes, mas acredito que o autor se esforça bastante para deixar compreensível para todos.

Tarsila18 30/01/2024

O artista infinito
Amo como o autor trata o criador como ?o artista infinito?, nos faz observar as coisas simples da vida em que conseguimos ver Cristo. Mostra como a xícara maluca, por mais que não faça sentido, parece ser o brinquedo mais certo do parque de diversões. Ele nos mostra como Deus fala conosco e que nós podemos falar com ele que ele nos responde!

É um livro cheio de histórias, exemplos filosóficos e, claro, bíblicos também. Faz a gente olhar de uma forma diferente para a vida, sabendo apreciar.

Nmanzi 29/01/2024

O Nathan tem uma escrita bastante divertida, porém a sequência do livro não é linear, o que me deixou um pouco perdida em várias partes do livro.
Mesmo assim foi possível mergulhar nos pensamentos do autor a respeito de sua visão sobre nossa vida nessa grande xícara maluca e, assim, ficou evidente o quanto o Nathan possui um olhar único diante de coisas cotidianas que não nos trariam tantas reflexões legais normalmente.
Foi uma leitura que valeu muito a pena!

Noel7 24/01/2024

Este livre diz que a arte tem princípio, e que ela começou quando o tempo começou. Mas que não terá fim. Apenas finais. Nossos finais. E que mesmo agora ela ainda cresce e se expande, torce e entrelaça, ergue-se e se põe, gira e dobra-se. Nosso papel nessa história é importante, Ele tá vendo como estamos nos saindo. É claro que tá. Ele quem escreveu essa história.
Jonata Oliver 01/02/2024minha estante
Que massa fiquei curioso para ler

Jessica 09/01/2024

É um livro doido mesmo. As frases as vezes parecem estar em fuga de ideias, mas estão conectadas no fim. É uma leitura cativante, que faz a gente olhar melhor pra esse mundão no qual estamos inseridos. É uma benção estar vivo, apesar de tudo e contudo. É uma obra de arte mesmo. É agridoce mesmo. Achei uma ótima leitura pra começar o ano... leiam leiam leiam.

Sarah 29/12/2023

Estranhamente legal
É um livro "confuso", uma leitura que te faz pensar em muita coisa aleatória, que ao mesmo tempo também tem um motivo por trás... O autor com certeza foge do comum. Para mim os primeiros capítulos foram os melhores, mas o livro vale a leitura até o final. É um bom livro para ler quando estiver querendo algo diferente, reflexivo e "maluco" no melhor sentido da palavra...

Mel 27/12/2023

É legal.
Eu sei que existem livros que fazem mais sentido em determinadas fases da vida e espero que esse seja o caso, coloquei muita expectativa mas não foi tudo isso.
Foi bom, muitos pontos falaram comigo, mas alguns sinto que não entendi profundamente

Mayhara 22/12/2023

??
"Para quem crê na criação ex nihilo, o mundo é inevitavelmente arte, e inevitavelmente arte da cabeça aos pés, em todo o tempo e em todo o lugar. O mundo não pode existir exceto pela voz de Deus. Ele é Deus se expressando."

Só um trechinho desse livro que é de uma beleza gigante, tanto nas palavras como nas ideias e nos ensinamentos.

Com certeza vou reler e vai ser num físico, com direito a várias marcações!

5/5 ?

sosodecampos 13/12/2023

Reflexões de sobra. livros que valem a pena você passar pelo menos uma tarde tranquila lendo. foi uma experiência muito diferente, mas muito boa também!

Raíssa.Nara 14/11/2023

Que livro!!!
Ficção cristã, com vida real, filosofia e toques de boa teologia.
Adorei ler sobre as estações, a vida animal e os filósofos em seus erros. Cobertos com a redenção de Cristo.

Gio nobre 09/09/2023

Este foi um dos primeiros livros sobre religião que eu li, e simplesmente, eu amei.
A maneira como o autor mistura pequenas coisas da vida com literatura, filosofia e cristianismo faz com que esse livro fique ainda melhor, pois nós faz ver de maneira crítica aquilo que nós rodeia e sobre como a vida serve para glorificar ao Senhor.
Não é um livro fácil de ler, admito. São capítulos longos, mas que valem a pena cada minuto sentado olhando para as palavras.
Para quem acredita no cristianismo, fica aqui a indicação!

Yasmim. H 03/07/2023

Caoticamente ordenado, totalmente intencional
Gostaria de saber expressar corretamente o tanto que gostei do livro, em alguns momentos parece que o autor está apenas jogando fatos aleatórios e contando histórias para "encher linguiça", mas se você for um leitor atento perceberá que tudo é altamente intencional. É necessário atenção e paciência, deixo isso avisado para não causar frustração.

Durante a leitura desse livro eu senti que estava tomando um cafezinho e conversando com o autor, só era preciso fechar os olhos por uns minutos e imaginar a cena. Ele te faz pensar sobre a vida, sobre nossa existência e a causa dela, usando as palavras como ferramentas e histórias, argumentos e fatos como peças, o sr. Wilson construiu um belo maquinário que faz refletir sobre a simplicidade da vida que é na verdade extraordinária. O motivo? Deus se revela no ordinário, no dia a dia, na brisa suave, nas tempestades que causam medo, em meio a esse mundo quebrado, que é o melhor caminho para o melhor dos mundos, é em meio a tudo isso que Ele se mostra.

Troquemos nossa lente para vermos a graciosa presença de Deus se derramando por entre as rachaduras desse mundo esfacelado e belo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6