Relatos do mundo

Relatos do mundo Paulette Jiles

Resenhas -

Mauricio 30/08/2023

VELHO OESTE, 1870
Capitão Kidd, um senhor veterano de guerra, viaja de cidade em cidade fazendo leitura de manchetes de jornais para pessoas analfabetas e sem acesso em troca de moedas, desta forma ele ganha a vida, até que conhece a garotinha Johanna que havia sido capturada por uma tribo Kiowa.

O Capitão sensibilizado com o caso, disponibiliza a levá-la de volta aos seus parentes em Castroville, e é nesta jornada onde terão de enfrentar desafios humanos e naturais no inóspito território texano ao mesmo tempo que ele não faz ideia de como cuidar de uma criança que por cima ainda fala outro idioma.

Gostei da premissa, os personagens principais são bem construídos. O que me desconectou um pouco da história foi a pontuação do livro, e o final também achei muito corrido, por isso minha nota de 2,5 estrelas.

Aduana 28/01/2023

Texas do século XIX
Se você curte uma história de velho oeste, provavelmente vai gostar de ler este livro. E provavelmente também vai se admirar com a história da ex-cativa da tribo Kiowa. O livro relata um fato comum da época: crianças raptadas por indígenas que não mais se adaptavam a vida do branco. Um romance histórico curioso e cheio de aventura.

Guilherme Dehon 01/01/2023

Relatos do Mundo
O livro é realmente muito bom. Uma estória interessante, instigante e bela...

A trama é muito bem construída e amarrada.
As personagens principais, O Capitão e "menina Kiowa" tem uma relação intensamente bela e pura...

Mais uma leitura altamente recomendável!

TainA.Alexandra 02/12/2022

O livro é bom, a história também é, porém eu não consegui me conectar com ele. Fiquei com dó da Johanna que apesar de ser criança já tinha sofrido tanto, gostei da garra e da paciência que o Capitão tem, enfim gostei muito da história, porém não consegui me conectar nela e nem imaginar as coisas acontecendo na minha cabeça.

Douglas.Castro 03/07/2022

Leitura fácil e cativante, entretém o leitor e realmente um filme exato passa na mente do leitor, muito bom!!

karllasanbr 09/04/2022

Relatos do mundo
"Minha pequena guerreira", adorei o livro, a evolução da relação dos dois é linda demais. O começo foi um pouquinho chato, tá confesso, mas continuei e não me arrependo nem um pouquinho.

Raquelos 26/03/2022

Kidd um homem de palavra.
Um livro que nos faz refletir sobre quem somos sozinhos e quem podemos ser quando encontramos uma pessoa especial. Recomendo a leitura.

Bruno Malini 24/03/2022

Para quem ainda não viu o filme da Netflix, essa é a obra que foi adaptada, e também emocionante como o filme.

Gian 15/03/2022

Assisti ao filme e já tinha gostado da história!
Uma "aventura" onde no começo tudo se tratava de dinheiro se tornou uma amizade e amor paternal!

Joao 07/03/2022

Trata-se de uma ficção histórica que narra a trajetória do capitão Kidd pelo Texas para levar uma garotinha órfã, capturada por uma tribo Kiowa e que perdera todo o contato com "o mundo civilizado", até os seus parentes em Castroville.

O capitão Kidd é ex-combatente de guerra e ganha a vida levando notícias a lugares remotos que não possuem meios de comunicação. Achei muito interessante saber que no século XIX as pessoas obtinham informações sobre outros lugares através de "leitores andantes".

Nessa trajetória, Kidd e a garotinha, que passa a ser chamada de Johanna por ele, enfrentam diversas dificuldades pelo caminho. O livro lembra muito o filme Central do Brasil (um velhinho que enfrenta uma jornada para levar uma criança para sua família).

A leitura flui muito bem e em alguns pontos é muito poética e delicada. A forma como a autora aborda a relação entre os dois personagens é muito interessante e possui um desfecho muito emocionante.

Ricardo 06/03/2022

Uma lição de vida.
O livro é muito agradável, muito gostoso de ler.
O amor paternal de um homem velho por uma criança desampara e deslocada no contexto onde passa a viver.
A história é linda e o ambiente texano do final do século XIX é espetacular.
Livro que pode ser facilmente lido em um dia.
Gostei muito.

@medusarm 02/12/2021

Querido Kap-tan!
Lendo após ter assistido na netflix.
Gostei tanto que me interessei em ler, e ver mais a fundo oque apenas imagens não mostram.

Os detalhes da época, cultura, dificuldades pós guerra, conflitos entre povos indígenas e ingleses (e outros).

A história é rica em detalhes, o que nos faz entrar e sentir de perto as emoções diante dos ocorridos.

Vale muito a pena a leitura! Eu recomendo. Adorei.

Pequod.3 24/06/2021

E assim como em Bravura Indômita, mais um western me conquistou, e dessa vez de uma forma diferente, sendo uma história sensível e tocante, a relação entre os personagens é incrível e o desfecho do livro é infinitamente melhor que o filme, na verdade, se você assistiu ao filem e não gostou, não deixe de ler, pois existem modificações muito bruscas e que prejudicou muito a história, o livro é muito superior.