The Anthropocene Reviewed

The Anthropocene Reviewed John Green

Resenhas - The Anthropocene Reviewed

lacklusterstarchild 25/07/2023

?We all know how loving ends? Bro.
From Staphylococcus to trees to the author?s favorite band, this book is a thorough research and meditation and a concoction ?of spacial, animal, environmental and historical subjects.

I learnt SO MUCH stuff i hope my filter of a memory is able to retain at least 10% of it in the long term. It?s so pretty! And it has so many quotes and stories from authors i like! I did a little rose made of tiny circles beneath the Hiroyuki Doi essay. I am thinking of twenty different quotes from this book at the same time!

Anyway, i hope you survive your survives and feel alive in your wondrousness.

malubsballarotti 10/03/2023

Me diverti muito lendo cada ensaio desse livro! ele fala de um jeito sério, poético e, ao mesmo tempo, engraçado sobre vários assuntos específicos - e ainda assim dá pra se identificar com muitos deles. fiquei com um gostinho de quero mais, com vontade de explorar as referências dos meus textos favoritos, e inspirada pra escrever algumas coisas com o mesmo tom.

Maria 07/08/2022

Mais um livro fantástico de John Green
Adorei. Tanta coisa do nosso dia a dia que nem imaginamos que tem tanta história por trás.
Gostei muito da maneira que ele escreve sobre e avalia sobre os assunto e ao mesmo tempo fala da vida dele. Como se fosse uma autobiografia.
Amo John Green e já li todos os livros dele. E esse, apesar de não ser ficção, também é muito bom.

Ana Elisa 16/02/2022

Incrível!
Eu adoraria ler a lista de super mercado - também as notas no celular e tudo o mais que o John já escreveu na vida.
Quando o John anunciou que iria lançar um livro de não ficção fiquei um pouco decepcionada, pois geralmente não gosto desse tipo de livro, mas sendo do John Green é claro que ele só podia ser incrível. O jeito que o John tem de explicar e contar as coisas é tão gostoso de ler, é como se você estivesse conversando com um amigo querido.
Já estou ansiosa para mais livros assim.

Sofia 25/01/2022

" (..) In that sense, maybe apocalyptic anxieties are a by-product of humanity?s astonishing capacity for narcissism. How could the world possibly survive the death of its single most important inhabitant?me??

Que leiturinha maravilhosa, recomendo demais esse livro, é gostoso de ler, super rápido e engraçado. Tinha zero expectativa e adorei!!

Jess 13/12/2021

Minha obra favorita do John Green
Excelente compilado de "resenhas" das mais variadas coisas relacionadas ao ser humano. Divertido, tocante e inspirador. É tirado em parte do podcast com mesmo nome (em inglês) e ouvir a narração do John Green é tão bom ou melhor que ler o livro em si. Recomendo.

Coruja 09/12/2021

Eu já tinha lido alguns dos romances do Green antes - mas quando ele começou a sair por aqui, eu já passara da idade do público alvo dele, de forma que o achei simpático, mas não excepcional. Muito mais cativante para mim foram seus vídeos sobre Literatura e História do Crash Course, que consumi com ávido apetite. Seja como for, quando esse volume foi lançado, o título me chamou a atenção - mas foi só depois de começar a lê-lo que descobri se tratar de uma compilação do conteúdo criado para o podcast The Anthropocene Reviewed (que agora estou ouvindo religiosamente).

Trata-se aqui de uma coleção de ensaios sobre o Antropoceno - termo cunhado por alguns cientistas para definir a presente era geológica, a partir do século XVIII, quando nossas atividades passaram a ter um impacto global significativo no clima e ecossistemas do planeta. O termo, derivado do grego, reconhece estarmos numa era centralizada no ser humano como principal catalisador de mudanças. E Green trata do assunto, usando um sistema de avaliação de cinco estrelas para temas tão distantes quanto o cometa Halley e um concurso de comer cachorros quentes.

Com um humor espontâneo e ligeiramente auto-depreciativo, sensibilidade e um genuíno entusiasmo em observar o mundo que nos cerca, Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra celebra nossa capacidade de nos surpreender (aliás, um dos ensaios trata exatamente disso) e reflete sobre os efeitos de nossa atuação nem sempre benéfica ao planeta. Afinal, “quando as pessoas escrevem avaliações, estão, na verdade, escrevendo uma espécie de livro de memórias” pois, “no Antropoceno, não há observadores desinteressados; há apenas participantes”.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/12/o-resumo-da-opera-bate-o-sino.html

luizdamilton 02/10/2021

Um registro sensível desses tempos
2020 foi um ano especificamente trágico. Em 2021, na medida em que a vacinação prossegue e a vida tende a voltar a uma forma anterior, parece que ninguém quer mais falar sobre "isso" ou lembrar que "isso" ainda está acontecendo.

John então escreve sobre "isso", e mais um pouco. Há aqui uma escrita engajada, ainda que sem soluções aparentes. Green é, antes de tudo, um autor sobre humanidades e memórias, sobre a força dos registros e das nossas interações (virtuais ou físicas).

São textos para se curar do mundo a partir do próprio mundo. Para lembrar que tragédias e milagres andam juntos, não de uma forma clichê e enganosa, mas de uma forma quase simbiótica, para o bem ou para o mal.

Para um autor que sempre escreveu sobre traumas (do fim de uma relação, de doenças físicas e mentais, da morte), este é um livro sobre um trauma coletivo, que assim como todos os outros, também vai precisar ser processado.

Júlia 23/08/2021

Eu dou cinco estrelas pra essa perfeição!
Não é surpresa o fato que John Green sabe escrever e contar histórias, então não seria diferente com um trabalho de não-ficção. Eu li o livro enquanto ouvia o audiobook pois o próprio autor disse que haveriam diferenças. Apesar de no áudio ele chorar enquanto canta e ter colocado 3 capítulos a mais, o livro escrito mais do que satisfaz. Fiquei muito feliz de poder acompanhar das duas maneiras.
A maioria das redações já existe no podcast de mesmo nome e até mesmo no canal do Youtube dele, mas ter essas palavras ao alcance das mãos é outra coisa.
Pra quem não sabe, nesse livro ele avalia numa escala de cinco estrelas a era do antropoceno, ou seja, as coisas que o ser humano fez e como essas coisas influenciaram a nossa e toda a vida na terra - extinção de espécies, padrões na história - e como isso refletiu na vida do próprio John Green. É um livro necessário. E bonito. E triste. Chorei horrores.

mariliapgm.livros 28/06/2021

Resenha em 5 estrelas pra um livro de resenhas em 5 estrelas
Eu não consigo ser parcial com o John Green: amo a escrita do autor, acompanho o canal do YouTube dele (e do Hank) há 8 anos e ouço seus podcasts (incluindo o que deu origem a este livro). Então não tem como eu nao ter amado The Anthropocene Reviewed.
Mesmo já tendo ouvido quase todas as histórias antes, não deixei de chorar e rir mais uma vez. As conexões entre fatos e histórias que o autor faz, a maneira como ele relaciona com as próprias experiências, a visão de mundo que mostra como tudo é bem mais complexo do que a gente pensa... enfim, tudo isso deixa o livro uma experiência incrível que eu recomendo pra todo mundo.

rebecca 24/05/2021

já amava o john pelos romances, mas depois desse livro nossa
são muitos tópicos, mas os que eu mais gostei foram os que ele deu ênfase ao fim da espécie humana, especialmente quando fala que "a nossa persistência e adaptabilidade vão nos permitir mudar com o universo por um longo tempo". além disso, o fato dele "deixar a impessoalidade de lado" tornou tudo mais interessante e fluido.