A Sentinela

A Sentinela Arthur C. Clarke

Resenhas - A Sentinela

gijo0 02/02/2024

Eu não entendi muito bem do que se trata o livro...
mas também ficção científica (?) espacial também não é muito a minha praia, mas foi bem legal o livro (?)

André 24/12/2023

Prenúncios literários
A Sentinela é um conto muito competente do Arthur C. Clarke, famoso por inspirar o futuro romance/filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, porém sua temática - a ideia de alguma forma de encontro com uma inteligência alienígena superior, possivelmente com algum tipo de teste a ser aplicado a humanidade - ressoa em toda a obra madura de Clarke, de Encontro com Rama - meu favorito - a Fim da Infância.

Regis 20/05/2023

Principal inspiração para 2001, Uma Odisseia no Espaço
O conto foi escrito para um concurso da BBC em 1948, ao qual não ganhou, sendo publicado apenas em 1951.
A Sentinela foi a principal fonte de inspiração para 2001, Uma Odisseia no Espaço.
Um astronauta detecta algo estranho no cume de uma montanha lunar e parte para investigar, descobrindo uma estrutura piramidal cercada por um campo de força impenetrável e que transmite um sinal para o espaço.

O conto é narrado pelo astronauta que fala fascinado e cheio de receios sobre a descoberta do grande objeto de mineral polido deixado na lua por seres desconhecidos. Ele faz vários questionamentos sobre esses seres e o propósito do grande mineral, mas nunca afirma nada deixando para o leitor pensar sobre a natureza e finalidade dessa grande descoberta.
A leitura é simples e fluída, o autor escreve de forma contemplativa o que torna maravilhosas as descrições da lua feitas pelo personagem, ele realmente parece amar toda a inabitada vastidão do pequeno satélite.

Foi estimulante conhecer o principal conto que inspirou o filme e o livro. Tiveram outras histórias do autor que ajudaram na elaboração do roteiro e do romance, mas a principal fonte foi A Sentinela.

Gostei e recomendo para todos e principalmente para os fãs de ficção científica.
Léo 20/05/2023minha estante
Ótima resenha, Régis. ?
É bom ler obras que inspiraram outros clássicos.

Regis 20/05/2023minha estante
Obrigada, Léo. ?

Fabio 20/05/2023minha estante
Ótima resenha, e apesar de ter resistência aos textos do A.C. Clarcke, eu vou ler este conto, por conta da sua resenha, Ragis

Regis 20/05/2023minha estante
Obrigada, Fábio.
Arthur C. Clarke foi um dos primeiros autores de ficção científica que li, gosto bastante da escrita dele.
Espero que aprecie o conto. ??

HenryClerval 09/06/2023minha estante
Sei que adorou esse conto assim como 2001. Confesso que despertou minha curiosidade mais uma vez. ?

Rodrigo 01/05/2023

Leitura obrigatória
Para àqueles que são fanáticos por ficção científica este é um texto obrigatório de leitura. Este conto, ou melhor, o desdobramento deste conto inspirou o livro e o filme 2001: uma odisseia no espaço, livro de Arthur Clarke e filme de Stanley Kubrick. Muito interessante acompanhar a história é relembrar este grande clássico.

wendelwonka 03/04/2023

Um conto curto mas extremante valioso, tenha lido o 2001 ou não. Toda a essência do livro saiu daqui!

hicarolinesouza 09/11/2022

Lido, porém não compreendido
É isso. Não entendi foi nada
Metade do conto é enrolação; a outra metade, quando parece que finalmente vai acontecer alguma coisa, acaba.

BiaBozo 18/08/2022

Uma obra digna de seu autor
A Sentinela é o tipo de conto que alguém pega pra ler no metrô de volta pra casa, e não me surpreende ter sido precedente para 2001: Uma Odisséia no Espaço, sendo o maior sucesso de Clarke.

Uma leitura simples com um ótimo desenrolar e muitos caminhos e pensamentos percorridos em um curto e proveitoso período de tempo.

Karol 20/07/2022

A SENTINELA
Amei o conto, Clarke tem um cérebro de titânio gosto muito dele. Me sinto burra e ao mesmo tempo inteligente quando leio as coisas dele.

"Por isso, deixaram uma sentinela, uma dentre milhões que espalharam por todo o Universo, guardando todos os mundos com promessa de vida. Era um farol que, ao longo de eras, havia pacientemente sinalizado o fato de que ninguém o descobrira."

livrosepixels 17/06/2022

Quando não entendemos o desconhecido, nós o destruímos.
O conto A Sentinela é uma das centelhas para o que mais tarde veio a se tornar um clássico do scifi, 2001: Uma odisséia no espaço. Mas pelo conto já dá para ter uma noção do que o autor queria retratar.

A trama se passa a partir de 1996, mas imagina coisas que, infelizmente, ainda não são realidades. Por exemplo, nessa realidade, descobriu-se que na lua há pequenas vegetações, sendo estas as primeiras formas de vida "extraterrestres" descobertas. Mas mais do que falar sobre isso, a trama inicia bem lentamente descrevendo a rotina e vida dos astronautas e exploradores da Lua.

Mas quando o protagonista, que acredtio se chamar Wilson, observa um brilho reluzente ao longe, a trama começa a tomar forma e nos levar para os incontáveis questionamentos que a mente humana pode fazer estando no espaço.

Quando então o conto revela o que criava aquele brilho, percebemos o quão pequeno nossa vida representa perante os mistérios do universo. A descrição sobre a coisa que encontram lá chama a atenção por esse fato, mostrando que muito mesmo antes da nossa existência, muitas outras coisas estavam a acontecer no universo, coisas até que talvez não gostariamos de saber que aconteceram.

Diante do universo vasto não passamos de uma minúscula partícula, que tão rápida apareceu e tão rápida deixará de existir. Mas.. a grande questão é o que vamos deixar para as gerações posteriores, quais os sinais de nossa existência vão perdurar os séculos, mesmo depois que nós, a humanidade, não exista mais..

site: instagram.com/estantexbooks

jusousan 17/03/2022

A sentinela
A sentinela foi escrito em 1948, porém publicado apenas em 1951. O conto foi o ponto de partida para o desenrolar do livro e do filme 2001: Uma odisseia no espaço.

A história trata da descoberta de um artefato na Lua da Terra deixado por uma raça alienígena em tempos remotos. O personagem principal se questiona sobre a passagem de outros seres e um possível encontro com eles.

Apesar de ser uma narrativa bem curta, Arthur C Clarke faz o leitor dispersar a sua imaginação através de uma escrita envolvente. Mesmo o conto tendo sido escrito 20 anos antes do primeiro homem ter ido a lua, o autor consegue transpassar a ideia. Fiquei pensando o quanto de imaginação você precisa ter pra desenvolver tudo isso.

Um bom conto. Espero ler logo o livro.

Paulo 17/12/2021

Leitura rápida, a Aleph liberou esse conto e eu peguei pra ler, não tem muito o que se dizer sobre é ele, além de ser bem curto, mas eu recomendo a leitura.

Ana Claudia 05/05/2021

Muitíssimo interessante! Primeira vez que gostei de Arthur C. Clarke de início ao fim.