RUR: Robôs Universais de Rossum

RUR: Robôs Universais de Rossum Rogério Pietro
Karel Čapek

Resenhas - RUR: Robôs Universais de Rossum

Sol 02/07/2021

A adaptação da peça é muito boa, prendeu minha atenção e me fez querer saber o que vinha na sequência em cada capítulo. Achei que foi coerente com a peça, e deu um toque de contemporaneidade.

Matheus 16/11/2022

Robôs de RUR
Um dos primeiros livros a enunciar o termo Robô, Karel ?apek revolucionou a escrita da ficção científica criando um dos personagens mais importantes para a história do mundo.

Rocha Anselmo 18/08/2021

É bom, mas só bom mesmo
Acho que a editora foi muito ousada em topar adaptar uma peça tão clássica da ficção científica para um romance e é inegável que foi feito um bom trabalho nisso, mas é notável durante a narrativa de que falta alguma coisa. Existem alguns problemas que estão presentes na peça que se perpetuam no texto em prosa (como a forma extremamente fragilizada como as mulheres são descritas) e a falta de personalidade nos personagens fica muito mais acentuada no romance do que na encenação e isso pesou bastante na leitura. É um livro bom, mas a sensação de que falta alguma coisa segue até a última página. Achei muito interessante que o texto em escaleta também entrou nessa edição feita pela madrepérola e fiquei com vontade de adquirir a versão física desse livro porque deve ser belíssima. O livro é uma homenagem muito bonita a Karel e também a seu irmão Josef, dois grandes nomes da ficção científica e com certeza é uma leitura que vale a pena (a edição ficou muito bem feita e várias informações relevantes e interessantes são dadas no pré e pós-texto). De qualquer forma, a impressão geral é positiva, um belo trabalho, mas uma leitura pouco envolvente.

Marcia.Santos 07/08/2021

Robôs Universais de Rosum - RUR
Uma peça escrita diante do cenário social de transformação. Mais que colocar em evidência a sociedade e suas mudanças, a adaptação da peça nos traz a reflexão a respeito do nosso processo de mudança hoje.

Betta 02/07/2021

Uma leitura bem interessante
Gostei bastante dessa discussão sobre a criação dos robôs e como poderia afetar o mundo no sentido geral, será que os robôs promoveram uma rebelião? Será que os robôs gerariam desemprego? O que poderia acontecer? Não temos como de fato saber, mas temos os robôs bem presentes na nossa rotina e a todo o lado, mas não é os robôs como nós livros.

Helô 21/07/2021

(só li a adaptação)

A parte da adaptação é muito boa, eu não sou muito de ler sci-fi e por isso não peguei as referências incríveis do livro, mas no debate feito com o autor deu para compreender certinho quais foram.
A escrita é muito fluída, e a história prende demais, apesar de não fugir do comum dos robôs. Eu gostei bastante.

nopedaorelha 14/11/2022

"DOMIN. (To SULLA, laughing): Sulla is a Robot, best grade"
? Rossum?s Universal Robots (R.U.R)

Essa foi a primeira frase com o ilustre termo ?Robô?.

A leitura dessa peça foi uma experiência lenta só por ser uma peça, mas também foi interessante por ser uma peça DE FICÇÃO CIENTÍFICA, de 1920, coisa que jamais cogitei a existência.

Sendo sincera, achei tudo meio confuso antes de saber o contexto histórico, os personagens e a forma que a história foi contada me prenderiam mais se fosse com outra narrativa. Porém, nada disso é motivo para não se divertir e conhecer um pouco mais dos caminhos até a ficção científica atual.

Dei uma pesquisada sobre as motivações dessa peça e achei algo interessante que vale a pena ser compartilhado, e na minha humilde opinião ela deve ser lida por quem gosta do gênero Sci-Fi.

Rossum?s Universal Robots foi escrito pelo tcheco Karel, que tinha como um dos seus objetivos fazer uma discussão sobre a tecnologia e desemprego, e o termo ?Robôs? vem do termo - robota - que significa ?escravo? ou ?trabalho forçado?, também levando a reflexão sobre a classe camponesa a própria Republica Tcheca no fim do século 19.

Karel estava a frente do seu tempo, já que as mesmas críticas sobre o capitalismo, direitos humanos, armas, entre outros, se mantém firmes até hoje, e sátiras como essa devem ser lidas tanto pelo conteúdo fictício, quanto pela análise da vida real.
Rounin 15/11/2022minha estante
Você leu outra edição, não foi? Leu a edição em inglês? Esta edição daqui traz a versão em romance também.

Tamires Cancela 05/07/2021

O livro físico está lindíssimo e esse clássico em formato de romance, ficou maravilhoso! É uma obra que nos trás muita reflexão? Adorei!

Ariadne 01/05/2022

Diferente do que muitas pessoas devem imaginar, não foi Asimov o criador da palavra “Robô”. Embora ele tenha ajudado a popularizar o termo, foi a obra RUR, uma peça de teatro, de Karel Capek, no ano de 1920, a responsável por tal feito.

Ao contrário do que costumamos imaginar ao ouvir tal palavra, os robôs de Capek se assemelham muito mais aos androides vistos em Blade Runner do que as máquinas de aço de outros autores do gênero.

Nessa história, eles são seres artificiais semelhantes a nós fisicamente (incluindo os órgãos internos), e foram criados para substituir todo o trabalho realizado pelos humanos, barateando drasticamente os custos de produção.

A palavra “robô” deriva do tcheco “robota” e significa trabalho escravo. Só pela sua concepção, podemos imaginar o tipo de críticas que o autor teceu em sua obra. Por causa da substituição, muitos trabalhadores perdem o seu emprego, e a obra passa a discutir relações de trabalho e classes sociais, além da alienação de boa parte do mundo.

Em paralelo a esses acontecimentos, os robôs começam a adquirir consciência acerca de sua condição e exploração, e um iminente conflito se aproxima.

Parece ser um enredo simples (e batido eu sei), mas Capek colocou em sua obra críticas que estavam apenas começando a aparecer naquela época, e que seriam amplamente discutidos muitos anos depois.

Mas apesar de eu a considerar uma obra essencial para os amantes de ficção científica, devo dizer que achei o final melodramático em excesso. O tom otimista empregado contrasta bastante com todo o resto irônico e pessimista que vinha sendo construído anteriormente, que torna o encerramento a parte menos memorável de toda a obra.

- Essa é uma edição belíssima que apresenta dois textos: a obra original de Capek; e uma adaptação romanceada feita por Rogério Pietro, o tradutor da peça, que moderniza e aprofunda alguns aspectos da história, além de expandir a narrativa original. Além do mais, conta com textos de apoio como prefácio, apresentação e posfácio.

site: https://www.instagram.com/p/CcTdU7AvQUI/

Nathy 05/07/2022

Não tenho adjetivos para descrever a perfeição que é esta obra
Helena é uma jovem que tem seus ideais muito claros e definidos. Como uma das maiores representantes da Liga da humanidade, ela luta incansavelmente pelos direitos dos robôs. Cansada de vê-los em toda aquela situação, onde muitas vezes ela acreditava ser humilhante, resolveu ir até a fonte do problema, a ilha de Rossum, falar diretamente com os fabricantes.
Damin não fica muito interessado nos ideais da jovem Helena quando ela chega a fábrica. Mas ele não deixará a moça sair de lá sem estar convencida de que robôs são só robôs, e que o coração dela deve ser dele. Dedicado durante toda a visita, o CEO mostra tudo a jovem inclusive todo o seu charme e cavalheirismo.
10 anos depois do encontro narrado acima, Helena está casada com Damin, mas não desistiu de seus ideais. Ao conhecer o robô experimento Radius convence a todos que ele deveria estudar, sair da ilha e utilizar todo o seu potencial. Mas ao apresentar essa realidade ao robô, ela também lhe mostra todas as crueldades que são feitas aos sintéticos. Mal sabe ela que isso pode culminar com o fim de toda a raça humana.
RUR - Os robôs universais de Rossum é uma peça de ficção científica escrita por Karel Capek, lançada inicialmente em 1920, traduzida e adaptada por Rogério Pietro em 2021. Este texto vai te refletir sobre a realidade humana, como pequenas ações podem gerar grandes impactos, sobre como cada um de nós tem responsabilidades pela mantença de toda uma normatização da realidade social e muitas outras coisas, tudo dentro de uma realidade cheia de robôs e um pouco de humor. Este livro não é para se devorar em poucas horas, mas para se ler com calma, refletindo e saboreando tudo que esta obra de arte tema oferecer.

Eu, simplesmente não tenho palavras para descrever o quão incrível é essa obra. E ela é maravilhosa em vários aspectos, desde a diagramação impecável da editora madrepérola que deixou o livro com uma edição de luxo lindíssima, a genialidade do autor fonte, Capek, mas o destaque mesmo vai para a adaptação. Rogério Pietro é um gênio da adaptação e eu posso provar.
Falando primeiro do texto, a narrativa em terceira pessoa é muito imersiva, quando transformada em prosa ficou com imagens belamente criadas em momentos extremamente certeiros. O enredo conta a história da jovem Helena que após visitar a fábrica dos robôs vê seus ideais balançados e acaba-se casando com o CEO Damin. 10 anos depois toda a realidade muda quando ela incentiva que o robô Radius saia da ilha e conheça o mundo, veja como os outros sintéticos são tratados. Nada pode preparar os habitantes da ilha da caixa de pandora que foi aberta, e a humanidade pode pagar um preço muito alto por isso. Pegou a força desse enredo? Pois é…
Os personagens são incríveis, e por ser adaptação de uma peça, nenhum está ali para preencher buraco, todos tem uma importância muito grande dentro de toda a história. Radius com certeza é quem rouba a cena quando aparece, a profundidade e a construção dele são muito belas. Todos tem suas motivações dentro da história, mas com certeza quando foi revelada a do Damin me deixou extremamente reflexiva. A evolução é tão natural junto aos acontecimentos que você nem percebe.
A ambientação da adaptação é na atualidade, na peça de Capek é toda dentro da fábrica. Quando mostrada na nossa realidade você começa a refletir, bate um certo peso na consciência e até um pouco de medo. Não medo por uma revolta dos robôs, mas sim pelo que você pode descobrir sobre si mesmo. O quanto você pode estar apoiado nos seus ideais, o quanto eles são certos para o mundo inteiro e quanto não, além de começar a refletir sobre os caminhos que a humanidade tem tomado através dos séculos… enfim é muita coisa. E isso é o mais incrível de uma obra para mim, quando a obra te deixa deitado no chão em posição fetal refletindo sobre tudo e todos.
A adaptação de peça para prosa é com certeza a melhor que já li em toda a minha vida. Além de ter uma tradução linda sem perder a essência da obra fonte, ele a transforma em prosa deixando a história adaptada tão incrível quanto a original. Quando Pietro faz o processo de mudança, inclusive atualizando o texto, ele consegue melhorar a história significativamente e respeitar tudo que Karel Capek deixou em seu texto original.
Esse foi o segundo livro que li da editora Madreperóla e uma das coisas que mais me encantou são as apresentações e introduções incríveis. São verdadeiras fontes de conhecimento e estudo. O leitor nunca é "jogado no texto", ele sempre tem uma experiência pré textual incrível o que dá mais segurança na hora de entrar na obra. Fora a sensação de aprendizado incrível que fica depois.
A edição é lindíssima, uma verdadeira edição de luxo. Uma diagramação absolutamente perfeita com divisões de capítulos incríveis. Eu sou muito ciumenta, esse livro não sai da minha estante.
Com certeza a adaptação de RUR os robôs universais de Rossum deveria virar filme. Uma história reflexiva, cativante e extremamente bem estruturada que te entrega o melhor que o Sci-fi pode dar. Ah! E do Rogério Pietro eu leria até a lista de compras, ele é um gênio.
Rogério Pietro 15/11/2022minha estante
Natália, fico honrado por tuas palavras aqui. Sua opinião tem um peso muito especial para mim, sobretudo porque você estuda teatro e tem uma bagagem cultural muito rica. Muito obrigado!

Lucianalg 27/06/2021

Extraordinário
Livro extraordinário e pouco conhecido. Reflexões sensacionais: o que é a humanidade, quem é Deus, o poder que corrompe a todos e muito mais.

@biblioteca.da.alma 03/07/2021

Tá passada?
Confesso que comecei esse livro com um certo receio, pois ficção científica nunca me pareceu a minha praia, então precisei sair da zona de conforto. Porém adorei ter feito essa escolha.

A obra é uma adaptação para romance da peça teatral do Karel ?apek, e eu achei que ela foi adaptada de uma maneira INCRÍVEL, não poderia ter sido melhor. Ao final do romance, também há a tradução literal da peça do autor. Admito que tive mais dificuldade nessa parte da peça, pois prefiro romance.

No entanto, ao ler a peça de teatro você percebe que a essência da história foi mantida na adaptação, e os detalhes também. E tudo mais que foi acrescentado no romance foi feito de uma maneira muito cuidadosa, para não perder o sentido do enredo. E eu simplesmente amei isso.

Os personagens são interessantes, a história também, e bem criativa, me cativou demais.

Ricardo.Barroso 29/06/2021

Um marco da ficção científica
Peguei o livro num financiamento coletivo e a qualidade da edição me surpreendeu. A história é muito boa e envolvente, embora um pouco clichê se você já viu outros livros de robôs, mas esse é a inspiração para todos os outros.
Com todo respeito ao ?apek, para mim, a versão em romance adaptada melhorou muito a obra. Se eu começasse a leitura pela peça não teria entendido boa parte do enredo. Talvez seja porque não estou acostumado a ler peças teatrais, onde tudo tem de ser explicado em diálogos fechados. A relação dos personagens com a Helena na peça é no mínimo estranha...
De qualquer forma, foi uma ótima decisão da editora e do autor/tradutor em colocar as duas versões, pois se complementam e passam a mensagem sem negar o registro histórico original.