O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório




Resenhas -


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Deise.Vargas 26/04/2024

Avesso
Durante a leitura é possível entender e refletir sobre o título do livro, muito poético por sinal. Entendo que toda a narrativa da história é sobre o avesso, o que sentimos e o que somos para nós mesmos. A questão racial também é um ponto importante e crucial nessa história envolvente. Leitura fluida e rápida, gostei muito.
comentários(0)comente



Algaier 19/09/2022

É um livro curto, objetivo e muito realista, que trata principalmente de racismo e relacionamentos conturbados.
O avesso da pele é aquela leitura triste, pelas reflexões que traz, pois relata a realidade do racismo e suas consequências. No início fiquei um pouco confusa por causa da estrutura do texto, mas depois a leitura fluiu melhor.
comentários(0)comente



murilo-1984 29/04/2024

Será que um dia o ser humano vai conseguir olhar para além das aparências, para o que está por trás da superfície visível das coisas, para as emoções, os pensamentos e não para as características evidentes de alguém. Aprender a desconstruir suas próprias ideias e preconceitos?
comentários(0)comente



Aleckssandra0 15/08/2023

O Avesso da Pele
O livro é sobre um filho contanto a história de vida de seu pai e sua mãe e as várias situações que ocorreu com eles.
Esse livro é necessário que todos leiam, pois ele mostra como infelizmente é as situações de racismo, e como a violência é cotidiana no nosso País.
Uma leitura perfeita! Traz reflexões muito importantes.
comentários(0)comente



Carine 01/05/2022

Polêmico e interessante
Entendi o porquê de tanto burburinho, um livro interessante e sem papas na língua.

A estrutura do texto não me agrada, sempre acho que essas estrofes enormes, sem muita pontuação, me confundem e atrapalham minha imersão na história.

Um livro bom, que trabalha um tema importante e necessário, é desconfortável em algumas partes por nos apresentar a verdade "nua e crua".

O autor evidência todo o racismo de uma cidade e da nome aos bois, admirável ????
comentários(0)comente



Luma.Romanini 06/09/2022

Excelente livro!
O Avesso da Pele. Jeferson Tenório.

Hoje não é sobre um livro infantil. Trata-se de um de livro que estava na minha lista há um tempo que é ?O Avesso da Pele?, vencedor do Prêmio Jabuti (2021) na categoria ?Romance Literário.

A história se trata da vida do Henrique, negro, morador de Porto Alegre, professor de literatura em escolas públicas. O livro é contado pelo Pedro, filho do Henrique, estudante de arquitetura, pertencente à classe média de Porto Alegre. A história é narrada em segunda pessoa, como se fosse um tipo de carta elaborado por Pedro destinada ao seu pai. Ao longo da história, Pedro aborda diversos temas sobre a vida do seu pai em diversos aspectos, entre eles: amor, infância, escola, faculdade e, principalmente, o racismo estrutural. Há também a discussão envolvida sobre o laço afetivo entre pai e filho.

Não vou adentrar aos detalhes dessa incrível história para que não ocorra spoiler.

Para quem está sem ler há algum tempo, essa escrita flui muito bem, com capítulos pequenos e em momento algum ela se torna cansativa.
comentários(0)comente



Ana Livia 01/07/2023

O Avesso da Pele
Um livro impactante.
Um filho descreve a vida dos pais e todas as suas dores, fala sobre a vida das pessoas negras em uma comunidade racista, de uma forma muito clara.
Um livro que eu gostei muito e recomendo. Acho uma leitura necessária.
comentários(0)comente



Sha 13/03/2024

Visceral
? Pedro é um jovem negro e brasileiro, que perdeu o pai assassinado por policiais. Antes mesmo de saber o significado da palavra "racismo", Pedro já o sentia na pele.

? A narrativa se estrutura com o Pedro contando sua história e a história de seus pais, principalmente do seu pai, que era um professor negro de Literatura em uma escola da periferia de Porto Alegre.

*Queria destacar que é inadmissível a retirada desse livro das escolas. Negar este livro é negar a vida do jovem negro, que é retratada com tanta veracidade em cada página e em cada linha. É impossível terminar esse livro sem derramar lágrimas e sem o sentimento de revolta, porque o que está escrito nessas páginas ainda é a realidade dos dias de hoje.
comentários(0)comente



juliaverse 23/01/2024

Avesso da pele é profunto, triste e se faz muito necessário. Traz muitas reflexões sobre nossa sociedade, abordando sobre racismo, consciência e negritude.

Fazia séculos que não dava nota 5 para um livro, mas esse é maravilhoso, que leitura fluída! É realmente muito bem escrito.

Nunca chorei tanto lendo um livro.
comentários(0)comente



Paulinha 23/03/2024

O Brasil da dor
Uma narrativa sobre ódio, preconceito e dor, curto de ler, porém extremamente profundo e doloroso, alugou um triplex na minha cabeça que vai levar um tempo para ser processado.
Expõe o Brasil que ninguém quer assumir, o Brasil que mata, que discrimina e que dissemina o ódio.
Todo mundo deveria ler
Levei um tempo para me adaptar com a estrutura narrativa, visto que era o relato de 3 gerações, mas logo fluiu.
comentários(0)comente



Mikael_13 12/04/2023

O livro em si é bem fluído e a escrita do autor muito boa, mas o livro foge do nicho literário que costumo consumir, por isso considero o livro bom.
comentários(0)comente



emis 27/07/2023

Realidade triste :(
Demorei um pouco para engatar na leitura, porém depois vai fluindo até você não conseguir parar de ler e ficar impressionada com os acontecimentos que simplesmente mostram a realidade do país, essa sociedade racista na qual vivemos (e que tudo é, infelizmente, normalizado).
comentários(0)comente



Lilian 08/02/2024

Racismo
O livro nos faz compreender as muitas camadas de racismo envolvidas em nosso cotidiano, além de falar sobre a relação de um filho com seu pai
comentários(0)comente



Rodrigo.Silva 21/10/2023

O avesso da Pele
Quando comecei a ler este livro, jamais imaginei que seria tocado de forma tão sensível e em diversos espectros da minha própria vida. E escrevo isso do ponto de vista de identificação com muitas situações que o autor descreve e que aconteceram comigo. Tais pensamentos lançaram luz sobre memórias que há muito foram esquecidas por mim.
comentários(0)comente



Rodrigo 31/05/2024

Muito necessário
De início tive um pouco de dificuldade de me conectar com o livro e embalar na leitura de maneira contínua. Acho que talvez o modo de escrita do autor não tenha me ajudado.

Apesar disso, acho que era o único jeito possível de fazer esse livro, não vejo como seria tão impactante e tão pontual nos temas tratados se não fosse marcado pelas oscilações na linha do tempo. No fim das contas o autor consegue ser cirúrgico nas indas e vindas, juntando o ponto do passado que explica fielmente o que acontece no presente.

Quanto às temáticas presentes, trata o racismo de uma forma muito inteligente. Embora ele esteja presente durante toda a narrativa, parece estar ali como mais um personagem. E infelizmente é isso, ele é mais um personagem recorrente na vida das pessoas negras.

O autor foi muito preciso ao desenvolver as relações dos personagens, os seus lados íntimos, os seus passados, as suas diferentes relações com os racismos. Ponto especial é como Tenório constrói bem as relações problemáticas e reais que permeiam o livro, principalmente a dos pais.

Por fim, não podia faltar menção ao final que de tão ordinário se mostrou inesperado, além de muito bem construído no escalar da narrativa.

Muito bom!
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR