Drogas para adultos

Drogas para adultos Carl Hart

Resenhas - Drogas para adultos

amandaleonardi 04/03/2024

Genial. Hart consegue falar coisas fortes em simples palavras. genial ele trazer suas experiências trabalhando com drogas pra ilustrar alguns dos muitos dados que ele traz. isso é outra coisa genial: os dados! o livro é recheado de grandes referências, bons exemplos inseridos nos lugares certos pra ilustrar argumentos fortes e pesados.
muito gostosa a leitura.
esse livro me inseriu em um nicho interessante de pesquisa e leitura que pretendo seguir :)

vitorramos1 03/02/2024

Livro necessário
Um livro absolutamente incrível e necessário.

Nesse livro o Carl Hart, que é professor de psiquiatria e psicologia da Universidade de Columbia, trata de uma maneira muito diferente o tema do uso de drogas e das questões sociais associadas ao tema.

O Carl Hart assumidamente é, além de um especialista acadêmico no assunto, usuário de diversas drogas e com isso relatos muito importantes são trazidos ao longo do livro.

Vale a leitura sendo você a favor ou não da descriminalização e liberação das drogas.

giontes 17/01/2024

Revolucionário
Pra mim essa leitura está numa interpretação científica que rompe com o seguimento dos padrões. Em alguns momentos o livro se mosta mais técnico. Mas, mesmo assim, a interpretação não se torna dificil. Os capitulos vão invadindo o campo do ideal social e da realidade experimentada na observação dos dados materiais. É uma critica estrutural, a uma sociedade e um sistema que não cria o vicio, mas que empurra um grupo muito especifico de pessoas aos impulsos para o vicio e a miséria. Recomendo, inclusive já emprestei para varios amigos!!

Naraia 30/12/2023

Obra necessária!
Livro muito legal e importantíssimo para o contexto atual. Tem muita informação relevante, todas pautadas em uma longa trajetória científica do autor. O debate sobre as drogas, é um debate sobre liberdade, sobre racismo, sobre a mídia, sobre saúde pública, sobre problemas sociais e muito mais. Nas palavras do autor o caminho que não devemos seguir é o da ignorância: "Pouco conhecimento é uma coisa perigosa". Muitas pessoas, hoje, são encarceradas injustamente, outras consomem drogas misturadas por não haver testagem, outras consomem doses mortiferas e enfim... É notório que muito do que observamos não se soluciona com criminalização, negar as evidências científicas ou manipulá-las se faz ainda mais degradante. O autor defende que drogas são usadas por pessoas que tem liberdade e, essa liberdade, envolve responsabilidade.

Heitor 29/12/2023

BUSCA PELA FELICIDADE
Já havia lido alguns artigos do autor e gostava demais da forma como ele lidava com as questões das drogas e por isso quis ler o seu livro.
E novamente fui felizmente surpreendido por um livro extremamente bem fundado, profundo e responsável, com uma abordagem que utiliza a ciência para tratar das questões de vícios, abstinência e tráficos.
Uma vez que você se acostuma com a maneira bem direta do autor, você recebe um livro excelente, recomendado demais para quem se interessa pelo assunto!
Daniela340 01/01/2024minha estante
ele eh um divo

Jota Ge 24/12/2023

Adorei
Muito bem escrito e o livro é necessário demais para qualquer pessoa que quer se informar de outra perspectiva sobre o ?mundo das dr0g4s?

Luiç 28/10/2023

Leitura mais que necessária
O autor demonstra de todas as maneiras possíveis que nossas concepções sobre as drogas, disseminadas pelo senso comum, estão erradas.

Carolina1220 11/07/2023

A culpa é da ignorância...
"Vida, liberdade e busca pela felicidade."

Primeiramente, quero dizer que foi uma tarefa muito difícil ler esse livro. Por ter muito mais um cunho científico, histórico e acadêmico, mesmo com relatos de experiência pessoal do autor, acabou sendo um pouco massante pra mim, que não venho tendo costume de ler esse tipo de livro sem ser em trechos de artigos acadêmicos pra estudo da faculdade. A leitura acabou se arrastando, não só pela quantidade de conteúdo, mas também por todo o caráter reflexivo que tomei ao longo da leitura.

Apesar da minha experiência, acho necessário avaliar um livro de acordo com o que ele propõe e esse livro me entregou exatamente o que propôs e talvez até mesmo um pouco mais.

É uma leitura focada principalmente em abrir olhos e mostrar um ponto de vista diferente sobre o que temos sempre imposto sobre a sociedade sobre as drogas. Amo o fato do autor ser extremamente responsável, colocando logo no início e reforçando ao longo da leitura toda quais as condições ideais para um adulto saudável e responsável fazerem consumo de drogas. Além disso, são apresentadas diversas referências a cada afirmação apresentada, artigos, documentos entre outros tipos de dados verídicos. Ele apresenta fatos, apresenta dados, apresenta vivências e apresenta um caráter científico excepcional.

Definitivamente um livro que vai muito além de drogas. Trata sobre racismo, classes sociais, política, abuso de poder. Apresenta críticas responsáveis e evidências que te colocam em um ponto de reflexão forte o suficiente para mudar opiniões. Não no sentido de induzir as pessoas a usarem drogas, mas abrir olhos para a realidade fortemente distorcida enfiada goela a baixo por autoridades políticas e pela mídia, as vezes até mesmo por grupos de especialistas, na nossa sociedade, criando uma ideia demonizada dessas substâncias sem apresentar sua série de benefícios além de engrandecer possíveis malefícios, exagerando em resultados mal aplicados para criar medo na população leiga dos fatos realmente verídicos.

Acabei a leitura com uma mente muito diferente com a qual entrei. Não chego a estar de acordo com toda e total opinião do autor e de forma alguma tenho real interesse em experimentar as drogas apresentadas. Entretanto, meus pontos de vista sobre a legalização e a descriminalização mudaram de forma inegável. Também percebi em mim mesma uma mudança na forma de enxergar o que é presente no meu dia a dia sobre esse tema, sendo uma reportagem na TV ou uma série assistida por diversão. Um instinto de manter "vista grossa" em relação a muitas coisas foi criada, além de uma vontade inegável de contestar. Como alguém inserida diariamente no mundo científico, tendo uma paixão por esse meio e por novas descobertas, o vislumbre de conhecimento foi extremamente gratificante durante a leitura.

Foi uma leitura enriquecedora, que me deu novos pareceres e novo fluxo de conhecimento, além de uma oportunidade de formar uma opinião mais minha desse assunto, algo que eu realmente não tinha e não percebia o quanto me mantinha no senso comum. Não só para o consumo de drogas, mas para todos os outros assuntos inseridos nas páginas desse livro.

Queria poder ter a oportunidade de conhecer Carl Hard algum dia, talvez ouvir um pouco pessoalmente sobre os conhecimentos que ele tem a passar, em alguma palestra ou algo do tipo. Foi uma atitude extrema e corajosa que ele teve ao publicar essa obra e com certeza a considero digna de recomendação, mesmo que ela possa ser uma leitura um tanto difícil, pra quem se interessa por ciência, pela verdade e até mesmo pela busca da felicidade, é uma leitura excepcional e responsável.

gabe 05/06/2023

Carl Hart transformou anos de pesquisa, dados e informação num livro que mais parece uma conversa de tão bem escrito, evitando cair em falsos moralismos e usando o conhecimento cientifico pra aprender e ensinar. Não é um manual ou convite para o uso de drogas, tbm não é preciso concordar com o autor, mas a visão e as descobertas que ele traz são muito interessantes e fica claro como a ignorância trava o debate de um assunto tão necessário.

Psicólogo Rafael Ribeiro 02/04/2023

Tapa na cara
O autor que além de professor e neurocientista, tb é um dos maiores pesquisadores no assunto de dependência e abuso de drogas da atualidade, nos trás uma visão mais ampla sobre o problema complexo que são as drogas mas que a política de guerra às drogas acaba tratando como im problema simples.
Outros dois pontos importantes, ao meu ver, citados pelo autor são a questão do direito a liberdade de escolha do cidade na sua busca pela felicidade desde que não interfira na do próximo, bem como no uso de drogas por adultos saudáveis, responsáveis e que estão cumprindo seus papéis frente suas escolhas.
Também ressalta alguns grupos de risco para o uso de drogas tais como pessoas com transtornos mentais.

pepa! 17/03/2023

Uma nova visão para um ?problema? velho.
A verdade é que muito se fala sobre as drogas e pouco se prova. Esse livro é maravilhoso em mostrar uma nova abordagem para as drogas, ao mesmo tempo que desmistifica muitas ideias de senso comum que são passadas pra maioria da população acerca delas.

Não é um manual de uso de drogas, e nem um chamado para o uso. É simplesmente uma conversa honesta, sobre os pontos positivos da droga e os pontos negativos sobre a forma que a droga é vista, culpabilizada e seus usuários condenados e julgados de uma forma errônea (e na maioria das vezes racista).

É um livro pra se ler e se educar sobre o tema. Você não precisa concordar 100% com o Hart, mas é importante entender seu ponto de vista e todas as suas descobertas para esse tema que é tanto um tabu. Ele é um ponto de vista de um pesquisador, uma referência no assunto, mas principalmente de um usuário. É um livro que não esperava gostar tanto, mas fico feliz que tenha!

Geisy Universo 12/03/2023

UAU, que livro bom!
Uau, esse livro abriu minha mente de 10 maneiras diferentes, achei ótimo! As vezes fica um pouco repetitivo, mas é necessário para entendimento.