Mitologia Lovecraftiana

Mitologia Lovecraftiana Caio Bezarias

Resenhas - Mitologia Lovecraftiana

Lucas.Rocha 13/08/2023

O Mito e o Fato
Neste ensaio, o autor é feliz quando discorre sobre o mito cósmico e o estilo de um dos mais notáveis autores do meio, Howard Phillips Lovecraft. Sobre sua mitologia em que ele criou um estilo próprio e sobre um mundo fantástico e tão enigmático. Enigmático por sua mística, filosofia e densidade, que fazem parte de uma narrativa muito peculiar. Narrativa essa que se propõe em trazer ao leitor, quase sempre por meio de um personagem narrador, um temor extraordinariamente excessivo, temor que traz loucura, insignificância e uma verdadeira pequinês do ser humano, diante de seres cósmicos, infinitamente superiores e anteriores a humanidade.

Caio Bezarias traça um paralelo entre o mito e a realidade em que H. P. Lovecraft acreditava e vivia. A obra por muitas vezes traz uma carga sociocultural, que tem pitadas de uma visão racista, retrógrada e xenófoba do autor. Quando esse paralelo é traçado fica claro que o mestre do horror cósmico impregnou em suas novelas e contos, uma visão sociocultural que ele vivenciou em sua época, essa visão descende de uma cultura muito conservadora e que enxergava na migração de estrangeiros, uma eventual '' destruição '' de seu mundo '' perfeito '', e essas hordas de povos não oriundos de uma cultura basilar e desenvolvida, eram vistas com um olhar preconceituoso e antagônico.

Em sua obra isso fica claro, porque quase sempre um narrador se encontra perante uma ??Raça?? ??estrangeira?? que veio para seu mundo, e essa ameaça significa a loucura, a destruição e o fim do seu mundo idealizado, ou seja, um mundo utópico idealizado com perfeição surreal, porém destruído e que nunca será alcançado, pois é imensamente ameaçado por '' invasores '' maiores, malévolos e indiferentes e que certamente querem obliterar sua existência.

A narrativa sempre carregada de descrições detalhadas, os sentimentos emocionais do personagem aflorados ao extremo, muito uso de adjetivos, ajudam a dar mais imersão ao leitor em sua mitologia. O pouco uso de diálogos também colabora para uma leitura mais densa e às vezes maçante, que não agrada a todos.

Por fim, num apêndice de Carlos Primati, é mostrado como essa mitologia foi explorada na sétima arte. Desde os filmes da década de 1930, filmes como (Drácula de 1931) - Diretores: Tod Browning, Karl Freund, adaptação inspirada na obra de Bram Stoker e (Frankenstein, 1931) - Diretor: James Whale, adaptação do romance de Mary Shelley. Porém por sua totalidade absurdamente assustadora e imersiva, algo inominável e subliminar, torna-se não filmável ou inadaptável muitas das vezes. Primati cita várias outras adaptações, tanto lovecraftianas tanto inspiradas no autor, cita autores famosos como Stephen king, que apresenta muitas adaptações de seus livros, devido ao seu estilo, mais dramático e comercial.

Portanto, este ensaio é um guia, para o leitor de Lovecraft, um estudo mais elaborado sobre a mitologia criada pelo cavaleiro de Providence. Sua particularidade, sua visão cosmogônica e sua característica sociocultural, que em paralelo com mito, mostra-se na realidade em que o autor viveu. Para quem lê Lovecraft ou ainda é iniciante no estilo é um bom livro para se aprofundar mais e conhecer as entranhas do Horror cósmico.

Maria14598 10/03/2022

Ler qualquer coisa SOBRE H.P Lovecraft é mil vezes mais divertido e interessante que ler as obras dele, então... Foi uma leitura bacana

Bruno 07/09/2021

Estudo sobre Lovecraft
Um estudo um tanto quanto denso da obra de Lovecraft que por vezes me pareceu muito rebuscado, mas talvez agrade aos acadêmicos do assunto

Gárgula 12/05/2021

Mitologia Lovecraftiana: A Totalidade pelo Horror, de Caio Bezarias
As estrelas finalmente se alinharam
Chega finalmente em minhas mãos o livro Mitologia Lovecraftiana: A Totalidade pelo Horror, de Caio Bezarias. Uma obra incrível que análise tanto H. P. Lovecraft, como também sua criação. O estudo mostra os vários motivos que conduziram Lovecraft a criar sua mitologia, tal como a conhecemos.

Publicação da Editora Sebo Clepsidra, a obra repete o padrão de qualidade já devidamente reconhecido pelo público. A edição está impecável e o livro é inegavelmente uma obra de arte! Antes de cada capítulo temos uma fotografia, uma imagem de época ou um desenho incrível do artista Dudu Torres. Impressionante ver sua arte estampar o livro pois soma demais ao conteúdo.

Prefácio
Ninguém mais do que Alcebiades Diniz assina o prefácio. Com o título de Universo povoado de horrores (As visões de Lovecraft), o texto pondera sobre a visão do próprio Lovecraft e da pesquisa de Bezarias. Um artigo inegavelmente importante para percebermos é necessário que a análise vá fundo, no sentido de trazer à tona aspectos importantes de H. P. Lovecraft.

Vivemos uma explosão literária do fantástico
Poder ler este livro nos mostra que vivemos uma explosão literária dentro do gênero fantástico. Esse crescimento do interesse pela leitura de gênero se dá não só pela profusão de títulos ficcionais, mas também pela publicação de títulos acadêmicos sobre o tema. Em contrapartida, estes últimos são uma aposta viável exatamente pela maturidade do mercado. Os leitores estão sedentos e são capazes de absorver obras com este cunho analítico.

O livro é a segunda edição, revisada e ampliada pela Editora Sebo Clepsidra. Ele certamente dá chance ao leitor trivial, afastado dos círculos acadêmicos, conseguir entender a complexidade de alguns autores e de suas obras.

Analisando o autor e a sua obra
Essa resenha foi escrita há alguns meses, enquanto lia o livro de Caio Bezarias. O autor faz análises importantes e sem dúvida alguma pertinentes, que vão sendo adicionadas à um panorama geral. Assim são revelados vários detalhes que juntos dão sentido a criação de Lovecraft.

O recorte preciso do termo mito introduz o leitor na análise. Essa decisão dá o leitor a ótica necessária ao entendimento correto deste termo, tão banalizado nos dias de hoje. Certamente, entender o seu significado foi e sempre será muito importante.

Outro ponto crucial do livro é o tratamento às polêmicas opiniões de Lovecraft. O pesquisador não se furta de comentar sobre elas e dessa forma vai além, refletindo sobre elas. Seu estudo revela como a visão limitada de H. P. Lovecraft incutiu tamanho medo e inquietação sobre si mesmo. Isso garantindo terreno fértil para o nascimento de seus mitos.

Eu poderia ficar aqui falando por horas e certamente não chegaria próximo da grandiosidade da análise de Bezarias. Portanto, convido o nosso leitor para adquirir e ler o livro o quanto antes!

Apêndice
Temos ainda o Apêndice: O Inominável e o infilmável, de Carlos Primati, ao final. Partimos em uma viagem através das inúmeras adaptações dos textos de Lovecraft feitas para o cinema. Primati também levanta importantes questões acerca da dificuldade das adaptações. Obviamente sua análise é feita com muito bom humor e de maneira cirúrgica, marca de seus textos. Uma excelente leitura que ainda nos serve de guia cinematográfico!

Conclusões finais
Em suma, este livro é importante e necessário para aqueles que buscam entender melhor H. P. Lovecraft. Na minha opinião ele explica o porquê Lovecraft continua surpreendentemente a influenciar tantas pessoas até hoje, sem perder força.

Hoje em dia muito se discute sobre o cancelamentos de autores. Esta obra certamente joga luz sobre a necessidade de uma leitura crítica nas obras antigas. Se é impossível separar o criador de sua obra, se torna importante ter o hábito de fazer uma leitura criteriosa. Isso evita, portanto, a repetição dos erros do passado.

Por isso compre o livro o quanto antes e vá ler!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/05/08/mitologia-lovecraftiana-a-totalidade-pelo-horror-de-caio-bezarias/