Amores improváveis

Amores improváveis Edney Silvestre

Resenhas - Amores improváveis

Catarina 21/10/2021

Uma história & um álbum de fotografias
No fim do século 19 uma família de imigrantes italianos chega ao Brasil em busca de melhores condições de vida. A história vai desenrolar a partir das quatro irmãs, as quais, o crescimento e o desenvolvimento destas se entrelaçam com o do Brasil.

“Toda história de amor é uma história improvável.”

Acredito que o Edney Silvestre conseguiu conquistar muita coisa com incríveis 190 páginas; aqui a gente têm histórias de amor improváveis e intempestivas e, ao mesmo tempo, somos levados a um passeio pela história do Brasil. Além disso, achei genial o uso de fotografias para contar a história, todo capítulo com uma imagem diferente engrandeceu ainda mais a experiência de leitura. Eu fiquei encantada.

Para os amantes de um bom romance histórico, esse livro é um prato cheio. Uma história delicada, poética e arrebatadora que você não vai se arrepender de ter lido!

PS: no meu instagram (kateoslivros) tem um vídeo folheando esse livro e mostrando por dentro. A edição tá muuuuuito bonita, cheia de imagens!!!
pievasdb 21/10/2021minha estante
nossa fiquei encantada já, quero!

Catarina 21/10/2021minha estante
o livro é uma lindeza!!! vale a pena ler viu!

Gigio 03/01/2024

“Toda história de amor é uma história improvável.”
Quatro filhas de um casal de italianos que decidiram fazer a vida no Brasil, vivem o amor de forma diferente e improvável (ou nem tanto). As escolhas de cada uma trazem consigo alegrias e decepções, cabendo a cada uma pagar o preço de sua escolha, ou do que o destino preparou para elas. Um romance histórico muito bem construído, que eu gostaria que fosse maior, que explorasse mais cada uma das relações, especialmente a de Emiliana e Felício, por quem tive uma empatia maior.

JessMo - @livratario 26/09/2021

RÁPIDO E COM UMA ESCRITA MARAVILHOSA E ORIGINAL.
"...quanto menos contasse sobre o que fazia, menos opinariam sobre seus atos ou os refreariam. Ou os condenariam."

Até então eu não tinha lido nada do autor, então nem posso afirmar que todos os livros dele são dessa forma.. Mas que escrita magnífica? Eu realmente fui surpreendida em amar um tipo de escrita quase que pausada, cada página parecia quase uma pequena crônica sobre algo, mas tudo tão bem interligado que a história não perdeu sua continuidade.

Edney consegue trazer as histórias de quatro irmãs, seus pais e seus caminhos através do amor. Cada uma trilhando uma escolha e tendo de viver com as consequências dela. Não senti ser um livro feliz ou com teor romântico, mas sim com a intenção de contar uma história pura e simplesmente.. E foi perfeito!
Lindo, um tanto dolorido, extremamente rápido - do tipo de livro que conseguimos ler em um dia - e com uma narrativa linda e real.

"Toda história de amor é uma história improvável."

site: https://www.instagram.com/p/CSh1KKmrUHg/

Segen 26/07/2021

Improvável amor pelo Brasil
Estruturado como um álbum de fotos que contam uma história, o livro é lindamente adornado por fotos que junto ao texto formam uma bela narrativa sobre os diversos povos e origens do país. O confronto direto ou a sábia adaptação às rígidas regras sociais são ilustrados de forma singela e concisa, mas não menos pungente.

trinha 10/04/2022

opa
gostei muito do audiolivro, escutei enquanto lavava o banheiro e pareceu eu ouvindo uma grande fofoca das irmãs e seus amores improváveis! recomendo.

Isa Laviola 04/12/2021

Uma leitura deliciosa
Amores improváveis conta as histórias de amor dos habitantes de Ourinho enquanto o Brasil vivencia momentos marcantes de sua história no início da República.
O livro ainda conta com reviravoltas e finais felizes mas ao mesmo tempo realistas.

A leitura é rápida, leve e muito dinâmica. O tipo de livro para ler de uma vez só com um sorriso no rosto!

Rafa 21/01/2022

“Amores Improváveis” é o novo livro do autor e jornalista Edney Silvestre, com uma habilidade ímpar através de sua escrita, embarcando de forma magistral para o século 19, um romance histórico através dos anos. Intenso, vívido e emocionante.

O enredo apresenta uma família de imigrantes italianos que acabam de chegar ao Brasil, para buscarem uma vida melhor e ter novas oportunidades em solo brasileiro, com isso, vamos acompanhar toda história de quatro irmãs e seus amores improváveis, cada uma seguindo suas vidas e destinos em território brasileiro.

Antes mesmo de entrarmos com tudo na história, vamos falar da edição impecável do qual a Editora Globo Livro nos presenteou. Livro com capa dura, em cada capítulo temos uma foto de época, páginas de alta qualidade, com boas fontes e bons espaçamentos. Um edição ao nível de Edney Silvestre.

Ok! Vamos voltar para toda trama do livro, essas quatro irmãs se apaixonam e começam construírem suas vidas na cidade de Ourinhos, em pleno final do século 19, mostrando toda transformação do Brasil no início da república, através dos olhares das quatro irmãs.

Edney Silvestre conseguiu trazer uma escrita fluída logo no primeiro capítulo, entregando um romance vívido e intenso, o autor transmitiu todo o romance de forma poética entre os personagens primários e secundários, cada qual desempenhando o seu papel nas mudanças familiares.

“Amores Improváveis” é uma leitura rápida e instigante, o leitor consegue se transportar para o século 19 e acompanhar toda jornada das quatros irmãs se adaptando com os modos e costumes do Brasil, um dos pontos positivos da obra é com os detalhes desse período da republica que é bem explorado no livro, deixando assim uma leitura ainda mais intuitiva.

Vale a pena? Com toda certeza! Uma leitura rica no bom e velho romantismo tradicional da época e seus jeitos para se conquistar uma mulher à moda antiga, uma espécie de ritual que hoje em dia é raro presenciar. Edney Silvestre mais uma vez esbanja talento em sua obra, deixando os amores improváveis florescerem no coração de cada pessoa. Pode até soar clichê, mas possui um sentido no final. Inclusive na obra, essas quatro irmãs acabam tendo um começo, meio e fim. Leitura mais que obrigatória.

brunomathiasss 28/06/2022

História sobre o papel da mulher na família brasileira
Primeiramente impressão não me fonquistou muito não, achei que não valia a pena. Parecia uma história simples, infantil, mas me surpreendi. Com uma escrita simples uma história sobre o papel da mulher dentro da familia naquela época, que se passa durante o golpe militar. Não vou me extender muito, leiam, leitua rapida e cativante.

Ana Lara 13/09/2021

Improvável é não se apaixonar por essa história!
AMORES IMPROVÁVEIS
Autor: Edney Silvestre @edneysilvestrereal
Editora: Globo Livros @globolivros
5 ?

Toda história de amor é uma história improvável.

Fim do século XIX, cidade de Ourinhos, a família Vivacqua recém-chegada ao Brasil se estabelece para tentar uma vida melhor. Vicenzo e Concetta Vivacqua vêmda Sardenha com um contrato de três anos para trabalhar na América do Sul.
Porém a primogênito do casal, Emiliana, nasce na cidade de Ourinhos e a família acaba se estabelecendo por lá onde o patriarca começa trabalhar em um armazém do qual acaba se tornando o dono.
A família é completada por Angela e Adelina, as gêmeas que são criadas para arranjar bons casamentos e pela caçula Fortunata.
Todos vivem uma vida modesta, regrada, programada mas ao longo do tempo surgem os amores improváveis como o de Emiliana por Felício Theodoro, descendente de africanos, índios e europeus, casado e pai de três filhos.

? Este poderia ser um livro de poemas escrito por um grande poeta mas é muito mais. É um livro de romance escrito por um grande autor e conhecedor da vida.

? Você vai lendo o livro (que tem capítulos curtíssimos e começam sempre com uma bela fotografia) e vai querendo mais e mais.

? A narrativa do autor é suscinta mas não deixa nada de fora, aquilo que não está escrito fica implícito nas linhas.

? O amor de Emiliana e Felício é poético, angelical e de uma pureza que encanta qualquer um. Outros amores improváveis permeiam o livro, estão aqui e ali e são todos válidos e encantadores.

? O final é curto, brutal e arrebatador mas deixa um gosto de quero mais. Quando virei a última página me sentir órfã dos protagonistas e da escrita do autor.

? Recomendo!

Felipe 06/06/2022

Amores Improváveis
Um romance tão lindo, tão fofo, com uma sensibilidade ímpar do também jornalista Edney Silvestre. Eu adorei a ambientação, os personagens, o contexto histórico.

@ruthlunang 29/08/2022

Amores improváveis
Fui ouvir esse audiobook sem saber nada sobre o livro e sem esperar muita coisa, mas fui muito surpreendida.

Essa é a história de quatro filhas de imigrantes italianos na época em que o Brasil estava importando esse tipo de mão de obra barata. Cada uma estava destinada a um futuro a depender de sua idade. A mais velha não poderia se casar e deveria ficar com os pais na velhice e cuidar deles. As mais novas deveriam casar e constituir família.

Mas nem tudo sai como o esperado e vira uma história muito interessante de ler (ou ouvir).

Gostei bastante!

Mimaria 01/04/2024

Edney Silvestre é um mestre das palavras e neste romance nos conduz com delicadeza pelo universo da familia Vivacqua. Ambientado num Brasil interiorano no século XIX, o autor aborda a migração italiana em substituição a mão de obra escravizada.

O romance tem como foco quatro irmãs e seus amores. E, através dessas mulheres nos apresenta a sociedade da época e seus costumes; bem como, suas lutas para seguirem seus destinos para além do que era esperado delas.

Uma leitura deliciosa, muito fluida e cheia de reflexões. O enredo é muito bem construído, a narrativa é envolvente e os personagens são muito reais.

Jack Lemos 30/05/2024

O quão improvável é a vida?
Livro pequeno e de fácil compreensão.

O livro fala sobre a vida de uma familia de imigrante italianos. A história é focada nas quatro filhas desse casal. Uma delas se apaixona por um rapaz casado de origem indígena em uma época que não existia direitos para mulheres e muito menos para os considerados mestiços.

Cativante mas esperava mais do final. Ainda assim, vale a leitura.

janja fragão 16/01/2024

Boa romance
Gostei do livro
interessante a organização dos capítulos
alguns trechos com obviedades e outros que surpreendem
daria uma boa novela

27/08/2023

Um romance breve mais rico em detalhes. Ouvi o audiolivro, mas em uma breve pesquisa na internet, vi que a edição impressa é bastante caprichada, cheia de imagens e fotografias impressas, detalhes esses que se perderam na versão em audio.
Mas é um belo romance, passado no final do século XIX, no contexto da mudança da mão de obra escrava para a imigração no Brasil.
Muito bom!

Obs: Nunca imaginei que uma jabuticaba pudesse ser descrita de forma tão sensual!