O Dorminhoco

O Dorminhoco H. G. Wells

Resenhas - O dorminhoco

Bianca Marques 17/10/2021

Faz sentido que outras obras dele sejam mais famosas...
O tema abordado no livro é fenomenal e me fez pensar bastante, o poder político e aquisitivo continuam extremamente interligados e eu gostei da maneira como os personagens conversaram sobre isso, mesmo que o final tenha sido um que eu não esperava e não ideal (pelo menos pra mim), não me arrependo de ler o livro. Uma ressalva importante: esse livro foi escrito há 2 séc. atrás e o Wells prevê um futuro a partir dos acontecimentos da época >>dele

Milena.Saleh 01/01/2023

Ruim
Um homem dorme e acorda mais de 200 anos depois, para descobrir que é o mestre do mundo. É uma utopia imaginada por Wells.
Sobre a forma, é extremamente mal planejado, tendo sobrado toda a ação para os últimos 10%. É cheio de descrições de como Wells imaginou que seriam os aviões, e estruturas arquitetônicas muito confusas de imaginar. Os acontecimentos se desenrolam de forma forçada e pouco convincente. E o livro é entremeado de preconceitos, sendo o racismo e o machismo os piores.
Por outro lado, Wells, como sempre, acertou em cheio em algumas previsões, o que foi muito interessante de notar. Gosto muito do autor e acredito que essa foi uma infeliz obra.

Luiz 04/05/2022

O Dorminhoco é o mártir salvador e o símbolo revolucionário!
Livro: O Dorminhoco
Autor: H. G. Wells

O Dorminhoco é conhecido, dentre os críticos literários, como o "1984 de Wells", ainda que na minha opinião seja inferior a obra de George Orwell, mas que sem dúvida, nada seria Orwell e Huxley, se não fossem antecedidos e inspirados por H. G. Wells. É uma obra bem mais madura, complexa e densa do que muitos outros livros do autor.

A história se passa ao nos depararmos com Graham um homem ligeiramente em crise existencial que após um bate papo com Isbister afirma estar extremamente cansado, a ponto de dormir misteriosamente. Ironicamente Graham desperta e se percebe no centro de uma trama totalmente complicado ao descobrir que acordou 200 anos no futuro, não somente isso, a população o têm como um verdadeiro messias que irá salvá-los, de um lado enquanto do outro, se depara com os "Administradores" uma elite mundial que fez fortunas gigantescas em nome do dorminhoco Graham, detentor então de praticamente metade do planeta, e responsáveis pela Nova Ordem Mundial.

Importante ressaltar, para quem não sabe, Wells era um Socialista Fabiano, portanto diferente do Socialismo Marxista, imaginava que o mundo deveria tornar-se socialista aos poucos, a grande revolução deveria ser silenciosa e profunda. O Socialismo Fabiano, ou Socialismo Inglês, se popularizou graças a Wells, Bernard Shaw e Bertrand Russel por exemplo, ainda que fossem críticos da vertente marxista.

A relevância disso é que justamente em todos os seus contos trabalham, alguns mais outros menos, diversos temas que hoje ainda são plenamente discutidos, dentre eles: o transumanismo, a luta de classes, a ruptura da família, relações hedonistas e libertinas, o progressivo abandono da religião em detrimento da ciência, evolucionismo biológico humano, seja por meio da ciência ou da eugênia, erradicação de doenças e de animais por meio do controle genético animal e populacional, o governo socialista mundial exercido colegiadamente, dentre tantos outros...

No livro em si, Wells, apresenta a complicação da ideia de Luta de Classes, representada pela Elite de Administradores e o Povo, juntamente com seu líder Ostrog; a ideia de que ainda que exista um futuro melhor, devemos sempre brigar por novas revoluções; Graham possui boas referências a Jesus, principalmente em sua "missão de vida" e os 12 administradores e "deturpadores" do legado do Dorminhoco; temas como o enriquecimento desenfreado, o capitalismo colapsado e a exploração dos trabalhadores não poderia faltar, bem como a teoria socialista se vale; o fim da moral tradicional, seja pela ideia de constituição da família, a questão sexual, maternidade são completamente relativizados; crítica a possível decadência cultural e linguística; várias ideias semelhantes os livros Máquina do Tempo e Guerra dos Mundos, são revisadas e adaptadas aqui, bem como a própria ideia de nova ordem mundial incansavelmente trabalhado pelo autor, e Graham como o "Campeão" que conduzirá a está nova ordem.

"A mente de Graham era como uma noite clara e de poucas nuvens, ora escura e sem esperança, ora clara e estrelada. Ele era o Mestre da Terra, o homem que estava encharcado pela neve derretida. De todas aquelas impressões conflitantes que eke estava tendo, as mais predominantes apresentavam um antagonismo: de um lado estava o Conselho Branco, poderoso, disciplinado, de poucos, aquele de onde havia acabado de fugir; do outro lado, multidões monstruosas, massas de pessoas de todo tipo clamando pelo seu nome, chamando-o de Mestre. Aquele lado o havia aprisionado, debatido sobre sua morte. Essa massa de milhares gritando por trás daquela pequena entrada o havia salvado. Mas ele ainda não conseguia entender o porquê de tudo aquilo."
(H. G. Wells, p. 83-84)

É um livro repleto de referências, principalmente caso já tem lido outros livros do autor antes e se ja tenha pesquisado sobre a Sociedade Fabiana e Nova Ordem Mundial. É um livro que introduz bem a sua outra obra "Uma Utopia Moderna" e "Deuses Humanos".

"[...] Não existe liberdade, apenas sabedoria e autocontrole. A liberdade está dentro de nós, não fora. É uma questão particular de cada homem. [...] Eles iriam apenas cair nas mãos de outros mestres. Enquanto eles forem ovelhas, a natureza insistirá em ser um animal de caça. Sua ascensão significaria um atraso de centenas de anos. A chegada da aristocracia é fatal e certa. O final será a vinda do Mestre, para todos aqueles que protestam na humanidade. Deixemos que eles se revoltem, deixemos que vençam e que matem a mim e aos que são como eu. Outros surgirão, outros mestres. O fim será o mesmo."
(Ostrog / H. G. Wells, p. 191)

"[...] Foi uma vida curta, sem sentido. Mas esta... Costumávamos acreditar que nosso mundo era bem complexo, abarrotado e civilizado o suficiente. Agora eu sei, apesar de estar neste mundo há apenas quatro dias, que a minha época era estranha e bárbara, apenas o início desta nova ordem. Apenas o início."
(Graham / H. G. Wells, p. 152)

"Acima da cariátide havia bustos em mármore de homens que eram, provavelmente, emancipadores e pioneiros da moral. Em sua grande maioria, os nomes eram estranhos a Graham, apesar de haver reconhecido Grant Allen, Le Gallienne, Nietzsche, Shelley e Goodwin."
(H. G. Wells, p. 209)

Rodrigo1185 15/07/2023

Um cometa passa próximo a terra e deixa uma névoa que interfere nos pensamentos e atitudes das pessoas, esse é o pano de fundo para uma boa reflexão sobre a sociedade e seus pilares, como por exemplo a religião, a ordem social, as camadas econômicas e claro o amor... HG Wells ácido...

Vitor16Hq 09/08/2023

Dormindo pelo tempo.
(postei essa resenha no Instagram já tem três dias e esqueci de postar aqui também)

Indo para mais uma resenha de H.G.Wells.

Nesse livro, ele narra a história de um cavaleiro vitoriano que cai em sono profundo por dois séculos, nesse tempo ele fica conhecido como o dorminhoco e se torna a pessoa mais conhecida e poderosa do mundo.

O livro é muito instigante desde o início, o choque de realidades é bem narrado, o mundo futurista que é descrito aqui é impressionante.

A história tem política envolvida, essa parte é muito bem encaixada na narrativa, a forma como o povo enxerga o dorminhoco, é muito bem utilizada.

Tem várias partes em que o dorminhoco interage com a população e essas partes são ótimas, o livro vai melhorando conforme a história avança.

Só nas últimas 30 páginas que a narrativa não me fisgou muito, mas ainda foi uma leitura que valeu muito a pena.

Essa resenha vai estar em uma guia só do H.G.Wells, caso alguém se interesse em mais indicações desse autor.

JL Marcal 04/05/2022

Uma ótima leitura
Mais uma ótima obra do mestre H. G. Wells. Bem diferente do que já li. Gostei bastante e o final é bem chocante. Recomendo demais!

Cristiane 23/02/2024

Interessante!
Uma leitura muito instigante, capaz de despertar uma curiosidade significativa, ao passo que lhe oferece importantes críticas sociais nas suas entrelinhas.
Wells tinha o poder de nos fazer refletir sobre todos os assuntos que abordava em suas histórias, promovendo ao leitor a oportunidade de aproveitar suas obras e aprender, ao mesmo tempo.
A história em si não é massante, e os personagens são marcantes, cada um à sua maneira, deixando claro seus pontos fortes e os fracos. O que, acredito que contribuído muito para a história, pois não se torna difícil se frustrar com quem se deve e torcer para quem merece.
O que deixou a desejar foi o final, ao meu ver. Mas compreendo a intenção do autor.
Uma leitura que tem muito a acrescentar, recomendo!

Geovana114 30/10/2023

É esse o meu inferno pessoal?
Isso aqui pareceu uma tortura chinesa.

Eu botei muita espectativa por ser Wells e quebrei a cara.
Esse livro me fez ter ranço de leitura por um tempo, eu não consegui ler quase nada nos últimos meses, parece que sugou minhas energias literárias de TÃO CHATO.
Foi muito potencial dispersado, na minha opinião. A história me deixou muito intrigada e eu estava ansiosissima para ler, sorte minha que paguei menos de R$10 e até isso foi muito pra essa morte lenta. Encarar uma parede branca teria sido mais interessante, mas sou um leitora guerreira e fui até o final só pra poder criticar com convicção. É ruim, mas eu posso falar mal pq eu li!
Não vou perder tempo com um resumo, posso só dizer que o universo, embora muito interessante, é mal desenvolvido. O protagonista não cativa, você não se conecta com a história porque na maior parte do tempo tá confuso ou cansado com as centenas de descrições desnecessárias de tão incompreensíveis que se tornaram em meio a tantos detalhes. Fui incapaz de visualizar o cenário como descrito. Fiz do jeito que eu quis na minha cabeça ?.
Isso de longe foi o que mais me afastou da história.

Se você tá pensando em ler, NÃO FAÇA. Tem coisas melhores por aí, do próprio autor acredito. Não posso recomendar nada a você, pobre coitado lendo minha resenha raivosa, mas posso te alertar desse buraco entediante e matador da vontade de viver chamado "O dorminhoco".

Emerson318 29/07/2022

O título se referia a mim????
Interessante, mas esperava mais. Ser arrastado não me incomoda, mas ficou a dívida se o mais perdido na narrativa era eu o personagem principal. O meio arrastado, super hiper descritivo, só dava "aeroplano", " rostos escuros"; o final decepcionou um pouco mais pela tentativa de ação que incluía um cara que mal sabia operar uma máquina se transformar num Top Gun do nada - destoou demais. Ponto negativo para esta edição chegia de erros. a tradução realmente pobre e muitos erros de concordância. Mas leiam!

Mari 20/12/2022

O livro não tem um segundo de sossego. o tempo todo correndo, o tempo todo descrevendo a ação de maneira que se torna impossível acompanhar tudo. A sensação e de que, se parar para tomar fôlego, vai ser alcançado irremediavelmente.
A crítica social é muito boa, a distopia trazida para a vida real. Muito interessante!

RNA 13/04/2023

Razoável
Uma otima estória mas que se perde, pq o H.G não conseguiu desenvolver, algumas partes são arrastadas, o final alguns não gostam mas eu entendi e achei legal, 5/10

Fábio Morcego 28/04/2023

Não é o melhor do Wells.
É parece que estou meio chateado com o seu Wells mas foi o que senti. O livro é bem interessante mostrando uma outra perspectiva, ou probabilidade de futuro mas, em determinado momento ficou meio óbvio o que iria acontecer e o final que você espera que seja a grande plot Twist não foi tão comovente assim na minha singela opinião.
Vale a leitura para quem gosta de possibilidades de futuro ou utopias, e claro, para quem gosta de ficção.

Adriel 25/05/2023

5 meses para terminar.
Comecei a ler em janeiro e terminei agora, no final do mês de maio. Leitura muito cansativa e arrasta. Em alguns momentos e nem prestava atenção na leitura, apesar do tema ser muito interessante.

sanagalxy 15/08/2023

Não entendi nada no começo e no fim parecia que era o começo
Bom, esse livro foi um presente da minha tia para me introduzir no universo da ficção científica, mas já ficou claro para mim que esse gêreno não é bem a minha praia... eu achei a história bem legal até, com criíticas bem feitas e termos bem usados sobre a sociedade, porém a escrita ficou muito embaralhada e somente na página 100 comecei a tentar entender o que estava acontecendo... e quando finalmente engatei, parece que ficou pior.
Aahmanda 09/12/2023minha estante
Insiste na ficção científica, esse é arrastado e difícil mesmo. A tradução tbm foi mal feita.

Danilo116 12/01/2024

A mimir....
É um livro que apresenta alguns elementos interessantes e surpreendente ao adivinhar certas coisas do presente,bem como criticar o mesmo.Porem o livro é extremamente datado e de certa forma clichê(na época não era,mas enfim) uma leitura bem cansativa, porém melhor que utópia moderna, porém não recomendo, enfim não mudou minha vida leiam 1984,mas essa distopia aqui eu não recomendo