O Banquete

O Banquete Platão

Resenhas -

Vanny8 05/05/2024

Comecei a ler achando que seria uma leitura muito mais complicada do que realmente foi, deu para absorver bem mas como eu tinha um prazo para ler acho que não tive a oportunidade de apreciar profundamente esse diálogo sobre o amor. Leitura capaz de confortar, te fazer questionar e te divertir, também é incrível como uma história escrita na Grécia antiga ainda carrega questionamentos da atualidade.

Rayssa 22/04/2024

Uma ótima porta de entrada para os diálogos de Platão
Aqui, Platão nos apresenta um cenário interessante: um banquete que tem entre os convidados pensadores como Fedro, Pausânidas, Aristófanes e Sócrates. Vemos várias explicações, histórias e reflexões sobre o que seria o amor, e foi intrigante ler esses diferentes pontos de vista e mitos que eu não conhecia. O livro é bem curto, e eu indico para todos que se interessam pela filosofia e pela mitologia grega. Penso que essa obra foi um bom começo para complementar meus estudos sobre Platão e Sócrates, então fica minha recomendação para outros que queiram saber mais sobre estes pensadores.

Hytha 09/02/2024

A leitura é difícil por ser um livro antigo, algumas partes me peguei forçando a leitura. Li mais por quesito de ser livro de um filósofo, é bem interessante, mas não leria de novo

Jub's 09/02/2024

Visões sobre o amor
Esse é um dos diálogos que mais gostei de ler: é filosófico, te prende e tem momentos que você para pra pensar e acabam de te fazendo ri. ?O Banquete é uma explicação pra oque é o amor. E é muito bom a forma que o debate vai sendo levado pois no início temos o Fedro dando uma introdução pra oque seria o deus Eros até chegarmos em Sócrates e Diotima explicando as suas divisões, a sua imortalidade, consequências e a falta de algo a gera de uma forma mais extensa e expandida. Temos nesse debate visões diferentes de poetas à filósofos, de sábios da lei à médicos, então sem dúvida é um debate muito bom para entender ao certo oque seria esse ?simples sentimento?. Uma dica que dou é ler esse livro junto com ?Fedro?, outro livro escrito por nosso camarada Platão que dá uma introdução muito boa ao ?O Banquete?.

hilljmo 20/04/2023

Muito bom, mas não entendi nada
Sempre achei que esse livro era muito inteligente para mim e no final eu tava certa. Tudo bem que essa edição não é muito boa, na verdade, não recomendo essa edição para quem não tem um conhecimento prévio de filosofia, pois ela pode mais confundir do informar mesmo. O ideal é edições com textos de apoios que expliquem os conceitos aplicados na história.
A narrativa é uma grande fofoca que Platão descreve das saidinhas do Sócrates. Nesse dia ele foi num churras na casa de um bonitão lá que tinha ganhado um prêmio, mas como todo mundo tinha manguaçado no dia anterior, ninguém quis beber então eles ficaram jogando conversa fora. Como não tinha uno na época, eles falam pra puxar o saco do deus Amor, tipo uma noite de slides, sem slides.
Todo mundo fala, fala, Sócrates vem e fica perguntando tudo pra perturbar todo mundo e dizer que tá todo mundo errado. Aí no final da festa vem o ex do Sócrates, bebo, pra fazer cena na frente de todo mundo porque Sócrates deixou ele na friendzone. Uma grande fofocada grega.
Lembrando que o conceito de amor aqui nesse contexto só se aplicam a cidadãos gregos, ou seja, homens acima de 25 anos filhos de gregos. Logo, o banquete é o primeiro yaoi soft de todos os tempos.
nina.gennee 20/04/2023minha estante
KKKKKKKKKKK, amei tanto tua resenha

hilljmo 21/04/2023minha estante
Obrigada ;)

Rafael_Santiago 19/04/2023

Se trata de um texto bem curto mas bem denso
O livro traz como tema central uma discussão sobre o Amor. A discussão se dá numa espécie de simpósio-arcaico-ébrio (o banquete em questão) feito em comemoração a vitória do anfitrião em um concurso. Sendo um dos oradores Sócrates. Não é uma leitura fácil. O excesso de retóricas e circunlóquios pode ser bem sacal e por vezes confusas. Tive a mesma dificuldade ao tentar ler Tucídides, por exemplo. O formato dos textos, a forma de exposição é bastante avessa aos formatos mais atuais e talvez a nossa pressa moderna, também não ajude... É preciso às vezes contextualizar muitas coisas, para conseguir não ter certos excessos de detalhes como meras miudezas sem sentido soltas no meio do que de fato importaria no texto (confesso que essa me foi a maior dificuldade). Sócrates não deixou nenhum registro escrito sobre sua filosofia, o que nos chega dele veio por meio de seus discípulos, sendo um deles Platão. Um livro tendo Sócrates como protagonista defendendo ideias e levantando questões sobre um tema atemporal é de fato importante, dada sua relevância como Pensador e, ainda tomar contato com os costumes de uma civilização antiga tão importante e ainda tão presente na nossa por meio de uma narrativa que descreve o que seria uma interação corriqueira na vida social de cidadãos gregos, são pontos que tornam o livro de fato relevante.

O livro ?A ascensão de Atenas? foi que me fez querer tomar contato com esse livro aqui, talvez a partir dele você consiga puxar sentidos mais históricos e sociológicos, para além dos filosóficos. Se quiser, fica a dica.

Cazuz0 28/11/2022

Leia "O banquete"!
Pra quem quer começar a ler livros relacionados a filosofia, recomendo muito este!
Se trata de um diálogo escrito por Platão (este não participa do diálogo em momento algum), no qual é descrita a cena de um banquete na casa de Agatão (um poeta trágico), no qual reunem-se algumas figuras que decidem discutir sobre o amor.
O ponto de partida é que Eros, o deus do amor não recebe tanta importância quanto deveria receber, assim decide-se que cada um dos presentes profira um discurso sobre este deus.
Dentre os presentes, temos Agatão (o anfitrião do banquete), Fedro, Pausânias, Erixímaco, Aristófanes, Sócrates e posteriormente Alcebíades. Cada um discursa sobre aquilo que acham se tratar o Amor. Cada um com uma perspectiva diferente, seja mitológica, estética, ontológica, etc. Vale à pena parar e refletir sobre o amor nas suas mais diversas facetas.
É um diálogo de fácil e rápida leitura na qual o leitor se depara com perspectivas muito interessantes de se refletir, inclusive questões que remetem ao homossexualismo.

EduardaMarquess 03/11/2022

Senti-me participante do banquete, claro, como uma escrava servindo e ouvindo as coisas de relance e com toda minha ignorância.

Certamente não entendi algumas coisas, pretendo relê-lo daqui a um tempo. Achei a forma dos discursos interessantes, discordei muito de alguns e um pouco menos de outros.

Pretendo ler mais obras de Platão no futuro.

isa 15/01/2022

gostei
é um livro reflexivo. o conteúdo é bem legal e faz vc pensar.
senti que no final o livro se perde e fica chato de ler

Luriam 15/09/2021

O banquete
Um diálogo denso e reflexivo sobre o amor. O que é o amor para você ? Um deus? Uma deusa? São pessoas que se completam? Como justificar o amor mortal, mesmo ele sendo imortal ? Os animais amam? Você já amou? Já foi amado? Você é um amante?

Nossa, fiquei com tantas dúvidas e pensamentos relacionados ao amor.

Preciso reler para filtrar todas as questões, são muitas e com muita profundidade. Recomendo muito, é uma leitura tranquila, engraçada e reflexiva.