O Demônio de Mármore

O Demônio de Mármore Tagore

Resenhas - O Demônio de Mármore

Coruja 17/06/2021

Um cobrador de impostos é enviado para uma cidade que possui um palácio amaldiçoado. Esse é o plot que começa narrado em uma viagem de trem, no espírito de o amigo de um amigo meu. Enfim, uma história dentro da história, dentro de outra história, na tradição das narrativas molduras estilo As Mil e Uma Noites.

É um conto curioso, mas devo observar que o final em aberto não foi tão bem utilizado aqui. Normalmente, gosto da ambiguidade de permitir ao leitor decidir em sua cabeça como a história evoluiria, mas em O Demônio de Mármore, a minha impressão final foi de algo inacabado. A despeito disso, a prosa tem algo de poético e musical - um daqueles contos que funciona bem lidos em voz alta.

Fui pesquisar um pouco sobre Tagore, que ganhou o Nobel literário em 1913, e descobri que ele é mais conhecido pela poesia - Gitanjali é sua coletânea mais famosa e a principal razão de ter recebido o prêmio. Posso entender tal fato: é o ritmo musical muito mais que o plot que prende aqui.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html

MariBrandão 01/05/2021

Um conto. Uma viagem de trem. Uma história fantástica. E um final...aberto?! Me envolvi tanto na história dentro do conto que por um momento esqueci como aquilo tinha começado. Realmente curiosa por aquele final.

@bookss505 17/06/2021

Uma leitura muito rápida, que te prende e te faz querer mais no final. Fiquei muito intrigada com o conto, achei a narrativa bem explicativa e cativante. Meu problema com contos é esse, no final eu quero mais.

may.reader 27/04/2021

Nem sei o que dizer além de: leiam; é um conto super curtinho e vale muito a pena.
É um excelente conto, super bem escrito, fluido, instigante, que me deixou curiosa.

hagabrielah 13/04/2024

Quando começa a ficar bom, acaba
Esse conto começa de uma maneira misteriosa, fica meio parado, depois começa a ficar interessante e simplesmente acaba.
É isso, não curti muito.

Ana 07/07/2021

Conto diferente
É uma história contada de um modo diferente do que estamos habituados, mas ainda assim é interessante. Mas pode frustrar o leitor que gosta de histórias com fim conclusivo.

Loba Literária 11/08/2021

Achei bonitinho, mas achei a escrita do autor muito pesada. No final das contas, não foi ruim, mas longe de ser um texto memorável pra mim.

Gabrielle 10/04/2021

Curioso
É um daqueles contos que você lerá mais de uma vez e sempre será recompensado pelo sentimento de curiosidade do que realmente aconteceu.

Um conto que fica aberto à propria imaginação do leitor de como interpretá-lo.

edisik 30/03/2022

Gosto de histórias de mistério, mas esse é um pouco fora da casinha, descreve mas não chega a lugar nenhum e deixa o final sem sentido.

Aline 11/04/2021

Acho que esse foi um dos meus contos favoritos das relíquias literárias..
Ansiosa pelo próximo.

Ohara 17/04/2021

Conto 13 da Sociedade das Reliquias Literárias da Editora Wish.

Dizer que fiquei chocada é pouco, se o autor queria causar esse tipo de sentimento no leitor, acertou em cheio.

Recomendo muito.

"Há mais coisas entre o céu e o inferno, Horácio, do que noticiam seus vãos jornais."

Letícia 16/12/2021

Bem curioso!
E você chega no final do conto e fala ué? hahaha
Bem intrigante e nos prende do início ao fim da história.
Bem bacana!
Recomendo!

Ohaninha 09/10/2022

Então?
Não foi uma história memorável. O final, para mim, foi sem pé e sem cabeça. Eu não me conectei com a leitura desde o início. Quem sabe não dou outra chance no futuro.

Ana 25/06/2021

Terrorzinho
Um terror leve para quem não gosta pode ler tranquilamente. O conto fala de um castelo mal assombrado onde um cobrador de impostos todas as noites se depara com assombrações.