O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas -

Deise.Vargas 26/04/2024

Avesso
Durante a leitura é possível entender e refletir sobre o título do livro, muito poético por sinal. Entendo que toda a narrativa da história é sobre o avesso, o que sentimos e o que somos para nós mesmos. A questão racial também é um ponto importante e crucial nessa história envolvente. Leitura fluida e rápida, gostei muito.

Algaier 19/09/2022

É um livro curto, objetivo e muito realista, que trata principalmente de racismo e relacionamentos conturbados.
O avesso da pele é aquela leitura triste, pelas reflexões que traz, pois relata a realidade do racismo e suas consequências. No início fiquei um pouco confusa por causa da estrutura do texto, mas depois a leitura fluiu melhor.

murilo-1984 29/04/2024

Será que um dia o ser humano vai conseguir olhar para além das aparências, para o que está por trás da superfície visível das coisas, para as emoções, os pensamentos e não para as características evidentes de alguém. Aprender a desconstruir suas próprias ideias e preconceitos?

Aleckssandra0 15/08/2023

O Avesso da Pele
O livro é sobre um filho contanto a história de vida de seu pai e sua mãe e as várias situações que ocorreu com eles.
Esse livro é necessário que todos leiam, pois ele mostra como infelizmente é as situações de racismo, e como a violência é cotidiana no nosso País.
Uma leitura perfeita! Traz reflexões muito importantes.

Carine 01/05/2022

Polêmico e interessante
Entendi o porquê de tanto burburinho, um livro interessante e sem papas na língua.

A estrutura do texto não me agrada, sempre acho que essas estrofes enormes, sem muita pontuação, me confundem e atrapalham minha imersão na história.

Um livro bom, que trabalha um tema importante e necessário, é desconfortável em algumas partes por nos apresentar a verdade "nua e crua".

O autor evidência todo o racismo de uma cidade e da nome aos bois, admirável ????

Luma.Romanini 06/09/2022

Excelente livro!
O Avesso da Pele. Jeferson Tenório.

Hoje não é sobre um livro infantil. Trata-se de um de livro que estava na minha lista há um tempo que é ?O Avesso da Pele?, vencedor do Prêmio Jabuti (2021) na categoria ?Romance Literário.

A história se trata da vida do Henrique, negro, morador de Porto Alegre, professor de literatura em escolas públicas. O livro é contado pelo Pedro, filho do Henrique, estudante de arquitetura, pertencente à classe média de Porto Alegre. A história é narrada em segunda pessoa, como se fosse um tipo de carta elaborado por Pedro destinada ao seu pai. Ao longo da história, Pedro aborda diversos temas sobre a vida do seu pai em diversos aspectos, entre eles: amor, infância, escola, faculdade e, principalmente, o racismo estrutural. Há também a discussão envolvida sobre o laço afetivo entre pai e filho.

Não vou adentrar aos detalhes dessa incrível história para que não ocorra spoiler.

Para quem está sem ler há algum tempo, essa escrita flui muito bem, com capítulos pequenos e em momento algum ela se torna cansativa.

Ana Livia 01/07/2023

O Avesso da Pele
Um livro impactante.
Um filho descreve a vida dos pais e todas as suas dores, fala sobre a vida das pessoas negras em uma comunidade racista, de uma forma muito clara.
Um livro que eu gostei muito e recomendo. Acho uma leitura necessária.

Sha 13/03/2024

Visceral
? Pedro é um jovem negro e brasileiro, que perdeu o pai assassinado por policiais. Antes mesmo de saber o significado da palavra "racismo", Pedro já o sentia na pele.

? A narrativa se estrutura com o Pedro contando sua história e a história de seus pais, principalmente do seu pai, que era um professor negro de Literatura em uma escola da periferia de Porto Alegre.

*Queria destacar que é inadmissível a retirada desse livro das escolas. Negar este livro é negar a vida do jovem negro, que é retratada com tanta veracidade em cada página e em cada linha. É impossível terminar esse livro sem derramar lágrimas e sem o sentimento de revolta, porque o que está escrito nessas páginas ainda é a realidade dos dias de hoje.

juliaverse 23/01/2024

Avesso da pele é profunto, triste e se faz muito necessário. Traz muitas reflexões sobre nossa sociedade, abordando sobre racismo, consciência e negritude.

Fazia séculos que não dava nota 5 para um livro, mas esse é maravilhoso, que leitura fluída! É realmente muito bem escrito.

Nunca chorei tanto lendo um livro.

Paulinha 23/03/2024

O Brasil da dor
Uma narrativa sobre ódio, preconceito e dor, curto de ler, porém extremamente profundo e doloroso, alugou um triplex na minha cabeça que vai levar um tempo para ser processado.
Expõe o Brasil que ninguém quer assumir, o Brasil que mata, que discrimina e que dissemina o ódio.
Todo mundo deveria ler
Levei um tempo para me adaptar com a estrutura narrativa, visto que era o relato de 3 gerações, mas logo fluiu.

Mikael_13 12/04/2023

O livro em si é bem fluído e a escrita do autor muito boa, mas o livro foge do nicho literário que costumo consumir, por isso considero o livro bom.

emis 27/07/2023

Realidade triste :(
Demorei um pouco para engatar na leitura, porém depois vai fluindo até você não conseguir parar de ler e ficar impressionada com os acontecimentos que simplesmente mostram a realidade do país, essa sociedade racista na qual vivemos (e que tudo é, infelizmente, normalizado).

Lilian 08/02/2024

Racismo
O livro nos faz compreender as muitas camadas de racismo envolvidas em nosso cotidiano, além de falar sobre a relação de um filho com seu pai

Rodrigo.Silva 21/10/2023

O avesso da Pele
Quando comecei a ler este livro, jamais imaginei que seria tocado de forma tão sensível e em diversos espectros da minha própria vida. E escrevo isso do ponto de vista de identificação com muitas situações que o autor descreve e que aconteceram comigo. Tais pensamentos lançaram luz sobre memórias que há muito foram esquecidas por mim.

Rodrigo 31/05/2024

Muito necessário
De início tive um pouco de dificuldade de me conectar com o livro e embalar na leitura de maneira contínua. Acho que talvez o modo de escrita do autor não tenha me ajudado.

Apesar disso, acho que era o único jeito possível de fazer esse livro, não vejo como seria tão impactante e tão pontual nos temas tratados se não fosse marcado pelas oscilações na linha do tempo. No fim das contas o autor consegue ser cirúrgico nas indas e vindas, juntando o ponto do passado que explica fielmente o que acontece no presente.

Quanto às temáticas presentes, trata o racismo de uma forma muito inteligente. Embora ele esteja presente durante toda a narrativa, parece estar ali como mais um personagem. E infelizmente é isso, ele é mais um personagem recorrente na vida das pessoas negras.

O autor foi muito preciso ao desenvolver as relações dos personagens, os seus lados íntimos, os seus passados, as suas diferentes relações com os racismos. Ponto especial é como Tenório constrói bem as relações problemáticas e reais que permeiam o livro, principalmente a dos pais.

Por fim, não podia faltar menção ao final que de tão ordinário se mostrou inesperado, além de muito bem construído no escalar da narrativa.

Muito bom!