1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

1 | 2 | 3 | 4

Mikani 26/05/2024

Interessante, mas o build up foi mais legal q o desfecho
No início ia ser 5 estrelas, mas confesso que quando a personagem da Júlia foi introduzida eu achei q ficou mais monótono. Na real toda essa parte até chegar no climax. Se não fosse por isso acho q seria 5 estrelas

Gostei muito das reflexões e do comentário de ?os melhores livros são os que dizem algo que já sabemos? e incluo: ?mas que não conseguimos expressar em palavras? e o livro foi todinho isso, muito interessante!

yasmimleal 26/05/2024

Qualquer semelhança é mera coincidência
Nem quero falar muito, mas minha cabeça tá pegando fogo.
vai levantar voo o windows do tanto que tô pensando, nem pode falar muito.
vai que?

kaique.lv 29/04/2024

Um dos meus livros favoritos desse ano
Entrei em ressaca literária de um ano e meio e voltei a ler por esse livro e ele me lembrou como é bom ler mesmo eu não consegui parar de ler esse livro tudo nele me deixou pensando e com certeza daqui um tempo lerei ele de novo.

VinAcius.Paulo 19/04/2024

Começa chato, mas melhora muito
A primeira parte é um tanto lenta, um sacrifício necessário em pró do dinamismo da segunda e terceira metade do livro, enquanto no começo tem mais world building e construção dos personagens, depois a ação começa a rolar de verdade, principalmente na segunda parte, a terceira um tanto chocante, o final deixa um pouco a desejar, simples porém interessante, com certeza o livro brilha (
tragicômico) pensando no fato de que muitas características dessa ditadura distópica acontece no Brasil e vem se aproximando cada vez mais dela.

hmhenrique 18/03/2024

Confesso que esperava mais.
Fazia tempo que queria ler o livro por conta de tantos elogios e recomendações, mas confesso que estava esperando um desenrolar mais agitado.

Achei o livro bem arrastado, apesar de ter uma trama interessante, com uma crítica social ainda ativa.

Não foi de todo ruim, mas não leria novamente.

Gabryelle2 14/03/2024

Livro interessante mas muito cansativo de ler, acredito que devo ler pela segunda vez pra melhor compreensão. Se você não for acostumado em ler livros com muitas informações, não recomendo.

analivramos 07/12/2023

Loucura, loucura, loucura!
Gente do céu, que história foi essa? Foi diferente de tudo que eu imaginei, e o final?????? Meu Deus, o que foi isso?!

Matsui16 29/11/2023

O grande irmão
Que livro viu, salva de palmas para George Orwel por construir uma distopia/utopia maravilhosa como essa que foi, a construção de personagem construída pouco a pouco do Wiston te prende muito bem e com isso cria relações muito boas dele com outros personagens, além de que principalmente o jeito que o mundo fictício da história é construído é de uma forma maravilhosa, a história prende bem e tem um final muito bom, infelizmente o único defeito é que a história enrola demais as vezes.

Vinicius.Escorce 14/11/2023

Obra atemporal
Livro espetacular. O autor te mostra o ápice de um regime totalitário, fazendo o personagem principal passar pelos diversos problemas que alguem que fosse nascido naquele regime passaria. Leitura obrigatória para nunca esquecer de como é bom a liberdade.

_LuizaA 23/08/2023

Sociedade alienada e seu discurso de ódio.
De início é um livro muito bem construído, que mostra um estilo de governo totalitário na qual uma sociedade pode ser alienada descaradamente.
ele trás uma visão de política que apesar de ser antigo o livro retrata como se fosse atual.

No início eu demorei um muito pra pegar o ritmo, mas depois começou a ficar interessante e me deixou curiosa pra saber o desfecho.
Mesmo assim o livro é chato, confuso e bem denso, e não é nada fluído, por eu não estar acostumada a ler esse tipo ele tem um ponto.
o livro faz muitas críticas a os diversos pontos da sociedade e política em si, e também não é muito difícil imaginar um governo nos dias atuais.

Winston Smith, homem de meia idade e membro do Partido Externo.
Trabalhava como funcionário do Ministério da
Verdade, onde reescrevia e alterava dados de acordo com os interesses do Partido, coisa que ele realizava sem vontade própria, pois ele contestava muito o futuro e o passado que eram dominados pelo partido a cada dia.
Ele se apaixona por julia e vivem um romances totalmente proibido pelo partido.
A sociedade era tão alienada que tinha uma semana de discurso de ódio que era proferido para o país em que eles estavam em guerra e a irmandade do goldenstain.

Minha opinião sobre o final é meio ???, porque ficou por aquilo mesmo, tudo que o winston sofreu o corrompeu de verdade.
Confesso que esperava o final de um jeito diferente, oq frustou minhas expectativas.

Daniel1112 18/07/2023

1984 - George Orwell
O livro narra a história de Winston Smith, homem de meia idade e membro do Partido Externo. Trabalhava como funcionário do Ministério da Verdade, onde reescrevia e alterava dados de acordo com os interesses do Partido. Os capítulos do livro podem ser divididos em três partes: a primeira parte relata como era a sociedade criada por George Orwell, uma sociedade inspirada na opressão dos regimes totalitários das décadas de 30 e 40. O mundo era dividido em três nações distintas: Oceania (onde Winston vivia), Eurásia e Lestásia, territórios que se mantinham em guerra uns contra os outros. Cada nação era governada pelo Partido, que era coordenado pelo Grande Irmão (Big Brother) e pelos membros do Partido Interno. O restante da população era dividido entre os membros do Partido Externo e a prole. Os membros do Partido Interno eram pessoas ricas e com benefícios, já o Partido Externo não possuía benefícios, mas não era totalmente abandonado quanto à prole. O lema do Partido era:

?GUERRA É PAZ, LIBERDADE É ESCRAVIDÃO E IGNORÂNCIA É FORÇA?.

O Partido era representado pelos quatros Ministérios, o da Verdade, responsável por tudo que é escrito seguindo a lógica de que o Partido é infalível e nunca errou. O Ministério da Paz, responsável pela guerra, o Ministério da Fartura, responsável pela economia e o Ministério do Amor, responsável pela espionagem e controle da população. Como ferramenta de espionagem, eram usadas as teletelas que observavam todos os membros do Partido a todo instante. A segunda parte do livro conta a revolução interna de Winston, pois ele não concordava com os ideais do Partido. Winston conhece uma jovem chamada Julia e começa a ter encontros escondidos com ela, pois relacionamentos eram extremamente proibidos pelo Partido. Comprar no mercado comum, usar qualquer tipo de adereço, ficar muito tempo sozinho ou andar nos bairros onde a prole vivia eram, também, proibidos. A terceira parte mostra o desfecho do livro, onde Orwell evidencia que a prática totalitarista é eficiente em manter a ordem, pois as pessoas que eram pegas pelo Ministério da Verdade sumiam e todas as evidências de sua existência eram apagadas ou eram torturadas e reeducadas para voltar à sociedade.

Jhymmy0 15/07/2023

Liberdade
Um livro que mostra como é bom ter liberdade para pensar, vou ter que ler de novo para entender melhor, mas é um ótimo livro

2r2s 17/06/2023

Esse livro é insano e absurdo num sentido bom, essa vibe psicodélica no final ME SENTI MALUCA
george orwell como vc consegui pensar nisso tudo????
todos deveriam ler

Kathleen.Viviany 14/05/2023

1984
Não gostei muito desse livro, mas não é nada contra ele. Ele tem uma postura bastante crítica e de provocar reflexões. No momento em que li, não queria refletir sobre nada, queria me alienar com uma história mais simples. No mais, o livro é muito bem construído e a história é bem amarrada.

1 | 2 | 3 | 4