Pequena coreografia do adeus

Pequena coreografia do adeus Aline Bei

Resenhas - Pequena coreografia do adeus

marinamarinho 06/06/2024

É um livro extremamente sensível, incapaz de não tocar, em algum grau, com sentimentos já vivenciados pela leitora. A delicadeza também é agressiva. É isso que se sente ao ler uma história tão pesada, forte, dolorida, mas que tem uma escrita e personagem delicada - não é sinônimo de passividade. Não esperava tanto desse livro e me rendeu boas reflexões em análise pessoal.

Se atentar, pois a história pode provocar muitos gatilhos a leitora.
??????????

Ari_ 03/06/2024

Uma leitura diferente, profunda e melancólica ao extremo.
Eu nunca tinha lido nada do tipo, a forma que Aline usa as palavras de modo a brincar com a diagramação da página é bem diferente e eu gostei disso, me passou um ar mais misterioso e inovador.
Quanto a história: eu esperava que me tocaria mais, não foi exatamente como imaginei, eu senti que uma parte ficou faltando, mais vida, mais ação dos personagens. Talvez isso se deva ao fato de Julia ser uma personagem triste que ainda está se encontrando no mundo e entendo quem ela é e o que quer, seria ótimo uma continuação em que vemos uma Júlia com novos desafios cotidianos porém com uma personalidade mais marcante a mostra.
Eu gostei do final embora o mesmo possua opiniões diversas a seu respeito, eu acho que o fato de eu ter visto um pouco mais de vida e a Julia em ação ativa tenha me levado a gostar dele, e finais abertos são uma porta pra imaginação.

nathy 03/06/2024

Só queria dar um abraço na Júlia
Lindo e profundo. Mescla a dor de um amadurecimento precoce à necessidade de pertencimento (perante o mundo).

Acompanhamos algumas fases da vida da Júlia. A infância, tendo que lidar com a separação dos pais, o abuso de sua mãe e o afastamento do pai, após o divórcio. Com a mãe ela sofre com uma violência disfarçada de ensinamento e com o pai quase não o reconhece, como se usasse uma máscara e fosse outra pessoa.
Aline consegue transcrever tudo isso em um texto fluido e poético.

É um livro potente, muito bem escrito e de se guardar no coração

Isabel 30/05/2024

Leitura excelente
Um livro complexo que carrega uma historia com um paradoxo, ao mesmo tempo que é brutal é de uma sensibilidade imensa ao retratar as relações familiares da protagonista e sua busca pelo que a falta no seio familiar. A forma de escrita da autora, completamente fora do convencional, leva à uma imersão maior na historia pois muitas vezes me senti na mente da protagonista, com suas emoções e sentimentos. Além disso, muitas passagens que rendem citações profundas e levam à reflexão. Muito bom.

Isabelle 29/05/2024

Poesia pura
Virou favoritado e simplesmente me engoliu esse livro. devorei ele e adiei o fim pq não tava pronta pra dar tchau pra julia, e como eu me vi na julia em varias horas e talvez isso me fez aproveitar ele da forma mais pura dele

Ana Caroline 29/05/2024

Que livro poético, bonito e doído. A leitura fluiu de maneira fantástica, quando percebi já estava na metade do livro. Apesar de não ter vivido nada de parecido com a Júlia durante a infância, vários trechos me tocaram tremendamente e não tenho dúvidas que a história dela está marcada em meu coração. Perfeito!

Malu 28/05/2024

Lindo&doído
"quantas possibilidades de Júlia eu perdi pelo
caminho
para me transformar nesta Julia que sou agora?"

"não tem sido fácil ficar aqui, nesta terra, por isso eu acho que merecemos alguma consideração."

"Levante o rosto de suas dúvidas (e dores!) e comece a caminhar em direção a seus sonhos"

manelinha 27/05/2024

Um dos melhores entre os poucos livros que li ano passado, uma leitura totalmente diferente do meu costume, mas que me fez olhar pra trás e tentar enxergar minha própria infância, um retrato muito bom da mente de uma menina

Mika83 26/05/2024

A história da Júlia é muito muito triste, se você leu a Hora da Estrela da Clarice vai identificar Macabéa em alguns momentos.
É um livro gostoso de ler, rápido e com uma escrita muito fácil.
?Ler é viver muitas vidas além da sua?
Me chamou a atenção do sentimento de não merecimento que a Júlia tem pois cresceu e viveu com tanta coisa ruim.

Rapha__bk 26/05/2024

Interessante
Primeiro contato com a autora e vi que sua escrita é poética e fluida. Me envolvi muito com a história e senti as dores que a personagem carregava.
Foi uma experiência muito boa

AndLopes 26/05/2024

Delicado e pungente.
Escrita linda e poética da Aline sobre abandono e sobrevivência. Apesar de tudo ela ainda escolheu ser feliz...

Leticia2490 26/05/2024

Amo a autora, a conheci após a leitura de "O pássaro morto". Este livro mantém uma leitura agradável, protagonista mulher envolvendo e a problemática de forma a te envolver! Muito indicado!

Sandrovsky 25/05/2024

Escrita diferente...
Gostei da escrita, me senti desafiada a romper com as maiúsculas e espaçamentos diversos ao longo do livro.
História triste, até um pouco deprimente. Mas escrita de forma leve, direta e profunda. Queria ser amiga da Júlia para incentivar a menina procurar outros afetos e se abrir para se deixar ser amada...

Lady_Miesse 23/05/2024

Bem construído
O livro tem uma construção psicológica absurdamente bem desenvolvida, além de ser escrito de uma forma q eu nunca tinha experimentado antes. Consegui me identificar com a Júlia em vários momentos, mesmo não vivendo exatamente oq ela viveu. A relação pai, mãe filha é REAL e visceral. O único ponto que me incomodou foi o fato do livro parecer q acaba de forma abrupta, parece q foi cortado. Tirando isso, uma leitura q vale a pena.

Nil 20/05/2024

Marcante
Um livro que relata com muita sensibilidade as dificuldades e angústias de uma pessoa que se sente abandonada pelo amor de mãe e de pai. O retrato de uma pessoa que anseia pela liberdade e por atenção de seus pais, principalmente.