A Criação do Patriarcado

A Criação do Patriarcado Gerda Lerner

Resenhas -

Moon 23/04/2024

Leitura acadêmica
Demorei um pouco para ler esse livro, um pouco por falta de tempo, mas um pouco também porque a linguagem do livro é acadêmica e portanto, se torna uma leitura densa que precisa de uma atenção maior. O livro é bem completo em relação às informações históricas e as análises da autora são muito interessantes. O livro retoma a história humana desde séculos antes de Cristo e evidência como a mulher sofreu um apagamento de sua história e de sua importância na humanidade. Causa certa revolta ver que a mulher sempre foi vista como um objeto, uma posse e um ser inferior, física e intelectualmente. Achei complicado o argumento da autora de que, as mulheres não lutaram e não resistiram ao que foi feito à elas, e por isso chegamos aonde estamos. Acredito que essa posição da autora é problemática, visto que existem muitos fatores culturais e sociais que levaram a história ao ponto que conhecemos hoje e esse argumento passa a ideia de culpa da vítima.

Paulinha 24/04/2023

Historicamente importante
Um livro de importância histórica, extremamente importante.
As mulheres foram privadas da histórica e depois a história das mulheres foi privada das mulheres, como se não existisse passado.
Muito importante ver de onde vem o patriarcado, paternalismo e o machismo.
Super recomendo

Eduardo Santos 03/06/2021

Um livro sobre como a mitologia em geral contribuiu na criação de sistemas paternalistas