Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rogerio_dosanjos 25/08/2021

Um clássico é um clássico
Dor, trevas e indizível sofrimento! Assim pode ser descrista esta obra do terror que nos levar a refletir sobre a relação criador e criatura e que nos faz seres humanos e a possuir afeto. O livro é muito mais profundo, contemplativo e filosófico que eu podia imaginar. Vale muito a pena.
Ives2 25/08/2021minha estante
É exatamente pela linguagem contemplativa que eu odiei ? demorei meses pra ler, porque a leitura não fluía. Gosto é gosto.

Rogerio_dosanjos 25/08/2021minha estante
Eu li em 5 dias porque a leitura realmente demora pra engrenar mas depois que vai é ótimo. Esses estilo reflexivo e filosófico já havia visto em outros livros o mesmo período então não foi tão difícil. Até por sentir empatia tanto pelo criador como pela criatura.

Ives2 25/08/2021minha estante
Muitos livros assim me deixam triste.. Mesma coisa aconteceu com Drácula! É um clássico, mas a história é simplesmente chata. Talvez eu não esteja no momento para leituras assim, e dê outra chance em outro período ?

Beatriz 14/10/2021minha estante
caraca! sua resenha me deixou com uma vontade real de ler.

Anna.Beatriz 18/10/2021

Surpreendente, cativante e atemporal.
Todos conhecemos a história de Frankenstein, mas acredito que nem todo mundo tenha lido o livro. Então, por isso, acredito que muitas pessoas possam ser surpreendidas com essa leitura. Você vai ler esperando uma coisa e se depara com outra que é muito?. MAIS sabe? Me surpreendeu de forma muito agradável. Tenho certeza que o que vocês receberão ao abrir esse livro será MELHOR do que o que vocês provavelmente idealizam dessa história.

Aqui temos não simplesmente um dos mais importantes romance gótico da história em uma narrativa impecável, temos um convite a várias reflexões acerca da existência, inconsistência e fragilidade humana. O livro nos convida a pensar principalmente sobre o peso das feridas adquiridas ao longo da trajetória de um ser vivente e pensante. Nos perguntaremos: quem é o verdadeiro monstro? HÁ, de fato, um monstro? TODOS temos um monstro interior? O que constrói, o que alimenta, um monstro? Como não deixar que nossas feridas nos transformem em monstros?

Comprei esse clássico despretensiosamente em uma ida ao shopping e fiquei chocada como um livro de 1818 pode conter reflexões surpreendentemente progressistas e atuais. Juro que se me dissessem que essa obra foi escrita na última década eu acreditaria. Fiquei de queixo caído quando, em momentos do livro, me deparei com reflexões, por exemplo, acerca da violência do processo colonizador e da barbárie do punitivismo!

A melancolia, o sentimento avassalador de remorso que rasga a alma é pesado e sufocante nesse livro. Você faz a leitura com expressão de dor de tão intensos que são os sentimentos aqui retratados.

Inclusive essa edição em especial é muito legal porque ao longo do livro a editora colocou uns QR-codes que direcionam você pra sons ambientes que casam com a cena que tá sendo descrita, então dá uma imersão muito profunda e bacana na história!

Enfim, recomendo a todos essa leitura, mesmo que conheçam a história porque mesmo assim vão se surpreender bastante com essa narrativa incrível.

Savin 08/11/2022

Um clássico é um clássico.
História incrível e profunda. Sente-se na pele a dor da Criação e a dor de seu Criador; final intenso e marcante, não à toa atravessou gerações e ainda aí de conquistar novos leitores, pois sua mensagem é eterna!

Caroline.Ribeiro 14/03/2024

Descobri que eu não conhecia a história tanto quanto eu pensava. Me surpreendeu positivamente. Muito bom!

Roberta.Magno 23/02/2024

Dada a época em que essa história foi escrita, é totalmente compreensível ela ter se tornado um sucesso e ter prestígio até hoje.
Porém, acho que eu tinha muitas expectativas, talvez por estar acostumada ao gênero de terror esperava ficar mais aterrorizada com o famoso monstro.

É bem interessante e triste ver Viktor Frankenstein, um jovem tão apaixonado pela ciência e pela origem da vida, enfrentar tragédias como consequência de sua criação e ao mesmo tempo, ver o lado do monstro que buscava afeto mas era recebido com violência por onde passava e se sentia sozinho, sendo o único de sua "espécie".

A história é bem monótona e a linguagem deixa um pouco maçante em algumas partes, mas pra quem gosta do gênero e quer conhecer essa figura lendária, vale a pena a leitura.
Um clássico é um clássico.

Carol 09/10/2022

não achei o monstro dessa história
FODA PRA 🤬 #$%!&
passo todos os panos para ele. Livro perfeito para falar de sociologia e filosofia. achei meio enrolado em alguns momentos, mas não dei muita bola; achei muito legal os QR codes com efeitos sonoros.

Joao366 04/04/2024

Uma leitura para usufruir vários sentidos seus
Realmente esse livro é uma embarcação nostálgica nessa obra ajudando a despertar outros sentidos além somente da leitura ajudando na imaginação da ambientação, acho que o que somente faltou dele foram também imagens, fiquei encantado que estava com todas as cartas, realmente é um clássico que inspira até hoje.

jao 16/10/2022

Entediante
Frankenstein é um grande clássico do terror, um livro do século 19 com um grande e inquestionável legado. Halloween passado li Dracula, outro clássico do terror, e se tornou um dos meus livros favoritos da vida, amei a narrativa e os personagens. Nao posso dizer o mesmo de Frankenstein, uma narrativa entediante que nunca parece andar, personagens que não me cativaram de maneira alguma e uma história chata. Entendo as metáforas envolvendo mitologia grega, passagens bíblicas e críticas sociais, porém a única coisa de terror que vejo nesse livro é o quão entediante a narração é. Entendo a importância, mas definitivamente não gostei.

Djulia 08/07/2021

Impactante!!
Excelente livro! Me fez sentir um emaranhado de emoções. A narração te coloca no lugar de todos os personagens e ver todos os seus pontos de vista, incrível!

Maria Helena 17/10/2023

Um livro sensacional, um clássico é um clássico e esse livro resume bem essa frase.
Gostei bastante de como a criatura foi desenvolvida, deixando o leitor compreender todas a facetas da criatura e as motivações para atos tão vis que ocorreram ao longo da narrativa.
Apesar do Frankenstein ser um homem versado em ciências naturais e filosofía, sendo assim um homem inteligente, ele foi bem estúpido em diversas atitudes, como por exemplo abandonar a criatura e pronto.
Enfim, foi super interessante ler sobre a relação do criador e criatura, como ambos erraram, e os erros de um não justifica de maneira nenhuma o ato dos outros. Eu me senti cativada com o declínio da saúde mental do Victor, começamos lendo um homem com uma capacidade intelectual acima da média e obviamente que isso se mantém ao final do livro, porém com uma dose de loucura, o que se faz compreensível, levando em consideração tudo o que ocorrerá em sua vida.
Um livro que sempre irei recomendar, definitivamente uma leitura cinco estrelas!

Leonardo 01/05/2024

O Monstro de Frankenstein
Mesmo sendo um conto tão antigo, ainda tem uma narrativa muito leve e atual.

É possível fazer diversas analogias com essa história, do gênio criando algo aparentemente fantástico, e depois perdendo o controle sobre a própria criação, e gerando tragédias.

Nunca cheguei a ver nenhum filme do Frankenstein, porém eu sempre imaginei que o monstro era um ser sem sentimentos, movido apenas por instintos, só que na verdade os sentimentos dele são tão profundos como de um ser humano.
E no final ainda fica dívida, o monstro era o próprio criador, ou a cria?

Henrique0 20/04/2022

Clássico
Eu esperava mais, mas também não me decepcionou eu que tinha uma história errada sobre o frankenstein e esse livro mostrou como realmente é

Magali.Jacy 10/03/2023

Novinho descobre que suas ações têm consequências!?
O livro é um clássico, mas não me prendeu legal. As longas descrições das viagens cansam e os poucos ?pov? do Walton também (o que ele trouxe para a história? NADA).
  O ponto positivo foi a maravilhosa adição de efeitos sonoros, apesar de preferir que houvesse uma playlist de todos com a minutagem ao invés de qcode espalhados. Outro é a falta de terror, ironicamente. E por fim, devo dizer que estou louca para ouvir o álbum do musical (vocês sabiam que tem um musical de frankenstein?).

1 | 2 | 3 | 4 | 5