Marcelo 18/08/2021
Resenha no Booksgram @cellobooks
Sou suspeito pra falar pois Eugênio Bucci foi meu melhor professor no mestrado, mas este livro é essencial para quem estuda Comunicação, Psicanálise & Consumo.
Neste livro, o autor costura diversos textos que ele desenvolveu ao longo de sua carreira e nos apresenta toda a discussão numa versão atualizada, tanto do ponto de vista do mercado de comunicação, tecnologia e pandemia. E o mais interessante: de fato ele nos apresenta uma conversação entre Marx & Lacan, quando aborda os valores de uso, de troca e de gozo.
Eugenio propõe uma reflexão em relação ao quanto trabalhamos para as grandes corporações sem receber nada em troca. O quanto vendemos nossos olhares para as mídias, construímos conteúdos, posamos de modelos, vendemos nossas emoções, medos, alegrias, desejos e inseguranças, que os grandes conglomerados de mídia, através de Big Data, usam para manipular e nos vender produtos e serviços que não precisamos, mas que adquirimos como modo de pertencimento e completude.
Um livro fantástico. Em alguns momentos um pouco mais maçante, mas super relevante para o momento que vivemos.
Darei esta nota mas avalio nesta nota pois ele é muito relevante na minha área de atuação. Para quem não é da área ele pode ser um pouco complexo e maçante em determinadas passagens.