Risque esta palavra

Resenhas - Risque esta palavra

1 | 2 | 3 | 4

Fran Carvalho 01/11/2022

Risque esta palavra
Livro sensível, os temas de 'risque esta palavra' são muitos e são ricos em significados, perseguidos pela poesia de Ana em seu processo de escrita. Encontramos no conjunto o tempo, a viagem, o deslocamento, o estrangeiro, o amor, a saudade e a memória. Há palavras aqui que gritam, enquanto outras são permeadas pelo silêncio. Ana Martins Marques se interessa pelo pequeno, pelo comum e pelo cotidiano. A poesia que surge quando menos se espera ? no transporte público, no guichê ou no supermercado, como ela aponta ? numa observação atenta e delicada das coisas do mundo. No título, ela nos pede: risque esta palavra. Faço o que me foi pedido, risco não só uma, mas muitas ao longo da leitura. Não para apagá-las, mas para destacá-las, para guardar na materialidade da folha, do papel, seus efeitos em mim.

Mariana Dal Chico 11/10/2021

“Risque esta palavra” de Ana Martins Marques, foi publicado pela @companhiadasletras em junho/21, que me enviou um exemplar de cortesia

A autora foi umas das responsáveis pela minha recém-descoberta paixão pela poesia, por causa da leitura do seu livro “O Livro das Semelhanças” em 2018, surgiu aqui no perfil o projeto #cafécompoesia, onde me propus a ler ao menos uma poesia por dia enquanto tomo café da manhã, a fim de me aproximar mais desse gênero que eu achava não gostar tanto.

Desde então, estava ávida por um lançamento.

O livro é dividido em quatro seções: A porta de saída; Postais de alguma parte; Noções de linguística e Parar de fumar.

O que mais me encanta nas poesias de Ana Martins Marques, é a metalinguagem atrelada à imagens do quotidiano, frases simples, palavras comuns que colocadas lado a lado ganham significados diversos que depende de quem os lê.

“[…]
às vezes sim me ocorre encontrar uma palavra
enganchada numa lembrança
como uma lâmpada num bocal
[…]"
p. 12

Outro tema que me fascina na literatura é o tempo e sua ação sobre tudo o que toca, bem como memória e esquecimento, temas presentes em muitos poemas desse livro.

“[…]&
de minha parte matei uma criança:
uma menina morreu em mim
por onde vou carrego
seu cadáver
e a forma exata do seu corpo
repousa no meu corpo
como num vestido
largo demais.
“ p.21

Foi impossível chegar ao final da leitura e não fazer uma releitura imediata, dessa vez com mais calma e apreciando cada sílaba escolhida para estar presente naquele momento.

Compartilhei muitos momentos de leitura com vocês nos stories, espero que tenham gostado

Mais um livro de poesias que entra para a lista de favoritos da vida.

site: https://www.instagram.com/p/CTxkMBjrzOX/

Ana Clara 13/07/2021

sensacional, só não devorei de uma vez porque precisei descer do ônibus. coisa linda, então, foi ver o último poema se despedindo daqueles que se apegam aos livros nos transportes, mercados, diversos espaços. experiência ímpar ir trabalhar lendo poesia - ainda que estivesse em pé no 343 -, foi um aprendizado, agora quero sempre. amei como a ana enxerga beleza nas efemeridades, detalhes, instantes. curioso e maravilhoso o conjunto de poemas sobre fumar, parar de fumar, cigarros e fumantes. é lindo, cada fragmento

site: https://www.instagram.com/historiaguardada/
Fran Carvalho 14/07/2022minha estante
Adorei.

Luci_books 29/10/2023

Sempre recorro a poemas e poesias quando tenho dificuldade em ler, seja por ressaca, humor ou situações da vida. A literatura sempre foi para mim uma fuga; nela esqueço meus problemas e vivo a história que estou lendo. Desta vez foi diferente, não conseguia ler, não tinha a concentração necessária. A mente vagava, mas felizmente, Ana Martins Marques me trouxe novamente esse prazer. Mesmo eu que não fumo, fiquei apaixonada pelos poemas que retratavam o ato de fumar e abandonar esse vício.

Um pequeno trecho que amei:

?Despeço-me
de um jeito meu
que eu tinha

interrompo uma tarefa
a que fui longo tempo fiel

era algo que eu fazia
relativamente bem

embora também nisso
eu houvesse empenhado
algum desajeito?
Franklin Moreno 02/11/2023minha estante
Vc só lê coisa cult né? Kkl eu queria ?

Luci_books 02/11/2023minha estante
Hahaha! Como assim? Acho nosso gosto literário tão parecido ?

Franklin Moreno 03/11/2023minha estante
Queriaaaa ??

carolmc_ 21/09/2022

Poesia
Porque nem só de livros pesados e tristes vive esse perfil. Um toque de leveza em meio a reflexões profundas.

Talita342 14/05/2023

Meu primeiro contato que me apaixonei cm as escritas de Ana foi cm o livro das semelhanças q foi gostoso e uma dança de analogias. E o primeiro ctt com risque está palavra foi doloros, bateu em um lugar que ainda não sei por em palavras mas apenas sentir .

Andrea 28/12/2021

Poesia no cotidiano
A autora mineira Ana Martins Marques divide suas palavras em quadro partes, usando itens, situações e vícios que estão presentes no nosso dia-a-dia, sendo muito fácil se identificar com alguns dos poemas.

Gostei deste contato com uma poesia que conta pequenas histórias, mistura lendas e dilemas, aflições e desejos, que tocam de forma sutil a alma e depois podem vir a ocupar o pensamento.

É o retrato do cotidiano, o questionamento da poesia ter tanto valor e ao mesmo tempo não ser valorizada, podendo os livros do gênero ficarem em um cantinho da estante próximo ao chão.

Ao mesmo tempo que desafia o leitor a encontrar poesia em tudo, pois ela está intimamente ligada as nossas ações, reações, frustações, júbilos, saudade e solidão.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/12/risque-esta-palavra.html?m=0

Carol Bazanini 08/05/2022

Mais uma coletânea da minha poetisa favorita, nunca vou me cansar de enaltecê-la. Todos os livros dela que já li são lindamente construídos e ao terminá-los fico sedenta por mais.

regifreitas 01/09/2021

RISQUE ESTA PALAVRA (2021), de Ana Martins Marques.

Ana Martins Marques é um dos principais nomes da poesia contemporânea brasileira, e um dos que mais tenho gostado de acompanhar a produção nos últimos tempos. O estilo dela, a forma como, por exemplo, ela reflete sobre a linguagem em muitos dos seus poemas, me agradam bastante. Em muitos momentos, eu enxergo semelhanças entre a poesia dela e a da polonesa Szymborska, outra das minhas favoritas. O cotidiano, as pequenas coisas e objetos que se transformam e se desnudam através da reflexão poética… Ana tem uma visão singular das coisas, que vale muito a pena conhecer!

jean 06/07/2021

in love
ganhei com dedicatória da própria AMM estou felicíssimo. nem vou comentar sobre a obra. sem comentários.

Vivis 09/02/2022

Poesia com gosto de desabafo de amiga!
?Um poema não é mais
do que uma pedra que grita?

Risque esta Palavra, é o quarto livro de poesia da poetisa brasileira Ana Martins Marques, publicado pela Companhia das Letras é um lançamento incrível de 2021 para quem ama poesias.

A impressão que eu tive lendo Risque esta Palavra foi de que eu estava ouvindo uma amiga desabafar, poetizar o cotidiano. De uma forma bem clara ela tira poesia de situações do dia a dia, de dilemas dos mais profundos aos efêmeros, do que está por trás do ato de fumar, parar de fumar, vai do glamour a realidade em um instante.

?Acabamos de lançar tuas cinzas
surpresos que reste tão pouco de ti
depois seguimos em silêncio ao sol
em meio a tudo o que te sobreviveu
? e tu estás em tudo.?

Me parece o tipo de livro que você vai lendo aos poucos ou se joga de cabeça, para ler no ônibus ou enrolada em casa embaixo de dez cobertas (porque tá frio esses dias!)

Gostei da fluidez da escrita da Ana, e tenho a sensação de euforia de ver como temos poetisas e poetas ganhando destaque no Brasil, sendo publicados por grandes editoras e tendo edições chegando em nossas mãos, com o mesmo cuidado que editoras tem com poetas internacionais.

Ana nesse livro usou algumas influências chaves para lhe inspirar e uma delas é da poetisa Wislawa Szymborska, cuja poesia conheci anos atrás para um trabalho de escola mas muito por alto, apenas algumas poesias publicadas em uma revista e fiquei imensamente feliz ao ver que a Companhia das Letras também tem um livro dela e logo vou atrás para mergulhar nos sentimentos que Szymborska soube transmitir para o meu adolescente de forma tão pungente que mais de duas décadas depois reconheci seu nome e poesia neste livro!

Indico o livro para quem curte poesia e para quem gostaria de conhecer também, pois o livro é dividido em diversos temas e acredito que terá uma poesia que lhes agrade!

Resenha completa em: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2021/08/risque-esta-palavra-ana-martins-marques.html?m=1

oiamandah 18/04/2022

O problema não é você, sou eu
Ai gente...Não tô na vibe de poesia. Acho que ainda falta um longo caminho pra eu saber apreciar, de fato.

O livro é bom, claro...mas não me cativou. Terminei por que não queria deixar pela metade mesmo ?????

Eve 20/12/2021

atenção: isso não é uma resenha.
eu li
me perguntando em qual capítulo
em qual verso
em qual palavra
você decidiu ir.
em qual poema você riscou o meu nome
em qual página
em qual grifo teu
em qual verbo que tu leu
removeu o meu nome.

no entanto
nada foi dedicado a você,
nem mesmo a tinta
que faz nascer as palavras.

o ‘para não dizer adeus’
foi dito,
e desculpa-me lya luft
mas tive que dizer adeus
a quem riscou o meu nome.

aline203 07/01/2022

lindo!
Conheci Ana Martins Marques através de uma amiga que me marcou num post em rede social, e foi amor a primeira vista.
Ana Marques é sem dúvida uma dos poetas de maior importância da atualidade, para mim a maioral. Este livro é lindo de cabo a rabo!

1 | 2 | 3 | 4