O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas -

Rodrigo 31/05/2024

Muito necessário
De início tive um pouco de dificuldade de me conectar com o livro e embalar na leitura de maneira contínua. Acho que talvez o modo de escrita do autor não tenha me ajudado.

Apesar disso, acho que era o único jeito possível de fazer esse livro, não vejo como seria tão impactante e tão pontual nos temas tratados se não fosse marcado pelas oscilações na linha do tempo. No fim das contas o autor consegue ser cirúrgico nas indas e vindas, juntando o ponto do passado que explica fielmente o que acontece no presente.

Quanto às temáticas presentes, trata o racismo de uma forma muito inteligente. Embora ele esteja presente durante toda a narrativa, parece estar ali como mais um personagem. E infelizmente é isso, ele é mais um personagem recorrente na vida das pessoas negras.

O autor foi muito preciso ao desenvolver as relações dos personagens, os seus lados íntimos, os seus passados, as suas diferentes relações com os racismos. Ponto especial é como Tenório constrói bem as relações problemáticas e reais que permeiam o livro, principalmente a dos pais.

Por fim, não podia faltar menção ao final, que de tão ordinário se mostrou inesperado, além de muito bem construído no escalar da narrativa.

Muito bom!

vitorramos1 26/05/2024

Forte e necessário
Um livro fantástico e apaixonante! Daqueles livros que quando você começa ler você não consegue parar mais. Uma abordagem pesada e necessária com relação ao racismo. Uma aula.

Madu's 26/05/2024

??????????
O livro trata da história de um filho que vai contar a trajetória vida do pai. A medida que vamos lendo, percebemos diversos problemas enraizados na nossa sociedade hoje, críticas feitas pelo próprio autor que nos fazem refletir, a ponto de que se vc n sabia, agr vc tá sabendo. E vc já sabia? Ent tá sabendo bem mais.
Pq viver como negro, na sociedade hoje, é difícil. O racismo é real sim. E o Brasil, onde metade da população se autodeclara negra ou parda, ainda é uma sociedade muito racista. Que coisa não?!
Recomendo demais a leitura!!!

Vanelise.Aloraldo 23/05/2024

Sobre preconceito, racismo e as desigualdades do país
Esse livro “O avesso da pele” eu logo comprei em 2021 por se tratar de uma narrativa que venceu o prêmio literário jabuti.
Recentemente veio uma tentativa de censura nas escolas, apoiada por setores conservadores e moralistas que descontextualizando trechos, reforçam a ignorância e o preconceito sobre os temas, além de demonstração do quanto a gramática presente no livro assusta mais do que a realidade da violência e das abordagens policiais.
As juventudes na sua pluralidade, precisam sim debater o racismo estrutural, o racismo institucional, a sexualidade, as desigualdades no contexto urbano, as precarizações do sistema educacional, as complexas relações familiares… Assim, essa literatura contemporânea é importante ferramenta que escancara a necropolítica presente e brutal na sociedade.
Jeferson Tenório lança protagonismo para as periferias desse país racista. Nesta história, acompanhei a busca do filho de compreender as origens do pai, da mãe e de sua própria trajetória, na busca de sua identidade… Li outro dia que se a preocupação dos pais conservadores e alguns professores tradicionais é com certas passagens do livro que são cruas e diretas, então que se tirem os celulares das mãos das adolescências, ali é que tem perversão, ódio, crimes e banalidades de todas as formas. Enfim, leitura recomendada para apreensão da realidade que se vive.

murilo-1984 29/04/2024

Será que um dia o ser humano vai conseguir olhar para além das aparências, para o que está por trás da superfície visível das coisas, para as emoções, os pensamentos e não para as características evidentes de alguém. Aprender a desconstruir suas próprias ideias e preconceitos?

Deise.Vargas 26/04/2024

Avesso
Durante a leitura é possível entender e refletir sobre o título do livro, muito poético por sinal. Entendo que toda a narrativa da história é sobre o avesso, o que sentimos e o que somos para nós mesmos. A questão racial também é um ponto importante e crucial nessa história envolvente. Leitura fluida e rápida, gostei muito.

Roberto 16/04/2024

Uma obra multicamadas
Essa obra de Jeferson Tenório, é como a pele mesma: formada por várias camadas.
A mais visível - logo, a mais impactante da obra - está relacionada à questão racial. Nessa, o preconceito racial, velado ou não, é patente numa palavra, num chiste, nos olhares, mesmo numa conversa mais séria envolvendo os personagens. E é doloroso perceber o quão arraigada o racismo está em nossa sociedade.
Porém, não é só isso que se pode observar ali.
Percebo uma outra camada, que sugere um romance de formação dos personagens principais, as experiências, as frustrações, as angústias, que os levaram a ser como são na vida adulta.
Há, ainda, a que revela relações interpessoais e intrapessoais em que a busca por um sentido na vida, as culpas, as paixões, o amor, as decepções remetem à complexidade dos relacionamentos e da convivência humanos.
Alinhavando essas camadas está o avesso da pele. É ele que revela que, independentemente do avesso do avesso da pele, todos nós buscamos sentido para a vida, todos precisamos resolver problemas semelhantes, todos temos que lidar com as vicissitudes do viver, todos temos que encarar as complexidades dos relacionamentos, todos buscamos dignidade.
Mas só é assim daquele ponto de vista, o do avesso da pele. Pois quando consideramos a camada visível desta, da pele, é preciso reconhecer que o preconceito, seja ele de que natureza for, acrescenta uma dimensão dramática, odiosa e determinante do destino das pessoas.
O estilo de Jeferson Tenório, nesse livro, não tem rebusco, floreio, enfeite retórico: é direto, preciso, por vezes lancinante.
É uma obra multidimensional, poderosa e indispensável para melhor compreensão de nossa sociedade.

Obvioussah 10/04/2024

O avesso da pele
Esse livro foi bem o que eu esperava, n me surpreendeu muito, mas deu não só uma vontade enorme de assistir às aulas do protagonista, mas de professores apaixonados por suas matérias no geral, de prestar atenção em como explicam de forma cativante e do fundo do coração.

Maria Rosa 08/04/2024

Preconceitos
Complexo no seu conteúdo, mas tem uma narrativa que prende a atenção com detalhes cruéis em alguns momentos e leveza em outros, no geral foi pesado. É difícil imaginar a dificuldade que o pré julgamento traz para as pessoas pela cor da pele ou pelo "status" social, o quanto é sofrido passar uma vida toda tentando se fazer invisível para não ser percebido e não passar por constrangimentos.
O autor vai fundo e mexe nas feridas mais doloridas da sociedade que muitas vezes é hipócrita ao verbalizar sua preocupação com os temas tratados, mas exteriorizar ações exatamente contrárias que só prejudicam a boa convivência, tudo por não sentir na própria pele.
Somos todos iguais temos as mesmas necessidades fisiológicas e biológicas, mas temos condições bem diferentes para nos desenvolver, quantos anos, décadas e séculos ainda vamos presenciar esses fatos? Não dá para saber, mas cada vez que um autor se propõe a expor os fatos desta forma é mais um avanço nessa luta...

Charlie.CorrAa 03/04/2024

Não me "tocou" mas foi ótimo ler
"O Avesso da Pele" é um livro instigante e incomum, que traz uma história complexa e repleta de diferentes perspectivas. Logo de início, somos apresentados ao narrador Pedro, que chama o personagem Henrique de "você", o que pode causar certa confusão e estranhamento no leitor.

Além disso, a trama é contada através de diversas versões da história - a mãe, o pai, Henrique e até mesmo o policial envolvido no caso. Essa multiplicidade de vozes e pontos de vista torna a narrativa ainda mais intrigante e rica em detalhes, mas também pode dificultar um pouco a compreensão do leitor no início.

Ao longo da leitura, somos levados a questionar a verdadeira versão dos fatos e a desvendar os segredos e conflitos que permeiam a vida do protagonista. A escrita envolvente e a trama bem construída tornam o livro envolvente e impossível de largar.

"O Avesso da Pele" é um livro que desafia o leitor a desconstruir suas próprias ideias e preconceitos, ao mesmo tempo em que o envolve em uma trama cheia de reviravoltas e surpresas. Uma leitura intensa e poderosa, que certamente ficará na mente do leitor por muito tempo após o término da leitura.
Charlie.CorrAa 30/04/2024minha estante
mentira, tocou sim. Esse livro alugou um triplex tão grande na minha cabeça que penso nele todo dia

Paulinha 23/03/2024

O Brasil da dor
Uma narrativa sobre ódio, preconceito e dor, curto de ler, porém extremamente profundo e doloroso, alugou um triplex na minha cabeça que vai levar um tempo para ser processado.
Expõe o Brasil que ninguém quer assumir, o Brasil que mata, que discrimina e que dissemina o ódio.
Todo mundo deveria ler
Levei um tempo para me adaptar com a estrutura narrativa, visto que era o relato de 3 gerações, mas logo fluiu.

Sha 13/03/2024

Visceral
? Pedro é um jovem negro e brasileiro, que perdeu o pai assassinado por policiais. Antes mesmo de saber o significado da palavra "racismo", Pedro já o sentia na pele.

? A narrativa se estrutura com o Pedro contando sua história e a história de seus pais, principalmente do seu pai, que era um professor negro de Literatura em uma escola da periferia de Porto Alegre.

*Queria destacar que é inadmissível a retirada desse livro das escolas. Negar este livro é negar a vida do jovem negro, que é retratada com tanta veracidade em cada página e em cada linha. É impossível terminar esse livro sem derramar lágrimas e sem o sentimento de revolta, porque o que está escrito nessas páginas ainda é a realidade dos dias de hoje.

Caique91 05/03/2024

Múltiplas experiências
Os negros são tratados, em certos lugares, como uma inflamação social cuja a cura é a violência, a rejeição e, por vezes, a morte. A história contada aqui é centrada em um homem negro, professor, um ser humano.

Diante de uma narrativa tão real é inevitável não nutrir certo ódio, este que não nasceu aqui, com esta leitura, mas que é fomentado por ela.

Olhamos a superfície, mas é no avesso que está o conteúdo denso, as feridas mais profundas, os medos mais aterrorizantes, as expectativas, as decepções, os amores e as formas de amar, as escolhas, as percas. O preconceito limita o desejo de querer ver o avesso, de ver que são pessoas negras marcadas pela história de violência que foi conectada a eles, não por escolha, por uma imposição covarde.

Leiam, é ótimo!

Adelia.Buriti 19/02/2024

Soco no estômago
Em vários momentos você sente a dor do personagem, se coloca no lugar dele ao mesmo tempo em que pensa em quantos Henriques existem no Brasil.

Lilian 08/02/2024

Racismo
O livro nos faz compreender as muitas camadas de racismo envolvidas em nosso cotidiano, além de falar sobre a relação de um filho com seu pai